segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Espírito impuro, sai desse homem!” - (Mc 5,1-20)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 30 DE JANEIRO DE 2017 (segunda-feira) 30º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
QUANDO ALGUÉM AMA MUITO É DIFÍCIL DAR-SE CONTA SE DEIXAM DE AMÁ-LO.
(Conde de La Rochefoucauld)


Datas Comemorativas
DIA DA SAUDADE
DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Governador Valadares (Minas Gerais)Ilha das Flores (Sergipe) Seberi  - Vera Cruz (Rio Grande do Sul) Plácido de Castro (Acre)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA JOSÉ VALSECHI CONESSA (cunhada-Equipe 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP)MARIA DE LOURDES DA SILVA ROMERO (Equipe 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) SONIA MARIA ROSSIGNOLI TOLEDO RIBEIRO (Cuiabá /MT)SIDNÉIA APARECIDA SANT ANNA (Supermercado Galvão-Garça /SP)LOURDES DE FÁTIMA OLIVEIRA MONTEIRO (professora EMCA–Monteiro Representações-Garça /SP)ISMAEL CARLOS GUEDES OLIVEIRA (Lions Clube de Rio de Janeiro Guaratiba /RJ)JOÃO BOSCO DOS SANTOS (Garça /SP)LETTERIO SANTORO (Garça /SP)  ■

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARIA APARECIDA (CIDINHA) R. DIONISIO e HÉLIO ROBERTO (BETO) PANSILACHA DIONISIOó1993ó22 ANOS (CRE-Equipe 17 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)


Santo do Dia
SANTA MARTINHA
SANTA JACINTA DE MARESCOTTI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Pela fé, os lideres do povo e os profetas praticaram a justiça e foram porta-vozes de Deus. Pelo seu poder, Jesus destrói o mal que escraviza e desumaniza as pessoas.

 Oração
PAI, FAZE-ME ANUNCIADOR DA COMPAIXÃO QUE TENS POR MIM, A QUAL SE MANIFESTA NA LIBERTAÇÃO DE MEU EGOÍSMO E NA ABERTURA DO MEU CORAÇÃO PARA O SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Condedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 30/01/20174ª Semana   do Tempo Comum Santa Jacinta Marescotti, memória
Em Jesus, os cristãos veem a plena realização das promessas de Deus; nele também encontram a força e o caminho para vencer a alienação e a morte que agem no mundo.


1ª Leitura (Hb 11,32-40) – “Estes, pela fé, conquistaram reinos. Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 32que mais devo dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões, 34extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros. 35Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram esquartejados, ou recusaram o resgate, para chegar a uma ressurreição melhor. 36Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões. 37Foram apedrejados, foram serrados, ou morreram a golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pelos de cabra; oprimidos e atribulados, sofreram privações. 38Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra. 39E, no entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da promessa. 40Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem nós.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 30 (31)
Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

Evangelho do dia
Segunda-feira 30/01/20174ª Semana   do Tempo Comum Santa Jacinta Marescotti, memória
"Espírito impuro, sai desse homem! - (Mc 5,1-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus vence os espíritos impuros que há em nós
Os espíritos impuros sujam nosso coração, nossa mente e alma, nossa relação com Deus e uns com os outros!
“Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” (Marcos 5,8).
Hoje, estamos vendo o confronto de Jesus com uma legião de demônios que representam as impurezas que deixam um homem totalmente atormentado. O homem saiu do cemitério totalmente agitado e tomado por aquela legião de demônios. Os espíritos se colocaram aos pés de Jesus e suplicaram: “Senhor, mande-nos para aquela manada de porcos!”. É isso que Jesus faz, e talvez nós, que amamos tanto a ecologia e os animais, perguntemo-nos por que Jesus faz isso.
Aqui há um sentido comparativo muito interessante de se observar, porque os espíritos impuros são sujos; eles sujam nosso coração, nossa mente e alma, nossa relação com Deus e uns com os outros.
Uma vez que os porcos estão imersos na sujeira, Jesus tira a sujeira, tira esses espíritos impuros do coração do homem e os manda para a manada de porcos.
Não podemos ficar sujos, não podemos ficar imersos na sujeira deste mundo, porque ora aqui, ora acolá esses espíritos estão nos atormentando. E se nós nos deixarmos guiar por eles, vão invadindo nossa mente e nosso coração.
Quando Jesus proclama nas bem-aventuranças: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”, é porque os puros de coração veem as coisas com o olhar de Deus. E quando perdemos essa pureza, não vemos mais as coisas do jeito que Deus as vê. O que vemos? Só enxergamos a maldade, a imoralidade, a indecência e coisas deste tipo, porque nosso olhar, nossa mente e coração foram invadidos pela malícia deste mundo, pela malícia que está presente no coração, no olhar, na forma de viver e assim por diante.
Você sabe o quanto esses espíritos impuros nos atormentam, gritam dentro de nós, fazendo-nos ter raiva, ressentimentos e mágoas! Esses espíritos impuros estão gritando dentro de nós, suscitando em nós malícias, desejos impuros, desejos perversos e tantas outras coisas imorais que olhamos no mundo em que vivemos.
Precisamos combater esses espíritos impuros, precisamos permitir que Jesus, que veio para renovar, lavar e sarar a natureza humana, cure e salve a nossa natureza; tire de nós, do nosso coração toda natureza suja e pervertida para que tenhamos a pureza do Reino de Deus.
O que é uma pessoa pura? Pegue um bebê no colo, toque na pureza de uma criança (porque se não fizermos como uma criança, não entraremos no Reino dos Céus), contemple ali toda a pureza e bondade que há. Contemple a mente e o coração de uma criança, quanto mais bebê é, mais puro está. Quanto mais nos tornamos crianças, mais Deus nos purifica.
Eu friso que não é criança na ingenuidade, pelo contrário, precisamos ser cada vez mais maduros; mas, uma vez que nos sujamos tanto com este mundo, Deus quer expulsar de nós esses espíritos impuros que tanto nos atormentam. Quando somos atormentados por uma legião de espírito, eles tiram nosso sono, nossa paz, não nos deixam viver na tranquilidade do Reino de Deus.
Que o Senhor expulse de nós todas as impurezas para conseguirmos olhar o mundo com o Seu olhar!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 5, 1-20
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
O que nós queremos fazer a partir do momento em que fazemos uma experiência mais profunda do amor de Deus em nossas vidas?
Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa adota uma postura intimista e individualista de vivência religiosa.
O Evangelho de hoje nos mostra essa tendência, mas nos mostra também a vontade de Deus.
Jesus não permitiu que o homem que tinha sido endemoninhado ficasse com ele, mas o enviou para ser evangelizador através do testemunho da misericórdia de Deus, mostrando-nos, assim, que a verdadeira resposta ao amor de Deus é o compromisso evangelizador.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Ao nosso redor encontramos pessoas que vivem cheias de ódio e rancor?
- E o que dizer dos que caminham estressados e cansados da vida?
- E o respeito para com a dignidade do ser humano?
- Nossa sociedade está caminhando numa inversão de valores muito grande. O que podemos fazer?
– Os valores cristãos são respeitados, na educação das crianças?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais” (Sl 30).
Iniciemos a nossa oração lembrando o refrão do Salmo de hoje, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus liberta uma pessoa do espírito impuro. Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e evidencie os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa, para assim compreender seu tema central. O que Jesus demonstra, expulsando o demônio do homem? Do que Jesus liberta o homem?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Iluminado(a) pela verdade do texto bíblico, o que você ouviu do Senhor? Qual palavra mais o(a) tocou? Diante do Evangelho, faça a sua meditação e procure dialogar com a palavra que Deus direcionou a você, para que ela faça morada em seu coração.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se diante do Senhor com todo o seu ser e apresente a Ele suas necessidades e louvores. Não tenha medo de dizer-lhe tudo que há em seu coração. Se lembrar-se de algum refrão que possa ajudá-lo(a) a rezar, recorra a ele.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento a Palavra suscitou em você?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário