domingo, 9 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Todas as pessoas verão a salvação de Deus. - (Lc 3,1-6)


– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 09 DE DEZEMBRO DE 2018 (domingo) 342º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE UM DIA FECHAREM-LHE AS PORTAS DA VIDA, PULE A JANELA.
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO FONAUDIÓLOGO
DIA NACIONAL DO FREVO
DIA Dos Direitos Humanos do Concebido
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA
DIA MUNDIAL DA ALIANÇA PELA SEGURANÇA DOS PACIENTES
DIA INTERNACIONAL PELA DIGNIDADE DAS MENINAS, MENINOS E ADOLESCENTES TRABALHADORES
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO
DIA DO ALCOÓLATRA RECUPERADO
DIA da Criança Defeituosa

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indaiatuba (São Paulo) Maceió (Alagoas) Arraial - Demerval Lobão - Flores do Piauí - Isaías Coelho - Miguel Leão - Santo Inácio do Piauí (Piauí) Santa Fé - Guarapuava (Paraná) Novo Brasil (Goiás) Dom Pedro (Maranhão) São Domingos do Capim (Pará) Parnamirim (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CARLOS HENRIQUE IACKSTET (Lions Clube de Murutinga do Sul/SP) ALISSON ( Ceará) CARNEIRO DE SOUZA NETO (Lions Clube de Tupi Paulista /SPMjf CL Eduardo Agostinho Fangel (Lions Clube de Indaiatuba /SP) EDWARD LAGO DE MACEDO (Lions Clube de Recife / Pe) Paulo Henrique Lopes (Rio de Janeiro /RJ) BRUNO MENINI (Jacto S/A. - Pompeia /SP) RENAN FASSINA DE MELO (Garça/SP) MARIA APARECIDA TOMZI (TLO-Garça/SP) APARECIDO CALDAMONE (Barracão-Garça/SP) MARINES BATISTA ASSIS TARDIM (Pedra do Sol-Garça/SP) ORIVALDO BALONI (Marilia/SP) Luiz Quine  (Garça /SP
 Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DE Pe. MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUSAó2000ó18 ANOS (Vigário Paroquial da Paróquia do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP) e  Fr. ROBERTO LUIZ DOS SANTOS OFMó2011ó07 ANOS  (Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2007ó11 ANOS (Distrito LC 8) 

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO (JUAN) DIEGO Cuauhtlatoatzin
■ JOÃO (México, 1474-1548) pertencia a mais numerosa e baixa classe do império asteca. Convertido à fé cristã, foi testemunha das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe e o primeiro índio da América a tornar-se santo.
■ São Pedro Fourier
■ Santa Joana Francisca de Chantal

- Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz (Is 30,19.30).
■ Cheia de graça diante do Senhor e isenta de todo pecado, Maria se deixou revestir de justiça e salvação e acolheu plenamente o Espírito. Alegremo-nos com ela todos nós que pomos a esperança em Cristo. 
– Oração 
ESPÍRITO QUE CONVERTE, TOCA O CORAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS PARA QUE, ABANDONANDO SEUS ERROS E VÍCIOS, VOLTEM-SE PARA JESUS, POR UMA SINCERA CONVERSÃO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
09/12/2018 – Domingo da 2ª Semana do Advento
■ Conformando a sua vida à Palavra de Deusd, Maria regata a imagem da humanidade infiel e nos ensina como colaborar para que o projeto do Pai se realize entre nós por meio de Jesus.

1ª Leitura (Br 5,1-9) – Deus mostrará o teu esplendor.  Leitura do Livro do Profeta Baruc:
Pistas para a reflexão: O profeta deseja animar o povo exilado na Babilônia para que não perca a esperança de dias melhores. Quando uma nação (e qualquer comunidade) se deixa guiar por Deus, com certeza tudo muda para melhor: justiça e paz florescem.

1Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. 
2Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno. 
3Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém, a todos os que estão debaixo do céu. 4Receberás de Deus este nome para sempre: “Paz-da-justiça e glória-da-piedade”. 
5Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e olha para o Oriente! Vê teus filhos reunidos pela voz do Santo, desde o poente até o levante, jubilosos por Deus ter-se lembrado deles. 6Saíram de ti, caminhando a pé, levados pelos inimigos. Deus os devolve a ti, conduzidos com honras, como príncipes reais. 
7Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus. 
8As florestas e todas as árvores odoríferas darão sombra a Israel, por ordem de Deus. 
9Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 125 (126)
Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!


2ª Leitura (Fl 1,4-6.8-11) – Ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Pistas para a reflexão: Nesse bonito texto, Paulo eleva uma ação de graças pelo fato de a comunidade ter acolhido o evangelho por ele anunciado. Os cristãos de Filipos assumem como sua a causa do apóstolo, A alegria e a ternura de Paulo e da comunidade estão bem presentes nessa carta. O autor também exorta os filipenses a fazer o amor crescer sempre mais entre eles.

Irmãos: 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.
6Tenho certeza de que, aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 
8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus.
9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência,10para discernirdes o que é melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
09/12/2018 – Domingo da 2ª Semana do Advento 
Todas as pessoas verão a salvação de Deus. - (Lc 3,1-6)
Pistas para a reflexão: Depois de situar historicamente o aparecimento de João Batista, o evangelistan apresenta a missão do precursor do Messias. O Batista prega um batismo de conversão e convida o povo a preparar o caminho do Senhor; endireitar estradas, preencher vales, aplainar montanhas. O Senhor está próximo. Estejamos, pois, preparados.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
João Batista nos indica o caminho do Céu
O modo de João fazer esse percurso e nos mostrar por onde devemos andar é por aquilo que ele fez pregando um batismo de conversão!
E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados” 
(Lucas 3,3).
Que graça sublime, neste segundo domingo do Advento, colocarmos em destaque o papel de João Batista. Maria foi toda de Deus, mas João também foi todo d’Ele desde o ventre de sua mãe, quando lá foi santificado. João nasceu com uma missão divina, nasceu para ser profeta do Deus Altíssimo e veio para preparar e aplainar os caminhos por onde o Senhor deveria passar.

João é para nós uma seta que nos indica o caminho do Céu. Como ele mesmo vai nos dizer, ele não é o caminho, mas nos aponta Jesus, que é o caminho. Ele não é a salvação, mas nos aponta Jesus como nosso Salvador.

O modo de João fazer esse percurso e nos mostrar por onde devemos andar é por aquilo que ele fez pregando um batismo de conversão. É convertendo o coração, é nos arrependendo de nossas faltas, buscando o perdão de Deus que encontramos a salvação.

Vemos a salvação de Deus entre nós quando nos arrependemos, sinceramente, dos nossos pecados. O caminho que João traça para a nossa vida, neste tempo de graça que chamamos de Advento, é pararmos para tomar consciência de que todos nós somos pecadores. Essa consciência do todo precisa ser trazida para o nosso individual, para o nosso singular, porque o que precisamos é, de forma pessoal e não coletiva, simplesmente nos arrependermos dos nossos próprios pecados, deixar que aquilo que o batismo fez em nós, quando éramos crianças, nos removendo da consequência do pecado original, que o nosso batismo seja atualizado sempre, seja vivo sempre, que entremos pelas águas do rio Jordão, para que Deus nos lave, purifique-nos e renove para termos a graça de recebermos Jesus, o nosso divino Salvador.
Deus abençoe você!

– Reflexão - O Evangelho não é uma lenda, mas a narração de uma história verdadeira 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a liturgia propõe o trecho evangélico em que São Lucas prepara a cena sobre a qual Jesus está para aparecer e dar início à sua missão pública. O Evangelista chama a atenção para João Baptista, que foi o precursor do Messias, e traça com grande exactidão as coordenadas espaço-temporais da sua pregação.

Dois elementos chamam a nossa atenção. O primeiro é a abundância de referências a todas as autoridades políticas e religiosas da Palestina no ano 27/28 d.C. Evidentemente, o Evangelista quer recordar a quem lê ou ouve, que o Evangelho não é uma lenda, mas a narração de uma história verdadeira, e que Jesus de Nazaré é uma personagem histórica inserida naquele contexto específico. Segundo: depois desta ampla introdução histórica, o sujeito torna-se "a palavra de Deus", apresentada como uma força que desce do alto e se põe sobre João Baptista.

—A flor mais linda que nasceu da Palavra de Deus é a Virgem Maria.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que me proponho como preparação do natal?
- O que posso fazer para que outras pessoas possam ter um bom natal?
- O que sugeriria de diferente para este tempo de Advento?
- Quando fui batizado? Já tive curiosidade de saber onde?
- Preocupo-me em dar bom exemplo?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 3,1-6 – Preparem o caminho.O profeta João Batista clama
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos, pela grande rede da internet,
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto: 
Lc 3,1-6, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Fazia quinze anos que Tibério era o Imperador romano. Nesse tempo Pôncio Pilatos era o governador da Judeia, Herodes governava a Galileia, o seu irmão Filipe governava a região da Ituréia e Traconites, e Lisânias era o governador de Abilene. E Anás e Caifás eram os Grandes Sacerdotes. Foi nesse tempo que a mensagem de Deus foi dada, no deserto, a João, filho de Zacarias. E João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem:
- Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.
Isso aconteceu como o profeta Isaías tinha escrito no seu livro:
"Alguém está gritando no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor passar!
Abram estradas retas para ele!
Todos os vales serão aterrados,
e todos os morros e montes
serão aplanados.
Os caminhos tortos serão endireitados,
e as estradas esburacadas
serão consertadas.
E todos verão a salvação que Deus dá."
Refletindo
João Batista é a figura de um profeta. É um profeta que prepara a vinda do Messias, anunciando por toda a região do Jordão o arrependimento dos pecados e o batismo para o perdão. A água corrente do rio tinha o simbolismo de “lavar”, “purificar”. O rito de imersão nas águas do Jordão selava o perdão de Deus. Como o profeta Isaías, a quem cita, usa um tom imperativo de exortação: “preparem o caminho”, “abram estradas retas”. Numa palavra: “mudem de vida!”.
O "deserto", região árida, de areia e pedras é descrito em Deuteronômio como "grande e terrível"  cheio de serpentes e escorpiões e era um lugar onde não se encontrava água. No entanto, na Bíblia, o deserto é uma barreira e um meio de comunicação. Perder-se no deserto é quase sinônimo de morte. De outro lado, foi no deserto que  Israel encontrou Deus pela primeira vez.  A caminhada histórica, de 40 anos, pelo deserto, representa o encontro do povo com Deus, especialmente em momentos de dificuldade.Israel carregou o sentimento de que não teria atravessado o deserto se não fosse a manifestação de Deus.(Dt 8,14ss).Jesus também passou 40 dias no deserto (Mt 4,1ss). Período de tentações. Paulo passou também pelo deserto depois de sua conversão (Gl 1,17).
"Todos os vales serão aterrados,
e todos os morros e montanhas
serão aplanados.
Os caminhos tortuosos serão endireitados",
Os vales serão aterrados. Estes "vales" simbolizam a opressão. As "montanhas", o poder político que explora. Os "caminhos tortuosos" são o bloqueio do relacionamento por meio da injustiça.
Este texto de Isaías inserido no Evangelho de Lucas simboliza a salvação de Deus que chega por meio de Jesus Cristo.
Assim, diz João: “todos verão a salvação que Deus dá”. Salvação tem o mesmo sentido de Salvador: “Todos verão o Salvador!”
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje? Tenho também eu que preparar o caminho. Devo abrir estradas. Quais?
O que o texto me diz no momento?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, nos ajudaram a entender o sentido de conversão. Disseram: A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê n’Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo. (DAp 278,b).  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal e depois,
rezo o Salmo 126.:
SALMO 126 (125) *

Deus transforma o sofrimento em alegria

R. Maravilhas fez conosco o Senhor. Exultemos de alegria

1*       Quando o Senhor  mudou a sorte de Sião, parecíamos sonhar:

2         a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de canções.

Até entre as nações se comentava: «Javé foi grande com eles!»

3         Sim, o Senhor  foi grande conosco, e por isso estamos alegres.

4         Que o Senhor  mude a nossa sorte, como as torrentes do deserto.

5       Os que semeiam com lágrimas, ceifam em meio a canções.

6         Vão andando e chorando ao levar a semente.

Ao regressar, voltam cantando, trazendo seus feixes.
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com a decisão de me converter, mudando minha forma de pensar e de viver.

BÊNÇÃO
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário