quarta-feira, 24 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O semeador saiu para semear. - (Mt 13,1-9)



Secagem do café
Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas Gerais
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 24 DE JULHO DE 2019 (quarta-feira) 204º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA JÁ É CURTA, MAS NÓS TORNAMO-LA AINDA MAIS CURTA, DESPERDIÇANDO TEMPO.
(Victor Hugo)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO SUINOCULTOR
 DIA DA POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL
 DIA DA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Independência (Ceará) Fazenda Nova (Goiás) Angical do Piauí (Santa Catarina) Brejões (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX (Eq 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)MARIA TERESA C. VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP)GISLEINE REQUENA  (Lions Clube de Lins /SP)THIAGO HENRIQUE BASSO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)PDG JOSÉ EDUARDO COGO (LC 11-Lions Clube de Colatina /ES)APARECIDA PEREIRA GODOY DA SILVA (Bauru /SP)SILVIA MARIA DE BORTTOLI (Bauru /SP)MIGUEL URSULINO (Bauru /SP)MARIO LUIZ BERTOLUCCI (São Caetano do Sul /SP)JOHNNY LEE WILLIANS (Santos/SP)JACI SANTANA GARCIA (São Paulo/SP)FÁBIO JOSÉ POLISINANI (vereador-Garça/SP)FREI SÉRGIO FERREIRA CINTRA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca/SP)
. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: IILMA M. SANTANA GONÇALVES e LUIZ CARLOS GONÇALVESó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA e JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIORó(Marilia/SP)

 Santo do Dia 
SÃO CHARBEL MAKHLUF
■ José (Libano, 1828-1898), de família simples, modesta e religiosa, aos 23 anos abraçou a vida monástica na Ordem Libanesa Maronita, adotando o nome de Charbel. Símbolo de união entre o Oriente e o Ocidente, foi canonizado em 1977.  
■ SANTA CRISTINA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deus semeia no coração de todos, mas respeita a decisão de cada um de fazer ou não da vida um terreno fértil. O Senhor nos conceda a graça de gerar frutos abundantes de amor, justiça e solidariedade..
– Oração 
PAI, DÁ-ME OUVIDOS DÓCEIS QUE ME COLOQUEM EM COMUNHÃO COM JESUS, DE MODO QUE EU POSSA DEIXAR-ME INSTRUIR E ME TRANSFORMAR POR ELE.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 16º SEMANA DO TEMPO COMUM 24 de julho de 2019
Ainda que nem sempre as pessoas confiem em Deus, ele não deixa de agir em benefício delas. Como cristãos, nossa tarefa é frutificar a semente da Palavra lançada por Deus em nosso coração.

1ª Leitura - (Ex 16,1-5.9-15) - Eu farei chover para vós o pão do céu. – Leitura do livro do Êxodo:
1Toda a assembléia dos israelitas partiu de Elim e foi para o deserto de Sin, situado entre Elim e o Sinai. Era o décimo quinto dia do segundo mês após sua saída do Egito. 2Toda a assembléia dos israelitas pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão no deserto. 3Disseram-lhes: “Oxalá tivéssemos sido mortos pela mão do Senhor no Egito, quando nos assentávamos diante das panelas de carne e tínhamos pão em abundância! Vós nos conduzistes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.” 4O Senhor disse a Moisés: “Vou fazer chover pão do alto do céu. Sairá o povo e colherá diariamente a porção de cada dia. Pô-lo-ei desse modo à prova, para ver se andará ou não segundo minhas ordens. 5No sexto dia, quando prepararem o que tiverem ajuntado haverá o dobro do que recolhem cada dia.” 9Moisés disse a Aarão: “Dize a toda a assembléia dos israelitas: apresentai-vos diante do Senhor, porque ele ouviu vossas murmurações”. 10Enquanto Aarão falava a toda a assembléia dos israelitas, olharam para o deserto e eis que apareceu na nuvem a glória do Senhor! 11E o Senhor disse a Moisés: 12“Ouvi as murmurações dos israelitas. Dize-lhes: esta tarde, antes que escureça, comereis carne e, amanhã de manhã, vos fartareis de pão; e sabereis que sou o Senhor, vosso Deus”. 13É tarde, com efeito, subiram codornizes (do horizonte) e cobriram o acampamento; e, no dia seguinte pela manhã, havia uma camada de orvalho em torno de todo o acampamento. 14E, tendo evaporado esse orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, granulosa, miúda como a geada sobre a terra! 15Vendo isso, disseram os filhos de Israel uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam o que era. Moisés disse-lhes: “Este é o pão que o Senhor vos manda para comer.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 77(78)
O Senhor deu o pão do céu, como alimento.


Evangelho do dia
16º SEMANA DO TEMPO COMUM 24 de julho de 2019
O semeador saiu para semear. - (Mt 13,1-9)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago. 2Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem. 3E seus discursos foram uma série de parábolas. 4Disse ele: Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. 6Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. 7Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. 8Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. 9Aquele que tem ouvidos, ouça.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A semente da Palavra produz frutos em nós”
 “Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente”
(Mateus 13,8).
Jesus, o Bom Semeador, está semeando a semente da Palavra. E não podemos fazer outra coisa, pois também semeamos a semente da Palavra de Deus, e é essa semente que produz frutos, nos converte e transforma.
Talvez nos perguntamos: “Por que não me converto? Por que não me transformo? Por que a minha vida não é mudada?”. A pergunta é: Qual é o terreno que está acolhendo a Palavra? Que terreno somos nós?
O primeiro terreno onde cai a Palavra é à beira do caminho. Sabemos que aquilo que fica à beira do caminho, os pássaros comem. Recebemos a Palavra, ela chega ao nosso coração, mas somos muito distraídos, facilmente perdemos o foco. Estamos na Missa, nas celebrações, mas a cabeça está voando, por isso a Palavra semeada vem, ela até caí, mas facilmente é roubada.
A semente caí em nosso coração e, muitas vezes, encontra um terreno muito pedregoso; e no terreno pedregoso falta profundidade, porque tem pedras, mas não tem raízes profundas. Ou seja, ficamos sempre na superficialidade e logo as pedras dos caminhos da vida vão matando a semente da Palavra, porque falta profundidade, falta irmos mais fundo, mergulharmos em águas mais profundas da Palavra de Deus.
Eu faço questão de dizer: não fique somente no ouvido da Palavra, mas entre no profundo dela, porque quanto mais mergulhamos, mais riquezas a Palavra de Deus age na nossa vida e no nosso coração.
É importante que a Palavra cresça, apareça e esteja mostrando os frutos a cada dia da nossa vida.
Parte da semente da Palavra cai no meio de um terreno espinhoso, que é um coração cheio de espinhos, o qual, facilmente, sufoca a Palavra, tira seu foco e sua força na nossa vida.
São tantos espinhos, preocupações demasiadas, problemas que enfrentamos aqui e acolá, paixões que temos na vida e que vão sufocando a Palavra. No entanto, precisamos ser o bom terreno; e a graça que precisamos pedir a Deus, todos os dias, é que o nosso coração seja fértil, uma terra fecunda, onde a Palavra de Deus chega, cai e vai produzindo frutos.
Não vamos produzir na mesma proporção, como diz a Palavra: uns caem em terra boa e produzem na base de cem, sessenta, de trinta ou até de dez, mas é importante que produza frutos. É importante que a Palavra cresça, apareça e esteja mostrando os frutos a cada dia da nossa vida. Por isso, coloquemo-nos diante da Palavra.
A Palavra é a graça de Deus semeada em nós. Ele deseja que produzamos frutos. Não deixemos que a nossa vida se torne aquela situação estática, paralisada, onde mal conseguimos produzir um sorriso.
Esperança, fé e ânimo. Se não estamos produzindo os frutos da graça, o problema não é a graça, é o terreno onde a graça é semeada, mas não se torna fecunda, porque não sabemos acolher a Palavra de Deus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - As parábolas são o “coração” da predicação de Cristo
Direitos reservados REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, vemos a Jesus ensinando as pessoas mediante parábolas: estas são o coração da sua predicação. O tema mais profundo do anuncio de Cristo era o mistério do filho, no qual Deus se faz presente e cumpre a sua promessa: Jesus chegou e Jesus sempre será o que chega.

Na sua despedida, explica aos Apóstolos que até então lhes havia falado mediante comparações, mas já chegou a hora de falar-lhes claramente do Pai (assim o fez durante a sua Paixão). As parábolas falam ainda que escondidamente do mistério da Cruz, mais ainda, formam parte deste mistério. Precisamente porque deixam entrever o mistério divino do Filho (Jesus), suscitam contradição. Quando alcançam a máxima claridade (como na “parábola da vinha”) então se transformam em estações da “via sacra” (“lançaram o filho fora da vinha e o mataram”).

—Senhor, o teu ensinamento compromete-me para mudar a minha vida. Tu chamas-me suavemente e vens a recolher-me. Quero ter ouvidos para ouvir-te.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Contar parábolas era um recurso pedagógico de que Jesus se servia com frequência, para falar do Reino de Deus.
Em todos os tempos e lugares, as histórias, os testemunhos edificantes sempre penetraram mais facilmente na alma do povo. A parábola do semeador descreve o dinamismo da palavra proclamada, as dificuldades que encontra em seu desenvolvimento, o êxito final. É possível que as multidões logo tenham entendido que Jesus fazia referência à Palavra de Deus espalhada abundantemente por toda parte. A Palavra (semente) era de boa qualidade, mas os resultados dependeriam do modo como seria ouvida e acolhida. “Quem tiver ouvidos, ouça!” concluía Jesus. Ouça a Palavra de Deus e deixe-se penetrar e transformar por ela, para dar frutos na sociedade. Nada de ouvintes superficiais.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 13,1-9 - Que tipo de terreno sou?

Saudação a todos que circulam por este ambiente virtual:
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio, na Bíblia,  atentamente: Mt 13,1-9.
Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galileia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
- Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
- Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Refletindo
Provérbios, comparações, parábolas são muito usados nas tradições do povo judeu. São comparações que ilustram ou explicam melhor aspectos da vida. Os profetas usaram muito este tipo de linguagem. A parábola descrita neste texto de hoje, descreve o dinamismo da Palavra. Fala de semente, ou seja, de um símbolo de vida. A semente contém a vida que precisa ser desenvolvida e para isto precisa de determinadas condições. A primeira delas é o terreno. Nesta parábola, Jesus fala de quatro diferentes terrenos: à beira do caminho, entre pedras e com pouca terra, no meio de espinhos e em terra boa. Em seguida, ele vai explicar aos discípulos todo o significado destes terrenos.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje? Que tipo de terreno é meu coração?

Meditando
Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram:
“Damos graças a Deus que nos deu o dom da palavra, com a qual podemos nos comunicar entre nós e com Ele por meio de seu Filho, que é sua Palavra (cf. Jo 1,1). Damos graças a Ele que, por seu grande amor fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15).” (DAp 25).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardarei tua Palavra, Senhor, meditando-a no coração.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e abrir meu coração para que seja terreno bom e acolhedor da Palavra.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário