sábado, 25 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo. - (Jo 15,18-21)



"O Senhor nos disse: "não tenham medo" 
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 25 DE MAIO DE 2019 (sábado) 144º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O NOSSO CARÁTER É O RESULTADO DA NOSSA CONDUTA.
 (Aristóteles)

 Datas Comemorativas 
DIA DA INDÚSTRIA
 DIA DO TRABALHADOR RURAL
 DIA MUNDIAL DA TIROIDE
DIA NACIONAL DA ADOÇÃO
DIA NACIONAL DO RESPEITO AO CONTRIBUINTE
DIA MUNDIAL DO DESAFIO
DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS
DIA DA AFRICA (ONU)
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Brumadinho (Minas Gerais) Camamu (Bahia) Catarina (Ceará)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOSÉ ‘MarrucoAPARECIDO DONIZETE BATISTA DE BARROS (DLC6-Lions Clube de Matão /SP) DIEGO CAMPOS (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) SILVANA MOREIRA FURLANETO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) )ALEXANDRE ZANIN GUIDORZI FILHO (LEO Clube Castores do Terceiro Milênio/SP) OTAVIO MARTINEZ DOS SANTOS (Almar Representações Garça/SP) SONIA MORI MARCONDES RESENDE (Garça /SP) ANTONIO ROBERTO MORENO (Auto Elétrica BR Garça/SP) BIANCA VITORIA DA ROCHA (Garça/SP) ORLANDO ZANCOPÉ JUNIOR (Massas Paulista Garça/SP) ESPERDITO ROSÁRIO  (Garça/SP) CLOVIS NEIVA BONFIM  (São Paulo/SP) MARIA TOYOME TIDA (Marilia/SP) MARIA DE LOURDES PIMENTA STOCCO (Marilia/SP) SANDRA CRISTINA RAMOS (Garça /SP) JOSÉ SANCHES MARIN (Garça /SP) JAQUELINE DE GRANDI (São Paulo /SP) ORLANDO CESAR SCARTEZINI (Garça /SP) NICOLA ROZARIO (Garça /SP) SONIA MORI MARCONDES RESENDE (Garça /SP SONIA MORI MARCONDES RESENDE (Garça /SP)SONIA MORI MARCONDES RESENDE (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: BENEDITA ANDRÉ DE CARVALHO e ANTONIO PEREIRA DE CARVALHOó1996ó23 ANOS (Eq 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça/SP)SANDRA MARIA F. OLIVEIRA MELO e MANOEL MESSIAS DE MELO ó1985ó34 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)ANA PRISCILA VERI TERRA e LUIZ B. TERRA ó2013ó6 ANOS (m/sobrinha - Garça /SP)
 Santo do Dia 
■ SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI
SÃO GREGORIO
SÃO CRISTÓBAL MAGALLANES JARA
SANTA MADALENA SOFIA BARAT

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Discípulos de Cristo, cabe-nos ter os pés no chão, para levar a Boa-Nova aonde for necessário, discernir os movimentos e situações da sociedade e saber lidar com cada situação.
– Oração 
PAI, FAZE-ME FORTE PARA ENFRENTAR O ÓDIO E A PERSEGUIÇÃO DO MUNDO, SEM ABRIR MÃO DE MINHA FIDELIDADE A TI E A TEU REINO, A EXEMPLO DE JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa24 de maio de 2019
Discípulos de Cristo, cabe-nos ter os pés no chão, para levar a Boa-Nova aonde for necessário, discernir os movimentos e situações da sociedade e saber lidar com cada situação. 


1ª Leitura (At 16,1-10) – 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 99(100)
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.


Evangelho do dia
6-feira da 5ª Semana da Páscoa24 de maio de 20199
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo. - (Jo 15,18-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai (Cl 3,1).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Precisamos testemunhar o amor de Deus que está entre nós”
 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”
(João 15,18-19).
Quando escutamos a expressão “odiar”, parece forte e até doí no coração, pois como podemos odiar alguma coisa? Odiar é de repelir, é não aceitar, não querer. O que não podemos é odiar outras pessoas, pois quando odiamos alguém estamos repelindo aquela pessoa, estamos eliminando aquela pessoa da nossa vida.
O fato é que o mundo com a doutrina que tem, com os valores que cultiva, odeia aquilo que não é dele; e é verdade que o que temos, o que Deus nos deu não é do mundo, é o sagrado, é o divino, é aquilo que purifica o que é profano, é aquilo que santifica o que o pecado estragou, é aquilo que traz redenção e salvação para o mundo onde nos encontramos.
O mundo é confuso e se encontra perdido, imerso em meio a tantas coisas que são, de fato, ante evangélicas, por isso não nos preocupemos se o mundo não nos aceita, porque o que o mundo não aceita é Cristo, a Sua mensagem e o Seu Evangelho.
O mundo odiou tanto Cristo, que O crucificou, pregou e matou na cruz; o mesmo mundo odeia também aqueles que querem viver em Jesus. Não precisa espernear nem impor nada, apenas viva, testemunhe, ensine os seus a viver. Pode ser que não seremos aceitos por muitos, mas nos deixemos guiar pelo Espírito para permanecermos em Deus, vivendo a vida n’Ele.
O importante é justamente isso, o Senhor que nos escolheu, apartou-nos do mundo, mas não nos tirou dele. Ele nos tira do mundo para estarmos na Sua presença, mas voltamos e estamos no mundo para testemunharmos o amor que esse Deus tem por nós.
Precisamos testemunhar o amor de Deus que está em nós, para que atraia muitos como atraiu durante toda a história.
Um cristão que testemunha vai testemunhar pelo menos duas coisas, ele vai atrair aqueles que estão carentes do amor, cansados e machucados pelo mundo. Então, primeiro o testemunho provoca atração. Quando testemunhamos, muitos querem viver o que estamos vivendo, porque o Evangelho tem força de atração, tem o poder de puxar para Deus quem testemunha a vida n’Ele.
O Evangelho também causa repulsão, porque aqueles que estão vivendo uma vida mundana, às vezes, até dentro da igreja, no meio de nós, vão ter repulsa por aquilo que estão vivendo.
Não precisamos julgar nem condenar ninguém, por si próprias as obras se manifestam. Precisamos testemunhar o amor de Deus que está em nós, para que atraia muitos como atraiu durante toda a história.
Não tenhamos medo, porque teremos também repulsa daqueles que querem viver uma vida mundana e não se abrem para o Evangelho.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Fidelidade a Cristo, luz para o mundo
Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje, o Evangelho contrapõe o mundo com os seguidores de Cristo. O mundo representa tudo àquilo de pecado que encontramos na nossa vida. Uma das características do seguidor de Jesus é a luta contra o mal que se encontra no interior do homem e do mundo. Com Jesus ressuscitado somos luz que ilumina as trevas.

Nem o cristão, nem a Igreja podem seguir as modas do mundo. O critério único, definitivo e iniludível é Cristo. Não é Jesus quem tem de adaptar-se ao mundo; somos nós que temos de transformar nossas vidas em Jesus. Quando a nossa sociedade secularizada pede certas mudanças ou licenças aos cristãos e à Igreja, simplesmente pede-nos que nos afastemos de Deus. O cristão tem que manter-se fiel a Cristo e a sua mensagem.

—Jesus ressuscitado, faz-me valente para proclamar-te —sem medo— como nossa luz e alegria. Espírito Santo transforma-me para ser capaz de comunicar isto ao mundo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus nunca ocultou a dura realidade de perseguição que seus discípulos haveriam de enfrentar. Nem deveria ser novidade para eles que, na convivência com o Mestre, percebiam que ele era acolhido pelas multidões, mas também rechaçado, sobretudo pelo grupo dirigente. Por que os discípulos serão perseguidos? Porque não pertencem ao mundo da injustiça, da opressão, da desigualdade. Jesus não faz aliança com esse mundo fechado à mensagem de amor. Seus discípulos deverão ser fiéis ao Mestre, por isso sabem que a rejeição os aguarda, já que “um servo não é maior do que seu senhor”. Mas, não fiquem desanimados, nem tudo é tempestade na vida desses missionários. Pois do mesmo modo que eles ouviram e acolheram a palavra de Jesus, outros darão crédito às palavras de seus discípulos.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIrmã Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 15,18-21- Eu vos escolhi. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria
(Mt 28,5).
 Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: "Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?"
(Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda"
(DAp 14).

Renovando estes sentimentos, preparamo-nos para a Leitura Orante.

Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que  conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós..

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 15,18-21
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Refletindo
Observamos as palavras de Jesus.
Quanto mais o discípulo ou seguidor se deixa levar pela “causa”, pela dinâmica de Jesus Cristo Mestre, mais percebe a sua inadequação aos critérios e propostas do mundo. Se ele é fiel ao Mestre, passa a ser ridicularizado, rejeitado, ignorado e, até, perseguido pelo mundo. A “causa” de Jesus tem um preço especial.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Espelhando-me no Evangelho, sinto que, às vezes, me inquieto por andar de acordo com o mundo e me distancio da verdade e da liberdade que a Palavra de Deus me propõe. Vejo ainda que, na profundidade de meu ser, anseio por seguir as propostas libertadoras de Jesus, mas, às vezes, tenho medo das críticas por ser diferente. Penso que muitas pessoas sentem como eu.

Meditando
Os bispos nos lembram a “causa” de Jesus:
“As condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e sua dor, contradizem este projeto do Pai e desafiam os cristãos a um maior compromisso a favor da cultura da vida. O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante destas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte” (1 Jo 3,14). É necessário sublinhar “a inseparável relação entre o amor a Deus e o amor ao próximo”, que “convida a todos a suprimir as graves dificuldades sociais e as enormes diferenças no acesso aos bens”. Tanto a preocupação por desenvolver estruturas mais justas como por transmitir os valores sociais do Evangelho situam-se neste contexto de serviço fraterno à vida digna.” (DAp 358).
Outros textos bíblicos nos ajudam a refletir:
Mt 16,24 Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga. 25 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
Mc 6,7ss Jesus chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. 8 Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. 11 Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles.» 12 Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo..
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Nosso novo olhar é iluminado pela “causa” de Cristo que assumimos. Recordamos as palavras de Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a João Paulo II, e queremos assim viver: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida".(DAp 15). Assim quero viver hoje e sempre, tendo como lembrete: "Eu vos escolhi".

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário