quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és o Messias...E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.. - (Mc 8,27-33)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 21 DE FEVEREIRO DE 2019 (quinta-feira) 052º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade.
(Marquês de Maricá)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA TOMADA DE MONTE CASTELO
DIA FESTIVO DO EXÉRCITO
DIA NACIONAL DO NATURISMO
DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO
DIA INTERNACIONAL DO GUIA DE TURISMO
DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ipueira (Rio Grande do Norte)Ituporanga (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIO JOSÉ FAVINHA ANSELMO (Lions Clube de Garça/SP)REGINA FERREIRA CROCIOLLI (Lions Clube de DRACENA Cinquentenário/SP)CLEUZA LOPES KOBAYASHI (Lions Clube de Novo Mundo /MS)AMAURY DA SILVA ROCHA (ELPA de Garça/SP) PAULO SERGIO ZAGO (Bauru /SP)LUIZ KUNITA (Procomeso- Garça /SP)GEISSI MARIANO FERREIRA BONFIM (Garça/SP)IZABELA NOUGUES NUNES WARGAFTIG (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: NEUSA FERNANDES BERTONE e ALZIR VICENTE SOARES BERTONEó(sócio fundador do Lions Clube de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GARÇAó1961ó58 ANOS(Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SÃO PEDRO DAMIÃO
Beata Maria Henriqueta Dominici

- Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
■ Pela aliança com Noé, Deus recria a humanidade, convocando-a ao compromisso com a vida e pedindo-lhe a adesão a esse projeto, cujo ápice é Jesus, o Messias. Celebremos nesta liturgia o ungido de Deus Pai.
– Oração 
“PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE, PELA FÉ, EU RECONHEÇA TEU FILHO JESUS, COMO MEU SENHOR E MEU DEUS E POSSA BENEFICIAR-ME DA FORÇA LIBERTADORA QUE DELE PROVÉM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 6ª Semana      Do Tempo Comum – 21 de fevereiro de 2019
Com sua promessa de fidelidade à humanidade, Deus lhe ensina a necessidade de agir conforme os pensamentos dele, seja no cuidado da criação, seja no seguimento de Jesus. 

1ª Leitura (Gn 9,1-13) – Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra.  Leitura do Livro do Gênesis:

1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos. 3Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os vegetais. 4Contudo, não deveis comer carne com sangue, que é sua vida. 5Da mesma forma, pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão. 6Quem derramar sangue humano, por mãos de homem terá seu sangue derramado, porque o homem foi feito à imagem de Deus. 7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a”. 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra”.  
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 101(102)
O Senhor olhou a terra do alto céu.

Evangelho do dia
– 5ª-feira da 6ª Semana      Do Tempo Comum – 21 de fevereiro de 2019
Tu és o Messias...E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.. - (Mc 8,27-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!  (Jo 6,63.68)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Para todos a reposta de Cristo é uma só: a ressurreição gloriosa”
Sigamos a Cristo em Sua Paixão, assim poderemos segui-Lo em Sua glória!
Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias” (Marcos 8,31).

No evangelho de hoje, vemos a profissão de fé do apóstolo Pedro. É ele quem professa que Jesus é o Messias: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Cristo é o Messias, Ele é o filho do Deus vivo. E, o que não podemos querer é separá-Lo da Sua Cruz; não podemos separar a vida humana do mistério da Cruz, presente na vida de cada um de nós.
Cristo não fala do Messias glorioso, Ele fala do Messias servo e sofredor. Aquele que veio assumir a nossa humanidade e carregar todos os nossos sofrimentos com Ele e n’Ele. Jesus disse que o Filho do Homem devia sofrer muito. E quanto sofrimento há na vida humana! Há pessoas que sofrem até demasiadamente. Por isso, Jesus se associa àqueles que sofrem muito na sua humanidade. Ele carrega todo o sofrimento humano n’Ele.
Cristo Jesus é rejeitado. A rejeição é outra característica da Cruz, da existência humana. Somos rejeitados por várias situações da vida, quando não somos acolhidos, amados. E quantas pessoas são rejeitadas do convívio social! Seja por preconceito, discriminação; seja por não serem amadas ou devido a sociedade ser mesmo seletiva. E nós, muitas vezes, nos tornamos pessoas seletivas até na fé, e acabamos rejeitando a outras pessoas.    
Cristo é Aquele que acolhe a todos os rejeitados, e a rejeição humana paira sobre Ele. A rejeição provoca chagas, dores, é um sofrimento terrível para a alma humana. A dor da rejeição é uma das dores mais cruéis, só quem sofre o preconceito e a discriminação sabe o quanto dói toda espécie de rejeição.
O Filho do Homem deve ser morto. A morte é uma condição inerente à existência humana. Todos nós queremos, de uma forma ou de outra, fugir dela, mas Cristo, não. Pois, Ele abraça a morte como aquela que é a porta para a vida. Ele sabe que muitos sofrem ou morrem de forma indigna, de forma cruel, de forma desumana; e muitos morrem porque outros provocam a morte deles.
A morte de Cristo, também, é provocada; ela é imputada a Ele. Muitas pessoas, também, são imputadas a morrerem nos hospitais; por falta de cuidados; crianças que morrem cedo; e Cristo abraça a todos aqueles que morrem e sofrem.   
Mas para todos, sejam àqueles que sofrem muito, os rejeitados; sejam para os que morrem nas diversas situações da vida, a resposta de Cristo é uma só: a ressurreição gloriosa. Assim como Ele ressuscitou, Ele nos diz que tudo o que sofremos, passamos, não é para finalizar na morte ou no sofrimento e, menos ainda, na rejeição. O capítulo final daqueles que são discípulos de Cristo é a ressurreição gloriosa. Então, sigamos a Cristo em Sua Paixão, para que possamos, também, segui-Lo em Sua glória.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A confissão de Pedro no caminho para Jerusalém
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, contemplamos um marco no caminho de Jesus Cristo: a confissão de Pedro. Jesus pergunta aos discípulos o que dizem as pessoas Dele e o que eles pensam. As opiniões das pessoas constituem aproximações —desde o passado— ao mistério de Jesus Cristo e têm algo em comum: situam Jesus na categoria dos profetas (Elias, Jeremias, Baptista...). Mas não atingem a sua natureza divina.

Pedro responde em nome dos Doze com uma declaração que se afasta claramente da opinião das “pessoas”: “Tu és o Cristo” (ou, também segundo passagens paralelas, o “Ungido”, “o Filho de Deus”). Imediatamente após, Jesus anuncia a sua paixão e ressurreição, e acrescenta um ensino sobre o caminho dos discípulos: vai consistir em seguir ao Crucificado em um “se perder a si mesmo”.

— Na sua confissão, Pedro utilizou “palavras de promessa” da Antiga Aliança: foi uma confissão “como às palpadelas”. Aquela confissão adquiriu sua forma completa quando Tomás tocou as feridas do Ressuscitado e exclamou comovido: “Meu Senhor e meu Deus!”.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Jesus levanta a questão: O que o povo e os discípulos pensam a respeito dele?
O povo tem dúvidas, confunde-o com algum dos antigos profetas.
Pedro, em nome dos discípulos, responde: “Tu és o Messias”. Jesus não corrige a resposta. Está certa, mas incompleta ou distorcida.
Ainda pensam num Messias nacionalista e poderoso, capaz de expulsar os ocupantes estrangeiros.
Jesus então lhes apresenta o perfil do verdadeiro Messias, que se identifica com o Servo Sofredor descrito por Isaías: ele vai sofrer e morrer nas mãos de autoridades nacionais e estrangeiras. Mas ressuscitará. Chegará à glória. Antes, porém, sofrendo a paixão e a morte.
Pedro não concorda e repreende Jesus, que responde ao apóstolo, chamando-o de Satanás, isto é, adversário, alguém que se posiciona contra os planos de Deus.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,27-33 - Quem é Jesus para mim?
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante,
com todos os internautas, rezando,
com Santa Catarina de Sena:
Senhor, 
Tu me olhas e me  conheces!
Entendi isso na tua luz.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) -  - O que a Palavra diz? Leio na Bíblia o texto do dia em Mc 8,27-33.
Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
Refletindo
No Evangelho de ontem (Mc 8,22-26) o cego não enxergou totalmente, de início. Só numa segunda tentativa, o homem  enxergou perfeitamente. O mesmo acontece com Pedro e os outros discípulos. Dizendo que Jesus era o Messias, Pedro era como o cego curado pela metade. Reconhecia o Messias, mas sem a cruz!  Jesus completa a cura da  visão dele  falando  que era preciso que o Filho do Homem sofresse, carregasse a cruz, morresse e ressuscitasse ao terceiro dia. É sincero! Esta palavra, na sua etimologia - "sin cero" - significa "sem cera" ou "sem máscara", transparente.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Posso me perguntar:
Quem é Jesus Cristo para mim? Aceito as verdades da fé na sua totalidade? Ou uso meias medidas, máscaras? Aceito Jesus Cristo como realmente é, ou o faço conforme me convém?  Acolho a Palavra como é, ou  a interpreto segundo meu modo de ver, para justificar minhas atitudes?
Meditando
Em Aparecida, os bispos afirmaram:"
"Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho,
tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida,
fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica
diante das pessoas.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa alegria.
( bem-aventurado Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Viverei hoje com um novo olhar:  a certeza de que Jesus Cristo em quem acredito é o Filho de Deus vivo.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário