terça-feira, 24 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O sol que nasce do alto nos visitará. - (Lc 1,67-79)




– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 24 DE DEZEMBRO de 2019 (terça-feira) 358º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NENHUM OBSTÁCULO É GRANDE DEMAIS QUANDO CONFIAMOS EM DEUS.
(Aristóteles)


 Datas Comemorativas 
DIA DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE NATAL
DIA UNIVERSAL DO PERDÃO
DIA DO TSBTÉCNICO DA SAÚDE BUCAL
DIA DO ASBAUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
DIA DO ORFÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Marcondes - Cabrália Paulista - Rifaina (São Paulo) Nossa Senhora Aparecida (Sergipe) Nova Olinda (Paraíba) Piúma (Espírito Santo) São José da Tapera (Alagoas) Lajedo - Sanharó (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA (Eq. 04 Nossa Sra de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)JAQUELINE DE ALENCAR ALVES (filha do casal Nely e Dimas Jr – Arquiteta-Garça /SP)ELAINE EVARISTO SEMENSSATO (Equipe Nossa Sra. IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SP) FERNANDO MARINHEIRO DE OLIVEIRA (PDG Distrito LC5 – Lions Clube de São Bernardo Riacho Grande /SP)ODAIR FLORENTINO DE ANDRADE (Macatuba / SP) NATALIA BARBOSA INACIO (Medica–Marilia /SP) MARCOS LOPES MIRANDA (Médico–Garça /SP)ANAH CLARA DE LIMA (Garça /SP) NATALICIO VIEIRA DOS SANTOS (Garça /SP) THIAGO CARLOS DOS SANTOS (Diácono Diocese de Marília-Flórida Paulista /SP) EMILINHA DE JESUS RIBEIRO DE ALMEIDA (Garça /SP) DELFINA GRAVATIM (Garça /SP) NÁTALI ALEX BIMBATTI (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LAURINDA YOSHIE TADA KAWATA e TADAME KAWATAó1975ó44 ANOS(Lions Clube de Araçatuba /SP)

 Santo do Dia 
SANTA TARSILIA
SANTA ERMINIA
SANTA ADÉLIA
SANTA PAULA IZABEL CERIOLI
SANTA ERM São CHARBEL MAKHLLOUF INIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eis que já veio a plenitude dos tempos, em que Deus mandou à terra o seu Filho (Gl 4,4).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Às portas do Natal, celebremos a Eucaristia com muita alegria e expectativa, pois está prestes a chegar o momento em que o Pai nos envia seu Filho, sol nascido do alto. 
– Oração 
PAI, COLOCA-ME, COMO JOÃO BATISTA, A SERVIÇO DE TEU MESSIAS, JESUS CRISTO, TORNANDO-ME TEU PROFETA, ANUNCIADOR DA LIBERTAÇÃO A SER REALIZADA EM FAVOR DA HUMANIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças do que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
24 de Dezembro do Advento - Últimos dias antes do Natal
■ A Palavra de Deus busca morada em cada um de nós para iluminar nossa vida e dirigir nossos passos no caminho da paz.

1ª Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16) – O teu reino será estável para sempre diante de mim, diz o Senhor.  Leitura do Segundo Livro de Samuel:

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!”

3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 4Mas naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra.

10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.

E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 88 (89)
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!


Evangelho do dia
24 de Dezembro do Advento - Últimos dias antes do Natal
O sol que nasce do alto nos visitará. - (Lc 1,67-79)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: / oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Permitamos que a graça de Deus irradie em nossa vida”
 Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi”
(Lucas 1,67,6).
Zacarias está pleno do Espírito Santo, e é o Espírito Santo que age nele, move-o para louvar, bendizer, adorar e glorificar o Deus Santo de Israel. Essa é uma característica fundamental daquele que se abre para a graça de Deus e se deixa encher do Espírito.

Antes, havia um outro espírito movendo o coração de Zacarias – o medo, a incerteza e a insegurança –, por isso ele ficou mudo. Agora que o seu coração se abriu, que o seu coração se encheu para a graça, ele estava bendizendo e louvando o Senhor Nosso Deus.

Levantemos nossas mãos para os Céus, glorifiquemos o Senhor Nosso Deus! Não sejamos movidos por nenhum espírito mundano e consumista deste mundo, não sejamos movidos por nenhum espírito de discórdia, confusão, mentira e ilusão, mas que somente o Espírito Santo do Senhor esteja em nós.

Contemplamos Jesus agindo no meio de nós quando nos abrimos para a Sua graça”

Celebremos o nosso Natal de uma forma sóbria, sadia e, acima de tudo, tomados pela graça divina. A noite que nos espera é uma noite de ação de graças, é uma noite para louvarmos, bendizermos e exaltarmos Aquele que é o nosso Deus, Aquele que tem misericórdia de nós e manifestou o Seu poder salvador.

Se nos encontramos decepcionados ou perdidos nos caminhos da vida, é porque não abrimos ainda todo o nosso coração para que o poder salvador de Deus se manifeste em nós. Nada é mais importante para alegrar o nosso coração, hoje e a cada dia da nossa vida, do que contemplar Jesus Salvador. Zacarias estava contemplando na força e no poder do Espírito.

Jesus ainda não nasceu, no contexto cronológico, mas aquilo que se realiza na vida desse casal é a manifestação desse poder salvador de Deus. Contemplamos Jesus agindo no meio de nós quando nos abrimos para a Sua graça; Ele nasce, vive, mora e está no meio de nós.

É isso que queremos celebrar com toda a intensidade do nosso coração, na humildade, na simplicidade, deixando que essa graça divina venha irradiar em nossos lares, nas nossas famílias e em nossas casas.

Não sejamos movidos pelo Espírito do mundo para celebrar o nascimento do nosso Salvador. O espírito natalino não é o espírito de consumismo, da barriga cheia, da embriaguez. O espírito do nascimento de Jesus é o espírito da sobriedade, da paz, da reconciliação, do louvor, o espírito que nos leva a exaltar o divino Salvador que vem ao nosso encontro para nos libertar.

Deus abençoe você!

– Reflexão - O "Benedictus" de Zacarias
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a Zacarias —que tinha ficado mudo por não ter acreditado no Arcanjo Gabriel—, Deus ao perdoa-o lhe concede o dom de profetizar no canto do “Benedictus”. Louva a Deus porque nos visitou. Antigamente, “adventus” era um termo técnico que indicava a chegada de um funcionário, em particular a visita de reis ou imperadores às províncias. Mas também podia se utilizar para a aparição de uma divindade, que saia de sua moradia oculta manifestando assim, seu poder divino.

Jesus é o Rei que, ao entrar nesta pobre província chamada terra, nos fez o dom de sua visita. Com ela nos ilumina: nas trevas de uma história ainda não redimida, as luzes da esperança só se acendiam lentamente, até que ao fim veio Cristo, Luz do mundo. Jesus Cristo é o “mistério de salvação”.

—O Salvador esperado pelas pessoas é cumprimentado como “Astro nascente”, a estrela que me guia —já sem temores— para a salvação prometida por Deus e realizada em Jesus Cristo.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Este hino é uma rica composição inspirada em numerosas passagens bíblicas.
Cheio do Espírito Santo, Zacarias proclama que a realidade esperada já está acontecendo. As promessas se cumprem. Com a vinda do Salvador, Deus realiza o que prometeu pela boca de seus santos profetas, último dos quais é João Batista: “E a você, menino, chamarão profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para lhe preparar os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados”. A salvação que Jesus nos traz liberta-nos de todos os nossos inimigos: o pecado, o egoísmo, a injustiça. Liberta-nos também de todo temor, porque viveremos na presença de Deus, em ambiente de paz, beneficiando-nos do seu misericordioso coração.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir.Patricia Silva, fsp,
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias
Saudação
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!  
  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!  
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão 
Trazendo fartura de vida e de pão!  
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou 
Só tua palavra nos salva Senhor!  
4.   Ó vem, como chega a carta querida 
Bendito carteiro do Reino da Vida!  
5.   Ó vem, como chega o filho esperado 
Caminha conosco Jesus Bem amado!  
6.   Ó vem, como chega o Libertador 
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia ? Lemos: Lc 1,67-79:
Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:
- Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.
Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.
Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.
Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam.
Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.
Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos
e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.
E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele.
Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.
Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso.
Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.

Refletindo
Este cântico de Zacarias é louvor e profecia. Começa com uma aclamação litúrgica: “Louvemos o Senhor”. O hino divide-se em duas partes: a primeira recorda a ação de Deus na história do povo. A segunda parte anuncia o destino do menino João que será profeta de Deus Altíssimo. Zacarias recorda as promessas de Deus por meio dos profetas, da aliança e do juramento feito com Abraão. Diz também que o objetivo disto tudo é “que sejamos somente dele e façamos o que ele quer.
..2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para nós, hoje?
Também nós devemos reconhecer a grande graça de ser cristão e discípulo de Jesus Cristo.
Meditando
Nos ajudam neste reconhecimento os bispos em Aparecida:
“Queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo (DAp 23).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com os bispos da América Latina que também fazem uma oração de louvor por Deus que nos amor por primeiro:
“ Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
que nos abençoou com toda sorte de bênçãos 
na pessoa de Cristo
(cf. Ef 1,3).
O Deus da Aliança,
rico em misericórdia,
nos amou primeiro;
imerecidamente amou a cada um de nós;
por isso o bendizemos,
animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador,
alma e vida da Igreja.
Ele, que foi derramado em nossos corações,
geme e intercede por nós e,
com seus dons nos fortalece
em nosso caminho de discípulos e missionários”
(DAp 24).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
“Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo”(DGAE 2008-2009, no 21). Nosso novo olhar é de ação de graças pela vinda de Deus em nosso meio e pela confiança de Deus que nos confia o anúncio de sua presença.
DAp 395).
BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco
Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.
Em nome do Pai...


Nenhum comentário:

Postar um comentário