terça-feira, 11 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. - (Lc 6,12-19)




Jesus chama!
– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 11 DE SETEMBRO DE 2018 (terça-feira) 254º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ESTAMOS IRRITADOS COM ALGUÉM? REZEMOS POR ESSA PESSOA. ISTO É AMOR CRISTÃO.
(Papa Francisco)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DA ÁRVORE
DIA PANAMERICANO DOS PROFESSORES
DIA NACIONAL DO SERRADO
DIA NACIONAL DO KARATÊ
DIA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapuí - Marabá Paulista - Rancharia (São Paulo) Jangada (Mato Grosso) Itaú de Minas (Minas Gerais) Agrestina - Aliança - Angelim - Araripina - Arcoverde - Belém de São Francisco - Belo Jardim - Catende - Custódia - Inajá - Jurema - Lagoa dos Gatos - Macaparana - Moreno - Orobó - Ribeirão  - São Caitano - São Joaquim do Monte - Surubim - Vicência - Vitória de Santo Antão (Pernambuco) Irani - Jaborá (Santa Catarina) Ibiraçu (Espírito Santo) Pimenta Bueno (Rondônia) Nova Aliança do Ivaí (Paraná)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOANA MARIA MANCHINI SOSSOLOTE (m/sobrinha-professora-Garça /SP) CLAUDINEI APARECIDO MANCUSO (Garça /SP) DELMA INACIA MORAIS SERRAR (Lions Clube de Paranaíba /MS)  JOSÉ EURIPEDES OLIVEIRA (Lions Clube de Paranaíba /MS) ÉLIDE SITTA CASSOLA (Garça /SP) ELISA MARIA DE OLIVEIRA (Garça /SP) TELMO GUSTAVO TRIGO MOREIRA (Oleoquimica Ind. e Com-Garça /SP) EDERSON DA SILVA RAFAEL (Garça /SP) NELLY MANCHINI PIMENTA (Ribeirão Preto / SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE
SÃO JACINTO

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
Convém que a oração esteja no início de toda a ação do cristão, seja em situações de conflito, seja como suporte da missão. A oração autêntica nos ajuda a viver relações fraternas e solidárias.
Oração
PAI, TRANSFORMA-ME EM APÓSTOLO DE TEU FILHO JESUS PARA QUE, MOVIDO PELO ESPÍRITO, EU POSSA SER SINAL DA PRESENÇA DELE NESTE MUNDO TÃO CARENTE DE SALVAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
10/09/2018 Segunda-feira da 23º Semana do Tempo Comum
É em Cristo e no Espírito que as desavenças nas relações comunitárias encontram solução, para que a Boa-nova seja levada a todo o povo

1ª Leitura (1Cor 6,1-11) – Irmão contra irmão vai a juízo, e isso perante infiéis! Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 1quando um de vós tem uma questão com um outro, como se atreve a entrar na justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos santos? 2Será que ignorais que os santos julgarão o mundo? Ora, se o mundo está sujeito a vosso julgamento, seríeis acaso indignos de deliberar e julgar sobre questões tão insignificantes?
3Ignorais que julgaremos os anjos? Quanto mais, coisas desta vida! 4No entanto, se tendes dessas questões a resolver, recorrereis a juízes que a Igreja não pode recomendar. 5Digo isso, para confusão vossa! Será, então, que aí entre vós não se encontra ninguém sensato e prudente que possa ser juiz entre irmãos? 6Ao invés disso, irmão contra irmão vai a juízo, e isso perante infiéis! 7Aliás, já é uma grande falta haver processos entre vós.
8Por que não suportais, antes, a injustiça? Por que não tolerais, antes, ser prejudicados? Pelo contrário, vós é que cometeis injustiças e fraudes, e isso contra irmãos! 9Porventura ignorais que pessoas injustas não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem pederastas, 10nem ladrões, nem avarentos, nem beberrões, nem insolentes, nem salteadores terão parte no reino de Deus.
11E vós, isto é, alguns de vós, éreis isso! Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 149
O Senhor ama seu povo de verdade.

Evangelho do dia
10/09/2018 segunda-feira da 23º Semana do Tempo Comum
Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. - (Lc 6,12-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Espírito de Deus direciona nossas decisões
A oração não traz respostas mágicas para a nossa vida, mas nos dá discernimento e sobriedade do Espírito!
"Naqueles dias, Jesus se retirou para uma montanha para orar e passou a noite toda em oração com Deus. Quando chegou o dia, ele chamou seus discípulos e escolheu doze deles, aos quais ele deu o nome de Apóstolos "(Lucas 6, 12-13)

Jesus, o Mestre, é o modelo de oração por nós. Por que precisamos de oração? A oração nos dá sabedoria, discernimento e orientação em um mundo onde, muitas vezes, nos perdemos com tantas flechas que nos apontam para um lado e outro. Que decisão devemos tomar? Qual direção devemos escolher?

Precisamos ter em nossas vidas a sabedoria de Acima, acima de tudo, quando precisamos tomar decisões. Não decida nada em sua vida sem primeiro voltar seu coração para Deus, pois podemos estar muito inquietos com as escolhas que precisamos fazer na vida.

Em um mundo onde há problemas para todos, onde a síndrome da ansiedade apreende o coração, onde tudo deve decidir por ontem, precisamos nos colocar no hoje, não ser controlado pela fúria de amanhã, para que Deus possa conduzir nossa passos Não se trata de adiar, nem de ser uma pessoa indecisa. É sobre ser uma pessoa prudente.

A oração não traz respostas mágicas para nossas vidas, mas nos dá discernimento e sobriedade do Espírito. A oração nos dá a capacidade de fazer escolhas sensatas, muitas vezes nos falta sabedoria, tomamos decisões como é feito em um fim de semana justo, chegou e é um monte de mercadoria e vendedores gritando, comentando sobre esta ou aquela promoção, nós nos permitimos carregar e comprar qualquer coisa, quando fazemos o balanço final, percebemos que compramos coisas que não eram boas ou que não eram tão boas quanto pareciam.

A oração é sempre o melhor remédio para a alma. Jesus passou a noite toda em oração. Às vezes precisamos nos dedicar ainda mais, colocar mais joelhos no chão, dobrar nossos corações mais para sermos incisivos conosco, para conter esse espírito

Calma, serenidade e sobriedade, no Espírito de oração temos a capacidade de fazer escolhas mais precisas, iluminadas, orientadas e abençoadas. Que o Espírito de Deus esteja conosco, guiando-nos para que tenhamos sabedoria nas decisões e escolhas que fazemos na vida.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A Igreja: o sacerdócio ministerial e a Hierarquia
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, lembramos a Cristo rezando toda uma noite antes de eleger —entre seus fiéis— aos doze Apóstolos. Eles—que nunca deixam de ser Povo de Deus— terão uma "missão dentro da mesma missão" da Igreja: alimentar, animar e manter a santidade de todos os fiéis.

Deus chama alguns para o "sacerdócio ministerial": são os "fiéis ordenados". Recebem, com certeza, um poder; mas este é uma "potestade sagrada" para administrar o Pão e predicar a Palavra: um poder para servir. Forma a "Hierarquia", algo que hoje em dia se vê mal porque é visto com categorias mundanas. Mas, na Igreja o elemento hierárquico não é um "status" de privilegiados, mas um "elemento funcional" cujo destino radical é o serviço aos irmãos. "Ministério" significa exatamente serviço. O Papa, justamente, tem por título "O servo dos servos de Deus".

—Jesus, te pedimos pastores com um coração como o teu, Tu que não viestes a ser servido e sim a servir.

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lc 6,12-19 – Jesus chamou os mais disponíveis
Preparo-me para a Leitura, rezando:

Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,

tu estás em mim,

falas em mim,

rezas em mim,

ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,

à tua oração,

à tua ação em mim

para que eu possa conhecer

o mistério da vontade do Pai.  Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente,  o texto: Lc 6,12-19 e observo pessoas e as atitudes de Jesus.
Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judeia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.
Refletindo
Lucas registra a oração de Jesus durante toda a noite. Afasta-se da multidão e dos opositores hostis, subindo à montanha para a oração. De manhã, chama seus discípulos escolhendo entre eles doze a quem chamou apóstolos. Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações e têm espaço para acolher. E os chamados receberam a missão de enviados – “apóstolos” - para anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males.

Outros textos bíblicos nos falam do chamado: "Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele" (Rm 8,28).


" Deus os torne dignos do chamado que lhes dirigiu" (2Ts 1,11).


"Eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor.Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. " (Ef 4,1-3).


" Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça." (2 Tm 1,9).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?

O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo? Pelo Batismo recebi a missão de discípulo e de missionário de Jesus.

Meditando
Os bispos da América Latina disseram em Aparecida:
 “Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente”. (DAp 376).

Cristo me chama também pelo nome. Como é a minha disponibilidade?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo:


Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste 

em conhecer a ti e ao Pai. 
Derrama sobre nós, a abundância 
do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, 
porque és o único caminho para o Pai. 
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo 
testemunhas vivas do teu Evangelho. 
Com Maria, 
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, 
guardaremos tua Palavra, 
meditando-a no coração. 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

(Bem-aventurado Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou demonstrar pela vida que caminho com Jesus Mestre para anunciar onde vivo, trabalho, estudo; por onde passo deixo os sinais da proposta de Jesus Cristo.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia

Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida" 



Nenhum comentário:

Postar um comentário