terça-feira, 6 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.” - (Lc 4,24-30)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 05 DE MARÇO DE 2018 (segunda-feira) 64º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O LEONISMO NOS APROXIMA DE DEUS.”
(Edgar Piton)

 Datas Comemorativas 
DIA DA FILATELIA
DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO
DIA MUNDIAL PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
DIA DA INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA
DIA NACIONAL DA MUSICA CLÁSSICA
SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)
 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lourdes - Ribeirão Bonito (São Paulo) Bom Jardim (Rio de Janeiro) Capão do Leão - Fortaleza dos Valos (Rio Grande do Sul) Bom Jardim da Serra (Santa Catarina) Poxoréo (Mato Grosso) Caraúbas (Rio Grande do Norte) Piraí do Sul (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GISELE MARA VALSECHI CONESSA (minha querida sobrinha-Adiplan-Garça /SP)PRISCILA CRÓS NUNES (Prima-Jundiaí /SP)JOSÉ MARIA DA SILVA NETO (Rede Postão-Garça/SP)MARIANA FACINA COSTA DE MATTOS (Leo Clube de Garça /SP)FLAVIA TRENTINI ZAPPAROLLI (Lions Clube de Pompeia Cidade Coração/SP)DARLY ANACLETO DE VASCONCELLOS (DLC 11-Lions Clube de Guarapari /ES)MARIA LUIZA BIAZOTTO VIEIRA (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)FRANCIELEN RAMIRES MORAES (Garça /SP)MARCIO MORALES (Garça /SP)ALBANISE AP DIONISIO BETTONI (Cabrália Paulista /SP)  ■RICHARDSON BRANCO NUNES (Herculândia /SP)


 Santo do Dia 
SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ  
São TEÓFILO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Senhor, a vós recorro, que eu não seja confundido para sempre. Vós me tirais do laço que me armaram, vós sois meu protetor (Sl 30,2.5).
Somos convidados hoje a superar preconceitos e acolher a universalidade da salvação, prefigurada pelo profeta Eliseu e realizada por Jesus.
Oração
PAI, QUE EU SAIBA ACOLHER JESUS E RECONHECÊ-LO COMO DE FILHO DE DEUS, DE MODO A TORNAR-ME BENEFICIÁRIO DE SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
05 de março de 2018 segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma
Em sua infinita bondade, o Senhor acolhe o estrangeiro e oferece-lhe a salvação. Sedentos da palavra do Deus vivo, deixemo-nos saciar por ela.

1ª Leitura - (2Rs 5,1-15a) -Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.Leitura do Livro do Segundo Livro dos Reis:
Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.
2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!”
4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”.
7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”.
9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”.
11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Fartar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado.
13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.
15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda terra, senão o que há em Israel!”
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 41 (42)
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

Evangelho do dia
05 de março de 2018 segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma
" Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus. - (Lc 4,24-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção (Sl 129,5.7).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deus vai ao encontro daquele que quer ser curado
Deus habita e mora no coração curado e restaurado pela Sua Misericórdia
E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio(Lc 4, 24-30).
Deus vai ao encontro dos corações que se abrem para o Seu amor e para a Sua misericórdia. Talvez, alguém possa pensar que Deus é seletivo e que seleciona os melhores; e as pessoas que estão na Igreja podem pensar que sejam melhores do que os outros. Quando isso não é verdade, Deus escolhe os piores (humanamente falando), desde que, o coração se arda e se abra para nele Deus morar e habitar.
É no coração pobre e humilde que Deus habita, naquele coração que está despojado. Deus não distingue entre católico e não católico; entre quem vai à Missa todo domingo e quem não vai; ou ainda, esse aqui faz tudo o que eu quero e aquele não. O coração que Deus habita é o coração que tenha espaço para o Seu amor e para Ele habitar, falar e morar, porque, até nós que caminhamos em Deus, que trabalhamos no Reino de Deus, muitas vezes estamos cheios de ocupações, conceitos, planos, e não há espaço para Deus ficar em nosso coração, não há lugar para Ele transitar.
Quando Jesus diz que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria, que o filho não é bem recebido em sua casa, ou ainda,  quando a Palavra d’Ele não é bem recebida na sua Igreja, é porque estamos lá, mas não tem espaço em nós, no nosso coração para a Palavra d’Ele entrar.
Pensamos: “Eu já conheço essa palavra, sei o que o padre vai dizer, estou na Igreja há vinte anos (…), não tem nada de novo para Deus fazer e transformar”. Digo a você que tem sim, mas não tem espaço, não tem lugar.
Entre tantas viúvas em Israel, o povo escolhido, não foi para nenhuma daquelas que Elias foi enviado. Ele foi enviado à viúva de Sarepta, na Sidônia, pois, no coração daquela pobre e rejeitada mulher havia lugar para Deus habitar; e entre tantos leprosos que haviam em Israel, nenhum curado, mas Naamã que era sírio, nele Deus encontrou um lugar e uma morada.
Onde quer que você se encontre, na Igreja, fora dela, o importante é saber que Deus precisa encontrar espaço e lugar para Ele habitar, morar e estar junto e se fazer presente. Para que Ele entre e faça a diferença na nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoJesus de Nazaré, chave para ler de um novo modo a Lei e os Profetas
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— vemos o cepticismo dos conterrâneos de Jesus quando este lhes disse que se cumpria sobre Ele a Escritura: “O Espírito do Senhor está sobre mim...” (Is 61,1). Efetivamente a Lei e os Profetas falam do futuro Messias.

Relacionados com o mistério pascal, destacam Zacarias mencionando um reino de “mar a mar” (presságio da universalidade da salvação); um rei de paz (que rompe os arcos guerreiros e chega montado num burrico); o pastor ferido que com a sua morte, traz a salvação; o trespassado... Em Isaías encontramos a visão do servo de Deus que sofre e que servindo oferece a vida pela multidão trazendo assim a salvação... O que neles é ainda uma visão misteriosa, cuja configuração concreta não se pode perceber, desvenda-se pouco a pouco no obrar de Jesus Cristo, até adquirir a sua plena forma depois da ressurreição.

—O próprio Jesus transforma-se mais tarde, depois da Páscoa, na chave para ler de uma forma nova a Lei e os Profetas.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Deus realiza milagres no coração de quem o acolhe. Reservo em meu coração um lugar especial para ele?
- Coloco as coisas de Deus acima de tudo?
- São muitos os que têm vergonha de professar a fé?
- Como me comporto diante de tão grande realidade?
 - Procuro buscar força e segurança em primeiro lugar junto de Deus?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 4,24-30 - Em Nazaré, a rejeição!
Com todos os que se encontram na rede da internet, rezamos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus,
que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
 presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio, na Bíblia, o texto todo, de uma vez; releio, lentamente, versículo por versículo: Lc 4,24-30
E continuou:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.
REFLETINDO
A incredulidade provocou o ensinamento de Jesus. Este, por sua vez, incomodou. Na sinagoga de Nazaré, Jesus diz: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra". E ali, em sua terra natal, é rejeitado. Inclusive, é expulso da cidade e tentam matá-lo. 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? 
A rejeição pelos conterrâneos, que deveriam acolhê-lo por primeiro, fez com que Jesus se dirigisse a outras pessoas que queriam ouvi-lo e viver sua proposta. Uma pergunta que você pode se fazer: Estou entre os conterrâneos de Jesus ou entre os "outras pessoas"? 
MEDITANDO
Faça uns momentos de silêncio e veja como você acolhe a Palavra. Recordamos o que disseram os bispos, na Conferência de Aparecida: "O chamado de Jesus no Espírito e o anúncio da Igreja apelam sempre à nossa acolhida, confiados pela fé. "Aquele que crê em mim tem a vida eterna". O batismo não só purifica dos pecados. Faz renascer o batizado, conferindo-lhe vida nova em Cristo, que o incorpora à comunidade dos discípulos e missionários de Cristo, à Igreja, e o faz filho de Deus, permite reconhecer a Cristo como Primogênito e Cabeça de toda a humanidade. Sermos humanos implica vivermos fraternalmente e sempre atentos às necessidades dos mais fracos." (DAp 349).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo a  Oração da CF 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, quero acolher, com o coração aberto, a proposta de Jesus que vai se manifestar de diversas formas. Vou estar com a atenção voltada para, em tudo que me acontecer, perceber a presença do Senhor. 
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário