sexta-feira, 27 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? - (Lc 12,54-59)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 27 DE OUTUBRO DE 2017 (sexta-feira) 300º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"O QUE NÃO SABE É UM IGNORANTE, MAS O QUE SABE E NÃO DIZ NADA É UM CRIMINOSO."
                                                                                                                                                                    (Bertolt Brecht)

 Datas Comemorativas  
DIA DO ENGENHEIRO AGRÍCOLA
DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
DIA NACIONAL DE LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DOENÇAS FALCIFORMES
DIA INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO
DIA DOS JORNALISTAS PELA PAZ
DIA INTERNACIONAL DE HABLARSE PORTUNHOL
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bom Sucesso de Itararé - Holambra - Macedônia - Mairinque - Marapoama - Santa Maria da Serra - Taquarivaí - Torre de Pedra (São Paulo) Cerro Azul (Paraná) Afonso BezerraMacaíba (Rio Grande do Norte) Chapadão do Sul (Rio Grande do Sul) Mirassol D'Oeste (Mato Grosso) Quixadá (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LEONARDO TRAVENSOLO ALMEIDA (Leo Clube de Garça /SP) Dr. PAULO DE TOLEDO RIBEIRO JUNIOR (Cuiabá/MT)MICHEL ARAÚJO GONÇALVES (Fiscontábil - EQUIPE N. Sra. das FAMÍLIAS do Setor de Garça /SP)FERNANDO MARCOS BIGESCHI (Tupã/SP) Luciano Gonçalves (Professor - Garça/SP) CARMELINDA DOS SANTOS MORAES (Garça/SP) TATIANA COUTINHO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) Sonia Coutinho Tenorio Cavalcante (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) JOSÉ WILSON CURY FREASCARELLI (Lions Clube de Pederneiras /SP) OLIVIA MARIA OTAVIANO GUIMARAES (Lions Clube de Birigui /SP) Jose Geraldo Amaral Lopes (Presidente Prudente /SP) Fabiana Imafuku  (Garça /SP) Marô Matheus (São Paulo/SP) .
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA MarIA DIAS DA SILVA PRADO e ARCELINO ANTONIO DO PRADOó1984ó33 ANOS (EQUIPE N. Sra. das GRAÇAS Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)


 Santo do Dia 
SÃO FRUMÊNCIO
SÃO GONÇALO DE LAGOS
SANTO ELESBÃO

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8)
A comunidade-Igreja é convidada a interpretar os acontecimentos do tempo presente à luz do evangelho. Assim, discernindo entre o bem e o mal, terá condições de cumprir a vontade de Deus.
Oração
PAI, CORRIGE A NEGLIGÊNCIA QUE ME IMPEDE DE ENTREGAR-ME INTEIRAMENTE A TI, SEM DEMORA. TORNA-ME HÁBIL PARA AS COISAS DO TEU REINO!
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Sexta-feira da 29º Semana do Tempo Comum - 27/10/2017
Estar atento ao tempo presente implica reconhecer o que é bom e o que é justo e buscar realiza-los com urgência, tendo consciência das próprias limitações.

1ª Leitura (Rm 7,18-25a) – Quem me libertará deste corpo de morte? Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial (Lc )
Ensinai-me a fazer vossa vontade!

Evangelho do dia
Sexta-feira da 29º Semana do Tempo Comum - 27/10/2017
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? - (Lc 12,54-59)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Analisemos o que é melhor para nossa vida
Somos bons para analisar tantas coisas da vida, mas nos tornamos pobres na forma de analisar o que é essencial para a nossa vida
Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?”  (Lucas 12,56-57).
Jesus está advertindo, falando com muita seriedade para os Seus, porque todo mundo sabe distinguir os sinais do tempo e da terra, sabemos quando vai chover, quando a tempestade está vindo, quando o tempo fechou e está nublado, quando o sol vai chegar, ou seja, sabemos reconhecer a natureza das coisas, mas não reconhecemos a nossa própria natureza, não sabemos distinguir o que é certo e o que é errado, o que nos convêm do que não convêm.
Não sabemos distinguir o tempo em que vivemos, o tempo em que estamos nem a forma como vivemos. Essa é uma forma de sermos também negligentes com a graça de Deus, de não termos prudência, discernimento naquilo que fazemos ou na forma como levamos a vida.
Sabemos, no mínimo do bom senso, que muitas coisas nos levarão a ficar doentes, mas somos tão negligentes com a vida, que é preciso um médico, um atestado, exames para mostrar que nossa saúde está correndo riscos. Não precisa ninguém falar que o cigarro vai estragar os nossos pulmões, até uma criança sabe disso, nós sabemos, mas fingimos não saber. Dei o exemplo do cigarro, para falar de tantas coisas que nós comemos, de tantas situações da vida que levamos, para depois dizermos: “Senhor, socorra-me!”. No entanto, somos nós quem nos expomos, não fazemos discernimento do que nos convêm e do que não convêm.
Somos bons para analisar tantas coisas da vida, mas nos tornamos pobres – para não dizer que somos miseráveis – na forma de olhar, analisar o que é essencial para nossa vida, as posturas que temos diante dos outros, diante dos acontecimentos e assim por diante.
É fundamental o dom do discernimento não é só para aquilo que temos como prioridade, mas sim discernir todas as coisas. É discernir se devemos sair dirigindo, porque a estrada não está boa, porque o tempo está fechando. Discernir se devemos comprar ou não tal coisa, se é a hora de falar ou não, se devemos ou não fazer assim. Não levemos a vida de qualquer jeito.
A sabedoria de Deus está no ar. A sabedoria que nos leva, a saber, os sinais dos tempos é maior e mais sensível para discernir o que devemos ou não fazer. Se não nos aplicamos para buscá-la, ela também não pode nos ajudar. Precisamos nos aplicar em ser dóceis, porque a sabedoria vai guiar os nossos passos.
Deus abençoe você!
Reflexão“Positivismo” e “Direito Natural”
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, achamos melhor predizer o tempo que discernir o justo. O auge do “positivismo jurídico” (“o justo é o permitido pela lei”) marginou ao clássico "Direito Natural" como uma doutrina típica do catolicismo.
O “positivismo” considera a natureza como um conjunto de dados objetivos, vinculados entre si como causas e efeitos. Desde a concepção puramente funcional (própria das ciências naturais), não se pode estabelecer nenhuma ponte entre a “natureza” (“ser”) e a “ética” (“deve ser”); somente podem originar-se explicações funcionais. Paralelamente, aquilo que não é verificável ou falsificável não entraria no âmbito da razão. Assim, a moral e a religião passariam ao “subjetivo” (fora do âmbito da estrita razão), formando uma “subcultura” Mas, realmente o homem é reduzível a funções mecânicas?
—A razão positivista, que somente percebe o funcional, se parece aos edifícios de concreto armado sem janelas, nos quais atingimos o clima e a luz por nós mesmos, sem querer receber ambas as coisas do grande mundo de Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus censura os homens que se gabavam de entender de tudo, mas eram cegos, não viam as necessidades do próximo. Eu vejo?
- Como será que vou me comportar diante do tribunal de Deus?
- Jesus quer ver em nós a misericórdia! Seja brando e pacífico! Posso dizer que sou?
- Tenho doçura em meu coração? Sei perdoar?
- Ódio e rancor só atraem mais ódio ainda! Consigo eliminar o fel de minha vida? Tenho mansidão e caridade? “Perdoai-me... assim como eu perdoo... (Em que arapuca me meti!)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ r  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 12,54-59 - Compreensão dos sinais
- A nós todos que navegamos por este espaço virtual,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto na Bíblia: Lc 12,54-59, e observo as palavras de Jesus ao povo.
Jesus disse também ao povo: - Quando vocês vêem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: "Vai chover." E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: "Vai fazer calor." E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época? E Jesus terminou, dizendo: - Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa. Isso para que ela não o leve ao juiz, o juiz o entregue ao guarda, e o guarda ponha você na cadeia. Eu lhe afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
Refletindo
Jesus faz alusão à experiência dos lavradores que de acordo com o tempo distinguem se vai chover, fazer calor. Da mesma forma o tempo histórico tem seus sinais. Aqueles que sabem distinguir as intempéries e não sabem ler os sinais da sua época, com referência ao transcendente, são hipócritas. Jesus está ali, no meio deles, demonstra com inúmeros sinais o Reino de Deus e muitos ignoram, fecham os olhos e os ouvidos à verdade revelada. Ouvem, mas não escutam, vêem e não enxergam. O exemplo da acusação perante o tribunal é um convite à reconciliação enquanto é tempo.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida fizeram esta reflexão: Jesus, o Bom Pastor, quer nos comunicar a sua vida e se colocar a serviço da vida. Vemos como ele se aproxima do cego no caminho (cf. Mc 10,46-52), quando dignifica a samaritana (cf. Jo 4,7-26), quando cura os enfermos (cf. Mt 11,2-6), quando alimenta o povo faminto (cf. Mc 6,30-44), quando liberta os endemoninhados (cf. Mc 5,1-20). Em seu Reino de vida Jesus inclui a todos: come e bebe com os pecadores (cf. Mc 2,16), sem se importar que o tratem como comilão e bêbado (cf. Mt 11,19); toca leprosos (cf. Lc 5,13), deixa que uma prostituta unja seus pés (cf. Lc 7,36-50) e, de noite, recebe Nicodemos para convidá-lo a nascer de novo (cf. Jo 3,1-15). Igualmente, convida a seus discípulos à reconciliação (cf. Mt 5,24), ao amor pelos inimigos (cf. Mt 5,44) e a optarem pelos mais pobres (cf. Lc 14,15-24).” (DAp 353)..
Minha vida reflete o que o texto diz? Prefiro não ouvir ou perceber as propostas e apelos de Deus? Fico adiando a minha reconciliação com Deus? Tenho inúmeros argumentos para “deixar pra depois”?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - E rezo: 
Ó Deus,
Pai de todos os povos,
Vós que nos abraçais
Com a ternura de uma mãe,
Ouvi o clamor
Das multidões da Amazônia
E do mundo inteiro
Desejosas de vos conhecer
E vos amar.
Ensinai-nos a vos servir,
Na partilha da fé
E dos bens,
Que vós mesmos nos destes.
Amém.
(Oração Missionária ) 
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário