sábado, 8 de julho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? - (Mt 9,14-17)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 08 DE JULHO DE 2017 (SÁBADO) 189º dia do ano 
DESEJAMOS QUE 8 TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
AS PESSOAS NÃO SE PRECISAM, ELAS SE COMPLETAM... NÃO POR SEREM METADES, MAS POR SEREM INTEIRAS, DISPOSTAS A DIVIDIR OBJETIVOS COMUNS, ALEGRIAS E VIDA.”
 (Mario Quintana)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DA CIÊNCIA
 DIA NACIONAL DO PESQUISADOR
 DIA MUNDIAL DA ALERGIA
 DIA INTERNACIONAL DA CÓCEGA  
 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cipó (Bahia) Ouro Preto (Minas Gerais) Carolina (Maranhão) Floriano  (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TELMA CRISTINA BECALETO DOS SANTOS (Bebidas São José-Garça/SP) NELSON SOARES RANGEL (Garça /SP) ROSANE CRISTINA KAGUEYAMA (Belo Horizonte /MG) NEIDE YOSHIE KANASHIRO FERREIRA (Garça /SP) ELZIRA GUEDES (Garça /SP) RICARDO TADEU BAPTISTA (Lions Clube de Pederneiras/SP) TERESA CINEIRO CORREA (Bar e Emporio São José-Garça/SP) IVO MARIA JUNIOR (Garça /SP) Aline De Lima Abido (Garça/SP) Seleimar Fazion (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) ANGELICA MEIRELLES (Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PAULA COUTINHO BIGARELLI e LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIOR (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)

 Santo do Dia 
SANTO EUGÊNIO III
PEDRO VIGNE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Há vida crist~há períodos de plenitude e de alegria e períodos de provação e de cruz. Todos eles estão envolvidos pelas bênçãos de Deus e proporcionam diferentes maneiras de seguir o Senhor Jesus.
 Oração
PAI, DÁ-ME SUFICIENTE BOM SENSO PARA RECONHECER O QUE CORRESPONDE AO PROJETO DE JESUS, SEM QUERER MISTURÁ-LO COM ESQUEMAS INCOMPATÍVEIS COM A NOVIDADE DO REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhem em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Quinta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum - 06/07/2017
Nem sempre as convenções humanas atendem aos planos divinos. Jesus ensina que a fidelidade a Deus pode exprimir-se em formas novas, segundo o espírito do evangelho.

1ª Leitura (Gn 27,1-5.15-29) – Jacó suplantou seu irmão e tomou sua bênção.. Leitura do Livro do Gênesis:

1Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia ver. Chamou, então, o filho mais velho Esaú, e lhe disse: “Meu Filho!” Este respondeu: “Aqui estou!” 2Disse-lhe o pai: “Como vês, já estou velho e não sei qual será o dia da minha morte. 3Toma as tuas armas, as flechas e o arco, e sai para o campo. Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso, 4como sabes que eu gosto, e traze-o para que o coma, e assim te dar a bênção antes de morrer”.
5Rebeca escutava o que Isaac­ dizia a seu filho Esaú. Esaú saiu para o campo à procura de caça para o pai. 15Rebeca tomou, então, as melhores roupas que o filho mais velho tinha em casa, e vestiu com elas o filho mais novo, Jacó. 16Cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço com peles de cabrito. 17Pôs nas mãos do filho Jacó o assado e o pão que havia preparado. 18Este levou-os ao pai, dizendo: “Meu pai!”
“Estou ouvindo”, respondeu Isaac. “Quem és tu, meu filho?” 
19E disse Jacó a seu pai: “Eu sou Esaú, teu filho primogênito; fiz como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para me abençoares”.
20Isaac replicou-lhe: “Como conseguiste achar assim depressa, meu filho?” Ele respondeu: “É o Senhor teu Deus que fez com que isso acontecesse”. 21Isaac disse a Jacó: “Vem cá, meu filho, para que eu te apalpe e veja se és ou não meu filho Esaú”.
22Jacó achegou-se a seu pai Isaac, que o apalpou e disse: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú”. 23E não o reconheceu, pois suas mãos estavam peludas como as do seu filho Esaú. Então, decidiu abençoá-lo. 24Perguntou-lhe ainda: “Tu és, de fato, meu filho Esaú?” Ele respondeu: “Sou”. 25Isaac continuou:
“Meu filho, serve-me da tua caça para eu comer e te aben­çoar”. Jacó serviu-o e ele comeu; trouxe-lhe depois vinho e ele bebeu. 
26Disse-lhe então seu pai Isaac: “Aproxima-te, meu filho, e beija-me”. 27Jacó aproximou-se e o beijou. Quando Isaac sentiu o cheiro das suas roupas, abençoou-o, dizendo: “Este é o cheiro do meu filho: é como o aroma de um campo fértil que o Senhor abençoou! 28Que Deus te conceda o orvalho do céu, e a fertilidade da terra, a abundância de trigo e de vinho. 29Que os povos te sirvam e se prostrem as nações em tua presença. Sê o senhor de teus irmãos, e diante de ti se inclinem os filhos de tua mãe. Maldito seja quem te amaldiçoar, e quem te abençoar, seja bendito!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 134(135)
Louvai o Senhor, porque é bom! 

Evangelho do dia
Quinta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum - 06/07/2017
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? - (Mt  9,14-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Tenhamos um coração novo
Para abraçar Jesus ou aquilo que Ele traz de novo é preciso ter um coração renovado!
Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”  (Mateus 9,17)
Para abraçar Jesus ou aquilo que Ele traz de novo é preciso ter um novo coração! Um vinho novo deve ser colocado num vasilhame novo, porque o vinho pode ser o melhor, mas se você o colocar num vasilhame velho, ele vai perder o sabor, vai perder a graça.
Do mesmo jeito, você pode ter o melhor remendo para colocar num rasgão de uma roupa, mas se a roupa é nova, o remendo também tem de ser novo. Se a roupa é nova e você coloca um remendo velho, sujo, estragado, perdeu-se aquela roupa.
Permita-me dizer a você: a graça de Deus é sempre nova, não envelhece; ela se renova a cada dia, porque o Espírito é novo e está sempre nos renovando. Não adianta ficarmos com a velha mentalidade, com os velhos conceitos e ressentimentos, as velhas mágoas, reclamações e murmurações; com os velhos e ultrapassados conceitos que não nos levam a nada, as velhas discussões que nós costumamos travar o tempo inteiro, e não progredimos.
Não adianta querermos renovar as coisas com essas discussões antiquadas e ultrapassadas, com essas acusações que ficamos jogando na cara do outro o tempo inteiro. Um casal que está há 30, 40 anos casados vive batendo na mesma tecla, não consegue sair do lugar, acusa-se dia e noite da mesma coisa.
Largue o que é velho, pare de se apegar ao que não serve para nada, pare de apegar-se àquilo que só nos estraga, pare de viver guardando e juntando traças velhas. E as traças não estão somente nas coisas velhas, nas ninharias que juntamos e guardamos em casa; elas estão também dentro de nós, do nosso coração, dos nossos conceitos, da nossa forma de enxergar as coisas.
Para acolher a novidade de Deus é preciso ter um coração novo, uma disposição nova para ver as coisas. O problema não é ser velho na idade, porque, graças a Deus, nossos idosos têm uma mente nova, uma disposição nova de ver as coisas. O que mais estraga é ver tantos jovens, tantos de nós tão envelhecidos na forma de enxergar as coisas, não se abrem para o novo nem o acolhem, por isso o novo de Deus não acontece em nossa vida.
Para vinhos novos, odres novos. Para a graça nova, um novo coração, uma nova mentalidade, para que Deus seja sempre novo em nossa vida.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A nova evangelização: é necessário atualizar a “compreensão” da fé
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)  
Hoje, Jesus nos chama à "fidelidade renovada": mesmo que o conteúdo da fé não muda substancialmente, devemos considerar as mudanças de percepção cultural e as graves dificuldades do tempo com respeito à profissão da fé verdadeira e sua justa interpretação.
Os conteúdos essenciais que desde os séculos constituem o patrimônio de todos os crentes têm necessidade de ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova, com o fim de dar um testemunho coerente em condições históricas diferentes às do passado. O magistério da Igreja tem a responsabilidade de intensificar a reflexão sobre a fé para ajudar a todos os crentes em Cristo a que sua adesão ao Evangelho seja mais consciente e vigorosa em cada tempo.
—Nos tempos mais recentes a Igreja vem cumprindo esta missão com o Concilio Vaticano II ("bússola segura para orientar-nos no caminho do século que começa") e convocando duas vezes o "Ano da Fé" (com Paulo VI e com Bento XVI), entre outras muitas iniciativas.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho tido oportunidades de jejuar de vez em quando?
- Em que consiste meu jejum?
 - Que motivos me levam a jejuar?
- Comente a afirmação de que “a vida com Deus é uma festa contínua!”
- Peço sempre a Deus que renove meu espírito e meu coração?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 9,14-17 - A alegria de estar com Jesus
O convidados de um casamento podem estar tristes?”  
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos que fazem esta oração na web:
Ó Espírito Santo
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar
a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo,
 ensinai-nos a sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração.
(Cardeal Mercier)
1-               Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio com calma o Evangelho de hoje: Mt 9,14-19. 
Refletindo
O texto diz que Jesus vem trazer clima de festa, de alegria.
O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus.
O jejum que ele quer é um coração arrependido,
é a atitude de perdão e de partilha do que se tem com os mais necessitados.
Estar com Jesus é uma festa!
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim? Na Evangelii Gaudium o papa Francisco nos diz:
Meditando
"Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria." (EG 3)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,

que nos abrigais à sombra de vossas asas,

defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, 
como uma mãe, 
que cuida e guarda seus filhos.
Pai Nosso...
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Procurarei viver diante de Deus, na alegria de ser seu filho, sua filha. Procurarei ter o coração em festa, como recomenda Jesus, com atitudes de perdão e de partilha.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 307 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário