domingo, 27 de novembro de 2016

–■1º Domingo do Advento■–"Ficai atentos e preparados!” - (Mt 24,37-44)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
NOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 27 DE NOVEMBRO DE 2016 (domingo) 331º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SOU O QUE PENSO, MAS PENSO SER TANTAS COISAS.
(Fernando Pessoa)


Datas Comemorativas
DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
DIA DA AFIRMAÇÃO DEMOCRÁTICA
DIA DO ORIENTADOR PROFISSIONAL
DIA INTERNACIONAL DO DESPACHANTE ADUANEIRO
DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Tabapuã - Vargem Grande Paulista (São Paulo) Canavieiras - Rio de Contas (Bahia) Esmeralda (Rio Grande do Sul) Loanda Paraíso do Norte Pérola D'Oeste (Paraná) IguatuMombaçaParacuru - Saboeiro (Ceará) Mãe D'Água (Paraíba) Umarizal (Rio Grande do Norte)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  otávio TOYOTA G. BENTO (Garça /SP) REGINA ANANIAS SOLER (prima Itanhaém /SP) VANDERLEI PEREIRA DE SOUZA (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça/SP) ELIZETE LIMA DOS SANTOS ALONSO (Advogada-Lions Clube de Marilia /SP)GILVANA MARIA KERBAUY LOPES (Prático de Garça /SP)JOSÉ MARIA PIOLA (Garça /SP)MARCOS ANTONIO SANTANA LIMA (ECP Eletromatic-Garça /SP)BIANCA PERES RENOFIO (Drogalar-Garça /SP)ALINE CARVALHO AMORIM (Ele & Ela Vestuário-Garça /SP

Santo do Dia
SÃO VIRGÍLIO
SÃO VALERIANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Com o propósito de deixarmo-nos guiar pela luz do Senhor, iniciamos novo ano litúrgico. Advento é tempo de preparação para o Natal, no qual vamos festejar a encarnação de Deus em Jesus. Somos chamados a viver este tempo de expectativa para identificar e acolher os sinais do reino de Deus. Atentos ao convite do salmista, celebremos com alegria na casa do Senhor.
Oração
PAI, AJUDA-ME A ESTAR EM PERMANENTE VIGILÂNCIA E ORAÇÃO, PREPARANDO-ME PARA O ENCONTRO COM TEU FILHO JESUS E SER ACOLHIDO POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Domingo 27/11/2016 – 1º Domingo do Advento
Dispostos a nos revestimentos de Jesus Cristo, escutemos a palavra de Deus, a qual nos reúne para mostrar seus caminhos, ensinar seus preceitos e nos exortar à contínua vigilância para acolhermos aquele que já veio e virá novamente.


1ª Leitura (Is 2, 1-5) "eixemo-nos guiar pela luz do Senhor Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: A era messiânica traz consigo o fim das armas de destruição e a afirmação dos instrumentos que edificam a vida.

1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.
2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 121(122)
Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”


2ª Leitura (Rm 13,11-14a) "A salvação está mais perto de nós. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Pistas para a reflexão: Chegou o momento de despertar, abandonando toda acomodação e passividade, pois a salvação está próxima

Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.
12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz.
13Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo 27/11/2016 – 1º Domingo do Advento
"Ficai atentos e preparados! - (Mt 24,37-44)
Pistas para a reflexão: Por meio de três imagens, o evangelho nos convida à vigilância, pois Deus se manifesta de forma imprevisível e em circunstâncias incertas.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedeis! (Sl 84,8).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em
É hora de despertar
Viver na esperança
O Advento é tempo em que celebramos a vinda de Cristo. Não se trata somente de sua vinda no Natal, mas também de sua vinda no fim dos tempos. Com fé rezamos no Creio: “Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos”. Essa vinda dá-nos a impressão de ser perigosa. Ele não virá para condenar, mas para dar a todos o prêmio. Virá de um momento para o outro. A palavra de Deus acentua não a gravidade do momento, mas o fato de ser uma vinda inesperada. Por isso somos convidados a estar sempre prontos. A partir do dia 17.12 celebramos sua vinda no Natal. Por ela participamos pessoalmente da redenção que Deus nos deu em seu Filho. Para essa segunda vinda vivemos um tempo não de angustiosa espera, mas de uma alegre esperança de encontrarmos o Senhor. Rezamos no Salmo: “Que alegria quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor’” (Sl 121). O Cristo que vem como rezamos, nos estimula a “ter o ardente desejo de possuir o Reino celeste”. S. Paulo nos alerta: “Já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé” (Rm 13,11). A vinda inesperada é um estímulo a vivermos revestidos de Cristo (Rm 13,14ª). Revestir-se de Cristo é viver como Ele viveu sempre voltado para o Pai fazendo sua vontade. A vinda de Cristo já está cansando. Esta espera é para dar mais tempo de buscar o Senhor. Na oração pós-comunhão rezamos: “Fazei que os sacramentos nos ajudem a amar desde agora o que é dos Céus, e caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam”.)
Advento é transformação
O Advento que prepara a vinda do Senhor tanto no fim dos tempos, como no Natal é uma oportunidade de nos preocuparmos em transformar o mundo a partir de nosso coração. O profeta Isaias é atual e nos convida a ter a coragem de mudança radical: “Ele há de julgar as nações e argüir os povos; estes transformarão as espadas em arados e as lanças em foices; Não pegarão em armas e não mais travarão combates” (Is 2,4). Não adianta celebrar essa vinda, se não mudarmos também a situação tão distorcida da vontade de Jesus. É preciso preparar o homem para acolher o Senhor. Essa é a missão primeira dos cristãos. Por isso esperamos. Rezamos: “Concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o Reino Celeste para que, acorrendo com nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos a sua direita na comunidade dos justos” (Oração). Vamos conseguir essa vitória quando começarmos a “amar o desde agora o que é do Céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam” (Pós comunhão).
Vamos à casa do Senhor.
O salmo nos faz cantar com esperança: “Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. O Pai nos abre o caminho da salvação (prefácio). Tudo é maravilhoso. Há, contudo o compromisso de uma vida coerente: Paulo nos convida a uma preparação eficiente  viver honestamente. Na perspectiva da Vinda diz: “A noite já vai adiantada, o dia vem chegando; Despojemo-nos das ações das trevas e vistamo-nos das armas da luz… procedamos honestamente como em pleno dia” (Rm 3,12-13). É muito bom não perder de vista que o Senhor virá. Mas voltemos o pensamento e as atenções à sua vinda no Natal. A liturgia do Advento é rica.  uma quaresma de abertura do coração para acolher Aquele que vem, seja nas nuvens, seja na palha do presépio. Ele sempre vai encher nosso coração.
Quem avisa amigo é
Advento significa chegada, vinda. Na reflexão da Igreja, no Advento só se dava atenção para vinda de Cristo no Natal. Após a reforma se retornou ao tema mais amplo: preparação para a segunda vinda de Cristo. Fazemos essa preparação levando em conta o Cristo que vem cada dia ao nosso encontro. Por isso rezamos que os sacramentos nos ajudem a amar desde agora o que é do Céu e, caminhando entre as coisas que passam abraçar as que não passam (Pós-Comunhão). A preparação imediata para o Natal se faz a partir do dia 17de dezembro.
A segunda Vinda é importante em nossa fé: Cremos que Ele voltará. Não se trata de ficar dizendo que Jesus vai voltar, mas preparar sua vinda através de uma vida coerente. Aí não vamos precisar ter medo.
Jesus diz no Evangelho: “Ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Lc 24,44). Como podemos estar preparados? Rezamos na oração da missa: “Concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o Reino celeste, para que, acorrendo com as boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos a sua direita na comunidade dos justos”. Viver bem é estar esperando a vinda de Cristo. É essa a transformação que podemos fazer no mundo. Nossa vida de acordo com o Evangelho é a melhor maneira de torná-lo presente. S. Paulo diz: “Procedamos honestamente, como em pleno dia” e enumera o que não podemos fazer.  Quem avisa amigo é.
São Paulo continua exortando : “ Já é hora de despertar…a hora já vai adiantada e o dia vai chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz”. É preciso revestir-se de Cristo (Rm 13,11-14).
Vamos ao encontro de Cristo. Só assim podemos entender porque veio morar conosco. Veio indicar o caminho de ir a seu encontro.
    1-     O Advento nos prepara para as duas vindas de Cristo: no fim dos tempos e no Natal. O Senhor não vem para castigar, mas para premiar. Não é uma espera angustiante, mas de uma alegre esperança.
2-     O Advento nos estimula a transformar aas pessoas através das boas obras.
3-     Advento, tempo do compromisso coerente.
Leituras: Isaias 2,1-5; Salmo 121; Romanos 13,11-14ª;Mateus 24,37-44
REFLEXÃO O Tempo do Advento: O verdadeiro “dono” do mundo não é o homem, mas Deus
Direitos reservados e Redação: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
© evangeli.net M&M Euroeditors
Hoje, iniciamos com toda a Igreja o novo Ano litúrgico. O Ano litúrgico começa com o Tempo do Advento: tempo maravilhoso no qual desperta nos corações a expectativa do retorno de Cristo.
“Vigiai!”. É uma chamada saudável a recordar-nos de que a vida não tem só a dimensão terrena, mas está projectada para um “além”, como uma pequena planta que germina da terra e se abre para o céu. Uma pequenina planta pensante, o homem, dotada de liberdade e de responsabilidade, pelo que cada um de nós será chamado a prestar contas de como viveu, como utilizou as suas capacidades.
—O verdadeiro “dono” do mundo não é o homem, mas Deus. O Evangelho diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa”. O Tempo do Advento chega todos os anos para nos recordar isto, para que a nossa vida encontre a sua orientação justa, rumo ao rosto de Deus. O rosto não de um “dono”, mas de um Pai, de um Amigo...


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus não manda que vigiemos sobre nossas coisas, nossos pertences! Quer que vigiemos sobre nós mesmos.
- Você vigia sua inteligência?
- E sua vontade? Vigiemos nossos sentidos, nosso coração. É o que basta!
- É esta a sua estrada?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
"Fiquem vigiando e orem sempre!"
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
 Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia-o atentamente. Qual é o contexto da narrativa? Quais personagens estão presentes? O que Jesus comunica aos seus discípulos e a nós? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Quais expressões se repetem?
Vem, Senhor Jesus!
Neste 1º Domingo do Advento volta-se para a preparação da vinda de Jesus: a celebração da vinda histórica (encarnação); a preparação para a vinda ao final dos tempos (escatológica); a vivência da vinda de Jesus a nós no cotidiano de nossa vida.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? De que forma ele fortalece sua caminhada de fé? Qual é o “poder” vivido por Jesus, proposto aos seus discípulos e a nós? Recolha outros elementos do texto e permita, por alguns instantes, que a Palavra de Deus encontre espaço fecundo em sua mente, coração e ações.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e experimentar do mistério de Cristo. Jesus “veio realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação”, por isso pedimos: “Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam”.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) De que forma a Palavra de Deus está presente no seu dia, na sua vida? Que Deus nos ajude na preparação para a vinda do Senhor! Amém!
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário