sábado, 21 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Andavam com êle várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. - (Lc 8,1-3)


– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 20 DE SETEMBRO de 2019 (sexta-feira) 263º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE FIZERMOS O BEM, ENCONTRAREMOS O BEM NESTA VIDA E NA OUTRA.
                                                                                                                                                (São João Bosco)           


 Datas Comemorativas 
DIA DO FUNCIONÁRIO MUNICIPAL
DIA DO POMBO DA PAZ
DIA DO ENGENHEIRO QUÍMICO
DIA DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
DIA DO GAÚCHO
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)
SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ipaussu - Itapeva (São Paulo) Pará de Minas (Minas Gerais) Aurora do Pará (Pará) Ponte Alta (Santa Catarina) Muricilândia (Tocantins)Massapê (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TALITA FERNANDA AMARAL CONESSA (minha nora-Lions Clube de Garça /SP)LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE (SYSTH-Sistema Gestão-Garça /SP)ANA LUIZA CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)WILSON ABREU DA SILVA (Marilia/SP)MARLY PEREIRA DE AMORIM (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça/SP)DARCY LAMONATO (Lions Clube de Lins /SP)ODAIR BOIAGO (Lions Clube de Mirandópolis/SP) JOSÉ ANTONIO ROBERTO PIMENTEL (Lions Clube de Santos Sul/SP)ALEXANDRA PAZINI FERREIRA (Marilia/SP)LUIZ FERNANDO CORREA (Garça /SP) FREI ADEMIR NECO (Custódia Franciscana-Itália)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE FRANCA CENTROó1958ó61 ANOS (Distrito LC 6)


 Santo do Dia 
SANTo ANDRÉ KIM e COMPANHEIROS MÁRTIRES
No início do século XVII, os leigos coreanos introduziram a fé cristã na Coreia, formando uma comunidade cristã fervorosa ainda que sem a presença de pastores. Somente em 1836 chegaram os primeiros missionários. Nos anos seguintes, sobrevieram várias perseguições, que resultaram numa centena de mártires, entre os quais o padre André Kim Taegon (primeiro padre coreano) e o leigo Paulo Chong Hasang.
SANTA CÂNDIDA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ André Kim Taegon e Paulo Chong Hasang viveram na Coreia no século 19. Sua vocação cristã é fruto da perseverança dos leigos coreanos, que desde o século 17 haviam se organizado como uma comunidade fervorosa. Após a chegada dos primeiros missionários, em 1836, sobrevieram várias perseguições, que resultaram numa centena de mártires, entre os quais André – o primeiro presbítero mártir coreano – e o cristão leigo Paulo. O exemplo desses santos inspire nossa caminhada cristã. 
– Oração 
PAI, REVESTE-ME DO AMOR E DA FIDELIDADE NECESSÁRIAS PARA SER SERVIDOR DO REINO. QUE EU DEMONSTRE MEU RECONHECIMENTO A TI, COLOCANDO MINHA VIDA A SERVIÇO DO MEU PRÓXIMO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 24ª Semana Do Tempo Comum 20 de setembro de 2019 Ss. André Kim Taegón, Presb., Paulo Chong Hasang e Comps., Mts., memória.
Homens e mulheres de Deus se empenham em caminhar na verdade e na humildade, evitam tudo aquilo que ameaça a vida de fé e, com desprendimento põem-se a serviço do reino.

1ª Leitura - (1Tm 6,2c-12) - Tu que és um homem de Deus, procura a justiça. – Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo:

Caríssimo, 2censina e recomenda estas coisas. 3Quem ensina doutrina estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, 5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade, que fazem da piedade assunto de lucro.
6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos.
9Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, 10porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos.
11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  48(49)
Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

Evangelho do dia
6ª-feira da 24ª Semana Do Tempo Comum 20 de setembro de 2019 Ss. André Kim Taegón, Presb., Paulo Chong Hasang e Comps., Mts., memória.  
Andavam com êle várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. - (Lc 8,1-3)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Tenhamos a vida transformada pela Palavra do Senhor”
 “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas””
(Lucas 8,1-2).
Na companhia de Jesus cabe todos nós. Ele deseja a nossa companhia, deseja que andemos com Ele naquilo que Ele faz. O que Jesus fazia? Ele andava por todos os lugares pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus.
Quando a Boa Nova do Reino de Deus é pregada, ela impregna a alma e o coração; converte as pessoas e muda o coração daqueles que acolhem a Palavra de Deus. E, essa Palavra, faz toda a diferença porque ela é a Boa Nova.
As pessoas estão em busca de novidades. A cada dia as pessoas querem novidades, mas a novidade vinda tão facilmente, virou uma coisa velha. O celular que era bom ontem, hoje, já está velho; o carro que era o melhor ontem, hoje, já está velho; a mensagem que você leu, rapidamente já a descarta. Mas a Palavra de Deus não, ela é sempre nova, porque só ela renova a nossa vida em todo lugar e circunstância quando nos abrimos para ela.
Por isso, aqueles que são transformados, curados e se abrem à Palavra do Senhor fazem companhia a Jesus. Primeiro, os Doze largaram tudo para segui-Lo e, depois, é citado as mulheres que foram curadas dos maus espíritos e doenças. Aqui citamos Maria Madalena (dela saíram sete demônios); Joana, mulher de Cuza, um alto funcionário de Herodes; Susana e tantas outras mulheres para dizer que: na companhia de Jesus todos nós cabemos e todos devemos ir.
“A Palavra renova a nossa vida em todo lugar e circunstância, quando nos abrimos para ela.”
Não importa quem sejamos: pobre, rico, alguém que tenha muito ou pouco pecado, alguém que tenha sido muito atormentado pelo demônio ou alguém que tenha levado uma vida um pouco mais santa. Todos nós precisamos estar na companhia de Jesus e deixar que a presença d’Ele faça toda a diferença na nossa vida.
O fato é que essas mulheres citadas aqui, tiveram as suas vidas transformadas. Madalena, da qual tinham saído sete demônios, tornou-se a mulher do Espírito; era cheia dos demônios, mas se tornou cheia do Espírito Santo, foi a primeira e a mais importante testemunha da ressurreição de Jesus.
Joana, mulher de Cuza, funcionário importante de Herodes, não se deixou levar pelo sentimento da grandiosidade e do poder, tornou-se uma mulher humilde e servidora do Evangelho.
Susana e tantas outras mulheres que serviam, inclusive a Jesus, com seus bens e com tudo que possuíam. Mas o que elas mais possuíam não eram seus bens, era a vida e a doação.
Eu escuto esse Evangelho e olho para tantas mulheres transformadas, renovadas e curadas que servem a Jesus de todo o coração. E, mesmo as que não são, se quiserem, Jesus faz toda a diferença na vida do homem e da mulher que se deixa renovar por Ele.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A mulher
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus caminha junto com os Doze predicando e, vai acompanhado de algumas mulheres. Se bem existe uma diferença entre o discipulado dos Doze e o das mulheres, os Evangelhos deixam claro que “muitas” mulheres formavam parte da comunidade restringida de crentes e, que seu “acompanhar a Jesus na fé” era essencial para pertencer a essa comunidade. Isso ficaria demonstrado depois claramente ao pé da Cruz e, no contexto da ressurreição.

Frente ao costume judeu da época, que considerava as mulheres seres de segundo rango, Cristo inicia uma espécie de emancipação da mulher. A feminidade realiza o humano tanto como a masculinidade, mas com uma modulação diversa: Precisamente, as mulheres têm uma especial sensibilidade para captar o novo, o diferente, o grande, o misterioso que aparece em Jesus Cristo. Ele as admite de maneira especial na sua companhia e, assim emerge o “carisma das mulheres”.

—Maria, bendita és entre todas as mulheres e Mãe da Igreja.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Esta passagem nos mostra, em parte, como era organizada a vida pública de Jesus e seus apóstolos. Jesus não é um pregador solitário. Além dos Doze que o acompanham, também algumas mulheres fazem parte do anúncio apostólico da mensagem cristã. A tradição evangélica conservou o nome de algumas delas (Joana, Suzana) e sua atuação em momentos importantes (Maria Madalena, na ressurreição de Jesus). A Igreja primitiva, à semelhança de Jesus, abriu significativo espaço para a ação das mulheres nas comunidades. A mulher não tem papel passivo no mistério da salvação, e hoje é chamada a novos encargos apostólicos, como evidenciou o Concílio Vaticano II. O papa Francisco diz que “ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja” (EG 103).

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,1-3 - Muitas mulheres seguiam Jesus
 - A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar
a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo,
 ensinai-nos a sermos fiéis Aquele que habita em nosso coração.
.(Cardeal Verdier)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto Lc 8,1-3, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
Refletindo
No grupo de seguidores de Jesus estavam também algumas mulheres, contra o costume dos rabinos da época. Madalena, agradecida pela libertação recebida de Jesus, outras simpatizantes que prestavam auxílio. A tradição conservou seus nomes: Joana, Susana e, muitas outras que com seus recursos ajudavam Jesus e seus discípulos. Não eram pessoas pobres e é admirável terem colocado a si mesmas e seus recursos a serviço do Reino. Demonstra também a superação do preconceito e  da condição de inferioridade das mulheres. Eram discípulas e missionárias de Jesus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo.
Meditando
O que o texto me diz no momento? Falam da dignidade humana da mulher, os bispos da América Latina e Caribe: "A antropologia cristã ressalta a igual identidade entre homem e mulher em razão de terem sido criados a imagem e semelhança de Deus. O mistério da Trindade nos convida a viver uma comunidade de iguais na diferença. Em uma época marcada pelo machismo, a prática de Jesus foi decisiva para significar a dignidade da mulher e de seu valor indiscutível: falou com elas (cf Jo 4,27), teve singular misericórdia com as pecadoras (cf. Lc 7,36-50; Jo 8,11), curou-as (cf. Mc 5,25-34), reivindicou sua dignidade (cf Jo 8,1-11), escolheu-as como primeiras testemunhas de sua ressurreição (cf. Mt 28,9-10) e incorporou-as ao grupo de pessoas que lhe eram mais próximas (cf. Lc 8,1-3). A figura de Maria, discípula por excelência entre discípulos, é fundamental na recuperação da identidade da mulher e de seu valor na Igreja. O canto do Magnificat mostra Maria como mulher capaz de se comprometer com sua realidade e de ter uma voz profética diante dela." (DAp 451).
Sou uma pessoa preconceituosa em relação à presença da mulher na Igreja?
Minha vida reflete a atitude de Jesus em relação à presença das mulheres na evangelização?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo o Salmo 48(49)

Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o reino dos céus.
1. Por que temer os dias maus e infelizes / quando a malícia dos perversos me circunda? / Por que temer os que confiam nas riquezas / e se gloriam na abundância de seus bens? – R.

2. Ninguém se livra de sua morte por dinheiro / nem a Deus pode pagar o seu resgate. / A isenção da própria morte não tem preço; / não há riqueza que a possa adquirir, / nem dar ao homem uma vida sem limites / e garantir-lhe uma existência imortal. – R.

3. Não te inquietes quando um homem fica rico / e aumenta a opulência de sua casa; / pois, ao morrer, não levará nada consigo, / nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. – R.

4. Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: / “Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” / Mas vai-se ele para junto de seus pais, / que nunca mais e nunca mais verão a luz! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir o preconceito e o sentimento de inferioridade em relação à mulher. Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo. Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia.
Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário