sexta-feira, 10 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. - (Jo 6,52-59)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 10 DE MAIO DE 2019 (sexta-feira) 129º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODA VEZ QUE VOCÊ SORRI PARA ALGUÉM, É UMA AÇÃO DE AMOR, UM PRESENTE A ESSA PESSOA, UMA COISA LINDA.
 (Madre Teresa)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO LÚPUS
DIA DA COZINHEIRA
DIA DA ARMA DA CAVALARIA
DIA DO CAMPO
DIA DA ASTRONOMIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaperuna (Rio de Janeiro) Doutor Severiano - Lagoa de Pedras - Riacho de Santana - Santana do Seridó - Tenente Ananias - Timbaúba dos Batistas (Rio Grande do Norte) Bom Jardim (Pernambuco) Lagoa Vermelha - Teutônia (Rio Grande do Sul) Agua Doce do Norte - Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo) Maringá (Paraná) Santa Luzia (Bahia) Bom Jesus do Tocantins - Brejo Grande do Araguaia - Concórdia do Pará - Curionópolis - Dom EliseuOurilândia do Norte - Pacajá - Parauapebas - Portel - Rurópolis - Santa Maria das Barreiras - Santana do Araguaia - São Geraldo do Araguaia - São João de Pirabas - São João do Araguaia - Tailândia - Tucumã (Pará) Correia Pinto - Otacílio Costa - Santa Rosa de Lima (Santa Catarina) Bom Jesus do Tocantins (Tocantins)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TEREZA VARELA (Lions Clube de Serra Negra /SP) CARMEM LIGIA PACCOLA CONEGRIAN (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) BENEDITO MARIANO MAGALHÃES NETTO (Lions Clube de MARILIA - TERCEIRO MILENIO /SP) VANDERLÉIA MARQUES PILLI (Garça /SP)WILMA TAGAMI (Garça /SP) MIRIAM DIONISIO (Garça /SP)JURANDIR LEÃO (Garça /SP) REGINA MARIA MUCCILLO (Garça /SP)Sergio De Stefani (Garça /SP) Cristiano Policinani da Silva Junior (Garça /SP) Rissiela Ferreira Silva (Garça /SP) Frei Roberto Luiz dos Santos (OFM - Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CELIA BEATRIZ DE TOLEDO FERREIRA e MANOEL GERALDO DE FREITAS FERREIRAó1975ó44 ANOS  (Marilia/SP)JUSSARA LOPES PEREIRA e RENATO PEREIRA ó2008ó11 ANOS (Cel-Tron Caxias do Sul /RS) –   
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LINS ó1959ó60 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SANTO ANTONIO DE FLORENÇA
SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI
MARIA TERESA DE JESUS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap 5,12)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Jesus, que nos reúne, é sustento e garantia de vida eterna para todos os que o seguem. Seu evangelho transforma nossa vida e nos torna suas testemunhas.
– Oração 
PAI, QUE EU POSSA BUSCAR SEMPRE TER JESUS NO MEU CORAÇÃO, PARA QUE ELE ME CURE DE TODO FANTISMO, EXAGEROS E MALDADES; QUE O SEU SANGUE E CARNE ME LIBERTE, ME CURE E TENHA UMA VIDA PLENA EM JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus todo-poderoso, concedei que, conhecendo a ressurreição do Senhor e a graça que ela nos trouxe, ressuscitemos para uma vida nova pelo amor do vosso Espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 3ª Semana da Páscoa – 10 de maio de 2019
Iluminados pela Palavra de Deus, convertemo-nos em discípulos-missionários; alimentados pelo pão do céu, viveremos pela causa de Jesus. 


1ª Leitura (At 9,1-20) – Esse homem é o instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” 5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 116(117)
Ide por todo o mundo, / a todos pregai o evangelho.


Evangelho do dia
– 6ª-feira da 3ª Semana da Páscoa – 10 de maio de 2019
A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. - (Jo 6,52-59)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Quem come a minha carne e bebe o meu sangue / em mim permanece e eu vou ficar nele (Jo 6,56).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Na Eucaristia, experimentamos a presença de Deus”
 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”
(João 6,56).
Que graça sublime é a vida de Deus em nós! O Filho do homem está dizendo que se não bebermos o Seu sangue nem comermos a Sua carne, não teremos a vida d’Ele em nós. A primeira graça que Ele nos dá é para bebermos o Seu sangue e comermos Sua carne.
Sabemos que, na cultura judaica, o animal era sacrificado em holocausto como oferenda a ser dada a Deus. Na Ceia Pascal, o que se fazia era o cordeiro, imolado e sacrificado como alimento naquela ceia.
Cordeiro nenhum nos salva, animal nenhum nos dá a vida. Pode ser que sirva para ser símbolo de um sacrifício, de uma oferta que se vai fazer a Deus, mas não salva ninguém nem nos dá a vida. Nós nos alimentamos por um instante, mas, depois, está todo mundo com fome de novo.
Jesus olhou para aquele pão e para aquele vinho e disse: “É o meu corpo. É o meu sangue”. O pão pelo pão não sacia ninguém, o sangue pelo sangue também não mata a sede de ninguém, mas o Corpo de Jesus nos salva, o Sangue d’Ele é a vida d’Ele em nós, porque no corpo está a expressão da existência visível.
A Eucaristia, comer a carne de Jesus e tomar o sangue d’Ele, é experimentarmos a vida plena que Deus nos dá.
O sangue sempre foi entendido como a vida psíquica, psicológica. É interessante que Jesus nos dá Sua vida física, mas nos dá também Sua vida psíquica e psicológica, porque, muitas vezes, as pessoas estão em busca do corpo físico, da cura física, e é o que interessa para a maioria das pessoas, estar viva de qualquer jeito, mas Deus não nos quer vivos de qualquer jeito.
Deus não quer que tenhamos apenas a vida física, porque Ele não nos criou somente no sentido físico, Ele nos criou inteiros, Ele nos criou com corpo, alma e espírito, por isso a Eucaristia é o corpo, sangue, alma e divindade. É Jesus inteiro, sem separação nem distinção. Quando nos alimentamos de Deus, recebemos a vida inteira d’Ele.
Na Eucaristia, comer a carne de Jesus e tomar o sangue d’Ele é experimentar a vida plena que Deus nos dá. A plenitude é a eternidade no Céu, mas a eternidade começa agora, quando vivemos uma vida intensamente eucarística. Não é só o nosso físico que é tocado por Jesus, não é só o nosso semblante que é transubstanciado, transfigurado, mas a nossa psique também, o nosso lado psicológico.
Precisamos buscar ser sarados e sanados por inteiro, porque, quando temos a vida de Jesus em nós, Ele nos cura, liberta-nos dos fanatismos, dos exageros, de todas aquelas coisas que criaram em nós. Jesus nos dá uma vida serena, sensata, mas profundamente preenchida pelo amor de Deus. A Eucaristia é o remédio, o pão, é a carne e o sangue que nos salva, nos liberta, cura e dá uma vida plenamente humana.
Deus abençoe você!
– Reflexão - João 6: o “Pão Eucaristia” contém o sacrifício do “Verbo Encarnado”
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus revela expressamente o alcance de sua encarnação: dar a vida pelo mundo. A Eucaristia, além de ser o sacramento de sua permanência entre nós, contém o dom de seu sacrifício por nós.

Isto se vê mais claramente no versículo 53, onde o Senhor menciona, também, seu Sangue, que Ele nos dá para "beber". Aqui, não somente mostra-se evidente a referência à Eucaristia, senão que também se perfila aquilo no que se baseia: o sacrifício de Jesus que derrama seu Sangue por nós e, deste modo, sai de Si mesmo, por assim dizer, se derrama, se entrega a nós. Assim, pois, Encarnação e Cruz se entrecruzam.

―O pão pressupõe que a semente ―o grão de trigo― caiu na terra, "morreu", e que de sua morte cresceu depois a nova espiga. O pão terreno pode chegar a ser portador da presença de Cristo porque leva em si mesmo o mistério da paixão, reúne em si morte e ressurreição.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os judeus consideram estranha a linguagem de Jesus e reagem: “Como pode ele dar-nos a sua carne para comer?”.
Faltava-lhes, naturalmente, uma compreensão melhor sobre as palavras de Jesus. Carne entregue e sangue derramado referem-se à própria vida de Jesus doada mediante sua morte na cruz. Comer a carne de Jesus e beber seu sangue significam estabelecer com ele uma comunhão íntima, chegar ao ponto de se identificar com ele.
O apóstolo Paulo alcançou tão profundo grau de comunhão com Jesus, que escrevia aos Gálatas: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Para favorecer nossa íntima comunhão com Jesus, ele nos deixou o sacramento da Eucaristia, através da qual tudo fazemos por Cristo, com Cristo e em Cristo, com a certeza de nossa ressurreição e vida eterna.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,44-51 - O Pão do céu
Preparamo-nos para a Leitura orante, 
colocando-nos na presença de Deus e invocando, 
com todos que se encontram na internet, o Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos:
ilumina-nos.
Que conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
Leiamos atentamente o texto: Jo 6,52-59
Aí eles começaram a discutir entre si. E perguntavam: - Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer?
tão Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre. Jesus disse isso quando estava ensinando na sinagoga de Cafarnaum.
Reflitamos
Jesus afirma que, quem come da sua carne e bebe do seu sangue, vive nele e ele vive nesta pessoa. E mais: quem come deste pão vive eternamente. Mas, quem não comer deste pão e não beber do seu sangue, não terá a vida eterna.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Jesus é muito claro para mim. Ele diz que eu preciso dele, preciso me alimentar dele para ter a vida. Ele quer viver em mim e quer que eu viva nele. 

Meditamos

Em Aparecida, os bispos disseram: “Igual às primeiras comunidades de cristãos, hoje nos reunimos assiduamente para “escutar o ensinamento dos apóstolos, viver unidos e tomar parte no partir do pão e nas orações” (At 2,42). A comunhão da Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo. A Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de Salvação, nos faz membros do mesmo Corpo (cf. 1 Cor 10,17). Ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida em comunhão. Na Eucaristia, nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja que a celebra é “casa e escola de comunhão”, onde os discípulos compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora.”(DAp 158).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos, com o Padre Zezinho:
Daqui do meu lugar
Daqui do meu lugar, eu olho teu altar, 
e fico a imaginar aquele pão aquela refeição, 
partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos, 
criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu, 
somos a igreja do pão, 
do pão repartido e do abraço e da paz, 
somos a igreja do pão, 
do pão repartido e do abraço e da paz.
Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar, 
e fico a imaginar aquela paz, aquela comunhão, 
viveste aquela paz, e a deste aos teus irmãos, 
criaste a religião do pão da paz, da paz que vem do céu. 
Somos a igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão, 
Somos a igreja da paz, 
da paz partilhada e do abraço e do pão.
(CD Muito mais que pão, Pe. Zezinho,scj)

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar será no dia de hoje renovado pela fé na Eucaristia, para Jesus Cristo que vive em nós e nós nele.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

BÊNÇÃO

 Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário