quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. (Mt 7,21.24-27)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 DEZEMBRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 07 DE DEZEMBRO DE 2017 (quinta-feira) 341º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"É FUNDAMENTAL DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ, DE TAL MANEIRA QUE NUM DADO MOMENTO A TUA FALA SEJA A TUA PRÁTICA."
                                                                                                                                                                     (Paulo Freire)

 Datas Comemorativas 
Dia NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dia NACIONAL DA SIVICULTURA
Dia MUNDIAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ONU)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mongaguá (São Paulo) Duque Bacelar (Maranhão) Ipiranga do Piauí (Piauí) Ipiranga (Paraná) Angelina - Barra Velha - São José do Cerrito (Santa Catarina) Santo Amaro das Brotas - Tobias Barreto (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ITAMAR TRAVENÇOLO (Garça /SP) PAULA MIRALLA GUIMARÃES LIMA  (Garça /SP) JULIANA LUCIENE PAVAN (Sócia fundadora Lions Clube Universitário de Garça - Ibitinga /SP) RUBENS AMORIM DE OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) GILMAR GHEZZI (Lions Clube de Campinas Norte /SP) WALDEMAR GARCIA VENUTO (Garça /SP) Elba Dalla Riva  (Rio de Janeiro/RJ)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: )BENEDITA (LILÁ) CILSA G. DE FREITAS e EDUARDO APARECIDO DE FREITASó1991ó26 ANOSó (Lions Clube de Garça/SP)  VERA LUCIA DA SILVA HERREIRA e FERNANDO HERREIRAó(Lions Clube de BAURU BELA VISTA /SP) ELENIR AP. BARBOSA ADORNI e ADILSON ADORNIó1990ó27 ANOSó (Garça/SP)  ROSELI VEIGA MARTINS e AYRTON DOGLAS MARTINSó1991ó26 ANOSó(ENS Setor de Marilia/SP)

 Santo do Dia 
SANTO AMBRÓSIO
Ambrósio (Alemanha, 340-397), foi aclamado pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida é autor de célebres textos liturgicos e pai da liturgia ambrosiana.
SANTa MARIA JOSEFA ROSSELLO

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).
Oração
PAI, LIVRA-ME DE REDUZIR MINHA ADESÃO A JESUS A MERO PALAVREADO. AJUDA-ME A TRANSFORMAR OS ENSINAMENTOS DELE EM NORMA DE VIDA. ASSIM ESTAREI FAZENDO A TUA VONTADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quinta-feira da 1ª Semana        do Advento - 07/12/2017 - Sto. Ambrósio BDr, memória
Bendito é aquele que se dispõe a ouvir e cumprir a palavra de Deus, pois ela o conduz, com firmeza e segurança, ao reino dos céus.

1ª Leitura (Is 26,1-6) – Que entre um povo justo, cumpridor da palavra. Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 117 (118)
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

Evangelho do dia
Quinta-feira da 1ª Semana        do Advento - 07/12/2017 - Sto. Ambrósio BDr, memória
Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. (Mt 7,21.24-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava cons¬truída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A oração é o alicerce das famílias
O Natal em família é o Natal em oração, talvez, seja o momento, a hora e a graça das famílias que não rezam: rezarem!
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mateus 7,24).
Preciso começar dizendo que não podemos ser o homem insensato, o homem insano, porque não há insanidade maior do que construirmos a casa alicerçada na areia, pois quando vierem os ventos, as tempestades, as chuvas, a ruína daquela casa vai ser total, ela vai cair.
É doloroso ver uma casa cair, mas aqui não me refiro somente a uma “casa física”, material, porque para essa casa pode-se fazer um mutirão e depois reconstruí-la, refazê-la, pode-se juntar novamente as pedras e os tijolos.
É muito doloroso para a nossa alma ver as nossas casas caírem. A “casa” que é a família, o casamento, a nossa espiritualidade e a nossa relação com Deus. E por que as nossas casas estão caindo? Por que as nossas famílias estão ruindo? Porque, muitas vezes, estão solidificadas na areia e não sobre uma rocha firme. E essa rocha firme é uma espiritualidade verdadeira e concreta com o Senhor.
Eu sei que, as pessoas se preparam, invocam o nome de Jesus e pedem a bênção de Deus. Não basta somente pedirmos a bênção, é verdade que precisamos começar com ela, para continuarmos nela; mas, a casa se constrói dia a dia, se alicerça a cada dia, fundamenta-se, também, a cada dia.
Se não cuidarmos da nossa espiritualidade, da nossa relação com Deus; se um casal, uma família não cuida da oração, não cuida de fazer Deus presente naquela casa, naquela família, quando a família deixa-se iludir facilmente pelas atrações desse mundo, pelas facilidades do mundo, pelo consumismo dilacerado que nós temos nos dias de hoje; se não cuidamos dela, ela vai caindo, perde a consistência. Assim como acontece com a espiritualidade é, também, com a casa física: não percebemos as ruínas no início, porque está tudo bonito, tudo maravilhoso. “Estou bem assim. Está tudo legal”. Mas, na hora em que a ruína chega, quando a “casa cai”, ela cai com força.
Neste tempo de graça, no qual nos preparamos para celebrar o Natal de Nosso Senhor Jesus, Ele não quer que a sua família faça uma ceia grande e maravilhosa. Ele quer que a sua família se alicerce e  firme-se n’Ele.
O Natal em família é o Natal em oração, talvez, seja o momento, a hora e a graça das famílias que não rezam, rezarem; das famílias que rezavam e deixaram de rezar, voltarem a rezar. O alicerce que não pode faltar em nenhuma família é a oração junta, concisa e focada em Deus. Assim, essa rocha firme vai segurar a sua casa.
Deus abençoe você!
ReflexãoO “Cristo da fé” e o “Jesus histórico”
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— reafirmamos nossa fé no fato histórico o qual faz 2000 anos o Filho de Deus encarnou, fazendo-se “visível” —com fatos e palavras— em Jesus de Nazaré. Porém, alguns pesquisadores —desde algumas décadas— começaram a abrir uma greta entre o “Jesus histórico” e o “Cristo da fé.”
Abusando do “método histórico-–crítico" afirmaram que a imagem de Cristo que nos chegou pela fé (através da Igreja) não se corresponde com o Jesus que existiu historicamente. Mas as reconstruções deste Jesus, feitas deixando de lado a fé, resultaram cada vez mais contrastantes: Desde o revolucionário antiromano até o moralista benigno... Estas reconstruções são mais uma fotografia dos seus autores e de seus próprios ideais que põe ao descoberto a imagem do verdadeiro Jesus Cristo.
—Jesus, sem prescindir da história, eu confesso tua divindade e comunhão com o Pai. E desde esta fé —e somente assim— resultam também razoáveis historicamente tuas atuações e tuas palavras recolhidas nos Evangelhos.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
É evidente que todos queremos construir nossa casa sobre rocha, não é?
Mas então… tenho que buscar os valores apresentados por Jesus.
 - Qual é o principal?
É o Amor a Deus, e depois o amor a si mesmo e ao próximo, vendo Deus presente nele!
Vou examinar bem meus alicerces!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,21.24-27 – Quem entrará no Reino do Céu?
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
 paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, se for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e  cumprir, humildemente a vontade do pai. Amém.
Papa Paulo VI
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto e observo pessoas, palavras, relações, lugares. Mt 7,21.24-27
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
Refletindo
Não basta rezar ou chamar a Deus de Senhor para entrar no seu Reino. Jesus diz com exclusividade: “somente” quem faz a vontade do Pai é que entra neste Reino. O Mestre conta a parábola da casa construída sobre a rocha e da casa construída sobre a areia.
Construir a  casa significa ouvir a Palavra de Deus. Nos dois casos, as pessoas “ouviram a Palavra”. A diferença está em que um “vive de acordo com os ensinamentos” e outro, não.
Os símbolos rocha e areia  correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida, que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
A  casa construída sobre a rocha, é firme, inabalável, vence todos os obstáculos.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? 
Meditando
Os bispos da  América Latina nos ajudam a refletir sobre o nosso compromisso com o Reino:  O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai. Por isso, pede a seus discípulos: “Proclamem que está chegando o Reino dos céus!” (Mt 10,7). Trata-se do Reino da vida. Porque a proposta de Jesus Cristo a nossos povos, o conteúdo fundamental desta missão, é a oferta de uma vida plena para todos. Por isso, a doutrina, as normas, as orientações éticas e toda a atividade missionária das Igrejas, deve deixar transparecer esta atrativa oferta de uma vida mais digna, em Cristo, para cada homem e para cada mulher da América Latina e do Caribe.” (DAp 361).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?  Rezo em silêncio e depois concluo com o bem-aventurado  Alberione:
Jesus Mestre,
A tua vida é preceito, caminho, segurança única, verdadeira, infalível.
O Presépio, Nazaré, o Calvário, tudo é caminho de amor ao Pai,  de pureza infinita, de amor às pessoas,  ao Sacrifício...
Faze com que eu te conheça, que eu coloque, a cada momento, o meu pé sobre as tuas pegadas.(...)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Quero colocar em prática a Palavra que ouvi.
Bênção
Ó Deus cheio de bondade e amor,
concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste,
para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem,
sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário