– ONU # UNESCO–
– 2019: ANO INTERNACIONAL DAS
LÍNGUAS INDÍGENAS –
– 2019: O ANO INTERNACIONAL DA
TABELA PERIÓDICA –
– S E T E M B R O – MÊS
DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE –
– GARÇA/SP, 06 DE SETEMBRO
de 2019 (sexta-feira) 249º dia do ano –
–DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!–
–■COMECE
O DIA FELIZ!■–
– Pensamento do Dia –
“A
FALTA DE AMOR É A MAIOR DE TODAS AS POBREZAS.”
(Madre Teresa de Calcutá)
– Datas Comemorativas –
–■ DIA DO BARBEIRO ■–
–■ DIA DO
CABELEREIRO ■–
–■ DIA DO
HINO NACIONAL
BRASILEIRO ■–
–■ DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA IGUALDADE E CIDADANIA DA MULHER ■–
–■ DIA DO SEXO ■–
–■ DIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA ■–
–■ SEMANA DA PÁTRIA ■–
–■Dia
do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS
CIDADES (ou Município): ■Ribeirão
Branco - Boituva (São
Paulo) ■Belém (Paraíba) ■Aramari (Bahia) ■Morrinhos (Ceará) ■–
■Dia
do ANIVERSÁRIO DE: ■ MARIA JOSÉ
CUZATO MANCUSO
(Catequista–Professora aposentada-Garça /SP) ■ALICE
SIMÕES PERES (Garça /SP) ■ROSE
MAZETTI
BELON (Campo Grande/MS) ■MAGALI
LUCAS DE JESUS
G. BRANCO (Panificadora União Garça /SP) ■JOSÉ
ROBERTO VELOZO (Escritório Exatidão-Garça /SP) ■OMAR
ISMAIL ÁBIDO (Garça /SP) ■ISAC SITNIK (Presidente Prudente /SP) ■CELSO
DE OLIVEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP) ■ SONIA ALEXINA MARRA (Garça /SP)■SILVIA NACHEF (Bauru /SP)■–
– Santo do Dia –
–■ SANTO ELEUTÉRIO ■–
–■ SÃO LIBERATO
DE LORO ■
–
Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com
Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”
- Tende compaixão de mim, Senhor,
clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia
para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
–■ A reconciliação que Cristo alcançou por meio da cruz exige de
todos nova mentalidade, a fim de acolher a novidade do reino de Deus. Como povo
e rebanho do Senhor, demos graças por seu amor fiel. ■–
– Oração –
“PAI, ABRE MEU CORAÇÃO PARA ACOLHER A
NOVIDADE TRAZIDA POR JESUS, SEM QUERER DETURPÁ-LA COM MEUS
ESQUEMAS MESQUINHOS E CONTAMINÁ-LA COM O EGOÍSMO E O PECADO.”
– Oração do dia –
–■ Deus do universo, fonte de todo bem,
derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem
convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos
destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo. ■–
– Leituras –
– 6ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum – 06 de setembro de 2019 –
–■ Inaugurando um tempo de
relacionamento com Deus firmado sobre bases novas, Cristo, cabeça da Igreja,
princípio e primogênito de toda a criação, esposo da humanidade, convida-nos à
união com eles. ■–
1ª Leitura - (Cl 1,15-20) - Tudo foi criado por meio dele e
para ele. – Leitura da carta de são Paulo
aos Colossenses:
15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.
Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.
– Salmos –
Salmo responsorial 99(100)
Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
– Evangelho do dia –
– 6ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum – 06 de setembro de 2019 –
- Mas dias virão em que o noivo será
tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão. - (Lc 5,33-39)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou
a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá
a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Ele está no meio de nós.
—
Proclamação do Evangelho de
Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os
discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência
e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes
disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está
com eles? 35Dias virão em que o
noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
Palavra da
Salvação! - Glória a vós, Senhor.
– Comentário do Evangelho –
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova,
jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
“Celebremos a vida nova de Deus em nós”
“Dias virão em que o noivo será tirado do
meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”
(Lucas 5,35).
Os
fariseus e os mestres da Lei estavam incomodados porque os discípulos de João
jejuavam, faziam penitência; enquanto que os discípulos de Jesus não os faziam.
Jesus proclamava: “Como pode o noivo estar presente no casamento e a pessoa
estar lá com ar sombrio, triste, fazendo jejum, quando o momento é de festa?”
(cf. Lucas 5,34).
A
Palavra de Deus está nos dando discernimento para entendermos que, na vida e na
fé, há um tempo para cada coisa; e, cada coisa, precisa ser vivida no seu tempo
e de forma intensa.
Se,
hoje, estamos celebrando a presença de Deus entre nós, não há porque nos
entristecermos; não há porque nos penitenciarmos, não há porque jejuarmos,
pois, agora, é hora de festejar e de celebrar.
Não
podemos transformar o domingo, dia do Senhor, num dia penitente. Precisamos
transformar o dia do Senhor no dia d’Ele, porque o Cristo vivo está no meio de
nós, o Cristo ressuscitado tem de ser aclamado e celebrado com todo o amor do
nosso coração.
Dias
virão em que celebraremos a Paixão e a Morte do Senhor. Há dias que nós
determinamos a nossa própria vida. A Igreja determina, por exemplo, que, nas
sextas-feiras, em memória da Paixão do Senhor, nos dediquemos mais à penitência,
ao jejum sóbrio, mas que os façamos.
“Com a mesma intensidade que vivemos penitências e jejum,
precisamos celebrar a vida nova de Deus em nós.”
Não
podemos simplesmente achar que a força da penitência e do jejum resolvam todas
as coisas. Com a mesma intensidade que precisamos viver penitências, praticar o
jejum, nós também, precisamos celebrar a vida nova de Deus em nós. Isso é
sobriedade, discernimento e vida plena de Deus em nós.
Há
dias que precisamos chorar e lamentar pela pessoa que faleceu, o que não
podemos é transformar a vida inteira num velório. Há o momento de chorar, mas
há o momento de levantar a cabeça e se reerguer. Há os momentos em que estamos
muito alegres, mas não podemos ficar alegres e celebrando o tempo inteiro.
Precisamos parar, recolher, rever e assim por diante.
A
graça de Deus é um vinho novo e faz novas todas as coisas. Precisamos de um
novo coração, de uma nova mentalidade para acolher a novidade do Reino, porque,
senão nos fechamos em nossos pensamentos, nos nossos sentimentos, nas nossas
concepções de vida. “Nasci assim, vou morrer assim; penso assim, é assim que
tem de ser”, desse modo, Deus não realiza o novo em nossa vida.
A
graça nova, o vinho novo chegaram até nós, por isso, os acolhamos com todo o
amor; silenciemos quando é preciso silenciar; façamos jejum quando é preciso
fazer jejum; mas é importante ter sempre um coração novo para acolher o novo de
Deus.
Deus
abençoe você!
– Reflexão - A “Nova” Aliança –
Direitos reservados: REDAÇÃO
evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, frente ao ritualismo farisaico, o “vinho
novo” remete-nos ao panorama da “renovada” Aliança de Deus com os homens. Deus,
ante as infidelidades de Israel, reiterou a “Aliança” e, finalmente, Cristo a
selou de um modo “novo” e “definitivo”. A Aliança do Sinai fundava-se em dois
elementos: 1. O “sangue da aliança” (sangue de animais sacrificados, com a qual
aspergiam o altar —símbolo de Deus— e o povo); 2. A palavra de Deus e a
promessa da obediência de Israel.
Essa promessa
quebrou-se com a “idolatria” de Israel e com uma história de reiteradas
desobediências, como mostra o Antigo Testamento. A ruptura pareceu irremediável
quando Deus abandonou o seu povo no exílio e o templo à destruição. Mas,
naquele momento surgiu a esperança da “nova aliança”, não baseada na sempre
frágil fidelidade humana, senão numa obediência inviolável: a do Filho de Deus,
Jesus Cristo.
—Jesus, como servo,
assumes a minha desobediência em tua “obediência até a morte”. Concede-me um
coração “novo”!
– Recadinho – Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O
assunto cai sobre a prática do jejum. Há dois grupos de discípulos que o
praticam, os de João e os dos fariseus; ao passo que os discípulos de Jesus,
não o fazem. Doutores da Lei e fariseus querem de Jesus uma satisfação. Jesus
desloca a importância do jejuar para o significado do noivo (o próprio Messias)
que ora está presente no meio deles. São tempos novos; o tempo da espera já se
cumpriu. Agora é alegrar-se com a presença de Jesus e da sua Boa-Nova.
Ouvir-lhe o apelo e dar-lhe adesão pela fé. A comparação de Jesus acentua a
necessidade de dar um salto de qualidade para superar esquemas envelhecidos
(roupa velha, vinho velho) e assumir a novidade do Reino (roupa nova, vinho
novo), isto é, vida abundante e liberdade para todos. Há cristãos que relutam
em aceitar que a Igreja se renove!
(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz
Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria
– Leitura Orante –
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 5,33-39 - Vinho novo?
Odres novos!
Oração Inicial
No início deste novo dia, queremos no encontro
com o Senhor através da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver
e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada. Silenciando seu
coração, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo,
necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.
1 -
Leitura (Verdade) – O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o
texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e
acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual tema perpassa a
discussão dos personagens? Qual é o ponto de controvérsia entre Jesus e os
escribas e fariseus? O que representa a imagem do remendo novo em roupa velha e
do vinho novo em odres novos?
“A questão sobre o jejum constitui um dos pontos de controvérsia entre Jesus, de um lado, e os escribas e fariseus, de outro. São eles que põem a questão a Jesus, já surpresos pelo fato de Jesus comer e beber com os publicanos e pecadores. Dos fariseus é sabido que jejuavam duas vezes por semana (Lc 18,12). Mas do grupo de seguidores de João Batista não temos nenhuma informação no que diz respeito à prática do jejum. Sabemos que João Batista tinha uma vida austera, mas do comportamento dos seus discípulos não conhecemos o bastante. O certo é que a pergunta dos escribas e fariseus mostra que eles pretendiam estender a todos a sua prática ascética, através da qual, talvez, quisessem mostrar a sua justiça. Jesus não desqualifica essa prática, atestada já no Antigo Testamento (2Sm 12,21; 1Rs 21,27), mas alerta para o risco de hipocrisia (cf. Mt 6,16-18). No entanto, no tempo do Messias impõe-se repensar a prática e a sua referência. No tempo messiânico, o jejum adquire um sentido cristológico: é em relação a Cristo que o jejum deve ou não ser praticado. O jejum deve ser praticado quando da morte de Jesus, o esposo do povo de Deus. As duas parábolas que concluem a controvérsia apontam para a incompatibilidade entre o novo trazido por Jesus e a rigidez e o fechamento de visão, representados, sobretudo, pelos fariseus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
“A questão sobre o jejum constitui um dos pontos de controvérsia entre Jesus, de um lado, e os escribas e fariseus, de outro. São eles que põem a questão a Jesus, já surpresos pelo fato de Jesus comer e beber com os publicanos e pecadores. Dos fariseus é sabido que jejuavam duas vezes por semana (Lc 18,12). Mas do grupo de seguidores de João Batista não temos nenhuma informação no que diz respeito à prática do jejum. Sabemos que João Batista tinha uma vida austera, mas do comportamento dos seus discípulos não conhecemos o bastante. O certo é que a pergunta dos escribas e fariseus mostra que eles pretendiam estender a todos a sua prática ascética, através da qual, talvez, quisessem mostrar a sua justiça. Jesus não desqualifica essa prática, atestada já no Antigo Testamento (2Sm 12,21; 1Rs 21,27), mas alerta para o risco de hipocrisia (cf. Mt 6,16-18). No entanto, no tempo do Messias impõe-se repensar a prática e a sua referência. No tempo messiânico, o jejum adquire um sentido cristológico: é em relação a Cristo que o jejum deve ou não ser praticado. O jejum deve ser praticado quando da morte de Jesus, o esposo do povo de Deus. As duas parábolas que concluem a controvérsia apontam para a incompatibilidade entre o novo trazido por Jesus e a rigidez e o fechamento de visão, representados, sobretudo, pelos fariseus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do
Evangelho encontrou sintonia com sua vida, com suas atitudes? Quais sentimentos
o texto despertou em você? Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure
sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu
coração.
“Jesus é o noivo que a humanidade sempre esperou. Na festa do banquete desse noivo, não se faz jejum. Ora, o jejum é uma privação e uma penitência para aguardar o noivo. Se ele está presente, não há motivo para tal. Acontece que nem todos perceberam a presença do noivo naquele momento. O convite de Jesus era para que todos pudessem experimentar o novo que estava acontecendo naquela ocasião. O jejum deve ser praticado quando da morte de Jesus, que é o esposo do povo de Deus. Se o novo trazido por Jesus não encontrar corações disponíveis para acolher, acontece o que ele relata nas parábolas: vinho novo em odre velho; pano novo em roupa velha. É incompatível!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
“Jesus é o noivo que a humanidade sempre esperou. Na festa do banquete desse noivo, não se faz jejum. Ora, o jejum é uma privação e uma penitência para aguardar o noivo. Se ele está presente, não há motivo para tal. Acontece que nem todos perceberam a presença do noivo naquele momento. O convite de Jesus era para que todos pudessem experimentar o novo que estava acontecendo naquela ocasião. O jejum deve ser praticado quando da morte de Jesus, que é o esposo do povo de Deus. Se o novo trazido por Jesus não encontrar corações disponíveis para acolher, acontece o que ele relata nas parábolas: vinho novo em odre velho; pano novo em roupa velha. É incompatível!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração
(Vida) – O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva
a falar com Deus) O que o
texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração de
agradecimento ou súplica. Reze por aquilo que você deseja neste momento.
4 - Contemplação (Vida e Missão) –
Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
(proposta para viver o evangelho hoje) - Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os
apelos que o Senhor lhe revelou?
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de
nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua
paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e
Filho e Espírito Santo. Amém.
Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br - http://evangeli.net/evangelho-master - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária
ano XXVIII nº 325 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo - http://www.novaalianca.com.br – http://datascomemorativas.org - https://www.frasesfamosas.com.br - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - http://www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria - http://diocesedemarilia.net.br/
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