quarta-feira, 8 de agosto de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Mulher, grande é a tua fé! - (Mt 15,21-28)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 08 DE AGOSTO DE 2018 (quarta-feira) 220º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A TAREFA DE VIVER É DURA, MAS FASCINANTE.”
(Ariano Suassuna)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL
 DIA NACIONAL DO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA
 DATA COMEMORATIVA DO ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MINISTRO VICTOR NUNES LEAL   
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ALVINLÂNDIA - Mesópolis - Votuporanga (São Paulo) João Pessoa (Paraíba) Morro do Chapéu - Muritiba (Bahia) Paracambi (Rio de Janeiro) Nova Trento (Santa Catarina)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALZIR VICENTE SOARES BERTONI (sócio fundador do Lions Clube de Garça/SP)NAZARETH CAETANO (Lions Clube de Dracena/SP) JOSÉ AUGUSTO (GUTO) M. DE OLIVEIRA (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça / SP)EDUARDO A. PEDROLLI (Garça /SP)NILMA CLARA AFONSO CARDOSO (Garça /SP)FLAVIO ZANCOPE SELLANI (Barcelona /Espanha)CRIS TIANE GALHASE (Garça /SP)JEAN FRABETTI (Garça /SP)MARIA VALDINE SOUSA PIASSA (Jarinu /SP)LUSIA BELLINE (Marilia/SP)MARA VICENTE PASSOS  (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DIACONAL DE: CECILIO DAVIó1992ó26 ANOSó (Conselheiro Espiritual das EQ 02 ENS APARECIDA e EQ 05 ENS de LOURDES Setor de Garça / SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
Domingos de Gusmão (Espanha, 1170-1221) é, com Francisco de Assis, um dos patriarcas da santidade cristã e um dos grandes reformadores da Igreja do século 13. Respondendo aos desafios do seu tempo, fundou a Ordem dos Frades Pregadores (Dominicanos).

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5).
■ Deus sempre está disposto a acolher as nossas suplicas. Que tenhamos fé suficiente para pedirmos por aqueles que passam por provações e enfermidades confortando-os e a exemplo da mulher cananeia possamos confiar sempre em vosso socorro e sejamos fortes na fé. 
– Oração 
SENHOR JESUS, TIRA DE MIM TODO PRECONCEITO QUE ME IMPEDE DE ACEITAR QUE MUITAS PESSOAS MARGINALIZADAS POSSAM TER UMA FÉ VERDADEIRA EM TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
 Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de são Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 08 de agosto de 2018 – 4ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO, Presb., Memória 
■ Nosso Pai sempre se lembra de nós e nos atrai com sua misericórdia. Ele acolhe e liberta, com sua Palavra, a todos os que desejam fazer parte de seu convívio. Em seu Reino não há exclusão. 

1ª Leitura - (Jr 31,1-7) - Amei-te com amor eterno. – Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

1“Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo”. 2Isto diz o Senhor: “Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso”.
3O Senhor apareceu-me de longe: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. 4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. 5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher.
6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: ‘Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus’. 7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial (Jr 31)
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

 – Evangelho do dia 
– 08 de agosto de 2018 – 4ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO, Presb., Memória
Mulher, grande é a tua fé! - (Mt 15,21-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, Aleluia (Lc 7,16).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.
24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Os cachorrinhos também comem... (Mt 15,21-28)
Para escrever um Evangelho como este, o evangelista precisou converter-se. Afinal de contas, os judeus eram, orgulhosamente, o “povo escolhido”. O único povo que Deus chamara a cultuá-lo de modo especial. O resto? Bem, os estrangeiros (os goim) eram os cães...

O termo pejorativo e ofensivo se aplicava até mesmo aos soldados romanos que dominavam a Palestina imperial. Não havia escolha: ser judeu ou... o resto.

Pois é do mundo “de fora”, do mundo “sujo”, que surge esta mulher admirável. Vinha da antiga Fenícia, o litoral a oeste de Israel, onde Tiro e Sídon haviam acumulado os frutos do comércio internacional. A indústria da púrpura – corante extraído de um molusco abundante nas águas do Mediterrâneo – cobrira as praias de toneladas de carapaças malcheirosas, que acentuavam ainda mais a “impureza” ritual desses estrangeiros.

Quando a mulher se dirige a Jesus, sabe que está ultrapassando um limiar praticamente intransponível: as barreiras do preconceito. Pede pela libertação de sua filhinha, acossada pelo demônio. Num primeiro momento, Jesus se recusa, pois “o pão era apenas para os filhos”. A mulher insiste, com um misto de humildade e sabedoria: sabendo que não pertence ao povo escolhido, ela não pretende de modo algum o pão dos filhos. Quer apenas as sobras. As migalhas que caem da mesa – isto é o que ela pede para seu filhote.

Caem também as defesas do Mestre: “Mulher, grande é a tua fé! Seja conforme queres!” E de pronto a menina fica livre de seu mal.

Temos aqui uma lição para nossa vida prática? Somos cachorrinhos? Ou somos filhos, pelo Batismo? Se mesmo os cãezinhos acabam por receber alguma atenção do Senhor, que dizer de nós – convidados para o banquete da Eucaristia?

Aliás, cabem outras perguntas: sou frequente à mesa do Senhor? Dou valor a esse festim diariamente preparado para os filhos? Ou ando meio enfastiado, intoxicado por alimentos estranhos?

Seria terrível viver subnutrido, morrer de inanição, tornar-me pasto de demônios, quando o Pão de Vida me é oferecido por Cristo, todos os dias de minha vida!
Orai sem cessar: “Senhor, dá-nos sempre desse Pão!” (Jo 6,34)

– Reflexão – Que é a verdade? 
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, devemos aprender da atitude dessa mulher Cananéia, quer dizer, não judia: Prostra-se diante da Verdade. Que é a verdade? Expressado num tom expeditivo, é o que escutou Jesus enquanto o julgavam injustamente. A Cananéia, porém, inclinou-se diante da Verdade não só fisicamente, senão também intelectualmente: “É verdade, Senhor” afirmou.

O Ser de Deus é o mais verdadeiro: É o eterno, a origem e o fundamento de tudo. E Cristo é a imagem encarnada dessa Verdade, o espelho no qual nós podemos contemplá-la. Jesus Cristo não disse “Eu sou o costume”, senão “Eu sou a Verdade” Cristo não sanciona simplesmente o costume: pelo contrário, Ele nos arranca dos costumes (“todos o fazem...", dizemos sempre). Ele deseja que os abandonemos e nos exige que procuremos a verdade, o que nos introduz na realidade do Criador, de nosso próprio ser.

—Senhor, contigo eu não discuto porque Tu és a Verdade e rindo-me diante de ti.

– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como manifesto minha Fé?
- Sirvo de exemplo de Fé em minha família?
- Outros podem se servir de meu modo de viver como exemplo?
- Reclamo muito das dificuldades da vida?
- Quando sofro, olho ao meu redor para me fortalecer lembrando que tantos sofrem muito mais que eu?

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Na liturgia de hoje fazemos memória de São Domingos, sacerdote espanhol e grande missionário, fundador dos Frades Pregadores ou Dominicanos. No Evangelho, o clamor da mulher cananeia é uma verdadeira profissão de fé. Ela reconhece Jesus como o Salvador. Entremos com profundidade no texto bíblico para que ele nos revele o Senhor e nos leve ao seu encontro.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Quem são os personagens da narrativa? Podemos identificar elementos de ruptura, superação ou mudança no texto? A mulher não acreditava no Deus de Israel, por que então procura por Jesus? Quais elementos nos falam da abertura da mensagem de Jesus aos pagãos? Diante da atitude da mulher cananeia, qual é a constatação de Jesus?
“Trata-se de justificar a abertura da mensagem cristã aos pagãos, e de admiti-los à mesa da eucaristia. Jesus vai para a região de Tiro e de Sidônia, região pagã. Quem diz pagão, diz impuro. Assim como os discípulos na barca, ameaçados pelas ondas e o vento contrário, gritam de medo (cf. 14,26), e Pedro: ‘Senhor, salva-me’ (14,30), a mulher grita: ‘Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim’. O seu grito é uma profissão de fé no Messias, descendente de Davi. A razão de sua súplica veemente é sua filha ‘atormentada por um demônio’. Jesus nada diz. O silêncio de Jesus abre espaço para a intervenção dos discípulos, que desejam que Jesus a despeça, pois ela gritava atrás deles. A resposta de Jesus é coerente com as instruções do discurso sobre a missão (cf. 10,6). Ele se admirou da fé dela: ‘Mulher, grande é a tua fé’. A fé da mulher permite a Jesus realizar o que ela suplica. A fé abre para os pagãos as portas do Reino dos céus. É a fé que permite à mulher cananeia ver e reconhecer Jesus como o Salvador de toda a humanidade” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? De que modo a atitude da mulher cananeia o(a) faz refletir? O que o Senhor pede a você hoje? Você também é uma pessoa de fé?
“Essa cananeia teve sua fé provada à exaustão! Até que ponto ela seria capaz de abrir mão de sua vida para salvar a filha? Os judeus chamavam os não judeus de cães impuros. Jesus então explica para essa mãe desesperada que ele veio para os da casa de Israel, e não seria justo alimentar os cachorrinhos. A mulher insiste e foca na cura da sua filha, seu maior tesouro. Implora ao Filho de Davi, usando uma expressão exclusiva dos judeus: ‘cachorrinhos’. Jesus, desprovido de qualquer preconceito, dá a sentença final para aquela estrangeira: ‘Mulher, grande é tua fé. Tua filha está curada!’. Para a novidade trazida por Jesus, a salvação, não importa a nacionalidade; ele veio salvar a todos que professam sua fé nele” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  “Virgem e Mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso ‘sim’ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus. Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João, o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário