segunda-feira, 30 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior. - (Lc 9,46-50)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 30 DE SETEMBRO DE 2019 (domingo) 273º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ TEM CONHECIMENTO, DEIXE OS OUTROS ACENDEREM AS SUAS VELAS NELE.
(Margaret Fuller)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DA BÍBLIA
DIA DA SECRETÁRIA
DIA DO CHURRASQUEIRO
DIA DO FERROVIÁRIO
DIA INTERNACIONAL DOS TRADUTORES
DIA DOS CAPELÃES DA MARINHA
DIA MUNDIAL DOS RIOS
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
DIA NACIONAL DO MMA
DIA DO FIM DA SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Gotardo - Viçosa (Minas Gerais) Camapuã (Mato Grosso do Sul) São Jerônimo da Serra (Paraná) Mossoró (Rio Grande do Norte) Santa Helena - Urbano Santos (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARLA CRISTINA DE SOUZA AZEVEDO DA SILVA (Lions Clube Universitário de Garça/SP) Claudinei Campos (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) Clara Amelia ALVES DE LIMA (Lions Clube de Piracicaba /SP) Maria Donária Munhoz (Lions Clube de Marília Terceiro Milênio /SP) ENIRLEY AUREA MOREIRA REBELATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) DESIDERIO JOAO BATISTA FRABETTI (PMG-Garça /SP) Marcello Bez Laufel (Garça /SP) Mayra Barros (Marilia/SP) FERNANDA SILVA MarQUES GODOY (Garça /SP) Jose Carlos De Oliveira (Garça/SP) Lukinha Simoes da Costa. (neto da Elaner e Mauro-Marilia/SP)Lúcia Helena Roim Gomes (Marilia/SP)  Angela Gardinale (Garça /SP) Orminda Lourenço.  (Garça /SP) José Francisco Gazza Medina (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: PALU MODAS LTDA.ó1980ó39 ANOS (administradores: Lucia e Pedro Barros-do Lions Clube de-GARÇA/SP)

 Santo do Dia 
SÃO JERÔNIMO
Jerônimo (Dalmácia, 342-420), possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, pôs seus talentos a serviço de Deus a pedido do papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a Bíblia em latim. Homem dinâmico e de piedade profunda, viveu em Belém os últimos 35 anos, na oração, na penitência e no estudo da Bíblia.
SÃO GREGÓRIO, o iluminador  

- Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida (Js 1,8).
Jerônimo nasceu na Dalmácia, numa região da atual Croácia, em 342 e faleceu em Belém, na Palestina, no ano 420. Possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, atendeu ao pedido do papa Dâmaso para que preparasse a Bíblia em latim. Homem dinâmico e de piedade profunda, viveu os últimos 35 anos na oração, na penitência e no estudo da Palavra de Deus. Celebrando sua memória e finalizando o mês dedicado à Bíblia, peçamos ao Senhor a graça de, a exemplo desse santo, mergulhar profundamente no estudo das Sagradas Escrituras.
Oração
PAI, QUE EU BUSQUE SEMPRE DESTACAR-ME NO SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE, DE MODO ESPECIAL, OS MAIS NECESSITADOS, POIS NISTO CONSISTE MINHA VERDADEIRA GRANDEZA DE DISCÍPULO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
30/09/2019 2ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum São JERÔNIMO. Memória
Deus salva e conduz o seu povo e o convida a engrandecer os pequenos, servi-los como ao próprio Jesus e ser indulgente com quem, sem pertencer à comunidade, participa da missão cristã.

1ª Leitura (Zc 8,1-8) – Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do oriente e da terra do pôr-do-sol. Leitura da profecia de Zacarias:

1A palavra do Senhor foi-me de novo dirigida nestes termos: Eis o que diz o Senhor dos exércitos: 2consumo-me de ardente amor por Sião; estou animado em favor dela de uma violenta cólera. 3Assim fala o Senhor: eis que volto a Sião, venho residir em Jerusalém. Jerusalém chamar-se-á a cidade-fidelidade, e a montanha de Sião, a montanha-santidade. 4Eis o que diz o Senhor dos exércitos: ver-se-ão ainda velhos e velhas sentados nas praças de Jerusalém, tendo cada um na mão o seu bastão. 5As praças da cidade regorgitarão de meninos e meninas que brincarão nas suas praças. 6Eis o que diz o Senhor dos exércitos: se isso parecer um milagre aos olhos dos sobreviventes desse povo, acaso será isso difícil a meus olhos? diz o Senhor dos exércitos. 7Eis o que diz o Senhor dos exércitos: vou libertar o meu povo, tirá-lo das terras do Levante e do Poente 8e conduzi-lo a Jerusalém, onde habitará; será o meu povo e eu serei o seu Deus na fidelidade e na justiça.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 101(102)
O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

Evangelho do dia
30/09/2019 2ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum São JERÔNIMO. Memória
Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior. - (Lc 9,46-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Veio o Filho do homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46Veio-lhes então o pensamento de qual deles seria o maior. 47Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes: 48Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande. 49João tomou a palavra e disse: Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos. 50Mas Jesus lhe disse: Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Reino dos Céus é de quem acolhe as crianças
Quando o mal está se manifestando nos nossos pensamentos e sentimentos, procuramos, pela graça de Deus, santificar-nos por inteiro!

“Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim”
 (Lucas 9,48).

A pergunta do Evangelho de hoje é a discussão entre os discípulos para saber quem era o maior entre eles. Jesus não respondeu, Ele simplesmente pegou uma criança e colocou no meio deles. Para ser alguém ou até para entrar no Reino, é preciso, primeiro, acolher as crianças.

Na época de Jesus as crianças não eram nada. E, nos dias de hoje, nossas crianças estão sendo deixadas de lado, como se elas não significassem nada ou não importassem nada ,quando, na verdade, elas são o que tudo importam para nós.

Nossas crianças precisam do nosso cuidado, da nossa atenção e do nosso acolhimento. Alguém diz: “As crianças não sabem de nada”. A criança é aquela que precisa saber de tudo, mas saber tudo a partir do nosso cuidado e da nossa atenção.

O Reino dos Céus é de quem acolhe as crianças e de quem se transforma numa criança. Não seja aquela pessoa infantil ou não viva a infantilidades, achando que isso é se tornar criança.

A criança é pura, não fala da vida dos outros, não carrega maldades, não vive de ressentimentos e de rancor. As crianças não vivem as disputas do mundo dos adultos. A criança só se torna vaidosa quando o pai, a mãe ou o mundo colocam a vaidade na cabeça delas e colocam elas para competirem umas com as outras.

As crianças precisam ser acolhidas e amadas porque, onde elas estão, o Reino de Deus ali está.

Uma criança, muitas vezes, perde a dignidade de criança, quando a mãe quer que a criança seja mais bonita do que as outras crianças. As crianças precisam ser acolhidas e amadas porque, onde elas estão, o Reino de Deus ali está.

Vivemos num mundo sujo, impuro, competitivo, vaidoso e maldoso. Precisamos extrair da pureza das crianças, da bondade delas o odor que purifica, renova, transforma e cura o mundo no qual estamos.

Os discípulos estavam discutindo para ver quem era o maior. Nós, adultos, estamos discutindo para ver quem sabe mais, quem pode mais, quem tem mais, quem conseguiu mais. Tudo isso são discussões tolas e bobas, discussões que diminuem a dignidade humana.

Que Jesus cale as nossas discussões, nossas brigas e nos leve a olhar para as crianças e, nelas, buscarmos o sentido e a pureza da vida.

Deus abençoe você!

 Reflexão - A tolerância virtuosa
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus Cristo estende uma ponte de "tolerância"—inclusive de "sã cooperação"— diante do arrebato de "exclusivismo" que se escapa ao apóstolo João, não é em vão o apelido de "filho do trovão". É um chamado de atenção diante do perigo da intolerância e da violência. Para impedir que a força do Direito se transforme em arbitrariedade, deve ser submetido a critérios firmes que todos devem reconhecer...

Ademais, são necessários gestos de humanidade que interrompam a intolerância e a violência, que busquem ao homem que há no próximo e apelem à sua humanidade, inclusive quando a primeira vista pareça um desperdiço. É urgente um autêntico "ius gentium" livre de intenções e de atos de predomínio hegemônico: só assim pode resultar claro que se trata de defender o Direito comum a todos, incluindo os que, por assim dizer, estão no lado oposto.

—Senhor, como cristão desejo aprender a disposição à reconciliação, fazendo todo o possível para que prevaleça a consciência, sem que sejam pisoteadas por ideologias ou interesses particularistas.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus acabara de apresentar aos discípulos o segundo anúncio de sua paixão. Mas eles não entenderam que, na qualidade de discípulos, deveriam seguir o mesmo caminho do Mestre. Jesus se abaixa. Os discípulos querem se elevar. Por isso, fazem entre si um bate-boca sobre qual deles seria o maior. Estão longe de compreender o espírito da novidade que Jesus vem introduzir nas relações humanas. Quem é o maior? O menor. Para ilustrar seu ensinamento, Jesus dá destaque a uma criança, colocando-a do seu lado. Com isso revela o sentido de toda a sua obra: a verdadeira grandeza está na humildade. Na sequência, Jesus previne seus discípulos contra a tentação do fanatismo. Para Jesus, não é necessário que alguém pertença oficialmente a seu grupo para ter o direito de agir em seu nome. Ninguém tem o monopólio do bem.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lc 9,46-50 - Na dinâmica de Jesus que acolhe os pequenos, assumimos o pilar da caridade
Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo,
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.

E invoco o Espírito Santo para que me ilumine na Leitura Orante:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
E acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto:
 Lc 9,46-50, e observemos pessoas, palavras, relações, lugares.

Os discípulos começaram a conversar sobre qual deles era o mais importante. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando. Então pegou uma criança e a pôs ao seu lado. Aí disse:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo a mim; e quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante.
João disse:
- Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Então Jesus disse a João e aos outros discípulos:
- Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.

Refletindo
Os que decidem por seguir Jesus Cristo, às vezes se confundem e podem desejar coisas e posturas que deixaram, como “ser o mais importante”. É a tentação da competição, da vaidade, do poder. Jesus sabia disto e fez uma explicação: pegou uma criança e a pôs a seu lado. Disse que receber uma criança - o que não acrescenta prestígio nenhum a ninguém -  é receber aquele que enviou Jesus: o Pai. Para Ele, o mais humilde, a pessoa sem pretensões, desarmada,  é a mais importante. E volta a falar da unidade no nome do Senhor.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Ao seguir Jesus Cristo, jamais vou me deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar, pela tentação do poder.

Meditando
Na Conferência de Aparecida, os bispos lembraram que devemos entrar nesta dinâmica de Jesus que acolhe os mais fracos e pequenos: "A resposta a seu chamado exige entrar na dinâmica do Bom samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com o que sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc 7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26). (DAp 135).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Salmo 101(102)

O Senhor edificou Jerusalém / e apareceu na sua glória!

As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; / quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, / ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece. – R.

Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. / Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, / para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados. – R.

Assim também a geração dos vossos servos † terá casa e viverá em segurança, / e ante vós se firmará sua descendência. / Para que cantem o seu nome em Sião / e louve ao Senhor Jerusalém / quando os povos e as nações se reunirem / e todos os impérios o servirem. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Com  Jesus  transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos e o coração  de Deus.  Vamos  entrar na dinâmica de Jesus que acolhe os mais fracos e pequenos. É o pilar da caridade: serviço à vida plena. Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar. Vamos repeti-la durante o dia.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia
Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida"