quinta-feira, 16 de novembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Reino de Deus está entre vós. (Lc 17,20-25)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO 
 GARÇA/SP, 16 DE NOVEMBRO DE 2017 (quinta-feira) 320º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"TENHA CUIDADO PARA QUE A SUA VIDA NÃO TRANSCORRA CONTRÁRIO AO TESTEMUNHO DE SUA BOCA."
                                                                                                                                                                                  (Santo Agostinho)

 Datas Comemorativas  
DIA DO POLICIAL FEDERAL
DIA NACIONAL DA AMAZÔNIA AZUL
DIA NACIONAL DE ATENÇÃO À DISLEXIA
DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS
DIA INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO MUNDIAL
DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA (ONU)
DIA INTERNACIONAL CONTRA A ANOREXIA
DIA MUNDIAL PARA A PREVENÇÃO DAS ULCERAS DE PRESSÃO
DIA DA TRADIÇÃO ORAL
DIA INTERNACIONAL DOS RECORDES DO GUINNESS
DIA INTERNACIONAL DA FILOSÓFIA
Semana da Conciência Negra
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Águas de Lindóia - Salesópolis (São Paulo) Sucupira do Norte (Maranhão) Guamiranga - Honório Serpa (Paraná) Santo Antônio do Monte (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIANA GIGUEIRA PERES MANCHINI (Motoppar-Miami /USA) MARIA IRENE NASCIMENTO PAIVA (Eq 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) Adriana Levi Balbino (Adriana Porto Festas e Eventos – São Paulo/SP) Silvana Cappelin Zago (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Haruo Moriyama (Lions Clube de Guaraçai /SP) Telma Aparecida Inácio (Cairos-Garça/SP) Marcelo Perez (Vitrine Luz Iluminação-Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  Telma ReGiNa DOS SANTOS MECENERO E ROGÉRIO MECENEROó2002ó15 ANOS (MACROCONTÁBIL CONESSA-Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA
SANTa GERTRUDES
SÃO JOSÉ MOSCATI

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).
Com Jesus chega o reino de Deus, plano de salvação concedido pela sabedoria divina em favor de todas as pessoas. A missão da Igreja é tornar esse reino conhecido e amado por todos.
Oração
PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE EU POSSA PERCEBER, NA PESSOA E NO MINISTÉRIO DE JESUS, A PRESENÇA DE TEU REINO NA NOSSA HISTÓRIA. E, RECONHECENDO-O, EU ME DEIXE GUIAR POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quinta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum - 16/11/2017
A palavra do Senhor é eterna; acolhamo-la como sabedoria que nos torna amigos de Deus e nos dá discernimento para reconhecer a presença do Reino entre nós .

1ª Leitura (Sb 7,22-8,1) – A Sabedoria é um reflexo da luz eterna e espelho sem mancha da atividade de Deus. Leitura do livro da Sabedoria:


7>,22
Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, 23desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis.
24Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. 27Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas. 28Pois Deus ama tão-somente aquele que vive com a Sabedoria. 29De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8,1Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 118 (119)
É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

Evangelho do dia
Quinta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum - 16/11/2017
O Reino de Deus está entre vós. (Lc 17,20-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou a videira verdadeira e vós sois os ramos; um fruto abundante vós haveis de dar (Jo 15,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Espírito sopra sobre nós a sabedoria divina
O Espírito Santo de Deus, envia sobre todos nós, sobre nossos corações, sobre a nossa vida a sabedoria divina
Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante” (Sb 7,22).
Precisamos da sabedoria, ela é dom de Deus por excelência. Jesus Cristo é a sabedoria encarnada de Deus, a sabedoria que tudo fez, que tudo criou. É a sabedoria que rege, sustenta, ilumina e conduz o mundo à ordem da criação, à ordem de todas as coisas.
Onde falta ordem falta sabedoria. Onde reina o caos, a desordem é porque a sabedoria não está presente. Se o mundo, muitas vezes, caminha para a destruição, para o caos e para todas as bagunças e desordens que nós conhecemos é por falta de sabedoria. A sabedoria que vem de Deus, a sabedoria que penetra o coração de Deus e ensina-nos a viver a ordem que o Criador estabeleceu em todas as coisas. A sabedoria que nos dá inteligência, mas que não se confunde com a inteligência do mundo que são apenas conhecimentos científicos e tecnológicos (conhecimentos úteis, importantes e necessários), mas nunca estão acima da sabedoria que vem de Deus.
Se o homem tem sabedoria para recriar as coisas, precisa ter a sabedoria divina para usar devidamente todas as coisas. Por falta de sabedoria nos perdemos na vida em que vivemos, por falta de sabedoria estamos vivendo desgovernados a nossa própria vida.
O Espírito Santo de Deus, que sopra sobre os quatro cantos da Terra, envia sobre todos nós, sobre nossos corações, sobre a nossa vida a sabedoria divina que tudo conhece, que tudo penetra, que tudo renova, que orienta segundo a vontade do Senhor. Necessitamos dessa sabedoria para vivermos, convivermos e direcionarmos a nossa vida!
Uma pessoa me disse assim: “Pena que a vida não tem um manual. Nascemos e temos que aprender a viver”. É verdade! Aí está a beleza da vida: saber viver a cada tempo, a cada momento. Se não tem manual, tem a graça, que se chama: sabedoria.
Sabedoria é bem viver, de acordo com a vontade de Deus, as diversas circunstâncias da vida. Sabedoria é saber viver na prosperidade, tendo saúde, vigor e alegria. É mais sabedoria ainda sabermos viver na indigência, na doença, na infelicidade, na doença, nos sofrimentos, nas provações da vida e em tudo nos encontrarmos em Deus e com Ele.
Sabedoria é deixar-se guiar por Deus e não se perder nas estradas e nas curvas deste mundo.
Deus abençoe você!
ReflexãoO "Discurso Escatológico” de Jesus
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, introduzimos o grande "Discurso Escatológico", com os temas centrais da destruição de Jerusalém e do seu Templo, do Juízo final e do fim do mundo. Este discurso—transmitido pelos três Evangelhos Sinópticos com diferentes variantes— deve de considerar-se, talvez como o texto mais difícil dos Evangelhos.
Ele se deve à complexidade do conteúdo. Em parte, refere-se a acontecimentos históricos que já sucederam, mas em grande parte vê também um futuro que vai mais além das realidades temporais. Jesus, que fala sempre em continuidade com a Lei e os Profetas, explica o conjunto com uma trama de palavras da Escritura, na qual inclui a novidade de sua missão: o filho do homem traz a justiça de Deus, antes que nada, dando sua vida por nós.
—Não se trata da descrição do destino (como seria esperar dos adivinhos), e sim de introduzir o essencial do futuro na Palavra de Deus, mostrando-nos o caminho reto para o agora e para o amanhã.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Nota em primeiro lugar que sem sacrifício não pode existir Reino?
- No seu entender, em que consiste o Reino prometido por Jesus?
- Como se preparar para o Reino de Deus?
- Lembra-se sempre de que o Reino é dos simples, dos humildes, dos que servem a Deus?
- Cada vez que agimos com bondade, com doçura, com simplicidade de coração, começa a acontecer o Reino de Deus em nós, não é assim?

Leitura Orante
Autor: Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 17,20-25 - O Reino de Deus está em nosso meio
"O Reino de Deus está no meio de vós!"
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, 
em torno da Palavra.
Rezamos o Salmo 104:
Senhor, a terra está repleta de tuas criaturas.
Envias o teu sopro e eles são criados,
e assim renovas a face da terra.
Que a glória do Senhor seja para sempre;
que ele se alegre com suas obras!
Vou cantar para o Senhor, enquanto eu viver,
louvarei o meu Deus, enquanto existir.
Que o meu poema lhe seja agradável, e eu me alegrarei com Javé.
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! Aleluia!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto:  Lc 17,20-25.
Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui', ou: 'Está ali', pois o Reino de Deus está no meio de vós". E ele disse aos discípulos: "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: 'Ele está aqui' ou: 'Ele está ali'. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.
Refletindo
Jesus continua falando aos mestres fariseus, que lhe perguntam a data da vinda do Reino de Deus. Jesus evita falar em termos de  época. Fala de forma diferente, dos sinais da presença do Reino, e aprofunda mais, dizendo-lhes que o Reino de Deus está dentro deles. O Reino de Deus está ativo neles e na pessoa de Jesus. Em seguida, aos discípulos, Jesus faz uma exortação à vigilância constante.
Em muitos outros textos encontramos referências ao Reino de Deus.
Em Listra e Antioquia, o apóstolo Paulo diz que não é fácil entrar no Reino:
Paulo e Barnabé voltaram para Listra, Icônio e Antioquia.  Eles fortaleciam o ânimo dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé e dizendo-lhes que é preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus.(At 14,21-22).
O apóstolo Paulo diz o que é o Reino de Deus (Rm 14,17):
O Reino de Deus não é questão de comida ou bebida; é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
A Nicodemos, Jesus dirá as condições para entrar no Reino:  «Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito. (Jo 3, 5). )
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Como discípulos e missionários devemos ser e estar atentos aos sinais do Reino de Deus.
Meditando
Como disseram os Bispos em Aparecida: " O fato de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos, n'Ele, tenham vida leva-nos a assumir evangelicamente e a partir da perspectiva do Reino as tarefas prioritárias que contribuem para a dignificação do ser humano e a trabalhar junto com os demais cidadãos e instituições para o bem do ser humano. O amor de misericórdia para com todos os que vêem vulnerada sua vida em qualquer de suas dimensões, como bem nos mostra o Senhor em todos seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais. É urgente criar estruturas que consolidem uma ordem social, econômica e política na qual não haja iniquidade e onde haja possibilidade para todos. Igualmente, requerem-se novas estruturas que promovam uma autêntica convivência humana, que impeçam a prepotência de alguns e que facilitem o diálogo construtivo para os necessários consensos sociais. (DAp 384).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o salmo  104 (103) .
Hino ao Senhor da vida

Bendiga ao Senhor, ó minha alma!
Senhor, meu Deus, como és grande!
Vestido de esplendor e majestade,
envolto em luz como num manto,
estendendo os céus como tenda,
construindo tua morada sobre as
Tomando as nuvens como teu carro,
caminhando sobre as asas do vento.

Cobriste a terra com o manto do oceano,
e as águas pousaram por cima das montanhas.
Diante da tua ameaça, porém, elas fugiram,
precipitaram-se, ao fragor do teu trovão.
Subiram pelos montes, desceram pelos vales,
 para o lugar que tinhas fixado para elas.

Tu fazes brotar fontes de água pelos vales,
e elas correm por entre as montanhas.
Dão de beber a todas as feras do campo,
e os asnos selvagens aí matam a sede.
Junto a elas se abrigam as aves do céu,
desferindo seu canto por entre a folhagem.
De tuas altas moradas regas os montes,
e a terra se sacia com tua obra fecunda.
Tu fazes brotar relva para o rebanho,
e plantas úteis para o homem.

 Dos campos ele tira o pão,
e o vinho que alegra seu coração;
o azeite, que dá brilho ao seu rosto,
e o alimento, que lhe dá forças.

Tu fizeste a lua para marcar os tempos,
o sol conhece o seu próprio ocaso.
Mandas as trevas e vem a noite,
e nela rondam as feras da selva;
rugem os leõezinhos em busca da presa,
 pedindo a Deus o sustento.

Ao nascer do sol se retiram e
se entocam nos seus covis.
O homem sai para sua faina,
e para o seu trabalho até à tarde.
Como são numerosas as tuas obras, Senhor!
A todas fizeste com sabedoria.
A terra está repleta das tuas criaturas.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver)  – Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será de atenção aos sinais do Reino de Deus.
Lembrarei: "o Reino de Deus está entre nós!"
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário