quinta-feira, 12 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. - (Lc 6,27-38)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 12 DE SETEMBRO de 2019 (quinta-feira) 255º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ESTAMOS IRRITADOS COM ALGUÉM? REZEMOS POR ESSA PESSOA. ISTO É AMOR CRISTÃO.
(Papa Francisco)


 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ
DIA NACIONAL DA CAPOEIRA E DO CAPOERISTA
DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO
DIA DO TRATOR
DIA DO PROFISSIONAL TÊXTIL
DIA DO OPERADOR DE RASTREAMENTO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaguariúna (São Paulo) Tuntum (Maranhão) Baliza - Ipameri - Uirapuru (Goiás) Canoinhas (Santa Catarina) Chorrochó (Bahia) Dom Feliciano (0rio Grande do Sul) Ouro Verde do Oeste (Paraná)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TATIANNA AFIO DE SOUZA MIRANDA (Lions Clube São Paulo São Miguel Paulista /SP) EDER GERSIO AGUDO (Lions Clube de Tupã/SP) SONIA CARDOSO BARBOSA (Garça /SP) JOÃO RODRIGO SANTANA GOMES (Advogado Garça/SP) YOTAKA SASAZAKI (Marilia/SP) ANA PAULA STEFANI ANSANELO (Garça/SP) FABIANO PEREIRA DE ANDRADE (Garça /SP) CROSLEI APARECIDA GALVANI FERREIRA (Garça/SP) JEOVANNA SILVA (Reginopólis /SP) ONERITO OSG JUNIOR (Lions Club de Atibaia / SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE: DOM OSVALDO GIUNTINIó1982ó37 ANOS (Diocese de Marilia/SP)


 Santo do Dia 
SÃO NILO
SÃO GUIDO DE ANDERLECHT

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O amor – vínculo da perfeição – e os bens espirituais a ele relacionados são o sustento da comunidade que segue Jesus. O Senhor nos conceda a graça de amar-nos uns aos outros como ele nos amou.
– Oração 
PAI, FAZE-ME MISERICORDIOSO PARA COM TODOS, QUE EU POSSA TER A GRAÇA DE AMAR AOS OUTROS COMO JESUS NOS AMOU.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum 12 de setembro de 2019
Somos amados por Deus e chamados a nos assemelhar sempre mais a ele pela vivência do amor irrestrito, da misericordia e do perdão. Cheios de fé, acolhamos a Palavra do Senhor.

1ª Leitura - (Cl 3,12-17) - Amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. – Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses:

Irmãos, 12vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  150
Louve o Senhor tudo o que vive e que respira.

Evangelho do dia
5ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum 12 de setembro de 2019
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. - (Lc 6,27-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Se nós nos amamos, irmãos, Deus vive unido conosco e, em nós, seu amor fica pleno! (1Jo 4,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo, porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Façamos o bem aos nossos inimigos”
 “Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam”
(Lucas 6,26-27).
Vivemos na sociedade da vingança, e sabemos que, nesta sociedade, as pessoas procuram revidar aquilo que receberam. Se o outro me fez o mal, eu preciso também fazer o mal a ele, muitas vezes, nem é pelos atos, mas é pelo desejo e pela vontade.
Quantos males estão rondando a nossa cabeça, os nossos sentimentos e afetos, porque são marcas que os outros deixaram em nós, mas não nos desfizemos delas; pelo contrário, nós as alimentamos, cultivamos, deixamos elas crescerem em nós e estamos expostos em nossas emoções, fragilizados por dentro e por fora com mágoas, ressentimentos, rancores e sentimentos de ódio. Isso vai mexendo por dentro, e do nosso inconsciente à nossa consciência estamos soltando vingança.
Quando falamos mal de alguém, é porque aquele alguém nos fez mal. Quando desejamos o mal ao outro, é porque aquele outro, de alguma forma, nos incomoda. Se alguém me incomoda, não me faz bem, se alguém me prejudicou, desejou mal, ou se há pessoas que, realmente, me querem mal, eu preciso dar o que eu tenho de melhor para eles.
“A quem não nos quer bem, a quem nos fez o mal e nos prejudicou, nós temos uma resposta: amor de Deus em nossos corações.”
O melhor que eu tenho é o amor de Deus que está em mim. Eu não tenho inimigos, mas eu tenho certeza que há pessoas que não me querem. O que eu tenho para dar para elas? O meu amor.
O amor tem que ser algo verdadeiro e concreto, porque, inclusive, o amor nos protege e nos fortalece, por isso a Palavra de Deus é ordem: fazer o bem a quem nos odeia. E nós, muitas vezes, temos aquele desejo até de fazer o mal para alguém. Só o fato de falar mal de uma pessoa já estamos fazendo o mal. Nas minhas orações, eu oro por quem não me quer bem, por quem já me prejudicou, por quem me prejudica, apesar de não perder muito tempo com isso.
Precisamos ser concretos em nossa espiritualidade, e a espiritualidade do seguidor de Jesus é a espiritualidade do amor, mas não é um amor reservado às pessoas que estão a nossa volta e com as quais temos afinidade. O amor é para com todos.
É verdade que podemos nutrir afetos muito mais sublimes por quem é mais próximo de nós, mas não podemos negar o nosso amor a outros que não nos amaram, porque o amor de Deus está em nós.
Não é fácil amar, pois o amor é um desafio. No entanto, ele é a maior resposta da nossa fé. Não há fé sem amor, e o amor que não é nutrido pela fé, logo se desanima, torna-se um amor hipócrita, porque a fé injeta em nós o dom do amor aos inimigos. A quem não nos quer bem, a quem nos fez o mal e nos prejudicou, com quem não nos damos bem, nós temos uma resposta: o amor de Deus em nosso coração.
Oremos, rezemos e pratiquemos o amor.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O pecado é destruição da relação do amor
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, descobrimos no "mandato" de Jesus Cristo que as "relações" com o próximo são muito importantes—essenciais! para o homem. As Pessoas Trinitárias —Pai, Filho e Espírito Santo— são Relações de doação (em grau infinito): Paternidade, Filiação e Amor. O homem—criado à imagem de Deus Trindade— também é um "ser relacional", é um "ser para", realiza sua vida verdadeira só como "relação".

Eu só não sou nada; só no "tu" e "para o ti" sou "eu-mesmo". Verdadeiro homem significa: estar na relação do amor, do "por" e do "para" o próximo. E pecado significa incomodar, interromper ou destruir a relação. Por isso, este fenômeno chamado "pecado" afeta também ao próximo e a tudo. O pecado é sempre uma ofensa que perturba o mundo (não é um fenômeno que só e unicamente afete a mim).

—Jesus, quanto me custa pensar e viver pensando em todos! Concede-me ser sempre "sendo para" Ti e "para meus irmãos".

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A seus discípulos, e a nós, Jesus propõe um caminho exigente. Não se trata apenas de ter amor no coração; é necessário demonstrá-lo com ações. São exigências que vão na direção contrária de nossas tendências egoístas. Aqui a ordem do Mestre é sair de nós mesmos e favorecer gratuitamente o próximo. Mais que isso, é amar os inimigos e rezar por aqueles que nos caluniam, lembrando que a calúnia produz um rasgo profundo no íntimo da vítima. A motivação para tudo isso é sermos semelhantes ao Pai celeste; é assumirmos as atitudes benevolentes que ele assume em relação a todos, bons e maus. Por isso, Jesus declara solenemente: “Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês é misericordioso”. Nossas escolhas, se forem segundo as exigências do Reino, serão recompensadas por Deus em larga medida.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,27-38 - Ser misericordioso não é ter atitude de "olho por olho"
 Saudação
- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles", ficai conosco,aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Lc 6,27-38, onde Jesus fala das relações fraternas do cristão.
- Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
- Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
Refletindo
Este discurso de Jesus é cheio de imperativos: "amem", "façam o bem", "emprestem", "façam". Assim, apesar de parecerem normas para regular a conduta, não o são. Na verdade, traduzem o espírito que anima a partir de dentro a vida cristã. Para o cristão não vale "pagar o mal com o mal", aplicar a Lei de talião ou pena de talião, do "tal qual", da retaliação . Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das mais antigas leis existentes. Indícios da lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi, em 1780 a.C., no reino da Babilônia. Jesus Mestre propõe outra lei: o amor. Insiste no "fazer", na ação concreta, porque o amor cristão não é apenas sentimento. E vai à raiz da ética. Pode-se fazer o bem para receber agradecimento. Isto não tem nenhum mérito. Fazer o bem sem interesses, sem esperar troca. Isto é generosidade. Pode-se fazer o bem amando os inimigos, emprestando sem pretender retorno. Isto é cristão, isto demonstra que se é filho de Deus, Pai misericordioso para com todos. É ser misericordioso. "Tenham misericórdia dos outros como o Pai tem misericórdia de vocês", recomenda Jesus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. Recordo que São Paulo também recomenda: "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12,21).
Meditando
Os bispos, em Aparecida, fizeram uma bela reflexão sobre o amor cristão: "O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros "tenham vida n'Ele".(DAp 137).
Num momento de silêncio verifico se é este Projeto de Jesus que estou vivendo.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo o
 Salmo 150

Louve o Senhor tudo o que vive e que respira.

Louvai o Senhor Deus no santuário, / louvai-o no alto céu de seu poder! / Louvai-o por seus feitos grandiosos, / louvai-o em sua grandeza majestosa! – R.

Louvai-o com o toque da trombeta, / louvai-o com a harpa e com a cítara! / Louvai-o com a dança e o tambor, / louvai-o com as cordas e as flautas! – R.

Louvai-o com os címbalos sonoros, / louvai-o com os címbalos de júbilo! / Louve a Deus tudo o que vive e que respira, / tudo cante os louvores do Senhor! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que se parece com a antiquíssima lei de talião, o revide, o "revidar". Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.
Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia. Esta Palavra vai motivar minha vida.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário