domingo, 14 de janeiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas.” - (Jo 1,35-42)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 14 DE JANEIRO DE 2018 (domingho) 14º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O maior presente que você pode dar pra alguém é o seu tempo. Porque dando o seu tempo, você está dando uma parte de sua vida, que nunca mais vai voltar.
(Marcos Paulo Nunes)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO ENFERMO
DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Miguelópolis (São Paulo) Bom Retiro (Santa Catarina) Porto Alegre do Tocantins (Tocantins) Marataízes (Espirito Santo) Simolândia (Goiás) Cruz (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DEYSE REGINA SERAPIÃO GREJO (Vereadora – Garça /SP)EUNAPIO FERREIRA (Garça /SP)RENATA VAZ (Garça /SP)CELSO LUIZ RAMOS (São Paulo/SP)MARIA LAIS LOUREIRO PENTEADO (Caraguatatuba /SP)SILVANA CODONHO (Garça /SP) samuel de almeida neto (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ADRIANA Z. GARCIA e JOSÉ LUIZ GARCIA PERES ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)ISABEL FARIA VALÉRIO e OSMAR VALÉRIOó2005ó13 ANOSó(Galia /SP) ARLETE GOULART BOSQUILIA e RUBENS BOSQUILIA ó1968ó50 ANOSó(Lions Clube de NHANDEARA /SP)

 Santo do Dia 
BEATO PEDRO DONDERS
SANTA ELISABETE ANA BAYLEY SETON

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).
Após o tempo do Natal, iniciamos a primeira etapa do tempo comum. Iluminados pelas palavras de João Batista, reconhecemos em Jesus, o Cordeiro de Deus. Dispostos a atender ao chamado do Senhor para conviver com ele e cumprir sua vontade, renovemos nosso compromisso de segui-lo e nos fazermos morada de seu Espírito.
Oração
JESUS, MESTRE DIVINO, QUE CHAMASTES OS APÓSTOLOS A VOS SEGUIREM, CONTINUAI A PASSAR PELOS NOSSOS CAMINHOS, PELAS NOSSAS FAMÍLIAS, PELAS NOSSAS ESCOLAS, E CONTINUAI A REPETIR O CONVITE A MUITOS JOVENS. AMÉM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Domingo - 2º do Tempo Comum - 14 de janeiro de 2018  
Por meio da Palavra da vida, somos chamados e convidados a fazer parte da comunidade de Jesus, cujos membros se consagram à busca da glória de Deus.

1ª Leitura " Fala, que teu servo escuta. - (1Sm 3,3b-10.19) Leitura do primeiro livro de Samuel:
Pistas para a reflexão: O episódio relata a vocação do jovem Samuel, que ainda não conhecia o Senhor. Várias vezes foi despertado e chamado por Deus, mas somente na quarta vez é que dá sua resposta. A exemplo de Samuel, nem sempre nos deixamos cativar pelo Senhor de imediato, mas ele está continuamente disposo a renovar o chamado.
Naqueles dias, 3bSamuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.
4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”.
5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.
6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!”
7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado.
8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir.
10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”.
19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 39 (40)
Eu disse: “Eis que venho, Senhor!”/ Com prazer faço a vossa vontade.

2ª Leitura "revelação agora, pelo Espírito. - (1Cor 6,13c-15a.17-20) Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Pistas para a reflexão: Paulo nos alerta sobre o valor de cada pessoa humana. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e somos templos do Espírito Santo. O autor procura ressaltar a dignidade do corpo humano e mostrar a importância e o respeito que devemos ter para com ele, que tem destino eterno e é membro de Cristo.
Irmãos: 13cO corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo; 14e Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder. 15aPorventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo?
17Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito.
18Fugi da imoralidade. Em geral, qualquer pecado que uma pessoa venha a cometer fica fora do seu corpo. Mas o fornicador peca contra seu próprio corpo. 19Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que mora em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais também que vós não pertenceis a vós mesmos?
20De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
Domingo - 2º do Tempo Comum - 14 de janeiro de 2018  
" Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas. - (Jo 1,35-42)
Pistas para a reflexão: João Batista anuncia a chegada do Messias, o Cordeiro de Deus. Diante do anúncio alguns dos discípulos de João passam a seguir Jesus. O testemunho e o convite desses seguidores atraem outros dispostos a abandonar tudo para seguir o Mestre. O testemunho do cristão é fundamental para que outros se disponham a trilhar o mesmo caminho. É necessário ir aonde mora o Mestre, ver, permanecer em sua companhia e sair em missão com ele. A adesão a Jesus supõe conhece-lo melhor. Daí a necessidade de estar em sua presença.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Encontramos o Messias, Jesus Cristo, de graça e verdade ele é pleno; de sua imensa riqueza graças, sem fim, recebemos (Jo 1,41.17).  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”
37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus.
38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (o que quer dizer: Mestre), onde moras?”
Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram a palavra de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo).
42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra)..
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Eis o Cordeiro de Deus” 
Vinde e vede
                                                                                     Encerrado o período natalino com a celebração do Batismo de Jesus, temos ainda sua Manifestação aos discípulos.  O segundo domingo do Tempo Comum nos traz os textos do evangelho das bodas de Caná e da apresentação que João Batista faz de Jesus aos discípulos. João O indica como o Cordeiro de Deus. Esse domingo une a Infância do Senhor com seu ministério. É notável o modo como acontece esse momento: Parte de uma experiência de Jesus. Em Caná “Jesus manifestou sua glória, e os discípulos creram Nele” (Jo 2,11). João mostrou Jesus a seus discípulos dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). A expressão “Cordeiro de Deus” já era familiar no Antigo Testamento. O ‘Servo de Javé’ se identifica com o cordeiro levado à matança (Jr 11,19). A libertação do povo do Egito é celebrada com um cordeiro imolado e comido na Páscoa como sinal da libertação (Ex 12,5). O sangue do cordeiro poupou os primogênitos hebreus. O Novo Testamento vê em Jesus esse cordeiro cujo sangue, liberta (Ap 12.11). Quando Paulo diz “Cristo nossa Páscoa foi imolado” (1Cor 5,7), sintetiza todos esses ensinamentos. Jesus não inaugura seu ministério com um ensinamento, mas com um contato pessoal. À pergunta dos dois discípulos “onde moras?” Jesus responde: “vinde e vede”. E passam com Ele aquele dia. Significa que já era o início do dia seguinte. Vemos que a experiência de diálogo foi longa. Após essa experiência contam a Pedro e o levam a Jesus que o acolhe e lhe dá uma missão ao mudar seu nome: “Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas,” (que quer dizer pedra).
Eis que venho
Samuel também fora chamado e deu a resposta positiva: “Fala que teu servo escuta”. O Salmo 39 nos faz compreender o sentido da resposta de Samuel, dos discípulos e do próprio Cristo. O sacrifício de Cristo não consistiu em vítimas sacrificadas, mas o sacrifício da vontade. A entrega da vida pelo acolhimento do chamado constitui a base da missão e da morte do Cristo. Diz Ele no horto: “Afasta de mim esse cálice; porém não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres” (Mc 36,14,36). A carta aos Hebreus confirma: “E graças a essa vontade é que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas”  (Hb 10,10). O Cordeiro apresentado por João será o Cordeiro sacrificado na sua entrega e na cruz. Tudo começou tão simples. Temos que sair da idéia de um Reino de Deus grandioso que abafa o universo. Jesus já disse que é como a semente… Tudo simples e pequeno com a força de Deus que é forte e não abafa. O Reino de Deus é para os violentos, os que sabem dominar-se para dominar. Para nós é preciso estar à escuta como Samuel. E fazer a vontade, isto é, acolher o chamado.
Santuário do Espírito Santo
Seguir Jesus de corpo e alma é a prova de que O aceitamos. Colocamos nosso corpo como templo do Espírito, pois é Ele que age em nós. Cheios de Deus estamos sempre abertos para ir ao encontro de todos, como fizeram os dois discípulos que foram estar com Jesus. Como não pertencemos a nós mesmos, mas fomos “comprados pelo sangue de Cristo, somos seus membros e seremos ressuscitados.” É com todo nosso corpo que acolhemos o convite de Cristo. É com todo o corpo que vivemos a fé e seremos enviados por Ele para levar outros a acolhê-Lo do mesmo modo. Aceitar Jesus é modificar a vida para que tudo seja de Cristo.
Pescados no seco
Jesus procurou seus discípulos na beira do lago. Muito simbólico. Na Palavra de hoje, a pescaria é no enxuto, dentro da casa, num diálogo enriquecedor. João indica Jesus e os discípulos que fizeram a experiência que levam ao mesmo diálogo.
Toda vida de Jesus e sua missão está centrada em sua missão de ser o Cordeiro que faz a vontade do Pai. Entrega-se e é consumido por essa vontade.
João manifesta a seus discípulos o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Esse cordeiro supõe que os que o seguem passem pelo mesmo caminho, acolhendo a vontade do Pai e se entregando à missão de levá-lo aos outros.
Como Samuel, cabe a nós discernir os muitos chamados que Deus nos faz. E possamos responder como ele: “Fala que teu servo escuta”

1 Continuamos na dinâmica da Manifestação. Deus apresenta seu Filho aos discípulos. Ele é o Cordeiro.
2 A atitude de Samuel em querer ouvir, conduz ao cumprimento da vontade do Pai.
3 Como templos do Espírito Santo, colocamos todo nosso corpo no acolhimento.

Leituras: 1 Samuel 3,3b-10.19; Salmo 39;2Cor 6,13c-15ª.17-20;João 1,35-42


ReflexãoJesus, o Cristo-Messias
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— André conviveu com Jesus e lhe confessa como o Cristo, o Messias. Em efeito, o descenso do Espírito sobre Jesus Cristo (com que termina a cena do batismo) foi como a investidura formal da sua missão. Os Padres da Igreja viam neste fato uma analogia com a unção dos reis e sacerdotes de Israel ao ocupar seu cargo. A palavra “Cristo-Messias” significa "o Ungido”.
Na Antiga Aliança, a unção era o sinal visível da concessão dos dons requeridos para sua tarefa, do Espírito de Deus para sua missão. Por isso, em Isaias 11,2 se desenvolve a esperança de um verdadeiro "Ungido", cuja "unção" consiste precisamente em que o Espírito do Senhor descende sobre ele, "espírito de ciência e discernimento, espírito de conselho e valor, espírito de piedade e temor do Senhor” Depois, Jesus se apresentou a si mesmo na Sinagoga com uma frase similar à do profeta (cf. Lc 4,18).
—Jesus, tu és o “Ungido esperado”, nosso Rei e Sacerdote.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Em que circunstâncias recebi a Fé?
- Tenho procurado retribuir atraindo outros para Deus?
- É fácil testemunhar a Fé?
- Posso dizer que minha vida é um testemunho da Fé do Evangelho?
- Como consigo indicar Jesus a outras pessoas?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 1,35-42 - Achamos o Messias
Saudação
- A nós todos que nos encontramos na web, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando::
Jesus Mestre, creio com viva fé
que estais aqui presente, junto de mim,
para indicar-me o caminho que leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que esta Leitura Orante produza em mim frutos de vida.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia, Jo 1,35-42
No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passar, disse:
- Aí está o Cordeiro de Deus!
Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus. Então Jesus olhou para trás, viu que eles o seguiam e perguntou:
- O que é que vocês estão procurando?
Eles perguntaram:
- Rabi, onde é que o senhor mora? ("Rabi" quer dizer "mestre".)
- Venham ver! - disse Jesus.
Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele o resto daquele dia. Isso aconteceu mais ou menos às quatro horas da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois homens que tinham ouvido João falar a respeito de Jesus e por isso o haviam seguido. A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele:
- Achamos o Messias. ("Messias" quer dizer "Cristo".)
Então André levou o seu irmão a Jesus. Jesus olhou para Simão e disse:
- Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas. ("Cefas" é o mesmo que "Pedro" e quer dizer "pedra".)
Refletindo
João indica a dois de seus discípulos o Cordeiro de Deus. É Jesus que está passando e os discípulos o seguem querendo saber onde ele morava.  Jesus os  convida a virem com Ele. Eles foram e ficaram com o Mestre o dia todo. Jesus os quer tornar testemunhas do que vêem. O Evangelho diz que eram 4 horas da tarde. Quase final do dia. Um dos discípulos era André que, ao encontrar  seu irmão Simão Pedro lhe diz: "Encontramos o Messias". Mais ainda: o apresenta a Jesus. Simão ganha, então, o nome de Cefas que quer dizer "pedra". Este Evangelho nos diz ainda que a missão começa em casa, em família: André apresenta Jesus a Simão.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Costumo reservar tempo para estar com Jesus? O Mestre começa seu círculo de colaboradores. E, até hoje, a Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários.
Meditando.
Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nestes últimos tempos, Deus nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega à plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
Como me encontro nesta missão? Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal. Como vivo este chamado?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre,
agradeço-vos pelas luzes que me destes na Palavra.
Perdoai-me, pelos limites
que me impediram de fazê-la melhor.
Desejo viver o convívio com o Mestre Jesus Cristo,
com a vossa graça. Amém. 
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou testemunhar pela vida meus encontros com o Mestre.
Bênção
Jesus Divino Mestre seja para ti:
a verdade que ilumina,
o caminho da santidade,
a vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens
a ti e a todos que amas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário