terça-feira, 24 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. - (Lc 8,19-21)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 24 DE SETEMBRO de 2019 (terça-feira) 267º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
CREIA EM SI, MAS NÃO DUVIDE SEMPRE DOS OUTROS.
                                                                                                                                              (Machado de Assis)         


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
DIA MUNDIAL DOS RIOS
DIA NACIONAL DA BÍBLIA
DIA DO MOTOTAXISTA (SP)
DIA DO SOFTBOL (SP)
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Mercedes - Urupês (São Paulo) Coreaú (Ceará) Mar de Espanha (Minas Gerais) Agua Branca - São José de Piranhas - Soledade (Paraíba) Juruena (Mato Grosso) Cachoeira Alta - Córrego do Ouro (Goiás)Cantanhede - São Domingos do Maranhão - São José de Ribamar (Maranhão) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA RAQUEL ARAÚJO (minha prima–Brasília /DF)dom osvaldo giuntini  (Bispo Emérito Diocese de Marília /SP)  elisabeth pereira pilli de oliveira (Oliper/Louis Engenharia-Garça/SP) JORGE MASSARU HATISUKA (Hatisuka Auto Elétrica-Garça/SP) MARIA MADALENA FREITAS MEIRELLES (Sapeka Confecções Garça/SP) miriam lígia zapata de oliveira  (Hidrodex Garça/SP) MARCIO PEREIRA PARDINHO(Santander Assis/SP) DIEGO MARANGÃO PEREZ (Garça/SP) Ana Cristina Alves de Souza (Garça/SP) Gerson Luiz Caparroz Junior (RCG-Garça /SP) Heloise Rogeri (Garça/SP) José Miguel Santo Pietro(Garça /SP) NILVA ZANCOPÉ FERRARI (Garça /SP) Carol Puga Foganholi (Garça/SP) MARIA Silvia Rubello  (Garça /SP) RENATA RODRIGUES GELÁMO (TRÊS LAGOAS /MS )
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUZIA RaFAel PEREIRA NOGUEIRA e JOÃO NOGUEIRA FILHOó1988ó31 ANOS (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP) NEUCY MARIA ERMACORA e JOSÉ LUIZ BURATOó1993ó26 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP)


 Santo do Dia 
São GERALDO SAGREDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Com alegria nos reunimos na casa do Senhor para celebrar e contribuir para a edificação de uma comunidade viva e atuante, empenhada em formar com Jesus a grande família de Deus. 
– Oração 
PAI, QUE MINHA CONDIÇÃO DE MEMBRO DA GRANDE FAMÍLIA DO REINO SE EXPRESSE NO MEU MODO DE PROCEDER. PELA DISPOSIÇÃO A AMAR, QUERO DAR PROVAS DE SER TEU FILHO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Terça-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum 24 de setembro de 2019
A comunidade reunida é templo vivo no qual se celebra o memorial da páscoa de Jesus e se forma família com ele pela escuta e prática da sua Palavra.

1ª Leitura - (Esd 6,7-8.12b.14-20) - Puderam terminar a construção da casa de Deus e celebraram a Páscoa. – Leitura do Início do livro de Esdras:

Naqueles dias, 7Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar. 8Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção. 12O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada. 14Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 15Terminou-se o edifício no terceiro dia do mês de Adar no sexto ano do reinado de Dario. 16Os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os demais repatriados celebraram com júbilo a dedicação dessa casa de Deus. 17Ofereceram, por ocasião dessa dedicação, cem touros, duzentos carneiros, mil e quatrocentos cordeiros e doze bodes como vítimas pelos pecados de todo Israel, segundo o número das tribos de Israel. 18Estabeleceram os sacerdotes segundo as suas classes, e os levitas segundo suas divisões, para celebrar o culto de Deus em Jerusalém, de conformidade com as prescrições do livro de Moisés. 19Os repatriados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20Os sacerdotes e os levitas, sem exceção, tinham-se purificado; todos estavam puros. Imolaram a Páscoa por todos os repatriados, pelos seus irmãos, os sacerdotes, e por si mesmos. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  121(122)
Que alegria quando me disseram: / “Vamos à casa do Senhor!”

Evangelho do dia
Terça-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum 24 de setembro de 2019
Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. - (Lc 8,19-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. 20Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te. 21Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Coloquemos em prática a Palavra de Deus”
 “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”
(Lucas 8,21).
É uma beleza a graça  que Evangelho nos traz! Quando anunciavam Jesus, no meio de toda aquela multidão, que os Seus irmãos e a Sua Mãe estavam ali, Jesus veio mostrar que o Reino de Deus não se forma por grau de parentesco apenas sanguíneo.
O Reino de Deus se forma por aqueles que são seus discípulos e seguidores. Essa é a família de Jesus, essa é a família de Deus, essa é a nossa família. Somos da família de Jesus, pertencemos à família d’Ele. Como pertencemos a família de Jesus? Para o judeu, a questão consanguínea era e é muito importante, porque, para um judeu, pertencer a uma tribo é fundamental, pertencer ao povo de Israel é o caminho da salvação.
Jesus rompe as barreiras de famílias, de tribos, de nacionalismos e patriotismo. A pátria, que é o Céu, é de todos que ouvem a Palavra de Deus.
Para pertencer à família de Jesus, à pátria celeste, a condição primeira é ouvir. Sabemos que para ouvir é preciso dedicar atenção, voltar-se para ouvir a Palavra d’Ele.
Estamos perdendo muito tempo com tantas coisas triviais, estamos perdendo tempo com tantas distrações, porque a distração é feita, justamente, para tirar a nossa atenção e, assim, não focarmos em ouvir Jesus. Participamos da celebração, mas isso não significa que estamos ouvindo Jesus, porque podemos estar lá de corpo, mas a nossa cabeça está para outro lado, o nosso coração está em outra direção e não estamos ouvindo Jesus.
“Para ser da família de Jesus, é preciso ter tempo para ouvir a Sua Palavra e dedicação para colocá-la em prática.”
Caminhamos para lá e para cá, trabalhamos para Jesus, mas não O escutamos. Alguns dizem: “Eu sou ministro na Igreja. Faço isso na Igreja”, mas isso não diz nada para Jesus. Para o Senhor, só é d’Ele quem O escuta, é quem Lhe obedece, é quem, ao escutar Sua Palavra, coloca-a em prática.
Hoje, somos convidados a fazer parte dessa linda família, a família de Jesus, a família daqueles que pegam a Palavra e a meditam de coração. Que beleza, estamos trabalhando para formar um exército de pessoas que amam a Palavra de Deus, que a colocam como o livro da sua vida e param para meditar, para rever a sua vida e suas escolhas. Como é difícil alguém ter vinte minutos para se dedicar a Palavra de Deus!
São tantas ocupações, até ocupações religiosas, lemos o livro dos santos, as histórias, mas a Palavra de Deus tem ficado de escanteio na vida de muitos de nós.
Não nos esqueçamos: para sermos da família de Jesus, precisamos ter tempo para ouvir Sua Palavra e nos dedicarmos a colocá-la em prática.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A obediência em Jesus é o verdadeiro culto a Deus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Cristo pede a nossa obediência. A "Carta aos Hebreus" classifica o culto do Antigo Testamento como "sombra" à vista da insuficiência dos sacrifícios de animais, de que Deus não necessita e nos quais o homem não dá a Deus o que Ele poderia esperar do homem. A autêntica veneração a Deus encontra-se na vida marcada pela sua Palavra e dentro dela.

Porém, a nossa obediência é sempre deficiente. A nossa moralidade pessoal não basta para reverenciar Deus corretamente. Por isso, o Filho se fez carne e assumiu um corpo humano, tornando possível uma nova forma de obediência, que vai mais além de todo o cumprimento humano dos Mandamentos. No seu Corpo, Jesus Cristo devolve a Deus toda a humanidade. Só no Verbo que se fez carne, cujo amor se cumpre na Cruz, a obediência é perfeita.

—Jesus, tu que és Deus feito carne, leva-nos contigo a todos e oferece o que não poderíamos dar só por nós próprios.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus está entretido com a multidão, falando do Reino de Deus.
Passam-lhe o recado de que sua mãe e outros parentes estão fora e querem vê-lo. Ótimo ensejo para Jesus nos brindar com mais um ensinamento surpreendente. No judaísmo, os laços do sangue, da raça e da família tinham caráter sagrado e absoluto. A palavra de Jesus os relativiza. Nenhuma instituição natural poderá constituir o fundamento do povo de Deus. Única base para o novo povo de Deus é a Palavra divina: os que a acolhem e praticam formam a família de Jesus. Com isso, ele se faz nosso irmão, “o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29).
Ora, se Jesus é nosso irmão, somos filhos e filhas de Deus e podemos chamar a Deus de Pai: Pai nosso!
Dessa família é que surge o mundo novo, cheio de liberdade e vida para todos.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,19-21 - Queremos ser da família de Jesus? Sejamos da comunidade missionária

 O Evangelho da liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quem é considerado irmão, irmã e mãe de Jesus?
“A visita da família de Jesus é, para ele, uma ocasião de ensinar os seus discípulos acerca do específico da comunidade cristã (cf. Lc 6,46-49). Não é uma visita de cortesia. Marcos, no seu evangelho, informa a razão da visita: pensavam que estivesse fora de si (Mc 3,21). No evangelho de João, são os adversários de Jesus que têm essa opinião a respeito dele (Jo 10,10-20). Aproveitando a ocasião e ignorando a intenção de sua parentela, Jesus ensina que a pertença ao povo que ele reúne não se dá pela descendência do sangue, mas por uma atitude que engaja o discípulo no dinamismo da escuta e da prática da Palavra de Deus (cf. Lc 6,46-47). Mais adiante no relato evangélico, àquela mulher que, admirada pelas palavras de Jesus, gritou: ‘felizes as entranhas que geraram e os seios que te amamentaram’, Jesus respondeu: ‘Felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam’ (Lc 11,27-28). A mãe de Jesus passou a ser, na tradição da Igreja, modelo do discípulo porque ela é a mulher que escutou a Palavra de Deus e a praticou (Lc 1,38). No centro da vida cristã deve estar a Palavra de Deus. Em Jesus, Verbo de Deus, a Palavra de Deus adquire todo o seu sentido e é uma fonte de verdadeira vida e luz para os passos” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? De que forma sua família vive a fé? Vocês formam uma família edificada sobre a Palavra de Deus? A Palavra de Deus está no centro da sua vida?
“Jesus faz questão de deixar claro que os laços que os unem à sua missão não são os de consanguinidade. A relação de pertença, doravante, à família de Jesus é mediante o batismo e por ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus. Em momento algum Jesus despreza sua família de laços de sangue. Também nunca desprezou sua santa mãe. Mas a força de sua palavra está em romper com uma ideologia segundo a qual só um povo iria se salvar (família), mas a salvação é universal. A salvação não está mais ligada ao sangue judeu. Maria é aquela que, por excelência, faz a vontade do Pai. Por isso, ela não foi desprezada pelo filho. O critério de pertencimento à família de Deus é a fé em Jesus Cristo” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Louvor e glória a Vós, ó Cristo, hoje e para sempre. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Louvor e glória a Vós, ó Cristo, hoje e para sempre. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário