quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Luz para iluminar as nações.” - (Lc 2,22-35)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 29 DE DEZEMBRO DE 2016 (quinta-feira) 364º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
Viver não é esperar a tempestade passar... é aprender como dançar na chuva.
(Armando Fuentes Aguirre “Catón“)


Datas Comemorativas
Dia do Nhoque da Fortuna ou Dia do Nhoque da Sorte

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Avanhandava  (São Paulo) Santa Isabel do Rio Negro  (Amazonas) Matriz de Camaragibe  (Alagoas) Tocos do Moji (Minas Gerais) Aguas Mornas - Alfredo Wagner - Anitápolis - Balneário Arroio do Silva - Balneário Gaivota - Barra Bonita - Benedito Novo - Brunópolis - Gravatal - Montanha - Pedras Grandes - Rio do Campo - Salete - São Bonifácio Zortéa (Santa Catarina) Barão de Grajau  (Maranhão) Augusto Corrêa  /- Capitão Poço - Colares - Itapetim - Jacundá - Limoeiro do Ajuru - Magalhães Barata - Melgaço - Peixe-boi - Piçarra - Primavera - Salvaterra - Santa Cruz do Arari - Santa Maria do Pará - Santo Antônio do Tauá - São Félix do Xingu  (Pará) Camocim de São Félix - Carnaíba - Cortês - Cupira - Joaquim Nabuco - Poção - Riacho das Almas - Santa Cruz do Capibaribe - São Vicente Ferrer - Tamandaré Tracunhaém (Pernambuco) Senador Salgado Filho  (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARLENE MINARDI (Macrocontábil Conessa Garça/SP) LAURA ASSIS (Leo Clube de Garça /SP) ANIBAL ANANIAS (primo Garça /SP) FERNANDO HERRERA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) LEO ARTUR MARESTONI (Pederneiras /SP) LEIA EDUARDO (SISADCON - Garça/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA e DIOGO SEBASTIÃO DE OLIVEIRAó1973ó43 ANOS (Eq. 05 ENS de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça / SP)

Santo do Dia
São Tomás Becket
TOMÁS (Inglaterra, 1117-1170) foi chanceler de Henrique II e depois arcebispo de Cantuária. Resoluto defensor da liberdade da Ingreja contra as ingerências do poder civil, enfrentou provações e o exílio na França. Repatriado, foi martirizado na própria catedral.)


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Simeão, proclama o cerne da atividade de Jesus: edificar a sociedade justa e fraterna. Guardando os seus mandamentos, damos continuidade ao projeto do Senhor.
Oração
PAI, QUE TEU FILHO JESUS SEJA PARA MIM MOTIVO DE CRESCIMENTO E DE PROMOÇÃO, LEVANDO-ME, A CONHECER-TE SEMPRE MAIS E A ADERIR AO TEU REINO DE AMOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus invisível e todo-poderoso, que dissipastes as trevas do mundo com a vinda da vossa luz, volvei para nós o vosso olhar, a fim de que proclamemos dignamente a maravilhosa natividade do vosso Filho unigênito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 29/12/2016 – 5º dia na oitava de Natal  do Natal
Para conhecer a Deus e ver sua salvação agindo no mundo, é preciso se deixar iluminar por Jesus, luz das nações, e ter uma prática semelhante à dele.


1ª Leitura (1Jo  2,3-11) "Quem ama o seu irmão permanece na luz. Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, 3para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para sabermos se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.
7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo – que é verdadeiro nele e em vós – pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 95 (96)
O céu se rejubile e exulte a terra!

Evangelho do dia
Quinta-feira 29/12/2016 – 5º dia na oitava de Natal  do Natal
"Luz para iluminar as nações. - (Lc 2,22-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sois a luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo (Lc 2,32).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
Guardemos os mandamentos do Senhor
Os mandamentos da Lei de Deus são equilíbrio, graça e bênção para a nossa vida, são libertação para todos nós!
“Aquele que diz: ‘Eu conheço a Deus’, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele” (1João 2, 4).
Estamos nas Oitavas de Natal, celebrando o nascimento de Cristo na nossa vida. Não podemos fazer dos acontecimentos natalinos, acontecimentos de uma vida passada; precisamos fazer com que o Natal seja cada vez mais vivido dentro de nós.
Quando olhamos para o nascimento de Jesus e O contemplamos e celebramos como nosso Salvador, vamos percebendo de que forma Ele nasce e nos liberta. A primeira coisa é saber que Ele nos liberta da mentira, porque não é só contá-la, mas viver uma vida de mentiras, uma vida que não corresponde à realidade daquilo que cremos, daquilo que falamos ou professamos. Chamamos isso de hipocrisia ou de uma vida mentirosa.
Deus não quer que tenhamos uma vida hipócrita, não quer que a nossa vida seja uma farsa. Se eu perguntar: “Você conhece Deus?” Todos nós diremos: “Sim, eu conheço Deus! Eu sirvo a Deus! Eu sou de Deus!”.
A primeira coisa: quem conhece Deus e O ama guarda Seus mandamentos; e os mandamentos da Lei de Deus são equilíbrio, graça e bênção para a nossa vida, são libertação para todos nós! Por isso precisamos guardar os mandamentos do Senhor e fazer com que eles sejam o fio condutor de toda a nossa vida aqui na Terra.
É importante olharmos para a nossa vida e vermos como o amor de Deus está sendo vivido dentro de nós. É bom sentir-se amado! Deus nos ama de forma infinita, única e soberana. Mas para que este amor de Deus esteja plenamente em nós, precisamos guardar Seus mandamentos. Não podemos amar a Deus somente com palavras: “Jesus me ama tanto! E eu O amo tanto!”. Você nem precisa dizer que ama a Deus, nem fique preocupado em verbalizar isso. Preocupe-se em expressar com sua vida. Preocupemo-nos em, a cada dia, revisarmos nossa vida e vermos os ajustes que ela precisa.
Não vá dormir, não passe um dia sem fazer o seu exame de consciência. Um bom exame de consciência é um bom remédio para que a nossa vida encontre o seu equilíbrio! Jesus é a nossa luz, Ele ilumina a nossa mente, a nosso coração, para percebermos onde nossa vida não está sendo vivida de acordo com a vontade de Deus.
Que Jesus Nosso Senhor nos mostre sempre a direção, quando nos distanciarmos da reta que Ele nos ajude novamente a encontrarmos o caminho reto por onde devemos caminhar.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Lc 2, 22-35
 Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Quem espera no Senhor jamais será decepcionado, pois ele sempre cumpre as suas promessas.
Deus prometeu durante todo o Antigo Testamento a vinda do Messias e muitos em Israel acreditaram nessa promessa, vivendo na esperança da sua chegada.
O canto de Simeão nos mostra esta esperança e a alegria da realização da promessa, assim como os elementos principais da missão messiânica de Jesus, que será um sinal de contradição para o povo, pois será libertação para o pobre e condenação para aqueles que não acreditam nele e na sua palavra, de modo que não se convertem.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus é consagrado ao Pai no Templo e ali encontram o velho Simeão que fala maravilhas do menino Jesus: "luz para iluminar as nações", luz que vinha de Deus Pai, luz que nos libertada do pecado e da opressão!
Ele será aceito pelos excluídos e marginalizados da sociedade, e os poderosos o rejeitarão, sendo sinal de contradição.
Se estamos atentos, notaremos que Jesus nos é apresentado todos os dias e de muitas formas.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Na vivência da Oitava do Natal, vemos a apresentação do Menino Jesus e a purificação de Maria, no dia em que Simeão sentiu-se abençoado por Deus.
O amor de Deus é derramado sobre nós por ação de seu Filho Jesus, então, peçamos a graça de reconhecer sempre mais esse amor.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo.” Os pais de Jesus foram ao Templo para cumprir os preceitos de purificação da Mãe e do Menino, pois eram religiosos. Naquela apresentação, o próprio Deus revela seu Filho aos homens, por meio de Simeão e da profetisa Ana. Leia o texto com bastante atenção, procurando identificar sua mensagem central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Qual mensagem Deus direciona a você, por meio de sua Palavra? Leia o texto novamente, se sentir necessidade, e, com bastante atenção, escute o que o Senhor tem a lhe dizer.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Olhando para José e Maria, na apresentação do Menino no Templo, aproxime-se de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e faça a sua oração. Apresente as suas necessidades e as intenções do povo de Deus.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identificando a Palavra como compromisso, recorde-a durante o dia, para colocá-la em prática.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário