segunda-feira, 12 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Bem-aventurados os pobres em espírito. - (Mc 5,1-12)




 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 12 DE JUNHO DE 2017 (segunda-feira) 163º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
MUITAS DAS FALHAS DA VIDA ACONTECEM QUANDO AS PESSOAS NÃO PERCEBEM O QUÃO PERTO ESTÃO QUANDO DESISTEM.”
 (Thomas Edison)

 Datas Comemorativas 
 DIA DOS NAMORADOS
 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
 DIA NACIONAL DA CARDIOPATIA CONGÊNITA
  DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL
 DIA MUNDIAL DA DESCONTAMINAÇÃO ACÚSTICA
  DIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO AUTOMOTIVO
 DIA DO ENXADRISTA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Italva (Rio de Janeiro) Rio Grande do Piauí - Várzea Grande (Piauí) Simão Dias (Sergipe) Andorinha (Bahia) São Ludgero (Santa Catarina) Ibema - Lindoeste - Marquinho - Matinhos - Santa Tereza do Oeste (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Eng. MICHEL ARANHA CONESSA (m/filho- INTECH - Lions Clube de Garça/SP) ADRIANA RODRIGUES BIZULLI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) NELLY MITSUE KANASHIRO ALVES (Eq 17 ENS DA SABEDORIA do Setor de Garça/SP) LILIANE MARTINELLI JACOB (DLC 3-Lions Clube de Ibitinga Centenário /SP) BARBARA CARVALHAL GUERREIRO (Leo Clube de Garça/SP) MARCOS SEGA (Garça/SP) DANIEL CAPARROZ (Garça/SP) ANTONIO SEGURA MOLINA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
EDUARDO POPPE
SÃO JOÃO DE SAHAGUM
SÃO BERNARDO DE MENTON  
SANTO ONOFRE
SÃO GASPAR BERTONI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Germe do evangelho, as bem-aventuranças questionam nossas ideias a respeito da felicidade. Elas são anúncio de alegrias e de consolo diante das aflições e sofrimentos que envolvem o ser cristão.
  Oração 
PAI, TORNA-ME SENSÍVEL AOS SOFRIMENTOS DOS POBRES E DOS MARGINALIZADOS, MOVENDO-ME A LUTAR PARA QUE TENHAM SUA DIGNIDADE RESPEITADA, POIS SÃO TEUS PREFERIDOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 Oração do dia 
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realiza-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

 Leituras 
2ª-feira da 10ª Semana    do Tempo Comum - 12/06/2017
 Ouvindo a palavra, provemos quão suave é o Senhor. Ele nos consola em nossas aflições para que participemos da consolação dos que também têm direito à felicidade. 

1ª Leitura – (2cor 1,1-7)  Deus nos consola para que possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.  Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos que se encontram em toda a Acaia: 2para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. 4Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.
5Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo. 6Se estamos em aflições, é para a vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para a vossa consolação. E essa consolação sustenta a vossa paciência em meio aos mesmos sofrimentos que nós também padecemos.
7E a nossa esperança a vosso respeito é firme, pois sabemos que, assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Salmos 
Salmo responsorial 33 (34)
Provai e vede quão suave é o Senhor!

 Evangelho do dia 
 2ª-feira da 10ª Semana    do Tempo Comum - 12/06/2017
Bem-aventurados os pobres em espírito. - (Mc 5,1-12)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que um dia tereis! (Mt 5,12).
Senhor esteja convosco. 
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 Comentário do Evangelho 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Valores! O que vale e o que não vale. O que vale a pena e o que não vale a pena. Iniciamos a leitura semanal do Evangelho de Mateus com o Sermão da Montanha. Nele encontramos os valores com os quais devemos nos ocupar. Suba à montanha. Afaste-se um pouco da agitação diária, não para fugir, mas para descortinar o horizonte. Ouça o barulho que vem do mundo, com os seus contra valores. Ouça o que dizem: “Felizes os espertos, que trapaceiam sem se deixar pegar. Felizes os espertos que, se pegos, têm prisão domiciliar com a garantia de vencimentos”. Concentre-se e ouça agora a voz do silêncio que da montanha ilumina o universo. Ouça a voz dos pobres de espírito, dos que choram, dos mansos, dos que têm fome e sede de justiça, dos misericordiosos, dos puros no coração, dos que promovem a paz, dos perseguidos por causa da justiça. Eles existem e não são poucos. Eles são felizes, e também os que creem, quando são ofendidos e perseguidos por causa de Cristo e do Evangelho.
 Reflexão - O Sermão da Montanha no Evangelho de Mateus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano) 
Hoje — começamos a comtemplar Jesus como o “Maestro”, cujos ensinamentos — em grande medida— foram reunidos por Mateus no chamado “Sermão da Montanha”. Previamente, o evangelista tinha narrado as tentações de Jesus e a sua primeira aparição na vida pública (a proclamação do Reino e a chamada dos primeiros Apóstolos).
Destacamos dois aspectos singulares do Evangelho de S. Mateus. Primeiro: fala expressamente da «Galileia dos pagãos» como o lugar anunciado pelos profetas (cf. Is 8,23; 9,1) onde aparecerá uma «grande luz». Mateus responde assim à surpresa do facto do Salvador não vir de Jerusalém nem da Judeia, mas de uma região que já era considerada meio-pagã, a Galileia: isto é precisamente, na realidade, uma prova da sua missão divina. Segundo: desde o principio, Mateus recorre ao Antigo Testamento para conhecer até os detalhes aparentemente mais insignificantes sobre Jesus: todas as Escrituras se referiam a Ele.
—Mateus mostra que o Jesus que ensina é ao mesmo tempo o Jesus que salva.

 Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você é feliz?
 - Você contribui para que seu próximo seja feliz? Como?
- Como você encara a realidade da pobreza, a material e a espiritual?
- Você tem consciência de que a misericórdia é tudo em nossa vida?
- Qual a bem-aventurança que mais lhe agrada? Explique-se.

 Leitura Orante 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,1-12 - O estilo de Jesus: as bem-aventuranças
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 5,1-12a, e observo o estilo de Jesus Mestre. 
Refletindo
O "Sermão da Montanha" é como a Constituição do povo de Deus, o manifesto do Mestre Jesus Cristo. Os estudiosos da Bíblia o leem com Moisés e o Sinai observando as correspondências. Jesus viu as multidões e sentado - atitude de que ensina - falou a elas. Este discurso é exigente, um convite a uma constante superação de si mesmo, uma denúncia às mesquinhezas e infidelidades e, ainda, oferece a misericórdia de Deus. Através daquela comunidade, Jesus Mestre se dirige a todas as comunidades de todos os tempos. Viver as bem-aventuranças é ser fermento de uma nova sociedade.
2- Meditação (Caminho)  Qual palavra mais me toca o coração?(O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Releio o texto. Reflito e me examino para ver se me enquadro entre estes felizes de que fala Jesus. Posso me questionar: sou espiritualmente pobre? Humilde? Procuro fazer a vontade de Deus? Tenho o coração puro? Trabalho pela paz? 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, nos ajudaram a refletir sobre isto: "
No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo a 
Oração do Amor:
Senhor,fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde há ódio que eu leve o amor.
Onde há ofensa que eu leve o perdão.
Onde há discórdia que eu leve a união.
Onde há erro que eu leve a verdade.
Onde há dúvida que eu leve a fé.
Onde há desespero que eu leve a esperança.
Onde há trevas que eu leve a luz.
Onde há tristeza que eu leve a alegria.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre e a sua Constituição, as bem-aventuranças.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo




Nenhum comentário:

Postar um comentário