quinta-feira, 10 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Pedi e recebereis. - (Lc 11,5-13)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 10 DE OUTUBRO de 2019 (quinta-feira) 283º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
DEVERÍAMOS OLHAR DEMORADAMENTE PARA NÓS PRÓPRIOS ANTES DE PENSARMOS EM JULGAR OS OUTROS.
(Jean Molière)


 Datas Comemorativas 
 DIA DO LIONS CLUBES INTERNATIONAL (102 ANOS)
DIA DO EMPRESÁRIO BRASILEIRO
DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL (ONU)
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA PARA COM A MULHER
DIA NACIONAL DE SEGURANÇA E DE SAÚDE NAS ESCOLAS
DIA NACIONAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA COM TRANSTORNOS MENTAIS
DIA DA HONESTIDADE
DIA DA GUARDA MUNICIPAL
DIA MUNDIAL DO BAMBOLÊ
DIA DO FIM DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DAS CATÁSTROFES NATURAIS
SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA
DIA DO INÍCIO DA FESTA DA CRIANÇA
SEMANA DA CRIANÇA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Cerqueira César - Cosmorama - Laranjal Paulista (São Paulo) Alto Parnaíba - Amapá do Maranhão  - Amarante do Maranhão - Capinzal do Norte - Governador Archer - Graça Aranha (Maranhão) Mucuri - Nazaré (Bahia) Arapongas - Campo Mourão - Jataizinho - Ribeirão do Pinhal (Paraná) São Borja (Rio Grande do Sul) Canutama - Carauari (Amazonas) Novo Oriente - Várzea Alegre (Ceará) Teotônio Vilela (Alagoas)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUÍSA SERAFIM CONESSA (8º ano m/netinha – Garça /SP) Eduardo Chaves Cabrini (Macrocontábil Conessa Garça /SP) REGINA GrAVATIM (Garça/SP) RODRIGO MAScArenhaS DE CAMPOS (Garça/SP) JOSE CLAUDIO MANCUSO (Caxias do Sul /RS) ZILDA PERISSATO SALZEDAS (Garça /SP) MARISTELA NASSIF MOLINA (Garça/SP) DOMINGOS AMADO BEZ (LAUFEL - Garça/SP) ALEXANDRE CHIESI (Garça /SP ) KENJI CHIMBO (Marilia /SP ) JORGE DE SOUZA (Castanhal/pr) MAnoEl CArlos LOpes (Garça /SP) RICARDO CHEDER (Garça /SP ) Ana Ramos (Garça /SP) Cido Batateiro (Dracena /SPFernando  Hidemi  Fugi (Lions Clube de Valparaíso /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: BRUNA ERI ASAOKA e DIEGO AUGUSTO BASSETTO PEREIRA ó2015ó04 ANOS (Lions Clube Universitário de Garça - Macrocontábil Conessa Garça /SP)  SILVANA ROSA ROBERTO e FLAVIO HENRIQUE ROBERTOó1992ó26 ANOS (FASS Fabrica Automatiz. - EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) 

 Santo do Dia 
SÃO DANIEL COMBONI
Dániel (Itália, 1831-1881) evangelizou os pobres da África Central, razão pela qual é chamado de apóstolo de África. Fundou o Instituto dos Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizado em 2003 por João Paulo II.
SÃO FRANCISCO BORJA (ou BORGIA)

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O Espírito de Deus mantém acesa em nós a esperança de um dia ver o “sol da justiça” e nos ensina a pedir com confiança. O Senhor nos conceda a graça de sempre nos apoiarmos na sua proteção.
– Oração 
PAI, QUE A MINHA ORAÇÃO SEJA PLENA DE CONFIANÇA EM TI, POIS SEI QUE QUERES DAR-ME O QUE TENS DE MELHOR, O ESPÍRITO SANTO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 10/10/2019Quinta-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum
Quem confia em Deus nunca deixara de experimentar sua graça. O maior dom que podemos receber do Pai do céu é o seu Espírito.  

1ª Leitura (Ml 3,13-20a) – Eis que virá o dia, abrasador como fornalha.  Leitura da Profecia de Malaquias:

13“Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14‘Que dissemos contra ti?’ Vós estais dizendo: ‘É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos?
15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos, pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes’. 16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os; em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento. 17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve. 18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 1
É feliz quem a Deus se confia!


– Evangelho do dia 
 10/10/2019Quinta-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum 
- Pedi e recebereis. - (Lc 11,5-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).   
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Espírito Santo faz em nós a obra de Deus”
 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!
(Lucas 11,13).
A verdade é essa, por mais que não sejamos as melhores pessoas, não costumamos dar o mal aos outros, a não ser que seja uma pessoa muito má. Um pai, por exemplo, nunca vai dar um escorpião para um filho que lhe pede um ovo ou um alimento. Pode ser que nem dê o ovo que ele precise, pode ser que não faça bem ele comer, mas vai dar o que vai ser melhor para ele, vai lhe dar atenção, amor e até outra coisa que seja mais importante do que aquilo que o filho tenha pedido.
Se somos assim, imagina o Pai que não deixará de dar o Espírito Santo àqueles que O pedem! Se eu pudesse dizer uma coisa ao seu coração, eu lhe diria com muita sinceridade: não tem graça maior, necessidade maior para a nossa vida e para a nossa alma do que a graça do Espírito Santo em nós, o Espírito dos sete dons, o Consolador, que faz em nós a obra de Deus, o Espírito de sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência e piedade. O Espírito do santo temor do Senhor.
“Essa é a graça maior, a dádiva maior, a necessidade que mais temos no nosso interior: sermos homens e mulheres do Espírito.”
Aquilo que Maria disse em Medjugorje: “Quem tem o Espírito Santo tem tudo”. Muitas vezes, estamos pedindo coisas materiais, estamos pedindo isso e aquilo, mas a nossa grande súplica de cada dia é: “Vinde, Espírito Santo. Senhor, dê-nos o Seu Espírito, dê-nos a graça de sermos homens embriagados e cheios do Espírito, dê-nos a graça para que a nossa família seja tomada e direcionada pelo Espírito Santo, dê-nos a graça de, a cada dia, nos rendermos ao Espírito Santo no silêncio, na meditação, na contemplação, mas conduzidos por ele.
Essa é a graça maior, a dádiva maior, a necessidade que mais temos no nosso interior: sermos homens e mulheres do Espírito.
Quanto mais crescemos na vida do Espírito, mais percebemos que a nossa vida assume outro sabor, outra direção e o quanto a bênção de Deus só cresce em nós.
Supliquemos ardentemente a cada dia: “Dai-nos, Senhor, o seu Espírito Santo, para que sejamos conduzidos por vós, pela sua sabedoria, sua direção e sua luz. Vinde, Espírito Santo, morar em nós, porque precisamos da sua graça.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A divina liturgia 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, vemos como ao homem depois de perder a transcendência, só lhe resta o grito, porque só quer ser terra e tenta converter o céu e a profundidade do mar em sua terra. A liturgia verdadeiramente entendida (identificar-nos com Cristo e louvar o Pai sendo filhos no Filho) devolve a integridade ao homem.

No mar vivem os peixes e calam; os animais da terra gritam, mas as aves, cujo espaço vital é o céu, cantam. O próprio do mar é o silêncio; o próprio da terra é o grito; o próprio do céu é o canto. Mas o homem participa nas três coisas; leva em si mesmo a profundidade do mar, a carga da terra e a altura do céu e, por isso lhe pertencem as três propriedades: calar, gritar e cantar.

—Jesus, tua chamada invita-nos de novo a calar e a cantar. Tu nos devolves a profundidade e a altura, o silêncio e o canto.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus mostra a eficácia da oração persistente. A pessoa deve tomar a iniciativa, certa de uma coisa: quem pede confessa-se necessitado; quem insiste não procura outro remédio e bate à porta de quem inspira confiança.
 Jesus sabe que é costume os pais atenderem aos pedidos de seus filhos. Com maior razão, o Pai celeste socorrerá os que a ele recorrem.
E serão atendidos, principalmente se pedirem o Espírito Santo. Por quê?
São Paulo nos dá uma dica: “Nem sabemos o que convém pedir. É o próprio Espírito que intercede com insistência por nós com gemidos que não se exprimem” (Rm 8,26). O Espírito nos ajudará a solicitar a Deus somente aquilo que será benéfico para nós e para o Reino de Deus.
É que nós, muitas vezes, somos movidos por egoísmo e ignoramos as necessidades dos irmãos.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,5-13 - Peçam e vocês receberão

Mês Missionário Extraordinário

Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto: Lc 17,5-10

Então Jesus disse aos seus discípulos:

- Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: "Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer."
- E imaginem que o amigo responda lá de dentro: "Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães."
Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Refletindo
Jesus quer dizer que Deus, o Pai, não se faz surdo aos nossos pedidos. Não é, porém,  para  o deixar em paz, como pode parecer, num primeiro momento, no exemplo que Jesus dá. Apresenta três afirmações neste trecho do Evangelho de Lucas:
- Oração e pedidos pelas nossas necessidades.
- Perseverança na oração: “insistência”.
- Confiança na bondade de Deus: “se vocês sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai”.
Fica claro neste texto o que Jesus fala sobre a necessidade da oração. E uma certeza: o Pai dará o Espírito Santo aos que a ele o pedirem.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Meditando
O texto me faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: “A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai. A oração diária é um sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário. Por isso, “é necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre” (DAp 255).

O papa Francisco fala na Laudato sì:
O Senhor podia convidar os outros a estar atentos à beleza que existe no mundo, porque Ele próprio vivia em contato permanente com a natureza e prestava-lhe uma atenção cheia de carinho e admiração. Quando percorria os quatro cantos da sua terra, detinha-se a contemplar a beleza semeada por seu Pai e convidava os discípulos a individuarem, nas coisas, uma mensagem divina: «Levantai os olhos e vede os campos que estão doirados para a ceifa» (Jo 4, 35). «O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a menor de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore» (Mt 13, 31-32). (LS 97).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - -  Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com  Jesus  transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é impregnado pelo espírito de oração, recomendado por Jesus. Como diz o papa Francisco: "Sem momentos prolongados de adoração, de encontro orante com a Palavra, de diálogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente se esvaziam de significado, quebrantamo-nos com o cansaço e as dificuldades, e o ardor apaga-se. A Igreja não pode dispensar o pulmão da oração, e alegra-me imenso que se multipliquem, em todas as instituições eclesiais, os grupos de oração, de intercessão, de leitura orante da Palavra, as adorações perpétuas da Eucaristia." (EG 262)

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário