domingo, 25 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,26-33)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 25 DE JUNHO DE 2017 (domingo) 176º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
AS PESSOAS FELIZES LEMBRAM O PASSADO COM GRATIDÃO, ALEGRAM-SE COM O PRESENTE E ENCARAM O FUTURO SEM MEDO.”
 (Epicuro)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO EMIGRANTE
 DIA DO COTONETE
 DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE SEXUAL
 DIA MUNDIAL DO YOGA
 DIA MUNDIAL DOS SMURFS
 DIA MUNDIAL DO MARINHEIRO
 DIA DO QUILO
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maués (Amazonas) Paratinga (Bahia) São Raimundo Nonato (Piauí) Porto Walter (Acre)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIOGO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Garça–EQ 05 ENS de LOURDES Setor de Garça/SP) LUIZ ARNALDO DE OLIVEIRA (Vera Cruz/SP) NEIDE PEREIRA TURTELI (prima Bauru /SP) PDG JOSÉ CARLOS LOURENCETTI (PDG DLC8-Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde/SP) TATIANE “TatiGLONEKI APARECIDO (Garça /SP) WANDERLEI CIRILO (Garça /SP) CELSO LUIZ ESCAQUETTE (Garça /SP) ISABELA AMARAL MEDEIROS (Adamantina /SP) MARCELA ZANGUETTIN PARRA (Lions Clube de Pompeia Cidade Coração /SP) JOÃO CARLOS BASSETO (Garça /SP) JOCYLEIA QUEIROZ (Garça/SP) LAURA MANSANO MAURINHO PEREIRA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO GUILHERME DE VERCELLI
SÃO MÁXIMO DE TURIM
SÃO PRÓSPERO DE AQUITÂNIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Porque temos ao nosso lado o Senhor, que nos atende em seu imenso amor, não  motivo para temer. Somos convidados a depositar toda nossa confiança em Deus diante das provações. A eucaristia é força e auxílio para a superação dos medos e pecados que rondam nossa vida e nos afastam do compromisso com Jesus e com seu reino.
 Oração
SENHOR, NOSSO DEUS, DAI-NOS POR TODA A VIDA A GRAÇA DE VOS AMAR E TEMER, POIS NUNCA CESSAIS DE CONDUZIR OS QUE FIRMAIS NO VOSSO AMOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
12º Domingo do Tempo Comum - 25/06/2017
Deus, ao nosso lado, nos defende e nos dá coragem em nossa missão, a fim de que sejamos vencidos pelo medo. Por meio de Jesus, a graça de Deus se derramou sobre todos.

1ª Leitura (Jr 20,10-13) – Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
Pistas para a reflexão: Jeremias sofre perseguição como consequência de sua missão profética. O autêntico profeta, que denuncia a injustiça na sociedade, está sujeito à incompreensão, à perseguição e até à morte. Mas a presença consoladora do Senhor é motivo de alegria e esperança.

10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”.
11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial  68 (69)
Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

2ª Leitura (Rm 5,12-15) – O dom ultrapassou o delito. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Pistas para a reflexão: Estabelece um paralelismo entre a figura de Adão e a de Cristo. O amor de Cristo redime o ser humano da culpa de Adão.

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.
13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, o qual era a figura provisória daquele que devia vir.
 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
12º Domingo do Tempo Comum - 25/06/2017
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,26-33)
Pistas para a reflexão: O primeiro apelo do evangelho é para não termos medo, pois Deus é maior que tudo o que nos possa amedrontar e tem o controle da história. O cristão é chamado a viver na confiança de que o Pai não o abandona nas mãos dos perseguidos

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
O medo não vem de Deus
Não tenha medo
Jesus escolhe os doze apóstolos e ensina como devem ir e previne que serão perseguidos. Estimula a não terem medo, pois a missão é Dele. É Ele quem continua a anunciar através de seu discípulo. A primeira leitura, de Jeremias, mostra a sorte do discípulo. Ele é o exemplo de sofrer a perseguição e declarar a confiança. Paulo, na carta aos Romanos, ensina que o pecado entrou no mundo. Nós anunciamos o evangelho num mundo de inimigos. É o inimigo mortal que quer dar morte aos seguidores de Jesus. Compreendemos o que diz Jesus: “Não temais de quem mata o corpo, mas não pode matar a alma” (Mt 10,28). Três vezes, neste evangelho, temos as palavras fortes de Jesus: “Não tenhais medo!”. Todas as manifestações de Deus propondo uma missão, são precedidas destas palavras: “Não tenhas medo”. O anjo disse a Maria: “Não temas, Maria, pois encontraste graças da parte de Deus” (Lc 1,30). O motivo é simples: O que vem de Deus não nos faz mal. Deus jamais coloca o cristão em perigo. Ensinamento que amedronte as pessoas, não vem de Deus. Vemos que certos tipos de feitiçarias, “trabalhos” e ameaças de castigo querem impor medo. Há superstições, devoções e certas pregações que impõem medo. Elas não procedem do Espírito de Deus! Tudo que Jesus propõe, não dá medo.  Vem do maligno que é perigoso. Esse pode fazer-nos perder não só o corpo, mas também a alma (Mt 10,28). Jesus propõe e não impõe com violência de autoridade. Se falava com autoridade, é porque era coerente. Sua palavra era dirigida para a Vida.
Razão da confiança
Ao lado da palavra temer, encontramos a proclamação da fonte da confiança: Nenhum pardal cai no chão sem o consentimento do Pai. Deus toma conta até dos cabelos de nossa cabeça (Mt 10,29-10). Se entrarmos na jogada com Deus, podemos ter confiança. Vejamos o testemunho de uma menina de sete anos: A mãe pede-lhe um favor e diz: Você está não com medo de ir no escuro? Ela responde: “Eu confio em Deus. Eu tenho fé em meu Deus”. Quando se fala que fé é um pulo no escuro, quer dizer que é um pulo na confiança em Deus. Está tudo muito claro. Em Deus não há obscuridade. Quando nos propõe, sabe de nossa força. Na Angola aprendi um provérbio: Aquele que te põe o peso nas costas vai contigo. Por isso S. Paulo diz: “sei em quem acreditei” (2Tim 1,12). O profeta Jeremias é contundente: “O Senhor está a meu lado, como um forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos” (Jr 20,11). Todos os santos foram especialistas na confiança em Deus. Os problemas eram tão duros como agora, mas a força de resistências estava na certeza de que não estavam sozinhos. O que Deus quer, eu quero, diziam.
Com sofrimentos
A proteção de Deus não elimina a possibilidade de seguir de Jesus também em seu sofrimento. O inimigo pode matar o corpo, como matou o de Jesus. Mesmo assim podemos ter confiança, pois não pode matar a alma. Jesus, no último momento se entrega nas mãos do Pai, sabendo que não O abandonaria no poder da morte.  Por isso: não temais! A raiz do medo é o pecado. A raiz da confiança é a fé em Jesus. Os discípulos ficaram apavorados com o mar agitado e Jesus dormindo sossegado no barco. Gritaram: “Mestre não te importa que pereçamos”… Jesus disse: “Silêncio! Quieto!” E disse aos discípulos: “Por que tendes medo assim? Ainda não tendes fé?”(Mc 4,38-40). Ficamos apavorados nas dificuldades. Será que não temos fé? Papa Francisco diz que não perde o sono por causa dos problemas.
Nada de segredo 
Há uma onda de pecado que invade avassaladoramente o mundo. Deus não inventou o mal. Paulo diz que o pecado de Adão passou a todos. E fez um mal muito grande. Mas acrescenta que o novo Adão, Jesus, veio para curar todos os males. Se o mal fez mal, o Bem faz um bem muito maior.
Para levar adiante essa missão redentora Jesus envia seus apóstolos e todos nós.  Não há o que temer. Todo o mal, mesmo o mais oculto vai ser atingido pela força da graça. É para anunciar e não guardar esta riqueza só para si. É para anunciar de cima dos telhados.
Não é para ter medo, mesmo que acabem conosco. O Pai cuida de nós mais que cuida dos passarinhos. Ele cuida de todos os detalhes. O profeta Jeremias foi perseguido, mas sentiu a força de Deus a seu lado.
O Pai não vai se esquecer de nossa coragem e nossos sofrimentos. Ele dará a recompensa. Estará ao nosso lado diante do Pai. Não há o que temer. Há que anunciar. 1 - O que vem de Deus não faz mal.
2- Ao lado da palavra temer, encontramos a palavra confiança.
3- A raiz da confiança é a fé em Jesus.
Leituras:  Jeremias 20,10-13; Salmo 68; Romanos 5,12-15; Mateus 10,26-33
Reflexão – “A única esperança “confiável”
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus exorta-nos a manter uma esperança “fiável”, uma meta tão grande que nos permita enfrentar o cansativo presente. A verdadeira, a grande esperança que persiste apesar de todas as desilusões só pode ser Deus, que nos ama até ao extremo. Quem não conhece Deus, embora tenha múltiplas esperanças, no fundo não tem esperança.
A história assim o demonstrou: não é a ciência, nem a ação político-econômica, que reconstrói o homem, mas o amor. Se existe uma amor absoluto, com a sua certeza absoluta, então —só então— o homem é redimido. Graças a Jesus Cristo estamos seguros de Deus (que não é uma longínqua “causa primeira”), porque o seu Filho unigénito se fez homem e se entregou totalmente por nós.
—Jesus, o teu amor dá-me a possibilidade de perseverar —dia a dia— no meio da imperfeição natural deste mundo. O teu reino não é um mais além imaginário, mas está presente onde Tu és amado.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Qual sua atitude quando alguém lhe confia um segredo?
- Você tem oportunidade de anunciar o Evangelho? Como e quando?
 - Você confia na Providência?
- De que você tem medo?
- Você professa publicamente sua fé?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 10,26-33 – "Não tenhais medo!"
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante com
Oração do Brasil na missão continental
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho em
nosso Pátria, em comunhão com a Missão Continental.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio atentamente o texto: Mt 10,26-33, e observo as recomendações de Jesus aos discípulos e missionários
"Não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos. 
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.

Jesus é claro. Quem se faz seu discípulo e missionário não é candidato a disputar cargos e carreira. Não pode ser uma pessoa medrosa. Deve ser transparente e confiar em Deus.“Vocês valem mais do que muitos passarinhos a quem o Pai tem cuidado especial”. Importa afirmar com a nossa vida e nossas palavras que pertencemos ao Reino de Jesus.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Como é meu seguimento de Jesus Cristo?
O bispos, em Aparecida, disseram:
A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt 9,35-36). Ele, sendo o Senhor, fez-se servo e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2 Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre (cf. Lc 6,20; 9,58), e a de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo (cf. Lc 10,4 ss). Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho.” (DAp 31).
Sou transparente e confio em Deus que cuida de mim?
Levo o Reino para outras pessoas comunicando a elas do amor e misericórdia de Deus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Oração:
Ó São Paulo, mestre dos gentios,
olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se
para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar
a todos com a luz do Evangelho
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho,
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo,
como o Caminho, a Verdade e a Vida;
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização,
para que a sua luz resplandeça diante do mundo,
iluminai, animai e abençoai a todos!
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Disseram os bispos em Aparecida: O olhar cristão sobre o ser humano permite perceber seu valor que transcende todo o universo: Deus nos mostrou de modo insuperável como ama cada homem, e com isso confere a ele uma dignidade infinita”(DAp 388).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário