sábado, 19 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. - (Lc 12,8-12)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 19 DE OUTUBRO de 2019 (sábado) 292º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
EM MATÉRIA DE AMOR, TUDO O QUE É DEMAIS AINDA É POUCO.
(Pierre Beaumarchais)


 Datas Comemorativas 
 DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
DIA NACIONAL DA INOVAÇÃO
DIA DO GUARDA NOTURNO
DIA MUNDIAL DA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA ASA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itápolis - Nova Guataporanga - Ribeira - Tarumã (São Paulo) Domingos Martins (Espírito Santo) Nova Ipixuna (Pará) Abadiânia - Caçu (Goiás) Mirandiba (Pernambuco) Paracatu (Minas Gerais) Amélia Rodrigues - Conceição do Jacuípe - Teodoro Sampaio - Terra Nova - Água Preta (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  luiZA sAdeR (neta Maria Luiza e Diogo-São José dos Campos /SP)  Cassia Andre (m/sobrinha-São Paulo /SP) DOMINGOSMingoBORIN (primo São Paulo /SP)TAMIRES TERASSI MACHADO (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) MANOEL BERNARDO DOS SANTOS (Garça/SP) GERSON LUIZ CAPARROZ (Dona Kota-Equipe 05 NS de FÁTIMA Setor de Garça/SP) JAYME GALVÃO DE oLIVEIRA (GARSEG-Garça/SP) VéRA LÚCYA SANTOS BRANDÃO (Macrocontábil Brandão-Garça/SPBRUNO VALSECCHI RIBEIRO DE SOUZA (São Paulo /SP)WALDEMAR TOFFOLI FILHO (Auto Mecânica Tofoli Garça /SP)THEREZINHA GARCIA (Garça /SP)LATÉRCIA DE LOURDES SPURI (Garça /SP)MARCIA SIQUEIRA (Garça /SP)MARIO SOARES ( Garça /SP)VALDEMIR ANDREASSA (Iacri /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PRISCILA BATAGLIOTTI CAPARROZ e JOSÉ “EDUARDO E. CAPARROZó2002ó17 ANOS (EQUIPE 13 NS de SHOENSTATT Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
São PAULO DA CRUZ
PAULO (ITÁLIA, 1694-1775), APÓS TER VIVIDO COMO EREMITA, DEDICOU-SE À PREGAÇÃO POPULAR SOB A FORMA DE MISSÃO, TENDO COMO CENTRO A PAIXÃO DE JESUS CRISTO. FUNDOU A CONGREGAÇÃO DOS PASSIONISTAS.
São JOÃO DE BRÉBEUF E COMPANHEIROS
São PEDRO DE ALCÂNTARA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (Sl 129,3s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Nossa missão é dar testemunho de Cristo às pessoas, na trilha aberta pelos que nos precederam. Esta liturgia nos anime a levar seu amor a todos, para sermos dignos do testemunho do próprio Cristo a nosso favor.
– Oração 
PAI, QUE O ESPÍRITO DA VERDADE, ME AJUDE ASSUMIR A MISSÃO DE EVANGELIZADOR E QUE O FERMENTO DO FARISAÍSMO NÃO TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO.
Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 19/10/2019Sábado da 28ª Semana Do Tempo Comum
O Espírito Santo nos ensina o que dizer e fazer para darmos testemunho de fé em Jesus e nos tronarmos herdeiros  e das promessas divinas.

1ª Leitura (Rm 4,13.16-18) – Só Lucas está comigo.  Leitura da carta de são Paulo aos Romanos:

 Irmãos, 13não foi por causa da lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à lei quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus porque creu em Deus, que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 104/105
O Senhor se lembra sempre da aliança.

– Evangelho do dia 
 19/10/2019Sábado da 28ª Semana Do Tempo Comum
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.  - (Lc 12,8-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; / e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Espírito de Cristo é nosso amigo”
 Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis, pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer
(Lucas 12,11-12).
O Espírito Santo é nosso mestre, é nosso amigo, é Ele quem deve nos conduzir em tudo aquilo que realizamos.

Diante de tantas injustiças que vemos e vivemos, diante de calúnias, difamações, situações opostas com as quais lidamos nesta vida, diante das adversidades, temos um companheiro, um amigo, e não estamos sozinhos.

Preferimos, muitas vezes, fecharmo-nos em nossa mágoa, no nosso ressentimento, no nosso rancor, ou ficarmos atormentando a nossa consciência com aquilo que ouvimos do outro.

O Espírito Santo é nosso amigo e mestre. Não precisamos ficar perdendo noites de sono para saber o que vamos falar para o outro, como vamos nos defender. Quando vivemos a verdade, o amor e a justiça, e temos retidão de consciência ou uma consciência reta e não laxa, podemos ficar tranquilos. Por mais que fiquemos incomodados, o Espírito conduz a nossa defesa, dá-nos palavras acertadas e inspiradas, porque não é com as palavras do mundo nem com o espírito mundano que temos de nos defender do mundo..

“O Espírito Santo é nosso mestre, é nosso amigo, é Ele quem deve nos conduzir em tudo aquilo que realizamos.”

É com o Espírito de Cristo, inspirado por Ele, que temos de lidar com todas as adversidades do mundo e dos tempos em que vivemos.

Não há graça maior do que nos colocarmos na presença de Deus para testemunhar Jesus, para que a nossa vida seja um testemunho vivo de que Deus está em nós e vivemos a vida por Ele sem nos preocupar.

A nossa única preocupação é estarmos em Deus, é vivermos n’Ele, é fazermos a vontade d’Ele, é sermos submissos a Ele. Na submissão a Deus buscarmos a serenidade, a seriedade e a sobriedade. A serenidade para não nos exasperar nem desesperar; a seriedade para conduzir a vida na luz e na direção de Deus, vivendo intensamente a verdade, porque é na verdade que Deus nos conduz a cada dia.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Ofuscação da consciência moral 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje Jesus Cristo nos prevê da ofuscação da consciência moral. O perdão de Deus chega tão longe como seu Amor, mas... se negássemos sua existência e renegássemos de seu Amor (isso é a "blasfêmia contra o Espírito Santo”), então, poderíamos lhe pedir perdão?, poderia Deus perdoar sem que se lhe peça perdão? Deus não pode impor seu perdão! O amor inclui uma disponibilidade inesgotável ao perdão, mas o perdão pressupõe o reconhecimento do pecado como pecado.

Os Padres da Igreja consideraram a “insensibilidade” (incapacidade de se arrepender) como a verdadeira doença do mundo pagão. Se hoje existe um problema de decomposição moral na sociedade, deriva da ausência de Deus na nossa vida. Não reconhecer a culpa, não me salva, porque a ofuscação da consciência, a incapacidade de reconhecer em mim o mal em quanto tal, é culpa minha. Se Deus não existe, então temos que nos refugiar em mentiras tais como a “ilusão da inocência”.

—Jesus, o encontro contigo me transforma fazendo-me capaz de escutar o Bem mesmo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Declarar-se por alguém diante dos anjos é o mesmo que defender o ingresso desse alguém na esfera do Pai celeste. É o que faz Jesus em favor dos seus fiéis seguidores. E o que é blasfemar contra o Espírito Santo? Sabemos que toda a vida e as obras de Jesus se desenrolam sob a ação do Espírito. Já o dizia o próprio Jesus no início de sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18). Ora, dizer que Jesus age pelo poder de Satanás (cf. Lc 11,15) é blasfemar contra o Espírito Santo. É como chamar o Espírito Santo de Satanás, sendo justamente Satanás o inimigo declarado de Jesus. Quem ofende a Jesus poderá obter perdão, afinal as pessoas são lentas para crer que ele é o Filho de Deus. Mas atribuir o Bem ao Maligno, isso é imperdoável. Vai contra a evidência e a reta intenção. É um fechamento total.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,8-12 - O pecado da dominação!

Mês Missionário 
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Senhor Deus,
Não tenho a menor ideia de para onde estou indo,
Não enxergo o caminho à minha frente,
Não sei ao certo onde irá dar esse caminho.

Também não conheço verdadeiramente a mim mesmo,
E o fato de que penso que estou seguindo a tua vontade
Não significa que realmente esteja seguindo a tua vontade.

Mas acredito que o meu desejo de te agradar
Realmente te agrada.
E espero ter esse desejo em tudo o que fizer,
Espero nunca me afastar desse desejo.
Sei que, se assim o fizer,
Tu me guiaras pelo caminho correto
Embora eu possa nem saber que o estou trilhando.

Assim, confiarei sempre em ti
Embora eu pareça estar perdido
E caminhando na sombra da morte.
E não temerei, porque tu estás sempre comigo
E nunca deixarás que eu enfrente os perigos sozinho.
Thomas Merton
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 12,8-12, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus disse ainda: - Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele.
 - Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, porém quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
- Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer. Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.
Refletindo
Jesus diz que o testemunho a favor ou contra Ele é que vai nos garantir o céu ou o inferno, ou seja, a separação dele. Fala também da blasfêmia contra o Espírito Santo que, neste contexto parece significar a rejeição intransigente de dar testemunho de Jesus, pelo qual a pessoa se fha ao perdão de Deus. Quando a pessoa se encontrar em julgamento não deve se preocupar como se defender. O Espírito Santo falará por ela. Como diz o livro de Samuel: “O Espírito do Senhor fala por mim, sua palavra fala em minha língua” (Cf 2 Sm 23,2)..
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Nossa vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Damos testemunho de Jesus Cristo ou temos vergonha?
Meditando
A Conferência de Aparecida nos recorda: “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.” (DAp 351).

Na encíclica Laudato sì, diz o papa Francisco:
Crescemos pensando que éramos proprietários e dominadores da terra, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos. (LS 2).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos com toda Igreja a
Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir dominando as coisas, o mundo que não é meu, mas de Deus..

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário