segunda-feira, 16 de julho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. - (Mt 12,46-50)


 


ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 16 DE JULHO DE 2018 (segunda-feira) 197º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É O CORAÇÃO DA HUMANIDADE.
(Salman Rushdie)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO HOMEM
 DIA NACIONAL DO PECUARISTA
 DIA NACIONAL DOS CLUBES
 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS CRIMES DE LESA HUMANIDADE E GENOCÍDIO NA CHECHÊNIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaboticabal (São Paulo)São Pedro do Iguaçu (Paraná)Brejolândia - Brotas de Macaúbas - Cafarnaum  - Canarana - Cravolândia - Ibipitanga - Irajuba - Lajedão - Maiquinique - Morpará (Bahia)Pimenteiras - São Félix do Piauí (Piauí)Alagoa Grande - Juarez Távora (Paraíba)Bom Jesus (Rio Grande do Sul)Caiçara do Norte - Ouro Branco - São Miguel do Gostos - Tenente Laurentino Cruz (Rio Grande do Norte)Colônia Leopoldina (Alagoas)Imperatriz (Maranhão)Mariana (Minas Gerais)Manacapuru (Amazonas)Miranda (Mato Grosso do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ OTÁVIO ‘Tatá’ G. BOSQUÊ (Garça/SP)REINALDO FERREIRA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)APARECIDA MARIA MILLEN DE MARANDA (Lions Clube de TATUÍ /SP) ALVARO PEREIRA BIGNARDE (Lions Clube de TUPÃ /SP) EDNA OLIVEROS (Lions Clube de BASTOS SOLIDARIEDADE /SP) MARIA DO CARMO PONTES UGUCIONE (Lions Clube de Macatuba /SP)VICTOR NEUBER MAFUD (Garça /SP) DENILSON LUIZ PELLOSO (Fazenda Santa Cecilia/PPA-Garça /SP) CLAUDETE GERZELI (Garça /SP) LUCIENE CAMILO (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARISA FERNANDES PEDRO GUERREIRO e MARCO ANTONIO GUERREIROó1977ó41 ANOS (Equipe 06 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARILENE MOYSÉS DA SILVA e SIDEILDO CASEMIRO DA SILVAó1977ó41 ANOS (Equipe 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DO CARMO
Nossa Senhora do Carmo, é celebrada no dia em que segundo a tradição carmelita, Nossa Senhora, numa visão, entregou o escapulário do Carmelo a São Simão Stock, primeiro geral da ordem. O titulo “do Carmo” recorda a herança espiritual do profeta Elias, contemplativo e incansável defensor do único Deus de Israel.
BARTOLOMEU FERNANDES DOS MÁRTIRES

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.
Esta festa quer recordar a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel em Deus. No século 12, alguns eremitas constituíram neste monte uma ordem de vida contempletiva, os Carmelitas, sob o patrocínio da Virgem Maria. A exemplo da mãe de Jesus, hoje celebrada sob o titulo de Nossa Senhora do Carmo, transbordemos de alegria no Senhor.
Oração
PAI, REFORÇA OS LAÇOS QUE ME LIGAM AOS MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, DE FORMA A TESTEMUNHAR QUE FORMAMOS UMA GRANDE FAMÍLIA, CUJO PAI ÉS TU.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
 - Venha, ó Deus, em auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo, Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
16 de julho de 2018 Segunda-feira da 15ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo . Memória
O povo de Deus rejubila-se com a constante presença divina, formando, em Jesus Cristo, a grande família dos que vivem conforme a vontade do Pai.

1ª Leitura - (Zc 2,14-17) - Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti. Leitura do Profeta Zacarias:

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.
16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial Lc 1,
Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

 Evangelho do dia
16 de julho de 2018 Segunda-feira da 15ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo . Memória
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. - (Mt 12,46-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Quem é minha Mãe? (Mt 12,46-50)
Há muitas formas de maternidade. Muitos tipos de parentesco. Há mães biológicas. Há irmãos adotivos. Há uma família espiritual. E nem sempre os “irmãos de sangue” são aqueles com quem temos maior afinidade...

Os “irmãos” de Jesus (isto é, os membros de seu clã, já que os semitas não dispunham de termos para designar “primos”, “tios” e parentes próximos – cf. Bíblia Ecumênica, TEB, em nota a Mt 12,46) estavam assustados com a irradiação do ministério de Jesus, chegando a duvidar de sua sanidade mental (cf. Mc 3,21). Procuram-no, pois, para tentar detê-lo em sua missão. Maria, sem dúvida, acompanha-os a contragosto.

É quando Jesus aponta para a multidão que o segue, atenta às suas palavras, e diz: “Eis a minha Mãe e meus irmãos... Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão, e minha irmã e Mãe...” Isto é, o Pai comum é quem irmana a todos os “filhos”. Quem obedece à sua Palavra está incluído na “família”.

Se alguém pensa usar esta passagem para desmerecer a Mãe de Jesus, lembre que ela é o modelo perfeito e acabado dos que fazem a vontade do Pai. Ninguém como ela foi tão submissa e abandonada aos desígnios divinos. Ela, filha dileta, esposa do Espírito, foi a mesma que assim respondeu à proposta de ser a Mãe do Filho: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra!” (Lc 1,38.)

Em Maria, a obediência à vontade de Deus chegou a tal ponto, que gerou na carne o próprio Filho de Deus. Sua maternidade conjuga o biológico e o espiritual. Toda a sua pessoa é posta a serviço da missão que o Senhor lhe apresenta. Por isso mesmo, torna-se modelo e espelho para a ação e a cooperação da Igreja com o Espírito Santo.

Uma homilia de São Bernardo de Claraval comenta a resposta de Maria ao Anjo: “Não se faça em mim a palavra escrita e muda, mas encarnada e viva; isto é, não escrita em mudos caracteres, em peles mortas, mas impressa vitalmente na forma humana em minhas entranhas castas, e isto não com os traços de uma pena, mas por obra do Espírito Santo. Em suma, faça-se para mim daquele modo que para ninguém se fez até agora, antes de mim, e para ninguém se fará depois de mim.”

E nós? Somos da família de Deus? Estamos dispostos a obedecer à vontade do Pai em nossa vida?

Orai sem cessar: “Guardo no fundo do coração a vossa Palavra!” (Sl 119,11)

ReflexãoO que é o “amor”?
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, —em nosso tempo—“amor” significa tantas coisas —inclusive contrárias— que muitas vezes não se percebe seu genuíno sentido. Todos nós queremos amor, mas não tudo é amor. Jesus oferece um critério sensato: Amar é um "se perder" Quem não estiver disposto as “fatigas do êxodo” não podem amar: Amor e comodidade são incompatíveis.

A Trindade representa o amor essencial (um eterno “Ser para...”) e o homem é imagem de Deus: Alguém que por inclinação natural deseja “dar e receber amor”. Perder a vida!: Jesus Cristo descreve seu próprio itinerário, que através da cruz o leva à ressurreição. É o caminho do grão de trigo que cai na terra e morre, dando fruto abundante. O amor é uma exigência que não me deixa intato: Não posso me limitar a seguir sendo eu a secas, senão que hei de me perder uma e outra vez.

—Jesus, Filho de Deus, que “és para” nós fazendo-te homem, concedei-me seguir tuas sendas de amor, “sendo e vivendo” para os outros.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Testemunho que comove!: "Eu também levo no meu coração, há tanto tempo, o Escapulário do Carmo! Por isso, peço à Virgem do Carmo que nos ajude a todos, os religiosos e as religiosas do Carmelo e os piedosos fiéis que a veneram filialmente, para crescerem em seu Amor e irradiarem no mundo a presença desta Mulher do silêncio e da oração, invocada como Mãe da Misericórdia, Mãe da Esperança e da Graça!”
(dizia o saudoso S. João Paulo II)

Leitura Orante
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Celebramos hoje o dia de Nossa Senhora do Carmo. No Evangelho, meditaremos sobre a relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quem são considerados os irmãos e a mãe de Jesus?
“O texto nos lembra do final do longo discurso sobre a montanha (5,7): ‘Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor!, Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas o que fez a vontade do meu Pai que está nos Céus’ (7,21). Num texto próprio a Marcos, ele nos dá a razão pela qual a parentela de Jesus vai ter com ele. O contexto é a multidão que incessantemente acorre a Jesus a ponto de não poderem, ele e seus discípulos, alimentar-se. A sua família toma a decisão de ir buscá-lo para levá-lo para casa, pois pensavam que ele estivesse ‘fora de si’ (Mc 3,20-21). Observamos que o termo irmão, na linguagem bíblica, abrange os parentes. Quando chegam os familiares, acompanhados da mãe de Jesus, eles são anunciados. Por duas vezes se diz que estão ‘do lado de fora’ (vv. 46.47). Esta sutil observação parece-nos importante: distantes de Jesus, sem ouvir sua palavra, seus ensinamentos, sem contemplar o que ele faz em favor da multidão, sem se deixar tocar por ele, tudo parece loucura. É preciso se aproximar, entrar no ‘círculo’ de Jesus e se deixar envolver por sua palavra, para poder fazer a experiência de que ‘o que é loucura no mundo, Deus escolheu para confundir o que é forte’ (1Cor 1,27)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que diz o texto a você hoje? Qual é a missão da sua família no mundo? De que forma sua família vive a fé? Sua família está edificada sobre a Palavra de Deus?
“À medida que a família cristã acolhe o Evangelho e amadurece na fé, torna-se comunidade evangelizadora. Escutemos de novo Paulo VI: ‘A família, como a Igreja, deve ser um lugar onde se transmite o Evangelho e donde o Evangelho irradia. Portanto, no interior de uma família consciente desta missão, todos os componentes evangelizam e são evangelizados. Os pais não só comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem também receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. Uma tal família torna-se, então, evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente no qual está inserida’” (Familiaris Consortio, 52).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  Oração a Nossa Senhora do Carmo: “Nossa Senhora do Carmo! A nuvem do profeta Elias, sobre o Monte Carmelo, regou a Terra, revigorou toda a natureza e alegrou o Povo de Deus. Virgem Santíssima, vós sois poderosa junto a Deus onipotente! Pelo símbolo de vosso escapulário, mostrai-nos a vontade que Deus tem de espalhar uma chuva de graças sobre os vossos fiéis devotos e abençoai todo o Povo de Deus. Eu, debilitado por mil fraquezas físicas e morais, recorro a vós! Estendei-me vossa mão bondosa e volvei para mim vosso olhar maternal, dando-me ânimo, coragem e saúde de corpo e de mente. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós” (Oração do livro “Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário