sábado, 15 de julho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,24-33)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 15 DE JULHO DE 2017 (sábado) 196º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO.”
 (Rui Barbosa)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO HOMEM
 DIA NACIONAL DO PECUARISTA
 DIA NACIONAL DOS CLUBES
 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS CRIMES DE LESA HUMANIDADE E GENOCÍDIO NA CHECHÊNIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedro Afonso (Tocantins) Irati (Paraná) Juazeiro (Bahia) Palmeira do Piauí (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MERCEDES VALÊNCIO CONESSA (m/tia - Garça/SP)ROBERTO DOS SANTOS BRANDÃO (Travben - Garça /SP)LUCAS VICENTE JACINTO (Garça/SP)CARLOS HENRIQUE LOURENÇO (Garça/SP)ISABELLA E GABRIELA MACHADO RANIEL (Garça/SP) MARCOS TULIO BULLIO (Campinas/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARCIA HELOISA GIGUEIRA BENTO e NILSON BASTOS BENTOó1972ó45 ANOS (Garça /SP)
.

 Santo do Dia 
SÃO BOAVENTURA
Boaventura (1218-1274), foi grande expoente entre os franciscanos e considerado o “segundo pai” da ordem. Por meio de suas reflexões filosóficas e teológicas, contribuiu para a resolução de muitas e complexas questões. Além de prático e especulativo, foi profundamente místico e contemplativo.
SANTOS INACIO e COMPANHEIROS
SÃO VLADIMIR DE KIEV

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).
 Oração
PAI, QUE A PERSEGUIÇÃO MALVADA DOS QUE PRETENDEM LEVAR-ME A SER INFIEL À MISSÃO RECEBIDA DE JESUS JAMAIS ME IMPEÇA DE SEGUIR ADIANTE, COM CORAGEM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que celebrando a festa de são Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos a sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
sábado da 14ª Semana do Tempo Comum - 15/07/2017 S. Boaventura BDr, memória
A palavra de Deus é mensagem de esperança e encorajamento nos momentos de morte, perseguição e dor. Ela nos exorta continuamente: “Não tenham medo!”.

1ª Leitura (Gn 49,29-32;50,15-26a) – Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 49,29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”.
32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu, e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”.
16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos, e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”.
Ouvindo isto, José pôs-se a chorar. 
18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”.
E assim os consolou, falando–lhes com doçura e mansidão. 
22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração, e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos.
24José disse a seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: ‘Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco’, 26aJosé morreu, completando cento e dez anos de vida.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104(105)
Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

Evangelho do dia
sábado da 14ª Semana do Tempo Comum - 15/07/2017 S. Boaventura BDr, memória
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,24-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A fé corajosa vence todo medo
A fé bem vivida, bem alimentada e confiante pode vencer aquilo que o medo causa em nossa mente!
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!”  (Mateus 10,28)
“Não tenhais medo” é a ordem de Deus para a nossa vida, é a determinação d’Ele para vivermos neste mundo. Se nos deixarmos levar pelo medo, ele vai aniquilar nossa vida, vai nos destruir por dentro e por fora. Temos medo do que as pessoas dirão, medo de sermos aceitos ou não, de sermos julgados, medo da opinião dos outros, das coisas que nós assimilamos e adquirimos ao longo da vida e da caminhada.
O medo é o grande inimigo da nossa fé, é o grande inimigo da nossa vida, da nossa existência. O medo é um fantasma, um mostro terrível que tem aniquilado a nossa vida desde o momento da nossa primeira existência, da nossa concepção: medo de nascer, de vir ao mundo. Depois de chegarmos ao mundo, colocamos muitos temores na nossa cabeça, seja dos nossos pais, professores, medo do demônio e até de Deus.
Não podemos nos fechar nos nossos medos, porque eles nos destroem. E o que fazer para não os ter? Não os alimentar, mas alimentar a nossa fé, a nossa confiança e relação com Deus.
Só a fé bem vivida, bem alimentada e confiante, a fé que realmente se entrega nas mãos de Deus é que pode vencer aquilo que o medo causa em nossa mente e em nosso ser.
Não sejamos homens e mulheres medrosos; pelo contrário, cultivemos uma fé corajosa e ardente, por mais que tenhamos em nós elementos do medo, que vão nos acompanhar por todos os dias da nossa vida. Não há problema! O mais importante é não perdermos em Deus a nossa direção e a nossa confiança.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A dignidade única de cada pessoa
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, na Idade Moderna, procurou-se construir a fraternidade universal entre os homens, baseando-se na sua igualdade; mas, pouco a pouco, fomos compreendendo que esta fraternidade, privada do referimento a um Pai comum como seu fundamento último, não consegue subsistir; por isso, é necessário voltar à verdadeira raiz da fraternidade.
À medida que a história da salvação avança, o homem descobre que Deus quer fazer a todos participar como irmãos da única bênção. A fé ensina-nos a ver que, em cada homem, há uma bênção para mim, que a luz do rosto de Deus me ilumina através do rosto do irmão. Graças à fé, compreendemos a dignidade única de cada pessoa, que não era tão evidente no mundo antigo.
—No centro da fé bíblica, há o amor de Deus, o seu cuidado concreto por cada pessoa, o seu desejo de salvação que abraça toda a humanidade e a criação inteira e que atinge o clímax na encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Ao longo de meus dias, o que mais temo?
 - Nem tudo depende de mim, mas posso fazer alguma coisa para melhorar o mundo? O que, por exemplo.
- Para melhorar o mundo em que vivo, por onde devo começar?
- Faço minha parte para que haja paz e compreensão?
- Dou testemunho do Evangelho? Como e quando?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 10,24-33 - Testemunhar pertença a Jesus Cristo
todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus”  
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante com todos os internautas, rezando:
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!
1-               Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 10,24-33, e observo as recomendações de Jesus aos discípulos e missionários:
- Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda.
- Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.
Refletindo
Jesus é claro. Quem se faz seu discípulo e missionário não é candidato a disputar cargos e carreira. Não pode ser uma pessoa medrosa. Deve ser transparente, confiar em Deus e ser disponível. “Vocês valem mais do que muitos passarinhos a quem o Pai tem cuidado especial”. Importa afirmar com a nossa vida e nossas palavras que pertencemos ao Reino de Jesus.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
Como é meu seguimento de Jesus Cristo?
Meditando
O bispos, em Aparecida, disseram: 
A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt 9,35-36). Ele, sendo o Senhor, fez-se servo e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2 Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre (cf. Lc 6,20; 9,58), e a de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo (cf. Lc 10,4 ss). Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho.” (DAp 31).
Sou transparente e confio em Deus que cuida de mim?
Levo o Reino para outras pessoas comunicando a elas do amor e misericórdia de Deus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo com uma belíssima canção do Pe. Zezinho:
Olhem os lírios do campo
Vejam como eles se vestem.
Nem Salomão que era rei,
Nem Salomão se vestia tão bem.
Olhem as aves que cantam,
Ouçam a sua mensagem.
Nem o maior dos cantores
Canta tão puro e não canta tão bem.
Se o nosso Deus veste os lírios
E alimenta a o cantor pra não perder a voz
Muito mais vai fazer por seus filhos
Nosso Deus não se esquece de nós!

CD Sereno e forte, Pe. Zezinho, scj, Paulinas COMEP
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Disseram os bispos em Aparecida: 
O olhar cristão sobre o ser humano permite perceber seu valor que transcende todo o universo: Deus nos mostrou de modo insuperável como ama cada homem, e com isso confere a ele uma dignidade infinita”(DAp 388).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 307 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário