terça-feira, 9 de abril de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou. - (Jo 8,21-30)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  QUARESMA  
 GARÇA/SP, 9 DE ABRIL DE 2019 (terça-feira) 099º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TUDO O QUE É BOM DURA O TEMPO NECESSÁRIO PARA SER INESQUECÍVEL.
(Fernando Pessoa)

 Datas Comemorativas 
■ DIA da Biblioteca
DIA DO AMOR UNIVERSAL
DIA NACIONAL DO aÇo

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ConchalCubatão - ItaririMogi Guaçu - Pirapozinho (São Paulo)Alagoinha do Piauí - Santo Antônio de Lisboa (Piauí) Ecoporanga (Espírito Santo) Arauá (Sergipe) Bodocó (Pernambuco)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ IRINEU BATISTA PEREIRA FILHO (Novagro Garça/SP) EVERALDO ANTONIO BENTO PEREIRA (Inovus Garça/SP) NELSON DE SIQUEIRA FILHO (Santa Rita – NC Armazéns Gerais Garça /SP) EDISON MARCELINO LUIZ DE CAMPOS (Garça /SP) ALESSANDRA GONZALES (Garça /SP) LUCIA C. KAGUE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) JOÃO LUIZ C. FABOSI (Assis/SP) CÔN. JOSÉ CARLOS DIAS TÓFFOLI (Pároco da Paróquia Sagrada Família de Marília /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELAINE CRUZ DE SOUZA e VANDERLEI PEREIRA DE SOUZAó2000ó19 ANOS (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DA: Irmã RENATA TONELLO ó1947ó72 ANOS (CE das EQ 13 ENS SHCOENSTATT e EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO LEOPOLDO MANDIC
SANTA MARIA DE CLÉOFAS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor! (Sl 26,14)
■ Como outrora os que olharam a serpente de bronze foram curados, assim também serão salvos os que olham para a cruz e acreditam que o Crucificado é o Filho de Deus.
– Oração 
“PAI, ESPÍRITO DE LUZ, NÃO ME DEIXES CAMINHAR NAS TREVAS, E SIM, NA LUZ QUE DÁ VIDA – JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei-nos, ó Deus, perseverar no vosso serviço para que, em nossos dias, cresça em número e santidade o povo que vos serve. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma – 09 de abril de 2019
Em seu projeto salvífico, Deus jamais desampara ninguém, quanto mais aqueles que realizam o que é de seu agrado. Inclinemos os ouvidos para escutar sua Palavra. 

1ª Leitura (Nm 21,4-9) – Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.  Leitura do Livro dos Números:

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 101 (102)
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração
e chegue até vós o meu clamor.

Evangelho do dia
– 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma – 09 de abril de 2019
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou. - (Jo 8,21-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23Jesus continuou: “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. 25Perguntaram-lhe, pois: “Quem és tu então?” Jesus respondeu: “O que vos digo desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do homem, então sabereis que eu sou e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Nascemos para as coisas do Alto”
 Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados
(João 8,23-24).
A primeira verdade é essa: Jesus não é daqui debaixo; e “debaixo” quer dizer do mundo em que estamos, o mundo que já é sobre o maligno, sobre o pecado e as trevas.
Jesus é do Alto, Ele é da luz e da graça, mas desceu à nossa baixeza, desceu à nossa condição humana para nos iluminar, resgatar-nos, e para que não fiquemos embaixo, mas para que busquemos as coisas do Alto.
Para que Jesus nos resgate do mal desse mundo é preciso que morramos para o pecado para nascermos na graça, porque morreremos nos nossos pecados se não acreditarmos em Jesus, se não colocarmos n’Ele nossa confiança, nossa esperança e o sentido da nossa salvação.
Vivemos no mundo, mas não podemos deixar que ele esteja dentro de nós. Viver no mundo é responsabilidade, entregar-se para o mundo é pecado e perdição. Iluminar o mundo é nossa missão, deixar-se conduzir pelo mundo é a nossa perdição.
Tenhamos convicção de que nascemos do Alto e para as coisas do Alto
Estar em Jesus é viver no mundo sem ser do mundo, é estar no mundo sem se deixar escravizar por ele. Estar em Jesus é cumprir a nossa obrigação e a nossa missão sem nos prendermos a esse mundo, porque não somos dele. Estamos aqui de passagem. Não tenhamos dúvidas sobre isso, mas convicção de que nascemos do Alto e para as coisas do Alto. E o Alto é o Céu, é o lugar da morada de Deus.
Nascemos para ser de Deus, mas, às vezes, podemos desviar a rota, perdermos o caminho, mas para nós, que andávamos perdidos como aqueles escoteiros que se perderam em meio à expedição, Ele desceu para vir nos encaminhar ao caminho que nos salva, à estrada que nos leva à vida.
Jesus é a estrada, Ele é a verdade e a vida. Deixemo-nos ser conduzidos por Cristo, para não morrermos nos nossos pecados, para não sermos escravos do pecado, para que não sejamos escravizados por este mundo, mas salvos e resgatados pelo amor misericordioso do Senhor.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O “ir-se” de Jesus (sobre o martírio)
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus anuncia seu “ir-se”, em misteriosa alusão ao seu "martírio". Segundo João, Jesus falou em duas ocasiões do seu “ir-se” onde os judeus não podiam ir (cf. 7,34ss; 8,21s). Quem os escutava tentaram adivinhar o sentido disso. Num caso disseram: “Acaso irá onde vivem os judeus dispersos entre os gregos...?” (7,35). Em outro: “Acaso ele irá se matar?" (8,22). Em ambas as suposições se sentem o cheiro de algo verdadeiro, mas falham radicalmente na verdade fundamental.

Seu “ir-se” é um ir à morte, não como suicídio, senão transformando sua morte violenta na livre entrega da sua própria vida (cf. 10,18). Assim é como Jesus, ainda que não foi pessoalmente a Grécia, chegou efetivamente aos gregos e manifestou o Pai ao mundo pagão mediante a cruz e a ressurreição.

—Por que não posso te acompanhar agora? “Darei minha vida por ti...” “Mais tarde me acompanharas...” Simão Pedro tinha que aprender que o martírio não é um simples ato heroico, senão um dom gratuito de Deus..

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
À medida que se aproxima a paixão de Jesus, seu drama torna-se mais agudo.
O diálogo entre Jesus e os fariseus é truncado. Não flui, porque os fariseus não se abrem à verdade, não têm disposição para acolher Jesus, o enviado do Pai. Permanecem surdos ao ensinamento dele, impenetráveis à proposta de vida nova. Instalam-se nas trevas do pecado, porque se recusam a aceitar a luz divina.
O drama de Jesus terminará na cruz, quando se revelará sua divindade com toda a força: “Quando levantarem o Filho do Homem, saberão que eu sou”. Mesmo encontrando muitos corações de pedra, não é inútil o discurso de Jesus, que insiste em reafirmar sua total sintonia com o Pai.
Não foram palavras jogadas ao vento, já que muitos acreditaram nele.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 8,21-30 - "Eu sou quem sou"
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,
 com todos os internautas:

- Vinde, ó Deus em meu auxílio.
- Socorrei-me sem demora.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
- Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino
Rezemos juntos o Hino.

O fel lhe dão por bebida
sobre o madeiro sagrado.
Espinhos, cravos e lança
ferem seu corpo e seu lado.
No sangue e água que jorram,
mar, terra e céu são lavados.



Ó cruz fiel sois a árvore
mais nobre em meio às demais,
que selva alguma produz
com flor e frutos iguais.



Ó lenho e cravos tão doces,
um doce peso levais.


Árvore, inclina os teus ramos,
abranda as fibras mais duras.



A quem te fez germinar
minora tantas torturas.
Leito mais brando oferece
ao Santo Rei das alturas.

Só tu, ó Cruz, mereceste
suster o preço do mundo
e preparar para o náufrago
um porto, em mar tão profundo.

Quis o cordeiro imolado
banhar-te em sangue fecundo.
Glória e poder à Trindade.
Ao Pai e ao Filho Louvor.

Honra ao Espírito Santo.
Eterna glória ao Senhor,
que nos salvou pela graça
e nos remiu pelo amor.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 8,21-30, e observo pessoas, palavras, relações, lugares. 
Jesus disse outra vez:
- Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir.
Os líderes judeus disseram:
- Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se matar?
Jesus continuou:
- Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que "EU SOU QUEM SOU".
- Quem é você? - perguntaram a Jesus.
Ele respondeu:
- Desde o começo eu disse quem sou. Existem muitas coisas a respeito de vocês das quais eu preciso falar e as quais eu preciso julgar. Porém quem me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo somente o que ele me disse.
Eles não entenderam que ele estava falando a respeito do Pai. Por isso Jesus disse:
- Quando vocês levantarem o Filho do Homem saberão que "EU SOU QUEM SOU". E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada.
Quando Jesus disse isso, muitos creram nele.
Refletindo
Neste texto se vê como os judeus tinham dificuldade em acreditar em Jesus e naquilo que ele falava sobre sua partida. A dificuldade também se relacionava à pessoa de Jesus. Comprova-o a pergunta: "Quem é você?" Jesus lhes fala do Pai. Também não compreendem. Fala de sua relação com o Pai: "Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada". Jesus é aquele que vive em sintonia com o Pai.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Posso eu também dizer como Jesus "Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada"? Tudo o que faço é de acordo com a vontade do Pai? Vivo em sintonia com o Pai?
Meditando
 Em Aparecida, os bispos deram os sinais de concordância com a vontade do Pai: “Sinais evidentes da presença de Deus são: a experiência pessoal e comunitária das bem-aventuranças, a evangelização dos pobres, o conhecimento e cumprimento da vontade do Pai, o martírio pela fé, o acesso de todos aos bens da criação, o perdão mútuo, sincero e fraterno, aceitando e respeitando a riqueza da pluralidade e a luta para não sucumbir à tentação e não ser escravos do mal.” (DAp 383).”
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e, com toda Igreja, a
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019
Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém.

CF 2019
Tema: Fraternidade e Políticas Públicas

Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)
para... (continue esta oração)4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será iluminado por aquilo que é do agrado do Pai. Procurarei responder e também vou perguntar a outras pessoas: “quem é Jesus para você?”
 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário