sexta-feira, 16 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.” - (Jo 7,1-2.10.25-30)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 16 DE MARÇO DE 2018 (sexta-feira) 75º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO SE DEIXA DOMINAR POR PRECONCEITOS, TODOS OS SEUS SENTIMENTOS NATURAIS SÃO PERVERTIDOS.
(David Hume)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO TEATRO DO OPRIMIDO
DIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL
DIA DA ERA ESPACIAL
DIA MUNDIAL DO SONO

Dia do aniversário DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guareí - São Sebastião (São Paulo) Cruz do Espírito Santo (Paraíba) Manhumirim - Santa Maria do Suaçuí (Minas Gerais) Petrópolis (Rio de Janeiro) Pilar (Alagoas) Catanduvas (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIEGO AUGUSTO BASSETTO PEREIRA (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa Garça /SP)DANIELE APARECIDA C. HONÓRIO (EQ 11 ENS Imaculada Conceição Setor de Garça /SP)JOSÉ LOURENÇO LOZANO (Lions Clube de Duartina /SP)ORLANDO HISACHI MINAKAWA (Mercado Minakawa Jafa/ Garça /SP)ENAR SILVA LEHNHARDT (Lions Clube de Marilia /SP)ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA (Marilia /SP)MARINA TOSHIKO SHIBUYA (Marilia /SP)NATÁLIA ZANOTI (Garça/SP) JORGE SITTA (Garça/SP)NEUZA EMI HIZUKURI OSHIRO (Garça /SP)


 Santo do Dia 
SANTA EUSÉBIA
SÃO HERIBERTO
SÃO ABRAÃO KIDUNAIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Deus, ouvi a minha oração, escutai as palavras que vos digo (Sl 53,3s).
Os que baseiam a vida na falsidade e na injustiça não reconhecem Jesus como o Messias. E os que o reconhecem e buscam viver como ele não estão isentos de tribulações e perseguições.
Oração
PAI, MINHA VIDA ESTÁ COLOCADA EM TUAS MÃOS, POIS TU ÉS O SENHOR DO MEU DESTINO. MOVIDO POR ESTA CERTEZA, DÁ-ME A GRAÇA DE TESTEMUNHAR, COM CORAGEM, O TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que preparastes para a nossa fraqueza os auxílios necessários à nossa renovação, dai-nos recebê-los com alegria e vê-los frutificar em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
16 de março de 2018 sexta-feira da 4ª Semana da Quaresma
Jesus é o justo por excelência. Por sua plena obediência ao Pai, ele foi perseguido até a morte. Certos de que o Senhor está sempre perto de nós, escutemos sua Palavra.

1ª Leitura - (Sb 2,1.12-22) -Vamos condená-lo à morte vergonhosa.Leitura do Livro da Sabedoria:

1
Dizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis.
16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovaremos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.
21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 33(34)
Do coração atribulado está perto o Senhor.

Evangelho do dia
16 de março de 2018 sexta-feira da 4ª Semana da Quaresma
"Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. - (Jo 7,1-2.10.25-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A malícia do coração nos torna cegos
Jesus é a santidade de Deus no meio de nós e todos os Seus atos são repletos de bondade para resgatar o coração humano das garras do mal
Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras” (Sb 2,21-22).
A iniquidade do mundo é ter os pensamentos longe dos pensamentos de Deus. O pensamento da iniquidade nos conduz para uma vida torta, longe da graça e do pensamento do Senhor. Os pensamentos do mundo são cercados por uma soberba que envaidece, cega e não nos permitem ver o mundo como ele é, e nem a maldade que se introjeta, muitas vezes, dentro do nosso coração. A soberba do mundo não é simplesmente não crer em Deus; a soberba do mundo é negar os valores humanos, divinos e cada um deixar-se guiar pela cegueira do coração humano.
O pensamento dos ímpios estavam cercados de malícias; e as que nos tornam cegos são as malícias do coração, elas não nos permitem ver as realidades espirituais em nós e, assim, não conhecemos os segredos de Deus.
Os segredos de Deus não é algo escondido, que não podemos ter acesso. Os segredos de Deus são divinos, salvíficos, trazem graça e santidade para a nossa vida. Mas não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras. O que é uma vida pura senão uma vida santa? O mundo em que vivemos está simplesmente desprezando a santidade e os valores divinos.
Contemplamos neste tempo Quaresmal, Jesus sendo desprezado, condenado, rejeitado pelos homens. Ele não é condenado por causa do que Ele fez, porque Ele fez tudo bem. Jesus é desprezado por aquilo que Ele é. Jesus é a santidade de Deus no meio de nós e todos os Seus atos são repletos de bondade para resgatar o coração humano das garras do mal, por esse motivo o mundo O rejeita.
O mundo está acostumado com o mal e não aceita ser liberto da maldade. Pensemos nos porcos que vivem dentro de um chiqueiro; eles não querem sair dali e até vociferam, rejeitam, gritam se forem retirados daquela situação. Assim é o mundo: vive sujo, cercado por todas as malícias; não acolhe o Divino Salvador, rejeita a vida que Deus nos trouxe.
Para vivermos a santidade da vida em Deus, a nossa atitude tem de ser contrária; tem de ser a de rejeitar o mundo com sua sujeira, com sua maldade e malícias. Não podemos rejeitar a salvação que Deus nos trouxe.
Abramos o nosso coração para acolher, a cada dia, a vida nova que Deus nos trouxe!
Deus abençoe você!

ReflexãoCaráter litúrgico do quarto Evangelho
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— ambientados na “festa judia das Tendas”, comprovamos que o Evangelho de João toma seu ritmo do calendário de festas de Israel. Ao começo da atividade de Jesus encontramos a "Páscoa dos judeus", da qual se deriva o tema o verdadeiro templo (em conexão com cruz e a ressurreição) (cf. 2,13-25).
A cura do paralítico —marco da primeira grande predicação pública de Jesus em Jerusalém—aparece relacionada com "uma festa dos judeus" (5,1), provavelmente a “festa das Semanas” (Pentecostes). A multiplicação dos pães (e a predicação eucarística do Evangelho de João) conecta com a festa da Páscoa (cf. 6,4). Finalmente, encontramos novamente a Jesus em Jerusalém na festa da Dedicação do Templo (cf. 10,22).
—O caminho de Jesus culmina na sua última festa da Páscoa (cf. 12,1): ai, como verdadeiro cordeiro pascoal, derramará seu sangue na cruz. Sua oração sacerdotal desenvolve-se, justamente, a partir do conteúdo teológico da festa da Expiação.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quais as celebrações da Igreja que mais me atraem?
 - Ainda há muita gente no mundo que não conhece Cristo?
- Para mim é difícil crescer no conhecimento das coisas de Deus?
 - E para partilhar a Fé?
- Agradeçamos a Deus que me dá o dom de conhecer e testemunhar o Evangelho.

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 7,1-2.10.25-30 - Ensinamento de Jesus incomoda
Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os
que navegam pela rede da internet
e com toda a Igreja: 
-Vinde, ó Deus em meu auxílio.

-Socorrei-me sem demora.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

- Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
 Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
 A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
 Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados um canto novo cantamos.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? 
Rezo ou canto: "Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!" (repetir).
De início, leio na Bíblia, o Evangelho do dia em Jo 7,1-2.10.25-30
Depois disso, Jesus começou a andar pela Galileia; ele não queria andar pela Judeia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Depois que os seus irmãos foram à festa, Jesus também foi, mas fez isso em segredo e não publicamente. Algumas pessoas que moravam em Jerusalém perguntavam: 
- Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele! Será que as autoridades sabem mesmo que ele é o Messias? No entanto, quando o Messias vier, ninguém saberá de onde ele é; e nós sabemos de onde este homem vem. 
Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: 
- Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele. 
Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado.
REFLETINDO
Jesus está no Templo e é a primeira vez que, segundo João, ele ensina. É um ensinamento novo, diferente. E pergunta se o conhecem mesmo. Se sabem de onde ele é. Jesus lhes fala daquele que o enviou. A Boa-Notícia de Jesus causava impacto no povo pois comunicava "um novo ensinamento! Dado com autoridade! "Ele ensina como quem tem autoridade e não como os escribas e dos fariseus" (Mc 1,22). Qual a diferença? Os escribas, quando ensinavam, diziam as sentenças das autoridades da época. Jesus nunca citava doutores, mas ensinava com autoridade, ou seja, sua palavra, Palavra do Pai, que lhe vinha do coração para o coração do povo. Contra esta postura de Jesus, irritadas, as autoridades queriam prendê-lo 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? 
Acolho o ensinamento novo de Jesus ou prefiro permanecer nos meus tradicionais conceitos? Posso admitir que pouco me interesso por conhecer melhor Jesus e aceitar a sua proposta? Ou prefiro deixar como está? Digo a Palavra ou apenas palavras de grandes pensadores?
MEDITANDO COM A IGREJA
Os bispos, em Aparecida, disseram: "O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”."(DAp 137).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja, a
Oração da CF 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero hoje viver com o olhar de Jesus e descobrir, a cada instante, a sua proposta nova para cada situação.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário