sexta-feira, 4 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros.” - (Jo 15,1-8)



Amigos!
 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 04 DE MAIO DE 2018 (sexta-feira) 124º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A AMIZADE É UMA PREDISPOSIÇÃO RECÍPROCA QUE TORNA DOIS SERES IGUALMENTE CIOSOS DA FELICIDADE UM DO OUTRO.”
(Platão)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO FUTEBOL
DIA MUNDIAL DO MOVIMENTO HUMANISTA
Dia Internacional dos Combatentes de Incêndios Florestais
Dia Internacional do Canto do Amanhecer

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santópolis do Aguapeí - Valentim Gentil (São Paulo) General Câmara (Rio Grande do Sul) Belterra (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NELSON BARROS SILVA (Garça /SP)ADALBERTO VARGAS TOSI (Palu Bebê- Lions Clube de Garça /SP) LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIOR  (PDG-Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)VERA CONFORTI MODELLI (Lions Clube de Marilia /SP) EUGENIO KROMINSKI (PCC-DMLB-Lions Clube Cuiabá /MT) MARA LIZ ALVES (prima - São Paulo/SP) ELIANGELA BORGES ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP) LEANDRO PATRONI TRAVENSOLO (Chaveiro Garça/SP) CARLA MERIGUI (Imobiliária Vale do Sol Garça/SP) MASAZI WADA (Marilia/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: GRAZIELA e CARLOS EDUARDO BOIÇA MARCONDES DE MOURA (Presidente OAB de Garça) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO e BENEDITO APARECIDO MELO ó1991ó27 ANOS (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO CIRIÁCO
SANTA ANTONINA
SÃO FLORIANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia1 (Ap 5,12)
Iluminados pelo Espírito, saberemos conduzir nossas famílias e comunidades à alegria do Reino, livres de todo fundamentalismo. Imitando a Jesus aprendamos a amar as pessoas e não rotulá-las.
Oração
PAI, SEJA O AMOR DE JESUS MINHA ÚNICA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA O MANDAMENTO DO AMOR MÚTUO. QUE EU ME ESFORCE POR AMAR, COMO TU AMAS!”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
04 de maio de 2018   6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa
Discernindo a vontade de Deus, a comunidade cristã supera os limites humanos e cresce na amizade com Jesus e no amor incondicional a todos.

 1ª Leitura - (At 15,22-31) -Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além das coisas indispensáveis.Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 
23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 56 (57)
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

Evangelho do dia
04 de maio de 2018   6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa
"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,1-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Percebamos a dimensão do amor de Deus por nós
Precisamos mergulhar no coração de Deus para vivermos a dimensão mais profunda do amor!
“Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”  (João 15,17).
Queremos permanecer em Deus, e o caminho para não nos desviarmos d’Ele é a via do amor. Não há outro caminho, ainda que busquemos outros modos de permanecermos no Senhor. Ainda que procuremos outras formas de viver o amor, seja ele seletivo, opcional, egocêntrico, erótico etc., todas elas nos dão a expressão mais divina, que se chama amor.
Todo amor sem Deus é simplesmente mundano. O amor sublime e por excelência tem nome: Deus. Como nos recorda São João: “Deus é amor!”. Precisamos mergulhar no coração do Senhor para vivermos a dimensão mais profunda do amor. Não vivemos uma crise de fé ou de identidade, a crise que vivemos, dentro da igreja ou fora dela, na humanidade, na sociedade, é a crise do amor.
Todas as vezes que o amor deixa de ser vivido, cada vez que ele não é renovado nem intensificado, as paredes da casa balançam, a família estremece. Com a casa de Deus acontece a mesma coisa.
Vamos, muitas vezes, atrás de metodologias, pastorais e tantas outras coisas que são necessárias, mas temos de viver a dimensão do amor profundo, verdadeiro e autêntico, o amor que respeitamos e sabemos viver com as diferenças que o outro apresenta; amor que nos faz respeitar o outro, amor que não nos leva a falar mal daquele que é diferente de nós. Quem vive a fé de forma alheia ao que pensamos não entendeu nada do Cristianismo.
A nossa tendência é dogmatizar as coisas, impor o que pensamos. Muitas vezes, o que achamos e cremos é até verdadeiro, mas não é autêntico, pois não está revestido do amor profundo de Deus. O que nos salva não é a vivência da doutrina e dos dogmas. O que nos coloca em comunhão com Deus é a vivência do mandamento do amor.
O capricho tem de ser grande, o esforço tem de ser maior. Jesus está dizendo: “O que vos ordeno”. Não é um pedido nem uma súplica, pelo contrário, é uma exigência fundamental e necessária para ser discípulo do Senhor. “Amai-vos uns aos outros”. De que forma? Da forma como o Senhor nos ama. Se compreendermos isso, estaremos no caminho do Mestre. Agora, se relativizarmos, perdemo-nos e as crises tomam conta da nossa vida, da nossa convivência e fé.
Deus abençoe você!

ReflexãoCaridade: a “ética de Deus”
AUTORRev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje—contemplamos a Jesus Cristo dando as últimas "instruções" aos Apóstolos, pouco antes de sua "partida". O ensinamento e o mandato são claros: devemos amar-nos como Ele mesmo nos amou. Até que ponto? Até a morte, dando tudo pelos irmãos: assim é o amor de caridade.

A caridade seria a "ética divina", o amor ao estilo divino. Para nós é uma "novidade". Antes de Cristo já existiam diversos sistemas éticos (a ética aristotélica…) e jurídicos (o Direito Romano…). Mas Deus vai mais além: destina-nos a amar tal como as Pessoas Divinas—Pai, Filho e Espírito Santo— amam-se e nos amam. Um amor que—sem anulá-los— aponta muito mais além do útil e prazeirosos: é a busca do bem e da perfeição do outro.

—Jesus, tu és Deus e te fizestes Homem "para mim". Ensina-me a amar até "existir para os outros", até poder dizer ao irmão: sou feliz porque te faço feliz.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus diz que quem acreditar n´Ele fará obras maiores que Ele! Um exagero, é claro.
- O que de mais grandioso faço em favor da Fé?
- Sei pedir ao Pai?
 - O que basicamente peço?
 - Tenho consciência do que devemos pedir a Deus?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 15,12-17 - "Amem-se uns aos outros"
Amigos!
Preparando-nos para a Leitura Orante, 
com todos os que fazem este caminho,
damos graças a Deus que nos deu o dom da Palavra, 
com a qual podemos nos comunicar entre nós e com Ele por meio de seu Filho,
que é sua Palavra (cf. Jo 1,1).
Damos graças a Ele que, por seu grande amor,
fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15). (DAp 26).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 15,12-17.
O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu amo vocês. 
Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. 
Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. 
Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz;
mas chamo vocês de amigos, 
pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. 
Não foram vocês que me escolheram; 
pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. 
Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. 
O que eu mando a vocês é isto: 
amem uns aos outros. 
 Refletindo
Como discípulo/a devo viver o mandamento de Jesus Cristo: o amor.
Jesus fala do maior amor.
Quem ama muito é capaz de dar a vida. É também, amigo. Não se considera superior aos demais.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? Quem é amigo?
Meditação
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram as características do amigo de Jesus:
“O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12). O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A conseqüência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.”(DAp 132).
Seguimos este processo em nossa comunidade?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, pedindo a graça de ser um bom amigo de Jesus. 
Senhor, muito obrigado porque me escolheste para ser teu amigo.
Obrigado porque me escolheste para que eu produza frutos bons.
Agradeço-te por me chamar de “amigo”.
Minha gratidão é também  pelos segredos do Pai que me revelaste.
Peço-te a graça de fazer fluir a tua Vida na minha vida.
Que esta tônica marque todos os meus relacionamentos,
hoje e sempre. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar, será direcionado para fazer fluir através de todo meu ser a Vida de Jesus Cristo.
Palavras de Jesus que lembrarei para viver coerentemente minha fé: "Chamo você de amigo".
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário