terça-feira, 25 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–‘A glória do meu Pai [consiste] em que deis muito fruto’ - (Jo 1,1-18)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 25 DE DEZEMBRO DE 2018 (terça-feira) 359º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
UMA BOA CONSCIÊNCIA É UM NATAL CONSTANTE.
(Benjamin Franklin)

 Datas Comemorativas 
N A T A L  D O  S E N H O R
Dia GLOBAL DE COMPARTILHAR A BÍBLIA
Dia NACIONAL DA CRISTÃ

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mantenópolis (Espírito Santo) Governador Eugênio Barros - Joselândia - Luís Domingues - Mirinzal - São Mateus do Maranhão (Maranhão) Heliodora (Minas Gerais) Alpestre - Anta Gorda - Ilópolis - Mostardas - Planalto - Putinga - Ronda Alta - Severiano de Almeida (Rio Grande do Sul) Cachoeira dos Índios - Cuitegi - Malta - Olivedos - São José de Espinharas (Paraíba) Canarana - Nova Lacerda (Mato Grosso) Presidente Juscelino - Taboleiro Grande (Rio Grande do Norte) Aldeias Altas (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GABRIEL FURLANETO DOS SANTOS (CL Lions Clube Presidente Prudente-Disan-Garpress–Garça/SP) GUIDO MODELLI (sócio fundador do Lions Clube de Marilia/SP) EDSON BATISTA DA SILVA (Lions Clube de Marilia/SP) SERGIO LUIZ FABRON (Empresário – Garça/SP) DEISE MATULIONIS (Mirassol /SP) Osmar Silverio Junior (Garça/SP) Rita de Cássia Peron Ferreira da Rocha  (Escr Exatidão-Garça/SP) DG “BENÉ” BENEDITO CHIARÁDIA DE OLIVEIRA (DLC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos /RJ)AARON QUINTAS SOARES (Japão-Garça /SP) GUILHERME OLIVEIRA ROCHA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
N A T A L  D O   S E N H O R  J E S U S
SANTA ANASTÁCIA

- Um menino nasceu para nós: um filho nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado “mensageiro do conselho de Deus” (Is 9,6).
■ As promessas de deus se cumprem: um menino nasceus para nós. Jesus é o portador da paz e da salvação e a Palavra que se fez carne habitou em nosso meio. Exulteantes celebremos o esplendor da glória do Pai.  
– Oração 
PAI, EM TEU FILHO JESUS TU TE FAZES PRESENTE NO MEIO DE NÓS. QUE EU SAIBA RECONHECER-TE E ACOLHER-TE NA FRAGILIDADE HUMANA DO VERBO ENCARNADO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade de vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Solenidade do Natal do Senhor 25 de dezembro       do Advento TERÇA FEIRA – NATAL DE JESUS
O Cristo-Palavra sustenta o universo e ilumina os caminhos da humanidade, que deseja paz e salvação.

1ª Leitura (Is 52,7-10) – todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.   Livro do Profeta Isaías:
7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!”
8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião.
9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém.
10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.



2ª Leitura (Hb 1,1-6) – Todos os anjos devem adorá-lo! Leitura da Carta aos Hebreus:
1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo.
3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas.4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles.
5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei?” Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um Filho?”
6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Solenidade do Natal do Senhor 25 de dezembro       do Advento TERÇA FEIRA – NATAL DE JESUS
‘A glória do meu Pai [consiste] em que deis muito fruto’ - (Jo 1,1-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 - Despontou o santo dia para nós: ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
    
“Natal sempre presente””
Hoje nasceu o Salvador!
E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados” 
(Lucas 1,76).
“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,1). O nascimento de Jesus passa despercebido pelo mundo, mas muito sentido pelo Universo que brilha com todas as suas luzes. Isaias, o profeta, narrando a libertação dos oprimidos, relata a alegria dessa libertação com comparações vividas pelo povo. É como a festa de uma colheita bem sucedida. É a alegria da libertação das mãos dos opressores. Tudo isso é garantido pelo nascimento de um menino cheio das graças de Deus. Ele terá grande e eterno futuro (Is 9,1-6). Os anúncios dos profetas falam de luz. A própria oração da missa assim nos faz rezar: “Ó Deus que fizestes resplandecer esta noite com a claridade da verdadeira luz...”. Certamente temos consciência que a festa iluminada não corresponde às luzes e belezas que possamos fazer. Participamos da alegria e da luz de Deus. Deus não age para conosco com dó, mas com participação de sua vida e sua glória. A liturgia do dia faz o anúncio do nascimento de Jesus: “Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. A alegria é universal: “Cantai ao Senhor, ó terra inteira!”. “O céu se rejubile exulte a terra, aplauda o mar com tudo o que vive em suas águas. Os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas” (Sl 95). O movimento desencadeado com nascimento de Jesus é espiritual, mas envolve a todos. Tudo é Dele e para Ele (Rm 11,36). A consciência do mistério nos leva a compreender que o modo de Deus se manifestar usando nossa própria natureza unida à sua, tem consequências para o mundo e o universo de todos os tempos. Deus não é oculto em seu mistério. Ele se manifestou para nos levar a participar de sua vida e alegria.
Glória a Deus
Os Céus e todos os seres espirituais cantam de alegria quando o Anjo anuncia aos pastores do nascimento de Jesus em Belém. “De repente juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam e louvavam a Deus dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,13-14). O Universo celeste se manifesta no grande louvor. O nascimento em Belém tem a obscuridade da condição humana, mas tem a beleza de uma festa de Deus. Ele escolheu o caminho da simplicidade pois, para Deus, a palha ou o ouro têm o mesmo valor. As condições de riqueza não lhe interessam. O que manifesta sua glória é a felicidade que o momento contém. Não somos nós a dar critérios para as manifestações de Deus que quer manifestar e mostrar sua benignidade e seu amor. Este será o caminho do Redentor que acaba de nascer. É um profundo mistério dizer que Deus tomou a natureza humana e foi conhecido como homem que dá a todos a condição de chegar a Deus. E Paulo comenta em sua carta: “A graça de Deus se manifestou trazendo a Salvação para todos os homens” (Tt 2,11).
Nós vimos sua Glória
Meditar sobre o nascimento de Jesus não é somente admirar a candura e a beleza de uma cena que nos toca o coração. É parar diante do Mistério do Deus que vem fazer parte da nossa humanidade para que ela passe a ter comunhão com Ele. O Verbo Eterno de Deus é sua Palavra Encarnada. Deus vem fazer parte da humanidade. O Menino que nasce em Belém é a expressão Divina da misericórdia do Deus que quer unir todos a si, resgatando da maldade para purificar para Si um povo que lhe pertença. “Nós vimos sua glória, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14). Deus se oferece e espera que tenhamos uma vida que nos leve ao eterno convívio.  Conhecer a glória de Deus é manifestá-la em nossas atitudes.
FELIZ NATAL!

– Reflexão - Natal: “Tu és meu Filho, eu te engendrei hoje”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— com as palavras “Tu és meu Filho, eu te engendrei hoje” (Salmo 2), a Igreja começa a viver o Natal, quer dizer, o nascimento de nosso Redentor Jesus Cristo na manjedoura de Belém. Antigamente, este Salmo pertencia ao ritual da coroação do rei de Judá: Israel, por causa de sua eleição, se sentia “filho de Deus” e, como o rei era a personificação daquele povo, sua entronização se vivia como um ato solene de adoção por parte de Deus.

Na noite de Belém, estas palavras adquiriram um significado novo e inesperado. O Menino na manjedoura é verdadeiramente o Filho de Deus. Ele não é solidão eterna, senão um círculo de amor no recíproco entregar-se e voltar a se entregar. Ele é Pai, Filho e Espírito Santo. Mais ainda, em Jesus Cristo, o Filho de Deus, Deus de Deus, se fez homem.

—O eterno hoje de Deus descendeu no hoje efêmero do mundo, arrastando nosso hoje passageiro ao hoje perene de Deus.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Deixo Deus agir em meu coração ou fico colocando limites para tudo?
- Agradeço a Deus por habitar em mim?
- Procuro ver Deus presente em tudo?
- Sou um testemunho de Deus?
- Irradio luz e paz?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 2,1-14 - Nasceu o Salvador! É Natal!
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Oração pela família no Natal

Senhor, diante de teu presépio
venho pedir por minha família.
Abençoa as pessoas que amo
onde quer que estejam.

Que dentro de nosso lar habite
a confiança de tua mãe, Maria,
o zelo de teu pai, José,
e a inocência de teu rosto de criança.

Afugenta de nossa casa as dores,
lágrimas e angústias causadas por
tantos Herodes que lutam por
matar nossos sonhos de paz.

Concede-nos a saúde do corpo e
da alma, para que possamos cantar
teus louvores a cada dia deste novo ano.

Que nossas portas estejam sempre
abertas para ti, nas visitas que nos fazes
em tantos rostos sofridos.

Dá-nos a alegria de tua presença em
nosso lar: o maior de todos os presentes possíveis.
Abençoa minha família neste Natal, Senhor.
Amém. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto e observo atentamente palavras, gestos, atitudes, relacionamentos : Lc 2, 1-14.
Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.
Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse:
- Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
- Glória a Deus nas maiores alturas do céu!
E  paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!.
Refletindo
Lucas narra o nascimento de Jesus e focaliza a pobreza que envolve o acontecimento. O evangelista prioriza os pobres quando narra a visita dos pastores que passavam a noite no campo, tomando conta das ovelhas. Estes recebem a boa notícia, constatam o fato, e se tornam comunicadores do grande evento.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje? 
Entro em diálogo com o texto. 
Meditando
O que o texto me diz no momento? Sou capaz de receber a boa notícia e reconhecer Jesus nos pobres, nos mais excluídos ou “descartados” como disseram os bispos na Conferência de Aparecida? Sou capaz de partilhar o que tenho com os pobres?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço minha oração pessoal e depois, rezo:
Senhor, outro Natal é possível
Onde o Menino Jesus não fique envergonhado,
Ao ser escanteado e substituído pelo Papai Noel,
Verdadeiro mascote de vendas e lucros.

Onde as crianças, além de brinquedos,
Ganhem oportunidades de saúde, escola e lazer,
E possam exibir o sorriso largo e o olhar luminoso.

Onde os pais de crianças pobres não sejam inferiorizados
Diante dos apelos do marketing e da propaganda,
Com a tirania da última novidade em brinquedos;

Onde, além da mesa e da ceia natalina,
Estejam recheados o coração e o espírito,
Dos que buscam a justiça, o direito e a paz.

Onde as luzes e cores, presentes e enfeites,
Não formem um verniz de falsidade e ilusão,
Mas expressem um clima de alegria fraterna.

Onde o presépio relembre a cada pessoa e família,
O valor dos laços primários, sólidos, duradouros,
Alicerce de um edifício social sadio e saudável.

Onde o planeta Terra, casa de Deus e casa de todos,
Seja livre da devastação, corrupção e poluição,
Sonho eterno do bem viver e da terra sem males!

Onde os olhos brilhem e os corpos dancem,
Embriagados não pelo prazer e as drogas do egoísmo,
Mas pelas mãos e braços abertos à solidariedade.

Onde o Deus do caminho prevaleça sobre o Deus do templo,
Verbo que se faz carne e arma sua tenda entre nós.
Vem, Senhor Jesus, fica e caminha conosco!
Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS  
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus que se faz um de nós.
BÊNÇÃO
Bênção de Natal

Senhor, volta para mim, na maneira simples de chegar.
E que te possa descobrir
em todos os presépios e casas,
em todas as manjedouras e berços,
em todas as Marias e Josés.

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário