sábado, 30 de novembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Imediatamente deixaram as redes e o seguiram. – (Mt 4,18-22)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 30 DE NOVEMBRO de 2024 (sábado) 335º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE VOCÊ ACHA QUE A INSTRUÇÃO É CARA, EXPERIMENTE A IGNORÂNCIA.

(Derek Bok)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ESTATUTO DA TERRA

DIA MUNDIAL DAS CIDADES PELA VIDA

DIA DA CIDADE EDUCADORA

DIA NACIONAL DO VIGILANTE SANITÁRIO

DIA NACIONAL DO EVANGÉLICO

DIA DO TEÓLOGO (SP)

DIA DA REFORMA AGRÁRIA (SP)

DIA DA ASSINATURA DO TRATADO DECLARAÇÃO DO IGUAÇU ENTRE BRASIL E ARGENTINA

DIA DA AMIZADE BRASIL-ARGENTINA

DIA DO SÍNDICO

DIA DA SEGURANÇA DO COMPUTADOR

DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA GUERRA QUÍMICA

DIA DO LIVREIRO

DIA DA LIVRARIA

DIA DO GORRO AZUL

DIA DE FICAR EM CASA PORQUE VOCÊ ESTÁ BEM

DIA DA FUNDAÇÃO DAS LOJAS COLOMBO EM FARROUPILHA-RS

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO SANTOS DUMONT NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Adolfo–Alvares Machado-Cosmópolis-Echaporã-Elias Fausto-Franco Da Rocha-Guaraci-Guarantã-Herculándia-Iepê-Lutécia-Manduri-Miracatu-Oriente-Paulo De Faria-Quintana-Registro-Sales-Ribeirão Branco (São Paulo) Muzambinho-Sete Lagoas (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARMEN VERA COELHO DE CNOP (PDG-LC1-Lions Clube Rio de Janeiro Leme /RJ)GABRIELE TRANQUILINO BARDELA FIGUEIREDO (Lions Clube de Duartina /SP) FRANCISCO HUMBERTO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) DALVA DE OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correa Garça /SP) ULYSSES BOTTINO PEREs (Garça /SP) MÁRIO CÉZAR PEREIRA (São José do Rio Preto /SP)GUILHERME ViEIRa (de Garça-Campinas /SP)ADEMIR ALVARES MORETTI (Cerealista Garça-Garça /SP) CRISTINA Bizulli Sarauza (Garça /SP) CARLOS ROBERTO MATTOS (Garça /SP) SONIA MARIZE DOS SANTOS ALMEIDA (Bauru /SP) Fr. Cláudio Moraes Messias OFMCap (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL  DO: Pe. Renan Gimenes Takizawaó2018ó06 ANOS (Vigário Paroquial de São Pedro de Tupã /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTO André ApÓstolo

André (Palestina, séc. 1º), inicialmente discípulo de João Batista, seguiu Jesus quando o precursor mostrou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Chamado com seu irmão Pedro, à beira do lago da Galiéia, para tornar-se pescador de gente, ocupou lugar eminente entre os apóstolos.

SÃO CUTBERTO MAYNE

SÃO GALGANO GUIDOTTI

SÃO JOSÉ MARCHAND

SÃO MIROCLETES

SÃO TADEU LIU RUITING

SÃO TUDUAL

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Eu farei de vós pescadores de homens   Mt 4,18-22 - O chamado de André

Jesus está atento ao que está no coração de cada um e às possibilidades que se apresentam para a semente do Evangelho frutificar.

 

Às margens do mar da Galileia, o Senhor viu dois irmãos: Pedro e André, e os chamou, dizendo: Vinde e segui-me, farei de vós pescadores de homens (Mt 4,18-19).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

André era discípulo de João Batista até quando este lhe apontou Jesus, o “Cordeiro de Deus”. Com seu irmão Pedro, foi chamado para tornar-se “pescador de gente”. Assumiu a causa do novo Mestre como um dos doze apóstolos. Celebrando sua festa, sejamos encorajados, por seu exemplo, a sermos autênticos evangelizadores.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA SER VERDADEIRO COMPANHEIRO NA MISSÃO DE SEU FILHO JESUS, MESMO DEVENDO SOFRER PERSEGUIÇÕES E CONTRARIEDADES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, Deus de poder, nós vos suplicamos humildemente que, assim como o apóstolo Santo André foi exímio pregador e guia da vossa Igreja , seja também, junto de vós, nosso constante intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 30 de novembro de 2024sábado da 34ª Semana do Tempo ComumSanto André, Apóstolo, Festa

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Rm 10,9-18) A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo sem antes crer nele? E como crer sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir sem alguém que pregue? 15E como pregar sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa-Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação, e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 18(19A)

 

Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

1. Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite essa mensagem, / a noite à noite publica essa notícia. – R.

Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2. Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. – R.

Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

 

 

 

– 30 de novembro de 2024sábado da 34ª Semana do Tempo ComumSanto André, Apóstolo, Festa

– Evangelho do dia 

 

Imediatamente deixaram as redes e o seguiram. (Mt 4,18-22)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde após mim, disse o Senhor, / e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19). – R.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai e o seguiram.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

34º SÁBADO TC – B:

Santo André, apóstolo

 

Mateus 4,18-19: “Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: - Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram”.

 

Jesus, é admirável a disposição imediata de Pedro, André e de outros discípulos para acolheram o seu chamado e o seguiram, deixando para trás tudo o que estavam fazendo. Já haviam escutado com atenção a pregação de João Batista, que preparara o caminho para o senhor. Quando sua voz ecoou perto deles, convidando-os para serem ‘pescadores de homens’, sentiram esse chamado como uma resposta aos seus anseios pela chegada do Cristo. E o senhor não saiu à procura de pessoas letradas ou importantes para serem seus discípulos, mas de simples trabalhadores, que foram capazes de ouvir o seu chamado, aprender o seu Evangelho, e seguir os seus passos, com uma fidelidade que os levou até ao martírio. Esses primeiros seguidores nos ensinaram que é necessário dar um sentido mais profundo para a nossa vida, com um ideal que vai além das vantagens financeiras ou sociais que nos rendem, porque nada disso preenche a nossa alma. De fato, o senhor nos ensinou que há, no profundo de cada um de nós um chamado insistente de Deus para que façamos das nossas vidas uma missão, confiada pelo próprio Deus, e pela qual vale a pena que nos doemos inteiramente, mesmo à custa de sacrifício. O próprio Santo André levou o Evangelho a milhares de pessoas, tornando-as seus discípulos, e testemunhou sua fidelidade morrendo pregado numa cruz em forma de X.

Senhor, hoje somos nós os seus discípulos, que ouvimos a sua palavra e cremos no Reino de Deus presente no mundo. Ajude-nos a sermos fiéis à vocação e à missão, para a qual o  senhor nos chamou, assim como foram André, Pedro e os milhões de discípulos que nos antecederam.

 

Maria santíssima, nosso mundo está precisando de ‘pescadores de homens’, que se importem mais com o ser humano do que com a aquisição de objetos e posições sociais. Assim como a senhora fez com sua prima Isabel e tem feito com a multidão de pessoas que recorrem à sua intercessão, ajude-nos a sermos fiéis discípulos do seu Filho, lutando sempre em favor da vida, da fé, e da fraternidade, como missionários da esperança dentro da nossa sociedade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

André, irmão de Pedro, seguiu a Jesus quando João Batista o apontou como o Cordeiro de Deus (cf. Jo 1,36). Juntamente com Tiago e Pedro, André testemunhou episódios significativos da vida de Jesus, como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração e a agonia no monte das Oliveiras. Na multiplicação dos pães, foi André quem apresentou a Jesus o menino dos cinco pães e dois peixes (cf. Jo 6,8-9). Segundo antigas tradições, André teria evangelizado os países ao sul do mar Negro, depois a Grécia. André morreu numa cruz em forma de X, em Patras (Grécia), no ano 60. Parte do seu corpo foi levada para Roma em 1462. Essa preciosa relíquia foi devolvida, em 1964, pelo papa Paulo VI, ao bispo metropolita ortodoxo de Patras. Sua festa, em 30 de novembro, encontra-se em todos os calendários, desde o século VI.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Mt 4,18-22 - O chamado de André

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.

 

1. Leitura (verdade)

“Jesus passa, chama, e algumas pessoas o seguem. Às vezes o chamado é individual; outras, é plural. O Mestre está atento ao que está no coração de cada um e às possibilidades que se apresentam para a semente do Evangelho frutificar. O seguimento dos primeiros apóstolos aconteceu muito pelo testemunho dos que viram, tocaram e anunciaram a palavra da vida (cf. 1Jo 1,3). A fé se transmite muito pelo testemunho, e quem o recebe deve também dá-lo para que outros cheguem a Jesus. O chamado para a evangelização é feito propositalmente a pessoas ocupadas, que têm projetos, metas e talentos, pois comprometer-se com o Reino de Deus não é tarefa para alienados ou indiferentes.”

 

2. Meditação (caminho)

O Menino de Nazaré nasceu, cresceu em sabedoria e graça, libertou e curou pessoas, formou discípulos. Agora, juntos vão trabalhar em favor da humanidade. Serão pescadores de gente, de seres humanos. Aquele que existia desde sempre na eternidade decidiu fazer-se um de nós. Podemos vê-lo, ouvi-lo, senti-lo, compreendê-lo. Ele se relaciona, tem amigos, forma grupo. Os primeiros a acompanhá-lo foram os dois irmãos André e Simão, que será Pedro. Diz a tradição que André fundou a Igreja em Constantinopla, a capital do império oriental. Ele é o patrono do Patriarcado Ecumênico, sediado em Constantinopla, que hoje se chama Istambul e é a quarta maior cidade do mundo.
Os dois irmãos, Pedro e André, morreram crucificados como Jesus. Pedro, de cabeça para baixo, e André numa cruz em forma de X, chamada de “cruz decussata”. Esses primeiros apóstolos são para nós exemplo de prontidão na resposta ao chamado de Jesus e de perseverança em segui-lo até a morte e morte de cruz. São o fundamento da Igreja de Jesus, que é apostólica porque vem dos apóstolos.
Como está sua disposição ao seguimento de Jesus no caminho dos Apóstolos e das primeiras comunidades cristãs?

 

3. Oração (vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

 

4. Contemplação

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

 

BENÇÃO

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida.

O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter.

“Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP