segunda-feira, 9 de julho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. - (Mt 9,14-17)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 09 DE JULHO DE 2018 (segunda-feira) 190º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ JULGA AS PESSOAS, VOCÊ NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS.
(Madre Teresa)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
 DIA INTERNACIONAL PARA A DESTRUIÇÃO DE ARMAS
 DIA DO PROTÉTICO
 DIA DO SONHADOR
 DIA DAS LOIRAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Gentio do Ouro - Jussiape - Uauá (Bahia) Presidente Vargas (Maranhão) Corumbá de Goiás (Goiás) Agua Boa (Mato Grosso) Boa Vista (Roraima) Cedro (Ceará) Glória do Goitá - Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) Ibiaçá - Ibiraiaras (Rio Grande do Sul) Junqueiro (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIEL DE PAULA CABRINI (filhote do Eduardo/NATALIA-MACROCONTÁBIL CONESSA E Lions Clube de Universitário de Garça /SP) NATALIA MARIA DE PAULA (Lions Clube de Universitário de Garça /SP) ANGELA MARIA BRANDÃO MARQUES (empresária Rede de Postos Express-Garça/SP) MARIA L. FERNANDES PASTRI (Garça /SP) LUIZ OTÁVIO G. BOSQUÊ (Garça /SP) ANTONIO TRINDADE SILVA NETO (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) ISAIAS ANDRADE (Garça /SP) ANGELO LUIZ FARIA (Garça /SP) PATRÍCIA GALVÃO BOSQUÊ (Recife /PE) Fernando Machado (Garça/SP) AGUINALDO COSTA PACHECO (PPA-Garça /SP) LUIS CARLOS FERNANDES (Garça/SP)FABIO FRANÇA PEREZ  (RCG-Garça /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEIDE MINARDI FERREIRA NASCIMENTO e CARLOS “KACO”  EDUARDO FERREIRA NASCIMENTO (Lions Clube de Garça ) MARIA INÊS PORTELINHA e ANTONIO AUGUSTO ÁVILA CASTRO ó1966ó53 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça) DICOLA DOS SANTOS QUEIROZ GERALDO e VANDERLEI GERALDO (Lions Clube de Bauru Bela Vista )

 Santo do Dia 
SANTA PAULINA DE JESUS
Amábile Lúcia Visintaineer (Itália, 1865-1942), veio para o Brasil aos 9 anos. Em 1890, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Dedicou-se aos idosos, aos doentes e ao  órfãos. Foi canonizada em 2002.
SANTA VERÔNICA GIULIANI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- A estrada dos justos é como a luz, cresce do amanhecer até o pleno dia.
Oração
PAI, QUE MINHA RESPOSTA IMEDIATA AOS APELOS DE MEUS SEMELHANTES MANIFESTE A VERACIDADE DO QUE PROCLAMO POR MEIO DE PALAVRAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
 Ó Deus onipotente e eterno, que exaltais os humildes e simples e conduzistes a santa Paulina pelo caminho da santidade através da provação, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por seu auxílio e a seu exemplo, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e encontrar a plenitude de vossa graça no serviço às pessoas, especialmente às mais necessitadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
09 de julho de 2018 2ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
Deus não deixa de amar seu povo. Como esposo fiel, ele deseja estar sempre conosco, defendendo e conservando nossa vida.

1ª Leitura - (Os 2,16.17b-18.21-22) - Eu te desposarei para sempre. Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.
18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 122 (123)
Misericórdia e piedade é o Senhor.

 Evangelho do dia
09 de julho de 2018 2ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. - (Mt 9,14-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Confiança, filha! (Mt 9,18-26)
Uma enfermidade que já durava doze anos. E na linguagem bíblica o número doze sinaliza uma experiência completa, uma ideia de plenitude. A infeliz já passara por tudo que lhe cabia passar. Bebera seu cálice até o fim. Mas não perdera a esperança... Quando Jesus passa por ela, a caminho da casa de um “figurão” dos judeus, a mulher resolve dar um passo na fé. Ela crê que o Rabi é um homem de Deus. Sabe que ele já curou a muitos. Em seu íntimo, ela pensa: “Se eu o toco, ainda que seja apenas no seu manto, ficarei curada”.

Curiosamente, o Evangelho de Mateus sugere que ela nem chegou a tocar Jesus, mas este se antecipa a seu anseio e confirma sua fé: “Confiança, filha! A tua fé te salvou!” E no mesmo instante ficou curada.

Certa vez, em viagem missionária, visitei nosso núcleo de Irapuã, SP. Na oração da manhã, depois de cantar um cântico a N. Sra. dos Impossíveis, sugeri que cada um dos presentes se dirigisse à Mãe de Deus e colocasse em suas mãos o seu próprio “impossível”: aquilo que jamais poderíamos resolver por nossos próprios meios e recursos.

Estava presente uma senhora, casada há 12 anos (o mesmo número!), estéril, que recorrera à medicina, em vão, para engravidar. Naquele momento, ele fez o ato de fé e entregou o seu “impossível”. Um mês depois de voltar a Belo Horizonte, recebi um recado da Comunidade: naquela mesma semana ela havia engravidado. Cerca de dois anos depois, voltei a Irapuã e conheci o filho que o Senhor lhe dera, pela intercessão da Mãe celeste. Mais uma vez, a confiança em Deus havia superado o impossível.

Há quem ria dessas coisas, fora e dentro da Igreja. Assim como riram de Jesus quando chegou à casa do “notável” e disse que a menina morta apenas dormia, entre os lamentos das carpideiras e a música lúgubre dos flautistas. Depois de mandar sair os incrédulos, tomou-a pela mão e a menina se ergueu com vida.

Ainda hoje, o amor de Jesus Cristo continua a se manifestar em nosso meio, fazendo a vida nova brotar exatamente onde se anunciava a morte definitiva: o mundo das drogas, a depressão profunda, os casais separados. A você que sofre e não vê nenhuma saída humana, é a você que Jesus repete neste instante: “Confiança!”

Pois nada é impossível para Deus... (Lc 1,37.)

Orai sem cessar: “Senhor, vós mudastes meu luto em dança!” (Sl 30,12)

ReflexãoO céu não está vazio
AUTOR evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano))
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje  perante o aparente ditado dos elementos do mundo (a morte inapelável, uma doença incurável) Jairo e a “hemorróissa” apresentam uma nova esperança: Jesus Cristo! Nesta cena inverte-se a concepção do mundo—também hoje em auge— que vê o divino nas forças cósmicas, mas não num Deus ao que se pode rezar.

Não são os elementos do cosmos, nem as leis da matéria, o que definitivamente governa o mundo e o homem, mas um Deus pessoal. A “última palavra” tem-na a razão, a vontade, o amor: uma Pessoa. E se conhecermos esta Pessoa, e ela a nós, então o poder inexorável dos elementos materiais já não é a ultima instância; já não somos escravos do universo e das suas leis, agora somos livres.

—Jesus, contemplando-te a ti afiança-se em nós a confiança de que nada é casual nem fatal nas nossas vidas: há um Espírito que em ti se revelou como Amor. O céu não está vazio!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quanto é grande minha Fé?
- O que faço para que minha Fé aumente?
- Consigo transmitir Fé a meus familiares e aos que me rodeiam?
 - Dou testemunho de Fé em meu ambiente de trabalho?
- Qual foi o maior testemunho de Fé que já dei?

Leitura Orante
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Neste início de uma nova semana, mais uma vez a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre a fé. No gesto do homem que pede a Jesus que imponha as mãos sobre sua filha e no gesto da mulher que toca no manto de Jesus para ser curada, observamos que a fé é a “condição para receber a vida do Senhor”. Hoje celebramos também a memória litúrgica de Santa Paulina.
Oremos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Quais são as duas curas realizadas por Jesus? Como elas acontecem? Você identifica elementos em comum entre elas? O que foi necessário para que as duas pessoas fossem curadas?
“Entre a súplica de um chefe por sua filha já morta e a chegada na casa deste notário, há o episódio da mulher que sofria de um fluxo de sangue. Nos dois episódios, Jesus irrompe como o Senhor da vida. No horizonte simbólico antigo, perder sangue significa perder a vida. A hemorragia torna a própria pessoa e quem a toca impura. A fé da mulher está em que ela rompe a barreira da Lei de pureza para tocar na franja da veste de Jesus. A ‘franja’ era para ajudar a lembrar e a cumprir os mandamentos do Senhor (cf. Nm 15,37-41). Mas a razão dos mandamentos é fazer viver, preservar o dom da vida, não permitir cair na escravidão (cf. Nm 15,41). Tocando Jesus, ao invés de torná-lo impuro, ela é purificada e, pela fé, é salva e recebe o dom da vida. Jesus chega, então, à casa do chefe. Para os cristãos, os ritos de lamentação fúnebre perderam sentido (ver: 1Ts 4,13-14), já que a morte era comparada ao sono, algo transitório, na espera do despertar da Ressurreição. Aqui é Jesus quem tem a iniciativa de tocar a menina, pegando-a pela mão, como que para despertá-la do sono. É o Senhor da vida que desperta para a feliz ressurreição” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) ““Pensamento e atitude. Bela lição do Evangelho de hoje. Há muita gente que tem belos pensamentos e não consegue realizá-los porque falta coragem, determinação, garra, empenho… A vida vai oferecendo oportunidades, e os mais ‘antenados’ e destemidos conseguem avançar e conquistar sonhos. A mulher que sofria com hemorragias pensou: ‘Ele pode me curar!’. Teve a atitude de ir ao encontro de Jesus e, mesmo sabendo das consequências dos seus atos dentro da lei do puro e do impuro, perseguiu seu pensamento e tocou no manto de Jesus. Resultado: foi curada, conforme acreditou. Deus gosta de pessoas de atitude. Ele abre as portas do coração e derrama as graças necessárias” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  Apresente ao Senhor o apelo que você sentiu em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua sua oração pedindo a intercessão de Santa Paulina: “Ó Santa Paulina, vós que pusestes toda a vossa confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidistes ajudar o povo sofrido, nós vos confiamos a Igreja que tanto amais, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus [fazer o pedido]. Santa Paulina, intercedei por nós junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de trabalhar para um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém” (Trecho do livro “Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos deseja assumir em sua vida?
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário