sábado, 2 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Com que autoridade fazes essas coisas? - (Mc 11,27-33)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 02 DE JUNHO DE 2018 (sábado) 154º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A MENTIRA ARRUINA RAPIDAMENTE O MENTIROSO.”
(Marcilio Ficino)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL
 DIA NACIONAL DE COMBATE À CEFALÉIA OU DOR DE CABEÇA
 DIA INTERNACIONAL DO PÓLEN
 DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS
 DIA NACIONAL DA MARCHA PARA JESUS
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Resende Costa (Minas Gerais) Tupanatinga (Pernambuco) Tomazina (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA PRANDO ROBERTO (Garça /SP) MARCELO SARTÓRI (Garça/SP) JONAS BONASSA (Radialista Adamantina/SP) ALTAMIRO BATISTA BORGES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) PASCOAL BIANCO (Colégio Lúmen Garça/SP) ELIAS ARACATI PAIVA (São Paulo /SP) ADALBERTO BOTTINO (Garça/SP) ()  
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS ó2017ó01 ANO (Vigário Paroquial de São Pedro de Paulicéia e Nossa Senhora das Mercês/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPÃó1962ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTOS MARCELINO e PEDRO
SANTO ERASMO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19).
Somos convidados a edificar a vida sobre o fundamento da fé, para não sucumbir às dificuldades. Saciemos nossa sede no Senhor, que nos dá forças para não dá forças para não sermos enredados pelas más intenções.
Oração
PAI, FAZE-ME ESPERTO NO TRATO COM OS INIMIGOS DO REINO, DE MODO A NÃO SER VÍTIMA DE SUAS CILADAS E DE SUAS INTENÇÕES PERVERSAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram da paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
02 de junho de 2018 Sábado da 8ª Semana     do Tempo Comum
Animados pelo Espírito Santo, encontramos na oração a força para permanecer no amor e atender às necessidades dos irmãos, dando espaço à ação e á autoridade de cristo em nossa vida.

 1ª Leitura - (Jd 17.20b-25) - Deus é capaz de guardar-vos da queda e de apresentar-vos perante a sua glória irrepreensíveis e jubilosos. Leitura da Carta de São Judas:

17Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. 20bEdificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e rezai, no Santo Espírito, 21de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. 22E a uns, que estão com dúvidas, deveis tratar com piedade. 23A outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo. De outros ainda deveis ter piedade, mas com temor, aborrecendo a própria veste manchada pela carne… 24Aquele que é capaz de guardar-vos da queda e de apresentar-vos perante a sua glória irrepreensíveis e jubilosos, 25ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo, nosso Senhor: glória, majestade, poder e domínio, desde antes de todos os séculos, e agora, e por todos os séculos. Amém.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 62 (63)
A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!

 Evangelho do dia
02 de junho de 2018 Sábado da 8ª Semana     do Tempo Comum
Com que autoridade fazes essas coisas? - (Mc 11,27-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra de Cristo ricamente habite em vós, dando graças, por ele, a Deus Pai! (Cl 3,16s)..
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
27Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens?
Respondei-me”. 
31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer:
‘Por que não acreditastes em João?’ 
32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também, não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Com que autoridade? (Mc 11,27-33)
Nós vivemos envolvidos em uma cultura da “autoridade”. Em lugar de considerar a verdade dos fatos ou a força dos argumentos, preferimos levar em conta a pessoa que está envolvida. Se o assunto é técnico, recorremos ao especialista. Assim, seria o doutor em genética a pessoa indicada para decidir se um embrião humano pode, ou não, ser usado como matéria-prima para pesquisas duvidosas...

Por outro lado, o “portador da autoridade” sempre faz questão de acentuar o peso de seu cargo ou o brilho de seus galões: “Sabe com quem está falando?!” O orador é apresentado com uma lista de seus feitos e realizações. E o pobre homem-comum acabará esmagado pela prepotência das autoridades.

Mas existe uma “autoridade” que ninguém pode negar: a do AUTOR. Afinal de contas, Jesus Cristo é o Verbo de Deus encarnado. Desde a Criação, ele – o Verbo-Palavra de Deus – participou com o Pai e o Espírito Santo naquele ato de amor que chamou à existência todos os seres: terra e água, fogo e ar, rochas e minerais, sementes e florestas, aves e mamíferos. De tudo, Ele é o Autor!

Na Palestina do tempo de Jesus, a autoridade política estava nas mãos dos romanos. A autoridade religiosa se dividia entre os saduceus do Templo e os fariseus da Sinagoga. Escribas e doutores da Lei, anciãos e príncipes dos sacerdotes impunham-se ao povo com a autoridade de seus cargos e a imponência de seus títulos.

Neste quadro de opressão, eis que surge das planícies roceiras da Galileia um simples carpinteiro que fala das coisas de Deus como quem as conhece de dentro. E, passando da palavra à ação, cura os doentes e expulsa os maus espíritos. Até os guardas enviados para prendê-lo voltam de mãos vazias e com os olhos cheios: “Homem algum jamais falou como este homem!” (Jo 7,46)

Apesar de tudo, Jesus será rejeitado por seu povo. Foi inútil o testemunho de João Batista, que o reconheceu como o Cordeiro de Deus. Inúteis foram os sinais de que Deus agia nele. Inúteis foram as profecias do passado. Sua autoridade acaba recusada, pois competia com numerosos ídolos de plantão: o orgulho nacional, a avareza dos poderosos, o jogo do poder, a letra da Lei.

Fala-se muito no “senhorio de Jesus”, objeto de polêmicas e elucubrações teológicas. Pois não é outra coisa a não ser o reconhecimento prático da autoridade de Cristo em nossa vida. E, por falar no assunto: quem manda na sua vida? Quem tem autoridade sobre você? A quem você obedece?
Orai sem cessar: “Observarei o que tua boca exige, Senhor!” (Sl 119,88)
ReflexãoOrigem da autoridade de Jesus
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - damos resposta à pergunta que, movidos pela inveja, os “eruditos de Jerusalém” fazem ao Senhor. A doutrina de Jesus e suas atuações somente são compreensíveis partindo do seu contato imediato com o Pai, da visão Daquele que descansa «que é Deus e está na intimidade do Pai» (cf. Jo 1,18). É a palavra do Filho: Dai sua autoridade!

Em Jesus cumpre-se a promessa do novo profeta. Nele se faz plenamente realidade o que em Moisés era somente imperfeito: Jesus vive diante o rosto de Deus como Filho; vive na mais íntima unidade com o Pai. Somente esse dado pode-se entender verdadeiramente a figura de Jesus, tal como se mostra no Novo Testamento.

—Jesus retirava-se «ao monte» e ai orava noites inteiras, «a sós» com o Pai. Estas breves anotações correm um pouco o véu do mistério, permitem-nos conhecer a existência filial de Jesus e entrever a origem última de suas ações, de seus ensinos e de seu sofrimento.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Com que frequência vou à casa de Deus?
 - Meu modo de agir é o de uma pessoa que se considera Templo de Deus?
- Procuro manifestar sempre a bondade de Deus que levo no coração?
- Sou discípulo missionário de Jesus?
- Posso dizer que meu coração é sempre alegre e feliz?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 11,27-33- Autoridade do amor
Começo pedindo luzes do Espírito Santo para todos que nos encontramos neste espaço virtual, para bem rezarmos a Palavra:.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mc 11,27-33, e observo as palavras de Jesus que fala sobre autoridade
Depois voltaram para Jerusalém. Quando Jesus estava andando pelo pátio do Templo, chegaram perto dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes dos judeus que estavam ali e perguntaram:

- Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Se me derem a resposta certa, eu direi com que autoridade faço essas coisas. Respondam: quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?
Aí eles começaram a dizer uns aos outros:
- Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: "Então por que vocês não creram em João?" Mas, se dissermos que foram pessoas, ai de nós!
Eles estavam com medo do povo, pois todos achavam que, de fato, João era profeta. Por isso responderam:
- Não sabemos.
- Então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas! - disse Jesus.
Refletindo
Neste encontro de Jesus com os doutores da lei, fica comprovado que é difícil convencer quem se recusa a crer. Sobretudo, depois que viram e testemunharam claramente a autoridade de Jesus como Filho de Deus. Como a intenção dos líderes não era saber, mas confundir, Jesus lhes responde utilizando o estilo rabínico: com outra pergunta.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? 
Como vivo este amor anunciado por Jesus? Mais que isto: este preceito do amor é meu distintivo? 
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, falaram da autoridade de Jesus que é amor."A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um "sim" que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro "até o extremo" (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: "Te seguirei por onde quer que vás" (Lc 9,57).(DAp 136). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Disponho-me a colaborar com Jesus Mestre na sua missão para todos e rezo:
Trindade Santa,

na sua rede de comunicação eu me coloco.
Acolho a tua Palavra.
Sob a ação do Espírito Santo,
transformo-a em motivação da minha vida.
Por mandato do Filho, Jesus Cristo, assumo a missão de levar
pelo mundo inteiro e a todas as pessoas o teu Evangelho.
Pai nosso, proponho colaborar com todos os meios -
relações interpessoais, sociais e neste ambiente da web -
para que a comunhão e a solidariedade seja uma realidade
em nosso mundo! Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de acolhimento da autoridade de Jesus.
Sou seu/sua discípulo e missionário.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário