quinta-feira, 6 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deixaram tudo e O seguiram. - (Lc 5,1-11)



"Em nome do Senhor vou lançar as redes!"
– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 06 DE SETEMBRO DE 2018 (quinta-feira) 249º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
EU COMETI ALGUNS ERROS. E GARANTO QUE COMETEREIS MAIS.
(Barack Obama)

 Datas Comemorativas 
DIA DO BARBEIRO
DIA DO CABELEREIRO
DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA IGUALDADE E CIDADANIA DA MULHER
DIA DO SEXO
DIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA
SEMANA DA PÁTRIA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Branco - Boituva (São Paulo) Belém (Paraíba) Aramari (Bahia) Morrinhos (Ceará)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO (Catequista–Professora aposentada-Garça /SP)ALICE SIMÕES PERES (Garça /SP)MAGALI LUCAS DE JESUS G. BRANCO (Panificadora União Garça /SP)JOSÉ ROBERTO VELOZO (Escritório Exatidão-Garça /SP)OMAR ISMAIL ÁBIDO (Garça /SP)Isac Sitnik (Presidente Prudente /SP)CELSO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP)ROSE MAZETTI BELON (PPA Campo Grande/MS) SONIA ALEXINA MARRA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTO ELEUTÉRIO
SÃO LIBERATO DE LORO


- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Faz parte da missão da Igreja sair em resgate de homem e mulheres imersos na insensatez do mundo, a fim de lhes proporcionar a experiência da vida e da verdade do evangelho.
Oração
PAI, CONFIRMA MINHA VOCAÇÃO DE PESCADOR DE PESSOAS HUMANAS, E CONDUZE-ME PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS ONDE SE ENCONTRAM OS QUE MAIS CARECEM DE MEU AMOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
06/09/2018 Quinta-feira da 22º Semana do Tempo Comum
Pertencentes a Cristo, somos convidados a seguir em direção a águas mais profundas, para lançar as redes em favor do reino de Deus.

1ª Leitura (1Cor 3,18-23) – Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus. Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.
21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 23 (24)
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Evangelho do dia
06/09/2018 Quinta-feira da 22º Semana do Tempo Comum
Deixaram tudo e O seguiram. - (Lc 5,1-11)

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Vinde após mim, diz o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).
Aleluia, aleluia, aleluia.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova. padrerogercn@gmail.com  
Conteúdo publicado em  http://homilia.cancaonova.com/        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Lancemos nossas redes em águas mais profundas
Jesus quer que lancemos nossas redes em águas mais profundas, a começar por esse mar, que é o nosso coração!

“Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’” (Lucas 5,5).

O desânimo toma conta dos discípulos do Senhor, o desânimo que vem do desalento de terem tentado, de passarem a noite tentando pescar e nada dos peixes virem. Quando, no entanto, Jesus se aproxima deles e, também quando se aproxima de nós, tem uma ordem: é preciso avançar para águas mais profundas.

Os discípulos estavam somente na beira do lago, lançando as redes nos lugares que sempre lançaram, mas até os peixes cansaram daquele lugar e de lá saíram!

Muitas vezes, acostumamo-nos a fazer uma coisa na vida e até temos uma forma de dizer: “Sempre foi assim. Eu sempre fiz assim. Por que vou mudar?”. Quando não mudamos, o mundo muda; e não é que temos de acompanhar ou fazer o mesmo que o mundo faz, mas temos que transpor a mudança no mundo. Se as águas mudam de direção, temos de acompanhar a direção que elas estão indo para lançarmos nossas redes.

A sabedoria divina sabe em qual direção o vento está indo e qual direção a barca tem que andar; e, muitas vezes, precisamos andar na direção contrária. Precisamos dar atenção à Palavra do Mestre, pois Ele quer que lancemos nossas redes em águas mais profundas, a começar por esse mar que é o nosso coração. Muitas vezes, cuidamos da nossa vida de maneira muito superficial, e não aprofundamos as coisas.

Fico impressionado como os nossos relacionamentos ficam apenas na berlinda, e não os aprofundamos. Preferimos ficar no superficial, do jeito que está, e chega um tempo em que o mar não está para peixe, e é preciso dar muita atenção à Palavra do Mestre.

Às vezes, você está desanimado, porque seu emprego está do mesmo jeito. Você não consegue produzir nada de novo, a criatividade não vem. O Espírito é o vento criativo, é aquele que sopra o novo, mas é preciso ter a disposição de sair da zona de conforto, da comodidade, de ter a coragem de avançar na vida.

Muitas vezes, dizemos: “Eu posso afundar. Não vou dar conta. Eu não tenho mais forças”. Se, realmente, entrarmos na Palavra do Senhor e deixarmos que ela direcione nossa vida, Ele vai nos apontar outros mares e outras direções para onde a nossa vida precisa andar.

Não fiquemos estagnados no ponto em que estamos, não fiquemos parados naquilo que sempre fomos acostumados a fazer. Não nos acostumemos só com o “arroz e feijão”. Podemos muito mais, basta que não abaixemos a cabeça nem digamos: “É assim mesmo. Eu já tentei várias vezes”. A graça da vida é morrer tentando, buscando e avançando, ainda que, algumas vezes, tenhamos de regredir para depois progredir, mas Deus sempre nos dá a graça de avançarmos.
Deus abençoe você!

– Reflexão – A Igreja “missioneira” 
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, descobrimos a “marca missionária” presente na Igreja desde a sua fundação: o próprio Romano Pontífice é “pescador de homens”. Simão foi chamado, um dia como qualquer outro, enquanto realizava o seu trabalho de pescador. O Mestre viu duas barcas amarradas e pede-lhes para subir a uma, à de Simão. Afastando-se um pouco da margem, ensina â multidão: a barca de Pedro converte-se na cátedra de Jesus Cristo.

Quando terminou, pede a Simão para lançar as redes. Jesus era um carpinteiro, não era um conhecedor em pesca. Porém, “Simão o pescador" confia Nele. A sua reacção perante a pesca milagrosa é de estremecimento. Jesus responde convidando-o a ter confiança e a abrir-se a um projeto que supera toda expectativa: “Pescador de homens”. Pedro não podia imaginar que um dia chegaria a Roma e que aí seria “Pescador de homens” para Deus.


—Senhor, com Pedro, sentimo-nos “enviados” por Deus para levar o teu Evangelho a todas as almas.

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lc 5,1-11 - "Joguem as redes"
Saudação
- A nós todos que nos encontramos na web, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, creio com viva fé
que estais aqui presente, junto de mim,
para indicar-me o caminho que leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que esta Leitura Orante produza em mim frutos de vida.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 5,1-11, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galileia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.
Refletindo
A partir de Lucas 5, o Mestre alarga seu campo de ação e para isto forma um grupo de colaboradores. Neste texto de hoje, temos a narração do primeiro chamado, diante da multidão que “se apertava em volta dele” para ouvir a Palavra de Deus. Jesus subiu no barco de Simão e dali, sentado, ensinava à multidão. No final, manda que Simão leve o barco para águas mais profundas e lá, ele e os companheiros joguem as redes. Simão explica que eles trabalharam a noite toda e nada pescaram. Mas, farão isto porque Jesus lhes pede. E assim fizeram. Como resultado, encheram dois barcos com tanto peixe que quase afundaram. A abundância da pesca pode simbolizar a expansão da Igreja. Simão Pedro experimenta, de um lado, seu fracasso, e de outro, o grande êxito por acreditar na Palavra de Jesus. Pescar é símbolo da missão. A presença e atuação de Jesus despertou em Simão o sentimento de pecador. Caiu aos pés dele e disse: “Sou um homem pecador!” Por isso, sente que Jesus, o Santo, deve se afastar dele. O Mestre faz-lhe, então,  o chamado para ser “pescador de gente”. O Evangelho termina com os apóstolos deixando tudo e seguindo Jesus.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Jesus entra na barca de Pedro. Entra também na minha "barca". Qual é ela?
O Mestre vai ampliando o seu círculo de colaboradores. Em Lc 6,12-16, lemos a convocação dos doze apóstolos. No capítulo 10, escolhe 72 discípulos para, de cidade em cidade,  anunciarem o Reino de Deus.
Meditando
A Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários, “lançando as redes em águas mais profundas”. Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
Como me encontro nesta missão? Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal. Como vivo este chamado?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda a Igreja  a
Oração do Ano Santo da Misericórdia

Senhor Jesus Cristo que nos ensinastes a
ser misericordiosos como o Pai celeste,
e nos dissestes quem vos vê, vê a Ele.

Mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.
O vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e
Mateus da escravidão do dinheiro;
a adúltera e  Madalena de colocar
a felicidade apenas numa criatura;
fez Pedro chorar depois da traição,
e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Fazei que cada um de nós considere,
como dirigida a si mesmo
as palavras que dissestes à mulher samaritana:
“Se tu conhecesses o dom de Deus!”

Vós sois o rosto visível do Pai invisível,
do  Deus que manifesta sua onipotência sobretudo
com o perdão e a misericórdia.
Fazei que, a Igreja seja no mundo,
o rosto visível de vós,
seu Senhor, ressuscitado e na glória.

Vós quisestes que os vossos ministros
fossem também eles revestidos de fraqueza,
para sentirem justa compaixão por aqueles que
estão na ignorância e no erro:

Fazei que todos os que se aproximarem
de cada um deles se sintam esperados,
amados e perdoados por Deus.
Enviai o vosso Espírito e consagrai-nos a
todos com a vossa unção,
para que o Jubileu da Misericórdia
seja um ano de graça do Senhor
e vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo,
levar aos pobres a alegre mensagem,
proclamar aos cativos e oprimidos a libertação
e aos cegos restaurar a vista.

Nós vo-lo pedimos por intercessão de Maria,
Mãe da Misericórdia,
a vós que viveis e reinais
com o Pai e o Espírito Santo,
pelos séculos dos séculos.
Amém!.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, sentindo a presença de Deus na minha "barca".
Vou demonstrar pela vida que estou buscando o caminho da santidade.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário