domingo, 24 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nascimento de João Batista. - (Lc 1,57-66.80)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 24 DE JUNHO DE 2018 (domingo) 175º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
VIVER É MELHOR QUE SONHAR!
(Belchior)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO AVC OU ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
 DIA NACIONAL DO BACAMARTEIRO
 DIA NACIONAL DO CIGANO
 DIA NACIONAL DA ARAUCÁIA
 DIA MUNDIAL DOS DISCOS VOADORES
 DIA INTERNACIONAL CONTRA A POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA
 DIA DO PARAMÉDICO
 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DE IDOSOS
 DIA DE DATA FESTIVA DA FAB
 DIA DAS EMPRESAS GRÁFICAS
 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA
 DIA MUNDIAL DO YOGA
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre - Alvares Florence - Américo de Campos - Atibaia - Balbinos - Clementina - Gastão Vidigal - Glicério - Joanópolis - José Bonifácio - Lucélia - Mirandópolis - Nhandeara - Populina - Rio Claro - Salto de Pirapora - Santa Albertina - Santa Fé do Sul - São João da Boa Vista - São João das Duas PontesSão João de Iracema - São João do Pau D'Alho (São Paulo) Alvinópolis Arceburgo - Caratinga - Itamarandiba - Itamogi - São João Batista do Glória (Minas Gerais) Passa e Fica (Rio Grande do Norte) Buriti Alegre - Goianésia (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GERSON BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas-Garça/SP) OSVALDO SICILIANO JUNIOR (Agropecuária Novo Mundo-São Paulo/SP) DIONISIO CANELADA (Lions Clube de Pederneiras/SP) DÁPHINIS SANTANDER (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP) LÉA RAHAL BERRIL MERCADANTE (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ANDRÉ POLICINANI DE LUCAS (Garça /SP) GUILHERME HERMANN MAHLER (Garça/SP) MARCO ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO (Garça/SP) CILEIDE FERREIRA FURTADO (Garça /SP)

 Santo do Dia 
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem disposto a recebê-lo. (Jo 1,6; Lc1,17)
Louvemos o Senhor, que suscitou João batista para preparar os caminhos que Jesus iria trilhar. O nascimento do precursor assinala a chegada dos tempos messiânicos, quando a esterilidade se torna fecundidade e a mudez, exuberância profética. Na liturgia encontramos a força para anunciar, a exemplo de são João batista, a salvação de Deus que se realiza em Cristo.
Oração
PAI, TOMA-ME SOB A TUA PROTEÇÃO E ROBUSTECE-ME COM O TEU ESPÍRITO, DE MODO QUE EU POSSA CUMPRIR, COM CORAGEM E FIDELIDADE, AS TAREFAS DO REINO QUE ME SÃO CONFIADAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que suscitastes são João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
24 de junho de 2018 12º Domingo do Tempo Comum Natividade de São João Batista . Solenidade
Deus nos conhece desde o ventre materno e nos chama à vida e à missão. Acolhamos a Palavra de Deus, a qual é luz para a humanidade envolvida em trevas e anuncia as maravilhas que o Senhor realiza por meio de seus mensageiros.

 1ª Leitura - (Is 49,1-6) - Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra. (2º canto do Servo do Senhor) Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: Temos aqui o segundo cântico do servo do Senhor. O servo se apresenta e reconhece ter sido chamado desde o ventre materno. Reconhece também que sua missão não é nada fácil e que o êxito é pouco. Todavia ele não abre mão de seu compromisso, pois é homem de palavra e não busca aplauso.

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E agora me diz o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 138 (139)
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

2ª Leitura - (At 13,22-26) - Antes que Jesus chegasse, João pregou um batismo de conversão. Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Pistas para a reflexão: Relata o primeiro discurso de Paulo aos judeus, registrado por Lucas no livro de Atos. Em sua exposição, o apóstolo apresenta algumas personagens importantes da história da salvação, fazendo convergir tudo em Jesus, o grande realizador dessa história. Paulo afirma, como conclusão, que “essa mensagem de salvação“ foi enviada a todos nós.

Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.
4Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Evangelho do dia
24 de junho de 2018 12º Domingo do Tempo Comum Natividade de São João Batista . Solenidade
Nascimento de João Batista. - (Lc 1,57-66.80)
Pistas para a reflexão: O nascimento de João Batista é visto como prenúncio da era messiânica, pois ele mesmo será o anunciador da chegada do Messias. Seu nascimento é grande bênção para os pais e motivo de muita alegria para os vizinhos. Toda criança vinda ao mundo precisa ser acolhida como esperança e renovação.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Serás chamado, ó, menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos  (Lc 1,76).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61s outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

E ESTEVE NO DESERTO... (Lc 1,57-66.80)
João Batista, o precursor do Messias, cuja missão era apontar o Cordeiro de Deus, identificando-o no meio da multidão, viveu no deserto antes de sua breve atividade às margens do Jordão. Afastado dos homens, convivendo com as feras, alimentando-se daquilo que a natureza áspera lhe oferecia, vestido de couro como os demais profetas, ele soube crescer no silêncio. Sem o deserto, como ouvir o Espírito de Deus que fala no silêncio?

No mundo bíblico, o deserto desempenha um notável papel. O próprio caos inicial (cf. Gn 1,2) anterior à ação ordenadora do Logos divino pode ser comparado a um deserto. Pelo deserto vagavam as tribos nômades em sua errância. Foi no deserto, por quarenta anos, que o povo de Israel caminhou em círculos, pedagogicamente guiado e confundido por Yahweh. É ao deserto que o Senhor atrai a esposa infiel, para reacender no coração dela as brasas do amor conjugal (Os 2,16).

Foi no mesmo áspero areal que João Batista se recolheu, junto às rochas áridas do Mar Morto, para ouvir apenas a voz do Vento que sopra onde quer. Tal como experimentara Elias em sua caverna (1Rs 19), o permanente sopro do Espírito iria despojá-lo de todas as humanas ambições, deixando-o centrado exclusivamente no sonho de Deus.

Em seu admirável livro “O Pobre de Nazaré”, Frei Ignácio Larrañaga apresenta duas hipóteses para a precoce retirada de João Batista ao deserto. Seus pais, de idade avançada, poderiam ter morrido ainda na infância de João. Ou então, diante dos acontecimentos maravilhosos que tinham envolvido sua concepção e nascimento, a própria Isabel, sua mãe, o teria separado e consagrado ao Senhor, escolhendo a solidão do deserto como seu retiro permanente.

Seja como for, fica evidente que o silêncio é o lugar necessário para a escuta da voz interior, o sussurro do Espírito que conduz o homem em sua missão. No ruído cacofônico das ruas e praças, entre buzinas de automóveis e os gargarejos das guitarras eletrônicas, a voz de Deus acaba neutralizada, nossos ouvidos são tapados, o coração petrificado. Isto explica boa parte das angústias e depressões de nosso tempo...

O próprio Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, retirava-se habitualmente das pressões da multidão e subia à montanha para, em oração, ouvir do Pai as inspirações necessárias à sua missão.

Se alguém quer ouvir a Deus e, como João, discernir sua missão, trate de encontrar o seu deserto...
Em meu dia-a-dia, consigo fabricar algumas ilhas de silêncio? Ou ainda sou arrastado pela vertigem do barulho?
Orai sem cessar: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” (1Sm 3,10)

ReflexãoO Nascimento de São João Batista (escolhidos por Deus)
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - celebramos o nascimento do Batista. São João é um homem de grandes contrastes: Vive o silêncio do deserto, mas desde ai move as massas; é humilde para reconhecer que ele somente é a voz —não é a Palavra— mas, é capaz de acusar e denunciar as injustiças inclusive aos mesmos reis. Silencioso e humilde, é também corajoso e decidido até derramar seu sangue.

João Batista é um grande homem! Talvez o segredo de sua grandeza esteja em sua consciência de saber-se escolhido por Deus. Toda sua infância e juventude estiveram marcadas pela consciência de sua missão. Dar testemunho; e o faz batizando a Cristo no Jordão, preparando para o Senhor um povo bem disposto e, no final de sua vida, derramando seu sangue em favor da verdade.

—Todos nós, pelo batismo, fomos escolhidos e enviados a dar testemunho do Senhor. Num ambiente de indiferença, São João é modelo e ajuda para nós.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- João Batista é a “voz no deserto!” Tenho muitas oportunidades de ser a voz de Deus no contexto em que vivo?
- Cumpro sempre com amor as tarefas que Deus me dá?
- Tenho consciência de que Deus está presente nas tribulações de minha vida?
 - Procuro levar sempre a Boa Nova do Evangelho?
 - Em que ambientes atuo, quer social quer familiar?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,57-66.80 - Nascimento de João Batista
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,
com todos que se encontram neste ambiente virtual:
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.


Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:

eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças

que sabes serem necessárias para mim.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Lc 1,57-66.80, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João". E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel. 
Refletindo
São João Batista, primo de Jesus, é o único santo que tem duas festas no calendário litúrgico. Hoje celebramos seu nascimento e no dia 29 de agosto, o seu martírio. 
Zacarias, que estivera mudo desde o anúncio do nascimento de seu filho, começou a falar, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. João Batista recebeu de Deus a vocação de profeta e sua primeira profecia foi, abrir a boca do pai Zacarias. O profeta fala de Deus e faz com que os outros também falem.
A fogueira das festas juninas nos lembra o nascimento de João Batista que anunciou Jesus, "Luz que ilumina as nações".
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Pela graça do Batismo cada um de nós é profeta. Todos os batizados têm a missão de abrir a boca como Zacarias, como João Batista para apontar o Messias, Jesus Cristo. Esta é também a minha missão.
Meditando
Os bispos na V Conferência, em Aparecida, disseram: "Nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras." (DAp 30).
Somos, portanto, profetas de boas novas. 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Novena  a São Paulo Apóstolo
- Graça e Paz a todos! Comecemos fazendo com o apóstolo Paulo nosso ato de fé.
(Ouvir no CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo, Paulinas COMEP,
 ou ver no Youtube o vídeo no link indicado).

Canto (ou recitação): Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei (1Tm 1,12)
Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
Em  preparação à festa de São Paulo Apóstolo, solenidade litúrgica do martírio de São Pedro e São Paulo, que neste ano celebramos no dia 1º de julho, façamos esta novena ( do dia 22 de junho a 30 de julho) com o desejo de que São Paulo nos dê a graça de crescermos no conhecimento e na comunicação de Jesus Cristo.

Se pudermos, acendamos  duas  velas: uma de cor verde, cor do manto de São Paulo. A cor verde representa a cor da natureza, a cor da vida, do renascimento.  Representa a vitória da vida sobre a morte. Acendamos outra vela de cor vermelha que aparece  na túnica de São Paulo. Representa o amor, o sacrifício, o martírio, a oferta da vida por causa de Jesus Cristo.. 

Canto: Aquele que vos chamou (1Ts 5,24)
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou,
É fiel, é fiel, fiel é aquele que vos chamou.
( Coloque seus pedidos e intenções)
-  Agora,   Leiamos a frase do dia, nas cartas de Paulo e façamos um momento de silêncio e reflexão:
1º dia (22) -  Não nos cansemos de fazer o bem  (Gl 6,9)
2º dia (23) - É Cristo que vive em mim (Gl 2,20)
3º dia (24) - Se Deus é por nós quem será contra nós?  (Rm 8,31)
4º dia (25) - Ele me amou e se entregou por mim (Gl 2,20)
5º dia (26) - Tudo posso naquele que me dá força  (Fl 4,15)
6º dia (27) - Tudo contribui para o bem daqueles  que amam a Deus (Rm 8, 28)
7º dia (28) - Se alguém está em Cristo é nova criatura  (2 Cor 5,17)
8º dia (29) - Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai (Fl 2,11)
9º dia (30) -  Até que Cristo se forme em nós  (Gl  4,19)

Canto: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração. (Rm 10,8)
 https://www.youtube.com/watch?v=mRX_w1-Ld20

- Agora, podemos lembrar e dizer uma característica que admiramos em São Paulo.

Oração: 
Ó São Paulo, mestre dos gentios,
olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se
 para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar
a todos com a luz do Evangelho
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho,
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo,
como o Caminho, a Verdade e a Vida;
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização,
para que a sua luz resplandeça diante do mundo,
iluminai, animai e abençoai a todos!
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Canto:  Por tudo dai graças  (1Ts 5,18 )
https://www.youtube.com/watch?v=lqAenXfoZyk

- Graça e Paz!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim? 
Meu novo olhar é iluminado pelo testemunho de João Batista e pelas palavras dos Bispos em Aparecida: 
"Bento XVI nos recorda que: "o discípulo, fundamentado assim na rocha da Palavra de Deus, sente-se motivado a levar a Boa Nova da salvação a seus irmãos. Discipulado e missão são como os dois lados de uma mesma moeda: quando o discípulo está enamorado de Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele salva (cf. At 4,12)." (DAp 146.
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário