terça-feira, 4 de novembro de 2025

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. – (Lc 14,12-14)

 

 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 04 DE NOVEMBRO de 2025 (terça-feira) 308º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE QUERES SER FELIZ AMANHÃ, TENTA HOJE MESMO.

(Liang Tzu)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EM CURITIBA-PR

DIA DO INVENTOR

DIA DA FAVELA

DIA DOS MATERIAIS

DIA DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO STRESS

DIA DO OFICIAL DA RESERVA-R/2 E DOS EX-ALUNOS DOS CPORS OU CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA E NPORS OU NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA

DIA DO REI TUT

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS

DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO ITAÚ EM SÃO PAULO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA (DATAPREV) EM BRASÍLIA-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Carlos - São Sebastião da Grama (São Paulo) Ponta de Pedras - Acará (Pará) Juazeirinho (Paraíba) Campina da Lagoa - Ubiratã (Paraná) Brochier - Dezesseis de Novembro - Erebango - Ernestina (Rio Grande do Sul) Caroebe - Iracema (Roraima) Eirunepé (Amazonas)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ZULEIDE CARRASCOSSI SASSO (Lions Clube de Garça – EQ 04 ENS de LOURDES do Setor de Garça /SP) JOSÉ WALDIR PAVANI MARQUES (Rede Postos Express - Garça /SP) Luigi Ichiro Takahashi Yocoyama (2025-2027 Leo Advisory Panelist LEO Clube de Araçatuba /SP) Luiz Carlos Pessanha da Encarnação (PCC-DMLC-Lions Clube de Nova Friburgo Conselheiro Paulino /RJ) VILMA CHIARAMONTE PALMA (Lions Clube de Vera Cruz /SP) Diego Cl Silva (Lions Clube de Agudos /SP)SORAYA BRUNHARA CANUTO DE ANDRADE (Lions Clube de Cachoeiro de Itapemirim /ES)JORGE DE JESUS BANDEIRA CALIXTO (PDG-DLC11-Lions Clube de ARARUAMA /RJ)  LUCIA HELENA GALINA FERRI PERES (amiga-Marilia /SP) JENIFER DOMINGUES DE OLIVEIRA (Garça /SP) VALDENICE RAMOS MARTINS (Garça /SP) Josiane Sanches (Garça /SP) Cristiane Laurentino (Marilia /SP) Daiane Alves Lopes (Garça /SP) Paulo Sergio Frabetti (Garça /SP) Ricardo Teixeira Pinto (Marilia /SP) Leticia Anderson  (Garça /SP) maria aparecida de jesus Ortigosa (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA PAULA GOMES DE CARVALHO SANTOS e JOÃO LUIS DA SILVA SANTOS (Tupã /SP) ADRIANA YUMI FUJIKAWA FERIGATO e FABIO LEITE FERIGATOó2006ó19 ANOS (Garça /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 Nossa Senhora de Kazan

SÃO CARLOS BARROMEU

Carlos (Itália, 1538-1584), como arcebispo, desenvolveu intensa atividade pastoral e consumiu suas energias na reforma da igreja e na caridade, especialmente durante a famosa peste de Milão. Chamado pai dos pobres, utilizou os próprios bens para construir hospitais, abrigos e seminários.

SÃO Félix de Valois

SÃO Nicandro

SÃO Piério

SÃO Perpétuo

SÃO Vital de Bolonha

SANTa Modesta

SANTO Américo da Hungria

SANTO Agrícola

SANTO Amâncio

SANTO Henrique

SANTO Hermes de Mira

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

A liturgia diária nos revela o Amor infinito de Deus. Portanto, contemplemos a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida, e vivenciemos o Evangelho, seguindo e anunciando Jesus

   O Banquete: O Chamado para a Mesa do Senhor o       Lc 14,15-24 - Pão em todas as mesas ! Festa de Deus!

 

 Aceitar o convite de Deus é servir com humildade, não esperar ser servido.

– Antífona 

 

– Visitarei minhas ovelhas, diz o Senhor; e suscitarei um pastor que as apascentará; eu, o Senhor, serei o seu Deus (Ez 34, 11.23s). 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhida

 

Carlos (Itália, 1538-1584), arcebispo de Milão, participou ativamente das últimas sessões do Concílio de Trento e muito se empenhou para aplicar as decisões conciliares à vida da Igreja. Ocupou-se com a formação do clero e dedicou-se intensamente aos pobres e doentes, sobretudo aos afligidos pela peste. Seu exemplo nos convida a participar do banquete da Eucaristia com a disposição de pôr nossos dons a serviço dos mais necessitados. 

 

– Oração 

 

“PAI, TU ME CONVIDAS CADA DIA PARA PARTICIPAR DAS ALEGRIAS DE TEU REINO. QUE EU SAIBA ACOLHER TEU CONVITE PATERNO, FAZENDO-ME SOLIDÁRIO COM OS POBRES E OS DESERDADOS DESTE MUNDO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Senhor, conservai no vosso povo o espírito que infundistes no bispo São Carlos Borromeu, para que a vossa Igreja seja continuamente renovada e, conformando-se à imagem de Cristo, mostre ao mundo a verdadeira face do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXIV nº 407

 

 

– 04 de novembro de 2025terça-feira da 31ª Semana do Tempo ComumSão Carlos Borromeu, bispo, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Rm 12,5-16a) Somos todos membros uns dos outros. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 5 nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros. 6Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós: se é a profecia, exerçamo-la em harmonia com a fé; 7se é o serviço, pratiquemos o serviço; se é o dom de ensinar, consagremo-nos ao ensino; 8se é o dom de exortar, exortemos. Quem distribui donativos faça-o com simplicidade; quem preside presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria. 9O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. 11Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, 12alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 13Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16aMantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 130(131)

 

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

1. Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas! – R.

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

2. Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.   – R.

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

3. Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!  – R.

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

 

 

 

– 04 de novembro de 2025terça-feira da 31ª Semana do Tempo ComumSão Carlos Borromeu, bispo, Memória

– Evangelho do dia 

 

Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia.  (Lc 14,12-14)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

 04/11/25

        31ª TERÇA-FEIRA TC-AI:

São Carlos Borromeu, bispo (Itália, séc. 16)

 

Lucas 14,15-18.23-24: “Disse a Jesus um dos convivas: - Feliz daquele que participar do banquete do Reino de Deus! Jesus lhe disse: - Um homem preparou um grande banquete, para o qual convidou muitas pessoas. Na hora marcada, enviou seu servo para dizer aos convidados: 'Vinde, já está pronto!'. Mas todos, um após outro, começaram a se desculpar... Então disse o patrão ao servo: 'Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, a fim de que se encha minha casa. Porque, eu vos declaro, nenhum dos que foram convidados provará do meu banquete.'”

 

Jesus, o senhor veio até nós para convidar todos, sem acepção de pessoas, a entrarem no Reino de Deus.

Um Reino que oferece banquetes para o corpo e para o espírito, ou seja, a salvação integral, que leva o ser humano a entrar na convivência, na paz, e no amor da Trindade santa.

O seu Evangelho nos assegura que todos somos constantemente convidados a participar deste banquete do Reino de Deus, imagem da nossa salvação, cujos sinais já nos são oferecidos desde agora e se completarão na vida eterna.

Deus convoca todos, mas não força ninguém.

O senhor nos conquistou esse direito de participação pela sua morte e ressurreição, cujo sinal sacramental foi o nosso batismo.

A partir da sua Páscoa, nenhuma criatura humana está condenada, nem depende dos próprios méritos para conquistar a salvação.

Mas, tem sempre a triste liberdade de rejeitar o convite do senhor, quando se interessa apenas por si próprio, pelos seus negócios e pelas coisas da terra, e não se preocupa pela vida eterna.

Senhor, nós queremos estar entre aqueles felizes, que comem o pão no Reino de Deus. Nós somos aqueles cegos, coxos, aleijados e pobres, convidados pelo senhor, sem julgar se éramos dignos ou não, a partir do momento em que o seu povo, os primeiros convidados, rejeitou o seu convite.

Não permita que nós também rejeitemos esse convite por nada neste mundo.

Queremos participar do banquete do Reino e estar preparados quando chegar este dia.

Que a nossa vida seja ela própria uma resposta positiva ao seu convite, e que as coisas do mundo jamais prevaleçam sobre aquelas que nos levam ao céu.

Que a participação na santa Eucaristia seja para nós uma visão antecipada do Banquete do Reino, que ilumine a nossa fé e fortaleça a nossa esperança, fazendo-nos ser fiéis na prática do amor a Deus e do amor ao próximo.

 

Mãe santíssima, o seu ‘Sim’ na Anunciação foi o seu ‘Sim’ ao Reino de Deus, que fez da senhora a nossa maior intercessora junto a seu Filho. Rogue sempre  por nós, e não permita que nada e ninguém nos impeçam de acolher com alegria o convite do seu Filho para o eterno Banquete do Reino. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os judeus são o povo da Primeira Aliança, por isso Jesus vem inicialmente para esse povo escolhido, a fim de trazer a salvação eterna. Porém, é rejeitado por eles, como vemos ao longo do Evangelho e como nos é narrado hoje simbolicamente, através da imagem do banquete. Os primeiros convidados – o povo de Israel – criam diversos impedimentos e desculpas para não participar do banquete, que simboliza o Reino. O homem, que representa Jesus, muda os planos e abre o seu banquete a todos os povos, chamando, sobretudo, os pobres e excluídos. O Reino é dom gratuito, somos todos convidados pelo Pai amoroso para dele fazer parte.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

 Lc 14,15-24 - Pão em todas as mesas ! Festa de Deus!

 

 

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Antes de começar esta oração, procure silenciar o coração e reconhecer a presença amorosa de Deus. Este é um momento de encontro com Jesus, o Mestre e Senhor, que deseja falar ao seu coração.

Quem se dedica à Leitura Orante descobre, pouco a pouco, a alegria de meditar o Evangelho com atenção e abertura. A Palavra de Deus é sempre nova e transformadora — cada leitura traz um sopro diferente do Espírito, capaz de renovar atitudes e inspirar um novo modo de viver.
“Senhor Jesus, ilumina-me com a luz do teu Espírito Santo, para que eu compreenda tua Palavra e a coloque em prática no meu dia a dia. Maria, Mãe do Verbo, desperta em mim o desejo de glorificar a Deus e servir aos meus irmãos com amor. Amém.”

 

1. Leitura (verdade)

O Evangelho de hoje fala sobre a felicidade eterna, um desejo profundo que habita o coração humano. A verdadeira alegria nasce da participação no Reino de Deus, que Jesus compara a um grande banquete preparado para todos os que acolhem seu convite.

Durante uma refeição, alguém menciona a bem-aventurança de participar do Reino de Deus. Jesus aproveita o momento para explicar essa realidade divina através da parábola do grande banquete.

O Senhor revela que muitos são convidados, mas poucos acolhem o chamado. As desculpas — representadas por negócios, posses e compromissos pessoais — mostram como facilmente o ser humano se deixa prender pelas preocupações do mundo.

O dono da casa, símbolo de Deus Pai, não desiste: manda buscar os pobres, os excluídos, os enfermos e todos os que estavam à margem da sociedade. O convite é universal e gratuito, estendido a quem o mundo costuma desprezar.

Assim é o Reino de Deus: um espaço de acolhida e comunhão, onde o valor não está na aparência, mas no coração aberto. O banquete representa a alegria da salvação, preparada para todos, especialmente para os que reconhecem sua necessidade de Deus.

Muitos ainda hoje recusam o convite do Senhor por causa das distrações e apegos da vida. Contudo, Deus continua insistindo, chamando-nos de diferentes maneiras: por meio da oração, da Palavra, dos irmãos e das circunstâncias do cotidiano.

Aceitar o convite é abrir-se à conversão e deixar-se transformar pelo amor divino, que não exclui ninguém.

 

2. Meditação (caminho)

O Senhor nos convida constantemente, com amor e acolhimento: “Vinde, pois o banquete está preparado.”
Como você reage ao convite de Jesus? Quais são suas prioridades na vida?
Quando somos chamados a agir com solidariedade, justiça e a ajudar o próximo, que desculpas ou justificativas você costuma dar?
Você se sente, pessoalmente, necessitado da salvação que Jesus oferece? Está disposto a aceitar o convite, mesmo quando ele é destinado aos mais vulneráveis e excluídos?

 

3. Oração (vida)

O que a Palavra de Deus desperta em seu coração neste momento?
Faça sua oração pessoal, entregando ao Senhor os frutos dessa meditação. Apresente suas intenções, suas preocupações e agradeça pelos convites constantes que Ele nos faz, chamando-nos a uma vida de amor e serviço.

“Jesus, fonte de vida, ajuda-me a ser mais semelhante a Ti. Que eu possa, assim como Tu, me dedicar ao Pai e aos meus irmãos, especialmente aos mais necessitados, sofredores e marginalizados. Ensina-me a usar sabiamente os bens e dons que recebo, reconhecendo que tudo vem de Ti. Peço isso em nome do Pai e na luz do Espírito Santo. Amém.”

 

 

4. Contemplação

Que transformação a Palavra de Deus trouxe para o seu olhar? Que sentimentos nasceram em você ao meditar sobre o Evangelho?

Com que atitude você deseja viver este dia, depois de ter se deparado com o convite de Jesus para participar de Seu banquete?

 

 

BENÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos olhe com misericórdia e nos conceda Sua paz. Amém.

Abençoe-nos, Senhor, com a Sua graça e nos fortaleça. Amém.

Que a bênção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, esteja conosco agora e sempre. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia - - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXIV nº 407 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2025–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP