– ONU –
– TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O
DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL –
– J U L
H O – MÊS DA ALFABETIZAÇÃO –
– GARÇA/SP, 07 DE JULHO DE 2018 (sábado) 188º dia do ano –
–DESEJAMOS
QUE TENHA UM BOM DIA!–
–■COMECE O DIA FELIZ!■–
– Pensamento do Dia –
“O
IGNORANTE AFIRMA, O SÁBIO DUVIDA, O SENSATO REFLETE.”
(Aristóteles )
– Datas Comemorativas –
–■ DIA NACIONAL CONTRA O RACISMO ■–
–■ DIA NACIONAL DO DESARMAMENTO VOLUNTÁRIO ■–
–■ DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS ■–
–■ DIA DO INGRESSO
DAS MULHERES NAS FILEIRAS DA MARINHA ■–
–■ DIA DO ANIVERSÁRIO DO DRAMATURGO ARTHUR DE AZEVEDO ■–
–■Dia do ANIVERSÁRIO
DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ■Cabixi (Rondônia) ■Carandaí (Minas Gerais) ■Corupá (Santa Catarina) ■Candelária
- Pelotas (Rio Grande do Sul) ■Miguel
Alves (Piauí) ■–
■Dia do ANIVERSÁRIO DE:
■ANA
THERESA
GUANAES
BONINI
ZANON (Dentista-Garça/SP) ■AIME
LOPES (Tia Marilia
/SP) ■HELISON CESAR ALTAFIM (Lions Clube de Vera
Cruz /SP) ■VALDEMAR DE OLIVEIRA PASSOS (Lions Clube de Vera
Cruz /SP) ■RICARDO TADEU BAPTISTA (Lions Clube de Pederneiras
/SP) ■PATRICIA REGINA FABRÍCIO ALVARES (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça
/SP) ■ANA PAULA SILVA (Garça/SP) ■CRISTINA
GARCIA
DIAS (Garça/SP) ■ CELIA
REGINA
RODRIGUES
CASSIANO
ALVES (Composição-Garça/SP)■ ANTONIO ROCHA (Garça /SP)■Pe. VERÍSSIMO MÂNFIO (Diocese de Marilia /SP)
■ANTÔNIO <BACANA>
FRANCO
DOS SANTOS (Vereador-Garça /SP) ■–
–■Dia do
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:
■ANDRÉA PERES ANTÔNIO e CELSO ANTÔNIO ó1968ó50
ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça e Lions Clube de Garça/SP) ■–
–■Dia do
ANIVERSÁRIO DE SAGRAÇÃO BISPO DO:
■DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINIó2013ó5 ANOS (Diocese
de Marilia
/SP)■–
– Santo do Dia –
–■ SÃO VILIBALDO ■–
–■ SANTO ADRIANO
■–
–■ BENTO XI ■–
–■ MARIA ROMERO MENESES ■–
Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para
ouvir seus ensinamentos.
“A ESCUTA DA PALAVRA”
- Povos
todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)
–■ Na vida conturbada do dia a dia, anúncios de
restauração e de paz são sempre consoladores e nos recordam a presença
renovadora de Cristo entre nós. ■–
– Oração –
“PAI, AUMENTAI NOSSA
ESPERANÇA, IMPULSIONANDO PLENAMENTE O NOSSO SER E O NOSSO AGIR. AJUDAI-NOS A
RETRATAR EM NOSSA VIDA A VOSSA IMAGEM, PARA QUE ASSIM VOS POSSAMOS POSSUIR
ETERNAMENTE NO CÉU.”
– Oração do dia –
–■ Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos
da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em
nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo. ■–
– Leituras –
– 07 de
julho de 2018 – Sábado da 13ª
Semana do Tempo Comum –
–■ O Senhor muda a sorte do seu povo, para que tenha
libertação e paz. O vinho novo da Palavra de Deus conserve em nós a alegria da
amizade com Jesus . ■–
1ª Leitura - (Am 9,11-15) - Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo e os
plantarei sobre o seu solo. – Leitura da
Profecia de Amós:
Assim diz o Senhor: 11Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.
13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.
– Salmos –
Salmo responsorial 84 (85)
O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
– Evangelho do dia –
– 07 de
julho de 2018 – Sábado da 13ª
Semana do Tempo Comum –
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto
o noivo está com eles? -
(Mt 9,14-17)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
-
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Ele está no meio de nós.
—
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de
Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos
não?” 15Disse-lhes Jesus:
“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com
eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles
jejuarão.
16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.
16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.
Palavra da
Salvação! - Glória a vós, Senhor.
“MEDITAÇÃO DA PALAVRA”
– Comentário do Evangelho –
Autor: Texto
de Antônio Carlos Santini
Comunidade
Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em santini@novaalianca.com.br
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
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“Liturgia
comentada”
VINHO NOVO, ODRES
VELHOS... (Mt 9,14-17)
Quando lecionei no
Curso Técnico de Química, aprendi que determinado ácido devia ser acondicionado
em frascos de barro, pois ele corroía o vidro. Os fabricantes de perfume se
esmeram ao escolher o recipiente para suas essências, dando-lhes um ar de
nobreza e refinamento.
Também no Oriente,
não se guardava o vinho novo em qualquer tipo de odre. O couro ressequido de um
odre já usado não resistiria à expansão dos gases de um vinho novo, ainda em
fermentação. Acabaria rompido, perdendo-se o vinho e o cantil.
É um sinal de
sabedoria encontrar o vaso certo para o conteúdo que vamos guardar. Quando
surgiram os primeiros grupos de oração de linha carismática, muitos erros foram
cometidos, na sofreguidão de derramar o vinho novo do Espírito, mas sem levar
em conta o ressecamento da vida paroquial. Não admira que fossem tantas e tão graves
as rejeições experimentadas...
Equívoco semelhante
ocorre quando se tenta transmitir a catequese e a doutrina para fiéis
(crianças, jovens ou adultos) que ainda não ouviram o querigma, o primeiro
anúncio do Evangelho. Que sentido faz para um jovem ouvir falar de sacramentos
antes de experimentar em sua vida a presença única de Jesus? Antes de fazer uma
opção pessoal pelo único Salvador de nossas vidas?
É preciso levar em
conta a relação entre os vasos e seu conteúdo. Paulo sabia disso, ao contrastar
o barro humano e a Graça divina: “Trazemos esse tesouro [a luz em nossos
corações] em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder
extraordinário vem de Deus e não de nós”, (2Cor 4,7) Ninguém devia iludir-se e
superestimar sua própria natureza!
Olhando à nossa
volta, vemos vários setores da Igreja claramente petrificados, mumificados, sem
vida e sem movimento. Odres velhos, não? Ao contrário, conheço paróquias vivas,
pulsantes, irradiantes, onde foi derramada a água viva do Espírito, renovando
previamente os corações que deveriam – depois! – acolher e transmitir a Boa
Nova. Ali se experimenta, agora, o vinho novo, borbulhante e capitoso.
Procissões,
novenas, tríduos, cavalgadas, práticas repetidas ao longo de décadas, sem que
seus participantes acordem para fome do pobre, para a solidão dos idosos, para
a ruína das famílias. Quando virá o fogo do céu?
Orai sem cessar: “Vem, ó Espírito,
dos quatro ventos!” (Ez 37,9)
– Reflexão – A nova evangelização: renovação da Igreja –
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Jesus nos chama à "fidelidade renovada": mesmo que
o conteúdo da fé não muda substancialmente, devemos considerar as mudanças de
percepção cultural e as graves dificuldades do tempo com respeito à profissão
da fé verdadeira e sua justa interpretação.
Os conteúdos essenciais que desde os séculos constituem o
patrimônio de todos os crentes têm necessidade de ser confirmados,
compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova, com o fim de dar um
testemunho coerente em condições históricas diferentes às do passado. O
magistério da Igreja tem a responsabilidade de intensificar a reflexão sobre a
fé para ajudar a todos os crentes em Cristo a que sua adesão ao Evangelho seja
mais consciente e vigorosa em cada tempo.
—Nos tempos mais recentes a Igreja vem cumprindo esta missão
com o Concilio Vaticano II ("bússola segura para orientar-nos no caminho
do século que começa") e convocando duas vezes o "Ano da Fé"
(com Paulo VI e com Bento XVI), entre outras muitas iniciativas.
– Leitura Orante –
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
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ORAÇÃO INICIAL
No encontro com o Senhor por meio de sua
leitura orante, queremos entregar a Ele tudo o que iremos viver neste novo dia.
Silenciando nosso coração, peçamos as luzes e graças necessárias para a nossa
vida, repetindo algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo,
necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Amém.”
1 -
Leitura (Verdade) – O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o
texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e
acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual tema perpassa a
discussão dos personagens? De que jejum trata o texto?
“O texto do evangelho é composto de duas partes: uma controvérsia sobre o jejum, seguida de duas pequenas parábolas. A questão sobre a prática do jejum põe a pergunta acerca de que jejum se está falando: do recomendado pela Lei em vista do perdão dos pecados (Lv 16,29-31; 23,27-32) ou o das práticas de devoção, sobretudo dos fariseus, que visavam impô-lo como obrigação para todos? Parece-nos que se trata mais da prática devocional, mas o texto não nos oferece nenhuma especificação a respeito. A resposta de Jesus situa o jejum num outro patamar. No novo tempo inaugurado pelo advento do Messias, a questão fundamental é o sentido do jejum. A imagem da festa de casamento para simbolizar os tempos messiânicos é atestada no Antigo Testamento (cf. Is 61,10; 62,5), ainda que a metáfora do Messias como esposa não se encontre na tradição vetero-testamentária. Seja como for, a ideia é importante: as práticas penitenciais devocionais para apressar a vinda do Messias são inadequadas, pois ele já se encontra presente. É em relação à pessoa de Jesus que o jejum é ou não praticado. O jejum recebe um sentido cristológico. As duas parábolas são um convite a se abrir para a novidade dos tempos messiânicos; é preciso uma verdadeira conversão” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
“O texto do evangelho é composto de duas partes: uma controvérsia sobre o jejum, seguida de duas pequenas parábolas. A questão sobre a prática do jejum põe a pergunta acerca de que jejum se está falando: do recomendado pela Lei em vista do perdão dos pecados (Lv 16,29-31; 23,27-32) ou o das práticas de devoção, sobretudo dos fariseus, que visavam impô-lo como obrigação para todos? Parece-nos que se trata mais da prática devocional, mas o texto não nos oferece nenhuma especificação a respeito. A resposta de Jesus situa o jejum num outro patamar. No novo tempo inaugurado pelo advento do Messias, a questão fundamental é o sentido do jejum. A imagem da festa de casamento para simbolizar os tempos messiânicos é atestada no Antigo Testamento (cf. Is 61,10; 62,5), ainda que a metáfora do Messias como esposa não se encontre na tradição vetero-testamentária. Seja como for, a ideia é importante: as práticas penitenciais devocionais para apressar a vinda do Messias são inadequadas, pois ele já se encontra presente. É em relação à pessoa de Jesus que o jejum é ou não praticado. O jejum recebe um sentido cristológico. As duas parábolas são um convite a se abrir para a novidade dos tempos messiânicos; é preciso uma verdadeira conversão” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do
Evangelho encontrou sintonia com suas atitudes? Quais sentimentos o texto
provoca em você? Permaneça em silêncio por alguns instantes e procure sintetizar
em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração.
No relato bíblico, Jesus não está rejeitando nem aprovando a prática do jejum, mas esclarecendo algo que os discípulos de João não haviam compreendido. O ritualismo no cumprimento do jejum não permitiu perceber o elemento fundamental: Jesus, a salvação, está no meio deles. Jesus é a plenitude da salvação e de todas as práticas de piedade.
No relato bíblico, Jesus não está rejeitando nem aprovando a prática do jejum, mas esclarecendo algo que os discípulos de João não haviam compreendido. O ritualismo no cumprimento do jejum não permitiu perceber o elemento fundamental: Jesus, a salvação, está no meio deles. Jesus é a plenitude da salvação e de todas as práticas de piedade.
3 - Oração (Vida) – O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces
e orações com base no texto) “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do
Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque
sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o
modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando
nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e
buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando
plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a
vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - A prática do jejum necessita estar em profunda relação com a conversão interior, que nos abre para Deus e para os irmãos. Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez por meio da Palavra?
4 - Contemplação (Vida e Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - A prática do jejum necessita estar em profunda relação com a conversão interior, que nos abre para Deus e para os irmãos. Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez por meio da Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Sites
acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ – http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ - https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br -
http://kfrases.com/autor/- Liturgia
Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS – Pia
Sociedade de São Paulo
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