sábado, 5 de agosto de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus. - (Mt 14,1-12)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 05 DE AGOSTO DE 2017 (sábado) 217º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODO MUNDO É CAPAZ DE DOMINAR UMA DOR, EXCETO QUEM A SENTE.”
 (William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DA SAÚDE
 DIA NACIONAL DA FARMÁCIA
 DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cerejeiras - Rolim de Moura (Rondônia) João Pessoa (Paraíba) Jacobina - Mairi (Bahia) Rio Verde (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MICHELE PEREIRA COSTA (CEF – esposa do Rodrigo Macrocontábil Conessa Garça /SP)ANILTON GARCIA ALVES (Lucélia /SP)PDG WALTER AGGIO FILHO (Lions Clube de Campinas Carlos Gomes /SP)GUILHERME AUGUSTO Lhp (Garça /SP)LUCIENE MACHADO  (Gália/SP)

 Santo do Dia 
DEDICAÇÃO DA BASILICA SANTA MARIA MAIOR
A Basílica de Santa Maria Maior, construída pelo papa Sisto III (432-440) é considerada o mais antigo santuário mariano do Ocidente, foi consagrada em honra de Nossa Senhora e oferecida ao povo de Deus pouco depois do Concílio de Éfeso (431).
SANTO OSVALDO DA NORTÚMBRIA
SANTO APOLINÁRIO  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
O tempo é uma dádiva de Deus, o Eterno, para que nele se cultue a liberdade e a vida. Utilizam-no para propósitos de morte os que não temem a Deus nem lhe rendem a glória devida.
 Oração
PAI, NA QUALIDADE DE DISCÍPULO DE TEU FILHO JESUS, QUERO INSPIRAR-ME NA CORAGEM INABALÁVEL DE JOÃO BATISTA, DENUNCIANDO PROFETICAMENTE A PREPOTÊNCIA DOS GRANDES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum - 05/08/2017
A comemoração do ano jubilar fortalece a liberdade do povo e fomenta a fraternidade d=nas relações. A comemoração do aniversário de Herodes é um tributo à injustiça e à morte.

1ª Leitura (Lv 25,1.8-17) – Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. Leitura do Livro do Levítico:

1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8“Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 9Então fará soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu.
Cada um de vós poderá retor­nar à sua propriedade e voltar para a sua família. 11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não-podada; 12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não-cultivados.
13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 14Se venderes ao teu con­terrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; 15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu con­terrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda.
16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 66(67)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

Evangelho do dia
Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum - 05/08/2017
Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus. - (Mt 14,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes mira­culosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodía­des, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a He­ro­des: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Hero­díades dançou diante de todos, e agradou tanto a He­ro­des 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deixemo-nos incomodar pela Palavra de Cristo
Deixemo-nos incomodar pela Palavra, para que, de fato, ela entre no nosso coração!
Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta”  (Mateus 14, 5)
Por que Herodes queria matar João Batista? Ele queria matá-lo, porque João anunciou a verdade e denunciou o pecado, o erro em que Herodes estava vivendo.
Não matemos a verdade. Por mais que ela seja um incômodo na vida de cada um de nós, só ela liberta. Mas nós, muitas vezes, não queremos a aceitar, preferimos viver no mundo da aparência, do erro, do engano, da ilusão; não queremos ser incomodados pela verdade.
Não queremos que a Palavra de Deus seja acomodada ao que nós queremos, pois, quando ela não se acomoda ao que queremos, quando não está a serviço do que pensamos e achamos, ela nos incomoda e nós temos a opção de rejeitá-la, matá-la, não a aceitar, porque ela incomoda nosso coração.
Se a Palavra nos incomoda, é porque está nos fazendo bem; se não nos incomoda, o erro não está nela, o problema está em quem a acolhe, porque não se deixa mover e tocar por ela. Cometemos um erro terrível, deixamos que a Palavra que nós escutamos, incomode a vida dos outros, mas jamais a nossa.
Deixemo-nos incomodar pela Palavra, para que, de fato, ela entre no nosso ouvido, no nosso coração, para remover e tirar de nós aquilo que não é coerente, que não é correto, aquilo que estamos fazendo e está em desacordo com a graça de Deus.
Permitamo-nos ser tocados e transformados, porque, quando assim não o fizermos, temos a certeza de que estaremos nos comportando com frieza, indiferença, estaremos aniquilando a Palavra e tomando a mesma decisão de Herodes: “Para não ser incomodado, é preferível matar, ignorar, dissipar e tirar da minha vida tudo aquilo que quer me transformar”.
Que a Palavra de Deus aja com muito incômodo para transformar o nosso coração.
Deus abençoe você!
 Reflexão - Não há amores infiéis! (em relação ao matrimônio)
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, vemos ao Batista ser decapitado por defender a verdade em relação ao matrimônio. Também hoje, os abusos legislativos — que etiquetam como “matrimônio” vivências afetivas diversas— deformam o rosto do amor matrimonial, até fazê-lo irreconhecível para muitos. A vida humana não é um experimento, nem um contrato de arrendamento! Somente um âmbito de fidelidade realmente sólido é adequado para a dignidade da convivência matrimonial e para a educação dos filhos.
O matrimônio —instituído por Deus —é o local para o amor total entre um homem e uma mulher. A genuína medida do seu amor é a “totalidade”. Todo o resto é “comércio” (onde os contratos nem obrigam de “por vida” nem exigem “exclusividade”). Somente dar-me por inteiro, sem me reservar uma parte, nem aspirar a uma revisão/rescisão, responde plenamente à dignidade humana.
—Jesus, Maria e José: Iluminem à humanidade para defender o amor belo, porque se casar com o “paraquedas” do divórcio não é se casar; é, simplesmente, se enganar..

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- No mundo de hoje há muita perseguição a cristãos. O que se pode fazer por eles?
- Como você testemunha publicamente sua fé?
 - Consegue apontar o caminho de Deus por exemplos e palavras?
 - Hoje procura-se eliminar os sinais de fé. Isto lhe preocupa?
- Você procura agradar a Deus acima de tudo?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 14,1-12 – Testemunhos de fé
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que circulam pela web:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Mt 14,1-12.
Naquele tempo Herodes, o governador da Galileia, ouviu falar a respeito de Jesus. Então ele disse aos seus funcionários:
- Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado. Por isso esse homem tem poder para fazer milagres. Pois Herodes tinha mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, esposa do seu irmão Filipe. Pois João Batista tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com Herodias!" Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, pois eles achavam que João era profeta. No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto, que prometeu à moça:
- Juro que darei tudo o que você me pedir! Seguindo o conselho da sua mãe, ela pediu:
Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo! O rei Herodes ficou triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, ordenou que o pedido da moça fosse atendido. E mandou que cortassem a cabeça de João Batista, na cadeia. Aí trouxeram a cabeça num prato, entregaram para a moça, e ela a levou para a sua mãe. Então os discípulos de João vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.
Refletindo
Como aconteceu com Jesus, aconteceu com João Batista. Teve que se defrontar com os poderosos e testemunhar a verdade até com a própria vida. Que cena cruel, horrível, trazer a cabeça de João numa bandeja! Como se fosse um troféu de vitória. Vitória da paixão, do poder, da mentira, do egoísmo, do incesto, da vingança, dos baixos instintos! Repugnante! A vida humana servida durante um banquete, numa bandeja! É a ostentação do mal! No entanto, como Jesus, João Batista não se afastou do projeto de Deus. Só se submeteu a Deus e a ninguém mais. Foi verdadeiramente livre!
Outros textos repetem a crueldade. Recordamos apenas alguns mártires:
Quarenta Mártires do Brasil compõem um grupo de 40 jovens da Companhia de Jesus (entre 20 e 30 anos), 32 portugueses e 8 espanhóis, destinados às missões no Brasil em 1570. Eram no total 2 sacerdotes, 1 diácono, 14 irmãos e 23 estudantes, liderados por Inácio de Azevedo. Durante a viagem, sua nau foi interceptada nas Ilhas Canárias por navios de huguenotes, calvinistas franceses. Ao saberem que os tripulantes eram missionários católicos, atiraram-nos ao mar a 15 de Julho de 1570.
Os vinte e seis mártires do Japão foram um dos vários grupos de Mártires do Japão. Trata-se de um grupo de cristãos que foram crucificados na cidade japonesa de Nagasaki em 5 de Fevereiro de 1597, por ordem de Toyotomi Hideyoshi1, durante a perseguição ao cristianismo.
Perseguições aos cristãos vêm ocorrendo hoje em dezenas de países, como Irã, Uzbequistão, Maldivas, Sudão  e Eritreia, principalmente por parte de fundamentalistas islâmicos,  e também Coreia do Norte, e Cuba.
No dia 14 de agosto de 2014 o papa Francisco O Papa beatificou  em Seul, Coreia do Sul, os mártires Paulo Yun Ji-chung e 123 companheiros, mortos durante a perseguição contra os cristãos entre 1791 e 1888, perante centenas de milhares de pessoas.
Há mais doze  anos, Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil.
Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou «eis a minha arma!» e mostrou a Bíblia. Leu ainda alguns versículos das bem aventuranças para aquele que logo em seguida a mataria.
O bispo de El Salvador, Dom Oscar Romero, voz dos sem voz, foi morto no dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava a Missa.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
Sou capaz de dar testemunho? Sou coerente com a minha fé? A minha verdade é a verdade de Deus? Tenho e me submeto a outras “verdades”? Deixo-me vencer pelos maus instintos, pela covardia, pela mentira, pelo mal?
Atualizando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: 
Identificar-se com Jesus   Cristo é também compartilhar seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também o meu servo” (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que têm chegado a compartilhar a cruz de Cristo até a entrega de sua vida. ”(DAp 140)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Vamos rezar a
Ladainha dos Santos Mártires
          Nós te rendemos graças, ó Deus Pai onipotente, por ter-nos dado Irmãos, que testemunharam o próprio amor por Ti com uma vida santa, e muitos até à efusão do sangue. O seu exemplo ilumine e sustente a nossa caminhada até o dia em que chegaremos à Jerusalém celeste. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Senhor, piedade............... Senhor, piedade.
Cristo, piedade................. Cristo, piedade.
Senhor, piedade................ Senhor, piedade.
Santa Maria Mãe de Deus e Rainha dos Mártires, ........... Roga por nós.
São José, "homem justo", esposo da Mãe de Deus e guarda de Jesus,
Santos Pedro e Paulo, mártires de Cristo, colunas e fundamento da Igreja de Roma
São Calisto I, papa e mártir, guarda dos irmãos de fé aqui sepultados,
São Ponciano, papa e mártir, condenado às minas,
São Fabiano, papa e mártir, organizador da Igreja romana,
São Cornélio, papa e mártir, "modelo de humildade, paciência e bondade",
São Sisto II, papa e mártir, morto por Cristo na área destas Catacumbas,
Santo Eusébio, papa e mártir, misericordioso para com os lapsos, necessitados de perdão
Santos Diáconos: Januário, Magno, Vicente, Estêvão, Felicíssimo e Agapito, companheiros no martírio do Papa Sisto II
Santo Tarcísio, adolescente de fortes ideais e intrépido defensor da Eucaristia,
Santia Cecília, jovem corajosa, que ofereceu a Cristo a própria vida,
Santo Sótere, nobre romana, morta pela sua fidelidade ao Evangelho,
Santo Polícamo, glória e decoro da Santa Igreja,
Santos Calógero e Partênio, fiéis a Cristo a ponto de perder a vida por Ele,
Santos Marcos e Marceliano, irmãos de sangue e inseparáveis no martírio,
Santos Cereal, Salústia e 21 Companheiros, defensores da fé contra a heresia novaciana,
Santos Mártires Gregos: Maria, Neone, Hipólito, Ádria, Paulina, Marta, Valéria, Eusébio e Marcelo, dom da Igreja Oriental ao Cemitério de São Calisto,
Santos e Santas Mártires, sepultados nas Catacumbas de São Calisto,
Santo Antérote papa, que viveste todo o teu breve pontificado na prisão,
São Lúcio I papa, obrigado ao exílio porque Vigário de Cristo,
São Estêvão I papa, guarda da pureza da fé,
São Dionísio papa, pai amorável dos irmãos em dificuldade,
São Félix I papa, zeloso na obra da evangelização,
São Eutiquiano papa, apóstolo da ortodoxia,
São Caio papa, amigo dos pobres,
São Milcíades papa, defensor da fé contra a heresia donatista,
São Marcos papa, pastor da Igreja de Roma e promotor do seu calendário litúrgico,
São Dâmaso I papa, "piedoso cultor dos Mártires",
Todos os santos Papas, que vigiais sobre "o altar de Cristo"
Santos Bispos: Optato e Numidiano, evangelizadores das terras africanas,
Santos Bispos: Urbano, Laudiceu, Policarpo e Mano, continuadores da missão dos Apóstolos,
Vós todos, Santos Bispos, sepultados nas Catacumbas de São Calisto,
Santos Sacerdotes, que viveram e morreram "na longa paz",
Jovens e Crianças, que quisestes conservar a vossa pureza por Cristo,
Vós, também, pecadores, convertidos à bondade do Pai, lavados no sangue de Cristo e santificados pelo Espírito Santo,
Vós todas, Almas Santas, cujo corpos repousam no cemitério de São Calisto,
Santas Brígida e Catarina da Suécia,
SS. Carlos Borromeo e Filipe Neri,
S. João Bosco e Beato Miguel Rua,
Santas Maria Mazzarello e Terezinha do Menino Jesus,
Todos os santos peregrinos às Catacumbas de São Calisto e admiradores da fé dos primeiros Cristãos,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ........ perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ........ ajudai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ...... tende piedade de nós.

Oremos:
Ó Deus, nosso Pai, que fecundaste com o sangue dos Mártires e abençoaste com a presença de tantos Santos o solo das Catacumbas de São Calisto, pelo luminoso exemplo de tão corajosas Testemunhas conserva-nos na fé, para que possamos recolher e degustar com alegria o fruto do seu sacrifício. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, e pelo esforço de testemunhá-lo no meio em que estou.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 308 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário