quinta-feira, 7 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte. - (Lc 15,1-10)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 07 DE NOVEMBRO de 2019 (quinta-feira) 311º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ MELHOR FRAGATA QUE UM LIVRO PARA NOS LEVAR A TERRAS DISTANTES.
(Emily Dicknson)


 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO RADIALISTA
DIA NACIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS
DIA NACIONAL DE LUTA PELA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
DIA LATINO-AMERICANO DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
DIA DE AÇÃO MUNDIAL
DIA DA AÇÃO CATÓLICA
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arapoema (Tocantins) Caiçara - São José de Caiana (Paraíba) Jaguapitã (Paraná) Alexandria (Rio Grande do Norte) Ibatiba (Espírito Santo) Simões Filho (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARILDE INÊS GUARNIERI (CE da Equipe N Sra do Rosário Setor de Garça /SP) José Cavalari (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) TANIA CHAMILETE MARINHO (Lions Clube de Ilha Solteira/SP) Donisete De Carvalho Rodrigues (Lions Clube de Cachoeira Paulista /SP) DANILO a. DE mORAES mARTINS (Garça /SP) Angelo Henrique Ribeiro (Garça /SP) Carol Thiarin (Garça /SP) GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO (ex-Governador do Estado de São Paulo /SP)  Marcelo Lessi Gonçalves (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA e VICENTE ARANHA CONESSAó2008ó11 ANOSó(Lions Clube de Garça/ Macrocontábil Conessa - Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO ILIBRORDO
SÃO PROSDÓCIMO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Não me abandoneis jamais, Senhor; meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Ainda que pecadores, cada um em seu estágio próprio de conversão, todos pertencemos ao Senhor e somos convidados por ele para esta liturgia de festa e alegria, na qual sua bondade se manifesta..
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO A SER DISCÍPULO DE TEU REINO, AFASTANDO TUDO QUANTO POSSA ABALAR A SOLIDEZ DE MINHA ADESÃO A TI E A TEU FILHO JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 07/11/20195ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum
O Senhor é luz e salvação para os que se deixam conduzir por sua Palavra. Ela nos torna acolhedores e misericordiosos e nos liberta do desprezo pelo irmão e da intolerância para com ele.

1ª Leitura (Rm 14,7-12) Vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 Irmãos, 7ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. 10E tu, por que julgas o teu irmão? Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. 11Com efeito, está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua glorificará a Deus”. 12Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 26(27)
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes.

– Evangelho do dia 
 07/11/20195ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum
Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte. - (Lc 15,1-10)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então, Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.    
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A conversão é uma luta diária”
 Assim haverá no Céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”
(Lucas 15,7).
A afirmação evangélica é, acima de tudo, que ninguém é justo o suficiente que não precise de conversão. Achamos que não somos os grandes pecadores, que não somos homicidas, que não cometemos os crimes que outros cometem, que não estamos fora da Igreja e, por isso, estamos aos pés de Jesus.

Acreditamos que a conversão é para quem está fora quando, na verdade, os primeiros convertidos precisam ser nós mesmos. Cada dia é uma luta pela conversão diária, para que o nosso coração tão apegado e, muitas vezes, seduzido pelas coisas do mundo, volte-se para Deus.

Conversão é uma luta diária. Sei que houve um primeiro momento que foi transformador em nossa vida, a partir daquela luz que entrou em nós chamada Jesus. Ele nos convida, todos os dias, a nos convertermos. Por isso, damos muito mais, damos a verdadeira alegria a Deus e aos Céus quando estamos permitindo nos converter a cada dia, do que quando estamos nos justificando e nos apresentando como santos para o mundo.

Quando pensamos mal de alguém, desistimos de pensar mal, quando estamos com raiva de alguém, nos convertemos daquela raiva; quando temos dentro de nós más intenções, maus desejos; quando deixamos apodrecer certas práticas em nossa vida, acordamos e dizemos: “Não vou viver mais isso”. Isso causa muito mais alegria do que a assembleia de justos que fazemos em nossas igrejas para nos aclamarmos santos, não nos permitirmos converter por Deus.

“Cada dia é uma luta pela conversão diária, para que, o nosso coração, tão apegado pelas coisas do mundo, volte-se para Deus.”

O justo do Evangelho de hoje é aquela pessoa indiferente, que vive realmente “voando”, ela não se foca no essencial, ela já se acha na Igreja, então “está bom”. Quando ela para para pensar, não é para pensar nos seus pecados e na sua própria vida, ela para julgar, condenar e olhar o pecado do outro.

A alegria de Deus é quando a pobre ovelha, machucada, maltratada, distante e ferida pelo pecado, encontra o caminho da salvação, essa única ovelhinha dá mais alegria ao coração de Deus do que a assembleia dos noventa e nove justos que vivem se justificando sempre, que vivem sempre aquela vivência da falsa santidade e não vivem a verdadeira conversão.

Deus quer de nós a conversão de cada dia e, por isso, Jesus acolhe os pecadores e faz refeição com eles. Deus faz refeição conosco, quando permitimos que Ele nos converta sempre.

Deus abençoe você!
– Reflexão - O "pecado original": Oh feliz culpa! 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje as palavras do Senhor nos dão luz para penetrar no mistério do mal. Se Deus é bom, por que permite o mal? Mais ainda: por que o "pecado original"? Uma primeira resposta: depois de haver terminado a criação, Deus não se retirou. Aí está a imponente obra da redenção!

Toda a criação aponta a nossa filiação divina: filhos de Deus! E, por tanto, livres, com todas as consequências: Deus permite que o homem "altere" seus planos. Se, Deus permitiu que Adão—com o pecado das origens— derrubasse seu projeto, mas, com a condição de criar algo novo e melhor: Deus responderá entregando-se com mais força ainda na pessoa de Cristo.

—Deus meu, quero cantar—como na Vigília Pascoal— "Oh, feliz culpa, que nos mereceu tão grande Redentor!". Teu perdão, Senhor, é a maior manifestação da força irrefreável de teu amor, e minha conversão é a alegria do céu.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus come com os pecadores. Comer em companhia de alguém significa criar comunidade, participar do seu modo de pensar.
Com essa atitude, Jesus bate de frente com os fariseus, que dividiam a sociedade em duas categorias: bons (os observantes da Lei, como eles) e maus (o povo simples, que eles desprezavam). Cem ovelhas e dez moedas indicam unidade. Jesus quer uma humanidade indivisível; não se pode dividir mundo em sagrado (os bons) e em profano (os maus). Deus não se conforma com a perda de alguma de suas criaturas. Invertem-se os valores: pela misericórdia de Deus, os que não têm voz nem vez, os excluídos pela sociedade, também religiosa, quando se convertem ao Reino, são capazes de fazer festa e de partilhar com os outros. Deus, por sua vez, alegra-se com a reintegração de todos na Aliança.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 15,1-10 - Alegria do reencontro


Oração Inicial

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
 Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se a oração for feita por duas pessoas ou em grupo,
 pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis) 


Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente, o texto: Lc 15,1-10 e observamos as duas parábolas de Jesus.
Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
- Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
- Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."
- Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
A moeda perdida
Jesus continuou:
- Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida."
- Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.

Refletindo
Neste texto Jesus conta duas parábolas: a da ovelha perdida que o pastor reencontra e a da moeda perdida que mulher procura e também encontra, motivo de grande alegria. “Perder” e “reencontrar” significam nas histórias de Jesus o perdão de Deus para o pecador. Nas duas predomina o sentimento de alegria. É uma alegria imensa, transbordante. Vai até o céu: “assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados”. Esta alegria acusa um sofrimento precedente: a perda. Tanto a ovelha, como a moeda, a pessoa humana, apesar de pecadora, é propriedade de Deus. É muito terna a figura do pastor que carrega a ovelha sobre os ombros. Esta é a figura do Deus misericordioso, sempre em busca de cada um de nós.
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3,1-21), a Samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4,1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19,1-10)... Todos eles, graças a este encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida. Não abriram seu coração para algo do Messias, mas ao próprio Messias, caminho de crescimento na “maturidade conforme a sua plenitude” (Ef 4,13), processo de discipulado, de comunhão com os irmãos e de compromisso com a sociedade.”(DAp 249).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
No dia 2 de fevereiro de 2016, Festa da Apresentação do Senhor e XX Dia Mundial da Vida Consagrada, o Papa Francisco presidiu a uma Eucaristia na Basílica de S. Pedro e afirmou na sua homilia que “os consagrados e as consagradas são chamados a serem sinal concreto e profético da proximidade de Deus”.
Todo encontro com Deus gera alegria.
"O encontro nos muda a vida. Na Anunciação, Deus visita Maria em forma inesperada, toma-as para si, habita-a, enche-a de alegria, dá-lhe um novo modo de ver a realidade, de por-se de maneira distinta  frente à vida e à história. Este encontro com o Deus da vida é um encontro que gera mais encontros e impulsiona Maria a passar  da intuição à ação, a viajar do eu ao tu." (Horizonte inspirador, CLAR,p.14).
Deus busca a cada um/a de nós. Deixamo-nos encontrar? Somos pessoas alegres com este encontro? Partilhamos alegria com amigos, vizinhos, como a mulher que encontra a moeda perdida?
Como acolhemos as buscas de Deus? Abrimos nosso coração ao Pastor que nos procura? Deixamo-nos conduzir por ele?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluimos com a oração:
Virgem e Mãe Maria,
Vós que, movida pelo Espírito,
acolhestes o Verbo da vida
na profundidade da vossa fé humilde,
totalmente entregue ao Eterno,
ajudai-nos a dizer o nosso «sim»
perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,
de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.
Vós, cheia da presença de Cristo,
levastes a alegria a João o Batista,
fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria,
cantastes as maravilhas do Senhor.
Vós, que permanecestes firme diante da Cruz
com uma fé inabalável,
e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição,
reunistes os discípulos à espera do Espírito
para que nascesse a Igreja evangelizadora.
Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados
para levar a todos o Evangelho da vida
que vence a morte.
Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos
para que chegue a todos
o dom da beleza que não se apaga.
Vós, Virgem da escuta e da contemplação,
Mãe do amor, esposa das núpcias eternas
intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo,
para que ela nunca se feche nem se detenha
na sua paixão por instaurar o Reino.
Estrela da nova evangelização,
ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,
do serviço, da fé ardente e generosa,
da justiça e do amor aos pobres,
para que a alegria do Evangelho
chegue até aos confins da terra
e nenhuma periferia fique privada da sua luz.
Mãe do Evangelho vivente,
manancial de alegria para os pequeninos,
rogai por nós.
Amém. Aleluia!
Papa Francisco
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? O papa Francisco diz: “Somos discípulos, mas também missionários; não podemos encerrar o dom de sua presença dentro de nós. Pelo contrário, somos chamados a comunicar a todos o seu amor, a sua ternura, a sua bondade, a sua misericórdia. É a alegria da partilha” (08/10/2016). Sentimo-nos discípulos/as de Jesus?
Nosso olhar deste dia será de partilha de Deus do nosso coração para o coração das demais pessoas - Igreja em saída!
BÊNÇÃO
Rezamos com o bem-aventurado Alberione:

Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário