segunda-feira, 30 de setembro de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior. – (Lc 9,46-50)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

  S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 30 de setembro de 2024 (segunda-feira) 274º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

VIVER É A COISA MAIS RARA DO MUNDO. A MAIORIA DAS PESSOAS APENAS EXISTE.

(Oscar Wilde)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA BÍBLIA

DIA DA SECRETÁRIA

DIA DO CHURRASQUEIRO

DIA DO FERROVIÁRIO

DIA INTERNACIONAL DOS TRADUTORES

DIA INTERNACIONAL DO TRADUÇÃO

DIA DOS CAPELÃES DA MARINHA

DIA MUNDIAL DOS RIOS

DIA NACIONAL DO MMA

DIA DO JORNALEIRO

DIA DA NAVEGAÇÃO

DIA DO PODCAST

DIA DO SURDO

DIA DO COELHO

DIA DA TRADUÇÃO

DIA DAS ELEIÇÕES

DIA DA BLASFÊMIA

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

DIA DA VELHA GUARDA DAS ESCOLAS DE SAMBA

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA EM JOÃO PESSOA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE BOTSWANA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Gotardo Gurinhatã - Viçosa (Minas Gerais) Camapuã - Paraíso das Águas (Mato Grosso do Sul) São Jerônimo da Serra (Paraná) Mossoró (Rio Grande do Norte) Santa Helena - Urbano Santos (Maranhão) Alexânia (Goiás)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARLA CRISTINA DE SOUZA AZEVEDO DA SILVA (esposa Marcelo Macrocontábil Conessa-Garça/SP) Claudinei Campos (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) ENIRLEY AUREA MOREIRA REBELATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) Clara Amelia ALVES DE LIMA (Lions Clube de PIRACICABA /SP) FRANCISCO SILVA ANDRIOLLO DOS SANTOS  (Garça /SP) Luana  DUTRA DE  Oliveira (Cassilândia /MS) DESIDERIO JOAO BATISTA FRABETTI (Garça /SP) Marcello Bez Laufel (Garça /SP) Mayra Barros (Marilia /SP) FERNANDA SILVA MarQUES GODOY (Garça /SP) Jose Carlos De Oliveira (Garça /SP)  Lukinha Simoes da Costa (neto da Elaner e Mauro-Marilia /SP) VITOR RODrIGUeS (Garça /SP) Angela Gardinale (Garça /SP) Orminda Lourenço.  (Garça /SP) José Francisco Gazza Medina (Bauru /SP) Marcio LEMos (São Paulo /SP) rene vieira (Ourinhos /SP) Jeronimo Cosme (Radialista-Duartina /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: PALU MODAS LTDA.ó1980ó44 ANOS (novos administradores: Adriana e Bizulli-do Lions Clube de GARÇA/SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO JERÔNIMO

Jerônimo (Dalmácia, 342-420), possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, pôs seus talentos a serviço de Deus a pedido do papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a Bíblia em latim. Homem dinâmico e de piedade profunda, viveu em Belém os últimos 35 anos, na oração, na penitência e no estudo da Bíblia.

SÃO GREGÓRIO, o iluminador  

SANTO HONÓRIO DE CANTUÁRIA  

SÃO FRANCISCO DE BORJA  

SÃO SIMÃO CONDE DE CRÉPY  

SÃO VITOR SOLEURE

SANta Eusébia

SANta Teresa do Menino Jesus

SANTO AMADO

SANTO ANTONINO  

SANTO ISMIDÃO

SANTO URSO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Quem é o maior? Lc 9,46-50 - Jesus acolhe os pequenos

Seguir Jesus deve ser marcado pelo serviço ao próximo. Na dinâmica da vida cristã, o maior é aquele que se faz menor no Reino de Deus.

 

Feliz o homem que medita a lei do Senhor dia e noite sem cessar: dará seu fruto no devido tempo (Sl 1,2s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Encerrando o mês da Bíblia, celebramos a memória de São Jerônimo, Esse eminente doutor da Igreja nasceu em 342, na província romana da Dalmácia, e morreu em Belém, na Palestina, em 420. Tendo adquirido vastíssima cultura literária e bíblica, pôs seus talentos a serviço de Deus por incentivo do papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a tradução da Bíblia do grego para o latim. Empenhando os últimos 35 anos de vida nos estudos da Sagrada Escritura, tornou-se o patrono dos biblistas e das iniciativas bíblicas da Igreja. Com ele aprendamos a fazer da Palavra de Deus uma Boa-nova de salvação para os pequenos do Reino.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU BUSQUE SEMPRE DESTACAR-ME NO SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE, DE MODO ESPECIAL, OS MAIS NECESSITADOS, POIS NISTO CONSISTE MINHA VERDADEIRA GRANDEZA DE DISCÍPULO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei que o vosso povo seja alimentado cada vez mais com a vossa Palavra e nela encontre a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 30 de setembro de 2024 segunda-feira da 26ª Semana do Tempo Comum São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (1,6-22) O Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor! Leitura do Livro de Jó:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles, também satanás. 7O Senhor, então, disse a satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”. 9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!” 12Então o Senhor disse a satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 16Estava ainda falando quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17Este ainda falava quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 18Este ainda falava quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 16(17)

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

1. Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, / escutai-me e atendei o meu clamor! / Inclinai o vosso ouvido à minha prece, / pois não existe falsidade nos meus lábios! – R.

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

2. De vossa face é que me venha o julgamento, / pois vossos olhos sabem ver o que é justo. / Provai meu coração durante a noite, † visitai-o, examinai-o pelo fogo, / mas em mim não achareis iniquidade. – R.

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

3. Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, / inclinai o vosso ouvido e escutai-me! / Mostrai-me vosso amor maravilhoso, † vós que salvais e libertais do inimigo / quem procura a proteção junto de vós. – R.

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

 

 

– 30 de setembro de 2024 segunda-feira da 26ª Semana do Tempo Comum São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, Memória  

– Evangelho do dia 

  

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.  (Lc 9,46-50)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

 30/09/24 26ª SEGUNDA-FEIRA TC – B:

São Jerônimo (séc. 4-5)

 

Lucas 9,46-48: “Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: - Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou.”

 

Senhor Jesus, quando contemplamos a sua imagem nos lindos presépios, deveríamos ficar surpresos diante do Deus infinito, feito criança recém-nascida. O mistério da Encarnação foi uma loucura do seu amor divino por nós, mas também uma revelação dos verdadeiros valores que deveriam reinar em nossa mentalidade cristã dentro do mundo. No entanto, seus própios discípulos continuavam discutindo sobre quem seria o maior em seu Reino. Sua resposta parece uma recordação do presépio. Toma uma criança e a apresenta aos discípulos como se fosse o senhor mesmo. Assim, recorda que o Reinado de Deus começa na fragilidade, na humildade e na pequenez de uma criança, o que é a contradição direta a qualquer disputa de posição e de poder da sociedade. Somente acolhe o seu Reino, quem acolhe ser criança, porque é com ela que o senhor e o seu Pai se identificam.

Senhor, nós crescemos, nos tornamos adultos e envelhecemos, mas sempre sobrevive uma criança dentro de nós. Que o seu Espírito faça prevalecer essa criança sobre as cobiças e vaidades, os egoísmos e orgulhos, as ganâncias de riqueza e de poder do mundo, que nos envelhecem por dentro e nos distanciam do seu Reino. Que saibamos acolher cada criança, para que o Espírito Santo desfaça em nós o vícios da competição, da inveja e da arrogância, que tanta desgraça e sofrimento causam à humanidade.

 

Maria santíssima, Imaculada Conceição, a senhora nasceu e permaneceu criança diante do seu Filho, com o coração como se fosse um presépio, sempre cheio da presença de Deus. Conceda-nos a graça da infância espiritual, que nos liberte do risco de nos tornarmos adultos apenas no pecado. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A conversão é processo lento e fatigoso. Várias vezes, Jesus explica aos discípulos qual é a característica do seu messianismo. Ele veio para dar a própria vida por todos. Está entre nós para servir ao Pai e ao povo, não para explorar e ser servido. Surdos às palavras e cegos às atitudes de Jesus, os apóstolos disputam o primeiro lugar. A presença da criança oferece a Jesus imagem forte de simplicidade, pureza, abertura à partilha e à fraternidade. Esses são os valores do Reino que Jesus está implantando e que seus discípulos precisam assimilar. Outro aspecto importante é a tolerância com os de fora do grupo. Não se deve rejeitá-los, mas estabelecer comunhão com eles. Os apóstolos não têm exclusividade sobre a prática do bem.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 9,46-50 - Jesus acolhe os pequenos

 

Mês da Bíblia  2024

“Porei em vós meu espírito e vivereis”  (Ez 37,14)

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja, é uma tradição desde 1971.

Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que propôs o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis.

 A escolha de setembro está ligada ao o tradutor da Bíblia para o latim, São Jerônimo, celebrado no dia 30.

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Silencie sua mente e aqueça seu coração para a intimidade com Deus, Senhor da Vida.

Neste dia celebramos a memória de São Jerônimo, grande exegeta e tradutor das Sagradas Escrituras. No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

Quem é de Deus anuncia sua verdade e o testemunha, pois diz Jesus: “Quem não está contra vós, está a vosso favor”.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Observe o tema que perpassa o diálogo? Com quais disposições os personagens da narrativa se colocam no seguimento de Jesus?

 

O evangelista quer mostrar aos cristãos de seu tempo que conhecer Jesus e sua proposta é um longo processo, que sempre corre o risco de ser ofuscado pelas ambições de quem busca poder. Os discípulos de Jesus de todos os tempos devem ir em direção contrária. Seus valores são outros.

 

O seguimento de Jesus deve ser caracterizado pelo serviço fraterno. Na dinâmica própria da vida cristã, o maior é o menor no Reino de Deus. Reino que não é dos grandes, dos poderosos, dos que muito sabem, dos que se acham mais inteligentes e capazes, e sim dos pequenos, de quem é humilde e tem o coração pleno da confiança e mansidão do Evangelho.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Diante da discussão dos discípulos, Jesus coloca uma criança perto deles. Através desta lição Jesus toca o coração de todos nós que queremos segui-lo, mas estamos sempre em busca de obter força, fama e poder.

O convite que Jesus faz aos discípulos é também para mim?

Olhando para minha vida, em que áreas pareço com os discípulos e em quais quero ser como uma criança?

Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração. Acolha o que o Espírito Santo lhe inspirar.

 

3.Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Reze pelos líderes políticos, religiosos e de comunicação para que sejam segundo o modelo indicado por Jesus.

Conclua com a oração do Pai-nosso.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Cuidar dos desejos que estão no silêncio de nosso coração e precisam de purificação para aproximar-nos mais do caminho de Jesus.

 

Bênção

 

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP