sábado, 22 de julho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Mulher, por que choras? A quem procuras? - (Jo 20,1-2.11-18)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 22 DE JULHO DE 2017 (sábado) 203º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SETE PECADOS SOCIAIS: POLÍTICA SEM PRINCÍPIOS, RIQUEZA SEM TRABALHO, PRAZER SEM CONSCIÊNCIA, CONHECIMENTO SEM CARÁTER, COMÉRCIO SEM MORALIDADE, CIÊNCIA SEM HUMANIDADE E CULTO SEM SACRIFÍCIO.”
 (Mahatma Gandhi)

 Datas Comemorativas 
 DIA DOS SÁBIOS
 DIA DO AEROVIÁRIO
 DIA DO CANTOR LIRICO
 DIA NACIONAL DO PODÓLOGO
 DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR DOMÉSTICO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Carnaubal  - Juazeiro do Norte (Ceará) Serafina Corrêa (Rio Grande do Sul) Irineópolis - Trombudo Central (Santa Catarina) Anajatuba (Maranhão) Açu - Caicó (Rio Grande do Norte) São Jorge do Patrocínio (Paraná) Simões (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GERSON TUROLA JUNIOR (Nestlé Ribeirão Preto /SP)CLAYTON MARTINS DE MORAES (Loja Faísca Moveis Novos e Usados Garça/SP)DOUGLAS FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça/SP)NEUSA MARIA RIBEIRO INACIO (Garça/SP)LUIZ CARLOS OLIVEIRA MARQUES (Garça/SP)PAULO SERGIO FOGANHOLI  (Mototecnica-Garça/SP)OMAR MOHAMED FARHAT (Garça/SP)HELIO HENRIQUE (Lions Clube de Marilia /SP)LUISA TERESA DIAS MARINHEIRO (LC5-Lions Clube de São Bernardo /SP)REGINALDO “NARDO” MORETI (Secretário Municipal de Serviços Urbanos-EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP)CELINA PIZOLIO BORGES (EQ 17 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSA MARIA DA SILVA GUANAES e ROGÉRIO GUANAESó(Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LUCELIAó1965ó52 ANOS ( Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA MARIA MADALENA
Madalena (Palestina, séc. I), foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus e grande colaboradora em sua missão, seguindo-o até a cruz. Exemplo de fé e de dedicação ao evangelho, procurando retribuir ao Senhor o sublime amor dele recebido.
IRMÃ DOLORES BALDI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
 Oração
PAI, ENSINA-ME A TER UM RELACIONAMENTO CONVENIENTE COM O RESSUSCITADO, RECONHECENDO QUE ELE QUER FAZER DE MIM UMA TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, o vosso Filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que o Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
sábado da 15ª Semana do Tempo Comum - 22/07/2017
Quem busca o amor termina por encontrá-lo. Movida pelo amor a Jesus, Maria Madalena vai ao túmulo e faz a experiência de Cristo vivo e ressuscitado.

1ª Leitura (Ct 3,1-4a) – Encontrei o amor de minha vida. Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos:

Eis o que diz a noiva: 1Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei.
2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei.
3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. "Vistes por ventura o amor de minha vida?"
4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 62(63)
A Minh ‘alma tem sede de vós, Senhor!

Evangelho do dia
sábado da 15ª Semana do Tempo Comum - 22/07/2017
Mulher, por que choras? A quem procuras? - (Jo 20,1-2.11-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram".
14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé.
Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?"
Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar".
16Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabunni" (que quer dizer: Mestre).
17Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus".
18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deixemo-nos envolver pelo amor divino
O amor divino, quando entra em nós, transforma-nos por dentro e por fora!
Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei”  (Ct 3,1)
Essa referência ao Livro do Cântico dos Cânticos, na Liturgia de hoje, aplica-se à santa que celebramos: Maria Madalena, a discípula amada, a discípula do amor. Por que ela é discípula amada? Porque o amor de Deus a conquistou, ela foi totalmente envolvida pelo amor divino. Talvez, algumas pessoas queiram parar na Maria Madalena pecadora e especular: “Ela foi prostituta? O que ela fez?”.
O que interessa para nós é a vida velha ou a vida nova? De fato, eu não sei lhe dizer quais foram as coisas que Maria Madalena fez na vida, até porque ela não escreveu uma autobiografia e nenhum dos evangelistas ou escritores se preocuparam em fazer isso, mas a Palavra de Deus fez questão de dizer que essa mulher foi transformada pelo amor divino.
Desde o dia em que Jesus deu um sentido à vida de Maria de Magdala, ela nunca mais foi a mesma mulher. Você sabe que “o amor é forte como a morte”, nos diz o próprio Livro do Cântico dos Cânticos. O amor é uma força violenta, que entra em nós e nos transforma por dentro e por fora. As paixões humanas fazem isso do lado positivo ou do lado negativo, mas o amor divino, quando entra em nós, transforma-nos por dentro e por fora.
Quando nos encontramos com nosso Amado, Ele se torna o amor da nossa vida, e somos movidos por esse amor.
Maria foi ao encontro do seu Senhor na vida e na morte. Quando Ele estava no sepulcro, ela não foi buscar o corpo enterrado, pois ela mesmo disse: “Eu vim buscar o meu Senhor”, porque Ele transformou, deu sentido e iluminou a sua vida.
Ela chorou demasiadamente, porque chegou ao túmulo e não encontrou o Senhor. Esse choro, no entanto, não foi porque Ele havia morrido, mas porque ela queria cuidar do corpo do Senhor. Quando não O encontrou, seu coração desfaleceu. Ela queria, de todas as formas, encontrá-Lo; e quando encontrou o Senhor, estava tão atordoada, que O confundiu com o jardineiro. Mas quando o Senhor a chamou pelo nome “Maria”, ela exclamou: Rabôni, meu Senhor, meu Mestre, meu amor, o Senhor da minha vida.
A discípula amada, a primeira testemunha da Ressurreição do Senhor, foi dizer a todos: “Eu vi o Senhor! Eu O encontrei vivo e ressuscitado”. Essas palavras são, para nós exemplo e luz do quanto precisamos nos deixar, a cada dia, nos apaixonar, ser tocados e transformados pelo amor de Deus.
Enquanto o amor de Deus não envolve todo o nosso ser e não nos apaixonamos de verdade por Ele, o nosso coração não caminha na direção d’Ele. Amemos, deixemo-nos ser amados e nos transformemos em discípulos amados do Senhor..
Deus abençoe você!
 Reflexão - Santa Maria Madalena
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, celebramos Santa Maria Madalena, discípula do Senhor, que nos evangelhos ocupa uma posição destacada. São Lucas a inclui entre as mulheres que seguiram Jesus depois de ter sido “curada de espíritos malignos e enfermidades”.
Junto com a Mãe santíssima e o discípulo amado recolheu o último suspiro de Jesus no Calvário e o tácito testemunho do seu lado traspassado: Compreendeu que sua salvação estava naquele sacrifício. Ela descobriu — na manhã de domingo— o túmulo vazio, junto ao qual permaneceu chorando até que apareceu Jesus ressuscitado A ela quis lhe confiar o primeiro anúncio da alegria pascal aos Apóstolos (fez de “apóstolo dos Apóstolos”).
—Santa Maria Madalena: Tu nos ensinas que o discípulo de Cristo é quem na experiência da debilidade — teve a humildade de pedir-lhe ajuda, foi curado por Ele e o seguiu de perto. Assim, nos convertemos em testemunhas do poder do seu amor misericordioso, mais forte que o pecado e a morte.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você pode dizer sinceramente que Jesus é tudo em sua vida? Em todos os seus atos você procura sempre agradar a Cristo?
- Você está consciente de que Cristo o ama muito, sem considerar as faltas de amor que você cometeu no passado?
 - Você se considera um verdadeiro apóstolo de Cristo?
 - Você está preocupado em ser um enviado de Cristo a seus irmãos?
- Cite um exemplo de apostolado que você realizou recentemente.

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 13,24-43 - Parábolas do Reino
Preparo-me para a Leitura rezando ao Espírito, com todos que se encontram neste ambiente:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho
1-               Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 13,24-30. 
Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
- "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
- E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
- "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: 'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.' 

Jesus contou-lhes outra parábola:
'O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda
que um homem pega e semeia no seu campo.
Embora ela seja a menor de todas as sementes,quando cresce, fica maior do que as outras plantas.E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vême fazem ninhos em seus ramos.'Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola:'O Reino dos Céus é como o fermentoque uma mulher pega e mistura com três porções defarinha, até que tudo fique fermentado.'Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões.Nada lhes falava sem usar parábolas,para se cumprir o que foi dito pelo profeta:Abrirei a boca para falar em parábolas;vou proclamar coisas escondidas desde a criação domundo'.Então Jesus deixou as multidões e foi para casa.Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:'Explica-nos a parábola do joio!'Jesus respondeu:Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.O campo é o mundo.A boa semente são os que pertencem ao Reino.O joio são os que pertencem ao Maligno.O inimigo que semeou o joio é o diabo.A colheita é o fim dos tempos.Os ceifadores são os anjos.Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,assim também acontecerá no fim dos tempos:o Filho do Homem enviará os seus anjose eles retirarão do seu Reinotodos os que fazem outros pecare os que praticam o mal;e depois os lançarão na fornalha de fogo.Ali haverá choro e ranger de dentes.Então os justos brilharão como o solno Reino de seu Pai.Quem tem ouvidos, ouça."
Refletindo
Jesus conta mais  parábolas. Compara o reino do céu como um semeador que semeia boas sementes de trigo. Conta que apareceu também um inimigo, à noite, sem que ninguém o visse, e semeou no meio do trigo uma erva ruim chamada joio. E foi embora. Tanto o trigo como o joio cresceram. O que fazer? Arrancar o joio? Não, diz o homem. Se arrancar o joio, pode arrancar também o trigo. Manda que deixem crescer os dois até a colheita. Então, poderão arrancar primeiro o joio e queimá-lo. Depois colherão o trigo que será armazenado. O que Jesus quer dizer com esta parábola? 
Jesus lembra que é um desafio anunciar o Evangelho. Não devemos nos preocupar com aqueles que divulgam o erro. Deve-se ter o cuidado para não deturpar, distorcer a Palavra, transformando-a em erva daninha. 
O grande biblista Carlos Mesters, assim comenta: "O joio e trigo crescem juntos. A Palavra de Deus que faz nascer a comunidade é semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são contrárias à Palavra de Deus. De onde vêm?"
O joio é o inimigo que se infiltra na comunidade. Quem é este inimigo? O inimigo, o adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros  diversionistas são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós e dentro da comunidade, da família, da Igreja.
Paciência e lucidez é o que se recomenda ao constatar a ambiguidade, essa mistura do bem e do mal. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!” Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do Dono do terreno. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino.
O que dizer da semente de mostarda? Do fermento? Coisas miúdas das quais Deus se utiliza para revelar seu poder, sua força.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, com toda a Igreja
enhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma: "Que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)
Bênção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, a bênção do Filho, nascido de Maria, a bênção do Espírito Santo de amor, que cuida com carinho, qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Amém!


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 307 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário