quinta-feira, 13 de junho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. - (Mt 5,17-19)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 13 DE JUNHO DE 2019 (quinta-feira) 163º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
“SE NUM DIA DE TRISTEZA VOCÊ TIVER DE ESCOLHER ENTRE O MUNDO E O AMOR, ESCOLHA O AMOR, E COM ELE CONQUISTE O MUNDO.
(Albert Einstein)

 Datas Comemorativas 
 FESTA JUNINA – DIA DE SANTO ANTONIO
 DIA DO ECOLOGISTA
 DIA DO TURISTA
 DIA NACIONAL DO DETETIVE PROFISSIONAL NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ADAMANTINA - Cajati - Cordeirópolis - Coroados - Guaratinguetá - MACATUBA - Marinópolis - Mirassolândia - Ocauçu - Paraibuna - Pradópolis - Quatá - Santo Antônio da Alegria - Santo Antônio de Posse - Santo Antônio do Aracanguá - Santo Antônio do Pinhal - Suzanápolis - Taiúva - Urânia - UruRancharia (São Paulo) Pinheiral - Santo Antônio de Pádua (Rio de Janeiro) Aguas Belas - São Lourenço da Mata (Pernambuco) Darcinópolis (Tocantins) Mantena - Santo Antônio do Aventureiro (Minas Gerais) Apuarema - Bom Jesus da Serra - Bonito - Cabaceiras do Paraguaçu - Caturama - Itabela - Itatim - Lagoa Real - Lajedo do Tabocal - Madre de Deus - Mirante - Mulungu do Morro - Muquém de São Francisco - Nova Fátima - Nova Ibiá - Novo Horizonte - Ourolândia - Quixabeira - São Domingos - São Félix do Coribe - São José da Vitória - São José do Jacuípe - Saubara - Serra do Ramalho - Sítio do Quinto - Varzedo (Bahia) Lapa - Quitandinha (Paraná) Mata (Rio Grande do Sul) Oriximiná (Pará) Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) Rio Branco (Acre) Tijucas (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO PEDRO CONESSA VERI (m/sobrinho Maringá/PR) JOSÉ ROBERTO MORETI JUNIOR (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ANTONIO REYNALDO BIZULLI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) ANA LÚCIA  DOS SANTOS (Lions Clube Universitário de Garça/SP) IGOR LAURENCETTI (Leo Clube de Junqueirópolis/SP) MINORU TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP) PRISCILA REGINA VERONESI ZAPATER (Cabrália Paulista/SP) ANTONIA MARIA FERREIRA ROSÁRIO (DEUSA Alimentos-Bauru/SP) MARIA CRISTINA FERNANDES MEIRELLES (Garça/SP) CARLA ANANIAS BIAZOLLI (prima Garça/SP) THIAGO DIAS DO ESPIRITO SANTO (Curitiba/PR) MARIA INEZ DE LUCA SARTORI (Garça /SP) ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO FILHO (Garça/SP) CARLOS ANTONIO MANCHINI (Campinas /SP) SAMIR EL ADASS (Garça/SP) ANTONIO BONFIM JUNIOR (RCG-Garça /SP) ORLANDO DE SOUZA RODRIGUES  (Garça/SP) RITA BRITO (Big Mart Garça/SP) JAYME GALVAO DE OLIVEIRA JUNIOR (São Paulo /SP) LEONARDO PACI (Londrina/PR)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ISABEL BENTO BELLINE PARMIGIANI e CARLOS EDUARDO PARMIGIANIó2009ó10 ANOS (Grampos DHARMA Garça)

 Santo do Dia 
■ SANTO ANTONIO DE PÁDUA
Antônio (Portugal, 1195-1231), abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua (Itália) seus últimos anos. É santo de grande devoção popular.  
SANTO ÁVITO
INÁCIO MALOYAN

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Antônio, nascido em Portugal em 1195 e falecido na Itália em 1231, abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua seus últimos anos. Seu amor e dedicação à pregação do evangelho nos motivem em nossa vida cristã.
– Oração 
Ó DEUS, FONTE DE TODO BEM, ATENDEI AO NOSSO APELO E FAZEI-NOS, POR VOSSA INSPIRAÇÃO, PENSAR O QUE É CERTO E REALIZÁ-LO COM VOSSA AJUDA.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, que destes santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 10ª Semana    Do Tempo Comum13 de junho de 2019 Sto. Antonio de Pádua
Deus faz brilhar a luz de sua Palavra em nosso coração, a fim de que saibamos discernir a verdadeira justiça e respeito que devemos ter para com os outros na convivência cotidiana.

1ª Leitura - (2º Cor 3,15-4,1.3-6) - Deus fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 3,15até o dia de hoje, quando os israelitas leem os escritos de Moisés, um véu cobre o coração deles. 16Mas, todas as vezes que o coração se converte ao Senhor, o véu é tirado. 17Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade. 18Todos nós, porém, com o rosto descoberto, contemplamos e refletimos a glória do Senhor e assim somos transformados à sua imagem, pelo seu Espírito, com uma glória cada vez maior. 4,1Não desanimamos no exercício deste ministério que recebemos da misericórdia divina. 3E se o nosso evangelho está velado, é só para aqueles que perecem que ele está velado. 4O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos, para que eles não vejam a luz esplendorosa do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus. 5De fato, não nos pregamos a nós mesmos, pregamos a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus. 6Com efeito, Deus que disse: “Do meio das trevas brilhe a luz”, é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo.  
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 84(85)
A glória do Senhor habitará em nossa terra.


Evangelho do dia
5ª-feira da 10ª Semana    Do Tempo Comum13 de junho de 2019 Sto. Antonio de Pádua
Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. - (Mt 5,17-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34).
(Sl 24,4).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.  22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A primeira exigência do amor é o respeito”
 “Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno”
(Mateus 5,22).
Que respeito nós precisamos ter uns para com os outros! A primeira exigência do amor é o respeito, mas, infelizmente, nos desrespeitamos muito facilmente uns aos outros. Primeiro, nos sentimentos e afetos, pois somos muito impulsivos; e a partir do impulso da cólera, nós facilmente brigamos, gritamos e nos agredimos.
Nada justifica a agressão verbal – nem vou falar da física, porque é crime! Estou falando de coisas vergonhosas que cometemos uns com os outros, inclusive, muitas vezes, em nome da fé.
Nada justifica qualquer tipo de agressão ao outro. Irmãos podem discordar, mas não podem se agredir. Irmãos podem ter pontos de vista diferentes, mas não podem se insultar. Irmãos podem ficar chateados uns com os outros, mas jamais podem desrespeitar uns aos outros.
A exigência do amor evangélico é muito séria, mas vivemos, muitas vezes, um amor que não tem nada a ver com o Evangelho. Não é simplesmente o amor onde encontramos os nossos irmãos da igreja, vivemos bem com quem gostamos e desrespeitamos quem não gostamos, quem não reza na nossa cartilha, quem não fala como nós, quem não pensa aquilo que nós acreditamos.
O que vai nos salvar não é aquilo que cremos como doutrina, mas é o amor que praticamos e vivemos, é o respeito que devemos nutrir uns pelos outros. Não podemos permitir que, na nossa boca, a irá e a cólera estejam movendo os nossos sentimentos e afetos, porque se a boca diz aquilo de que o coração está cheio, estamos agredindo uns aos outros com expressões muito baixas.
O que vai nos salvar é o respeito que devemos nutrir uns pelos outros.
O Evangelho está nos dizendo: “Quem chamar o seu irmão de patife será condenado”, mas a palavra “patife” é até bonita perto de tantas outras palavras agressivas e duras que usamos para nos tratar uns aos outros. “Quem chamar o seu irmão de idiota ou tolo, será condenado ao fogo do inferno”. As nossas palavras estão nos condenando, porque nós, de uma forma até adocicada, usamos palavras de teor agressivo para nos referirmos ao outro.
Primeiro, as pessoas têm nome e elas precisam ser chamadas pelo nome, elas não podem ser rotuladas pela nossa agressividade. Quando vamos nos referir àquela pessoa, chamamos daquele nome feio, pesado, agressivo e infernal, que, infelizmente, tem trazido o inferno para o meio de nós.
Precisamos nos purificar a partir da boca, sobretudo do coração, para que não sejamos condenados pelas nossas próprias palavras.
O amor é exigente, e uma das exigências fundamentais do amor é que nos respeitemos com aquilo que falamos e tratamos uns outros.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Da “Lei de Moises” à “Lei do Messias”
Direitos reservados REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano))
Hoje, trás afirmar sua fidelidade à Lei de Moisés, Jesus Cristo explica em que consiste seu «lhe dar cumprimento»: Este cumprimento exige algo mais e não algo menos de justiça. Trata-se de um rigorismo maior na obediência da Lei? O que é esta “justiça maior”?

Se no começo do “Sermão da Montanha” põe se a ênfase na máxima fidelidade, agora chama a atenção que Jesus apresente a relação da “Torá de Moisés” com a “Torá do Messias” através de uma série de antíteses: “foi dito aos antigos...., Ora, eu vos digo...”. O Eu de Jesus destaca de um modo como nenhum mestre da Lei pode-se permitir. A multidão nota que Jesus situa-se ao mesmo nível que o Legislador, à mesma altura que Deus.

—Que deixou Jesus fora da Lei? Nada! Então acrescentou algo? Sim, Acrescentou-se a Si mesmo. A centralidade do Eu de Jesus na sua mensagem dá a tudo uma nova orientação!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Por que a comunidade de Jesus deve superar a justiça dos doutores da Lei e dos fariseus?
Porque eles não cumprem o que ensinam; por vezes invalidam a lei com acréscimos ou porque se fixam na letra sem penetrar no espírito (cf. Mt 23,1-7). Jesus se apresenta com autoridade suprema e nos mostra como levar à plenitude as exigências do amor.
Os que entram no Reino de Deus devem superar os doutores da Lei e os fariseus e imitar Jesus pela prática do amor gratuito.
As palavras ofensivas, a prepotência, o desprezo são manifestações contra a vida do próximo.
Não basta não ofender o próximo, é preciso amá-lo como Jesus o ama.
O próprio culto a Deus será vazio, se não for revestido de caridade.
O amor fraterno, que supõe reconciliação, torna a celebração litúrgica fecunda e agradável a Deus.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com  
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,20-26 - É necessário assumir a centralidade do Amor

Preparo-me, com todos os que se encontram nesta rede virtual,
para a leitura orante da Palavra.


Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Senhor, deste-me teu Espírito Santo.

Ele está em mim, como uma fonte.

Mas, muitas vezes, não o sinto.

Concede-me entrar em contato com esta fonte interior

que nunca seca, para que a vida possa fluir, e eu seja

uma fonte de bênçãos para os outros.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
- O que a Palavra diz?
Leio com calma, na Bíblia, o texto Mt 5,20-26.
Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.
- Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
Refletindo
Faço um momento de silêncio. Releio o texto.
A proposta de amor de Jesus é exigente.Vai mais longe do que a proposta dos fariseus. Eles, fiéis à Lei, ensinavam não matar, não chamar o irmão de idiota. Para evitar o pecado e não ir para o fogo do inferno. É preciso muito mais que isto para um cristão. Jesus diz claro que sentir raiva do irmão é motivo de julgamento. Diz que é preciso buscar reconciliação. Numa palavra: é preciso AMAR.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Graças a Deus não matamos a ninguém, tirando-lhe a vida. Podemos no entanto, ter julgado, ter diminuído alguém na sua fama, na sua honra, na sua dignidade. E, talvez, nem nos demos conta que ofendendo alguém, ofendia a mim, e ofendia ao próprio Cristo que disse: "O que fazes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazes". (Mt 25,46).
Meditando
Lembram-nos os bispos, em Aparecida: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, queremos viver a espiritualidade da visão. Ou seja, terei diante dos meus olhos as lentes de Deus, um olhar de amor para todas as pessoas.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário