sexta-feira, 22 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões. - (Lc 19,45-48)



Templo de Jerusalém
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 22 DE NOVEMBRO de 2019 (sexta-feira) 326º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
HÁ PESSOAS TÃO POBRES QUE SÓ TÊM DINHEIRO.
(Augusto Cury)


 Datas Comemorativas 
DIA DA MÚSICA
DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO
DIA NACIONAL DE LUTA PELA PESCA ARTESANAL
DIA NACIONAL DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
DIA OFICIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL
DIA DO FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Álvaro de Carvalho - Monte Castelo (São Paulo) Niterói (Rio de Janeiro) Iguaraçu (Paraná) Araguainha (Mato Grosso) Cruzeiro do Sul  (Rio Grande do Sul) Barro - Capistrano - Chaval - Frecheirinha - Iracema -Itatira - Jati - Marco - Monsenhor Tabosa - São Luís do Curu (Ceará) Campo Maior (Piauí) Cândido Mendes - Peritoró  (Maranhão) Ji-Paraná  (Rondônia) Lagoa - Santa Cecília do Pavão (Paraíba) Naviraí (Mato Grosso do Sul) Piracanjuba (Goiás) Lages (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CLAUDIA VIANNA (( Lions Clube de Vera Cruz Paulista/SP) WOLNEY BRANCO (Lions Clube de Lins/SP) MARCIA CRISTINA OLIVEIRA PEREZ (Magia Boutique Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1959ó60ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA CECÍLIA
Cecília (Itália, séc. III), padroeira da música e dos músicos por ter cantado ao Senhor no momento do martírio, foi uma mulher de grande caridade para com os necessitados. De famália nobre e rica, obteve, com suas virtudes, a conversão do esposo. É a padroeira da música e de todos  os músicos, e foi uma jovem de vida humilde.
TOMÁS REGGIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Louvem as virgens o nome do Senhor, porque só ele é excelso; sua glória excede a terra e o céu (Sl 148,12ss).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Cecília, que viveu na Itália no século 3º, dedicou-se à caridade para com os pobres. Instrumento da conversão do esposo – alcançada por meio de seu testemunho de pureza –, foi vítima da perseguição contra os cristãos. A padroeira da música rogue a Deus por todos os músicos.
– Oração 
PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO CUJA FELICIDADE É PALPITAR COM O CORAÇÃO DE CRISTO E CUMPRIR, HUMILDEMENTE A TUA VONTADE.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, sede favorável às nossas súplicas e dignai-vos atender às nossas preces pela intercessão de Santa Cecília. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 22/11/2019Sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
A casa do Senhor é lugar de encontro com ele e com os irmãos. Nela cultivamos a fé e a oração e oferecemos a Deus o que dele recebemos.

1ª Leitura (1Mc 4,36-37.52-59) Celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos.  Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício, conforme a lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus, que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais colocaram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 1Cr 29
Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

– Evangelho do dia 
 22/11/2019Sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões. - (Lc 19,45-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
Somos o lugar da presença de Deus
 Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: ‘Está escrito: Minha casa será casa de oração”
(Lucas 19,45).
Esta é a primeira verdade: a casa de Deus é casa de oração, o templo, a capela, o santuário. Qualquer lugar onde nós vamos que se chama Igreja é o lugar da presença de Deus. E o lugar da presença de Deus é o lugar de orarmos a Deus, falarmos com Ele, estarmos em comunhão com Ele.

Não façamos das nossas igrejas lugares para outras coisas. “O zelo pela sua casa me consome”. Foi consumido por esse zelo que Jesus expulsou os vendedores.

Ninguém precisa ser expulso da Igreja, mas precisamos expulsar de dentro de nós aquilo que não nos permite sermos templos vivos de Deus, Igreja de Deus e lugar da presença de Deus.

Vamos ao templo, mas não é para ficarmos confusos, e sim para sermos purificados, lavados e renovados para crescermos na comunhão com o Senhor. Por isso, o templo é o lugar de expulsar o mal, mas o primeiro templo somos nós. Somos o lugar da morada de Deus.

Deus habita em nós, e o batismo fez em nós o lugar onde Deus habita. Deus habita no nosso nosso coração, na nossa alma, no nosso corpo, no nosso ser, e não podemos transformar essa casa numa casa de comércio, de bagunça e agitação.

Já deu para ver o quanto somos agitados, o quanto somos bagunçados e confusos. O barulho que se faz na Igreja não vem principalmente de fora, ele vem de dentro. Olha o quanto a nossa cabeça está rezando, está pensando em mil e uma coisas. Olha o quanto estamos na presença de Deus, mas estamos cheios de devaneios, estamos indo para todos os lados e não nos centramos em Deus.

Deus habita em nós, e o batismo fez em nós o lugar onde Deus habita.

A ação que Jesus fez naquele templo, é a ação que precisamos pedir e suplicar para que Ele realize todos os dias neste templo que é cada um de nós.

Precisamos expulsar tudo aquilo que está bagunçando o nosso interior, para que essa casa, que somos nós, seja casa de oração, seja casa e lugar da presença de Deus. Porque, se nós sucumbirmos a tudo aquilo que nos agita e nos perturba; se nos deixarmos levar pelas ansiedades da vida, se nos entregarmos às tribulações, às preocupações e às tensões que todos nós temos, não seremos e nem conseguiremos ser pessoas orantes, pessoas que, de fato, se colocam em comunhão com Deus.

Quando Deus quer falar conosco, Ele encontra tanto barulho dentro de nós, tem vozes, desejos, ambições, mágoas, ressentimentos, rancores e coisas confusas.

Expulsemos a confusão, saiamos da confusão, saiamos de tudo aquilo que interiormente nos agita, para entrarmos na sobriedade do Espírito, para sermos o lugar, a morada e onde Deus faz a Sua presença.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Jesus anuncia o final do Templo de Jerusalém 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje Jesus protagoniza um gesto cujo alcance iria muito mais longe que o simples fato da expulsão dos “vendedores": Está fora de dúvidas que Ele anunciou o fim do Templo e, precisamente seu final teológico, histórico-salvífico. O confirma, além do "Discurso Escatológico”, a expressão “Vede, vossa casa ficará deserta” (Mt 23,38).

Jesus Cristo amou o Templo como propriedade do Pai e se comprazia em ensinar nele. O tinha defendido como “casa de oração” para todas as nações e tentou prepará-lo para esta finalidade. Mas sabia também que a época deste Templo estava acabada e chegaria algo novo que estava relacionado com sua morte e ressurreição. Havia no ar uma mudança de alcance universal e de sentido imprevisível: Deixaria de ser a “casa de Deus”...

—O Templo com seu culto ficou “demolido” na crucifixão de Cristo; em seu lugar agora está a Arca da Aliança viva de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus toca no ponto mais sagrado da religião, o Templo.
Deus queria uma casa de reunião e oração e eles construíram um templo que se converteu em “abrigo de ladrões”.
Com seu ato de autoridade soberana ao purificar o Templo, Jesus restabelece a verdadeira relação entre o ser humano e Deus.
Essa atitude lhe acarretará a morte. Mesmo sabendo do risco que corria, Jesus “ensinava todos os dias no Templo”. A brevidade de sua vida impõe que ele aproveite ao máximo as horas restantes a fim de levar a termo a obra que o Pai lhe confiou.
Enquanto isso, seus adversários tramam qual será a melhor circunstância para matá-lo.
Sobre esse ponto estão inseguros, afinal estão tramando um homicídio histórico.
E sabem que “o povo todo ficava atraído, ao ouvir Jesus falar”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 19,45-48 - A casa de Deus é casa de oração


Oração Inicial
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, 
em torno da Palavra.
 Juntos, rezamos: 
Ó Espírito Santo, 
dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e 
forte palavra inspiradora, 
fechado a todas as ambições mesquinhas, 
alheio a qualquer desprezível competição humana, 
compenetrado do sentido da santa Igreja! 
Um coração grande, 
desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! 
Um coração grande e forte para amar todos, 
para servir a todos, 
para sofrer por todos! 
Um coração grande e forte para superar todas as provações, 
todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! 
Um coração grande e forte, 
constante até o sacrifício, se for necessário! 
Um coração cuja felicidade é 
palpitar com o Coração de Cristo e  cumprir, 
humildemente a vontade do pai. 
Amém.
Papa Paulo VI
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 19,45-48
Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores. Ele lhes disse:
- Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será uma 'Casa de oração'." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.
Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes do povo queriam matá-lo. Mas não achavam jeito de fazer isso, pois todos o escutavam com muita atenção.

Refletindo
O Evangelho de hoje, escrito por Lucas, nos fala do Templo. Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa de Páscoa, e expulsa do templo os vendedores.
E diz: "A minha casa será uma 'Casa de oração'." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.” Jesus quer purificar o templo que fora transformado em lugar de comércio, de exploração do povo pobre e de enriquecimento dos poderosos. O Mestre não suporta a exploração de ninguém. Aqui, ele não só condena, mas age, energicamente. Depois, continua a ensinar todos os dias no Templo. Isto provocou a ira dos mestres da lei, dos chefes dos sacerdotes e dos líderes que queriam matá-lo.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
Jesus é misericórdia, mas não tolera a injustiça.

Meditando
Os bispos em Aparecida afirmaram: “A misericórdia sempre será necessária, mas não deve contribuir para criar círculos viciosos que sejam funcionais a um sistema econômico iníquo. Requer-se que as obras de misericórdia estejam acompanhadas pela busca de uma verdadeira justiça social, que vá elevando o nível de vida dos cidadãos, promovendo-os como sujeitos de seu próprio desenvolvimento. Em sua Encíclica Deus Caritas est, o Papa Bento XVI tratou com clareza inspiradora a complexa relação entre justiça e caridade. Ali, disse-nos que “a ordem justa da sociedade e do Estado é uma tarefa principal da política” e não da Igreja. Mas a Igreja “não pode nem deve colocar-se à margem na luta pela justiça”. Ela colabora purificando a razão de todos aqueles elementos que ofuscam e impedem a realização de uma libertação integral. Também é tarefa da Igreja ajudar com a pregação, a catequese, a denúncia e o testemunho do amor e da justiça, para que despertem na sociedade as forças espirituais necessárias e se desenvolvam os valores sociais. Só assim as estruturas serão realmente mais justas, poderão ser mais eficazes e sustentar-se no tempo. Sem valores não há futuro e não haverá estruturas salvadoras, visto que nelas sempre subjaz a fragilidade humana." (DAp 385).
Como membro da Igreja, a misericórdia que praticamos leva este timbre de justiça?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluimos com a
Oração da manhã
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar! 
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulos/as de Jesus?
Nosso olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no nosso coração cheio de misericórdia.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário