sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. - (Jo 1,29-34)



 F E L I Z   A N O   N O V O – 
– F E L I Z  2 0 2 0!!!  
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 03 DE JANEIRO de 2020 (  sexta-feira) 003º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 0!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O ANO NOVO REAVIVA VELHOS DESEJOS.
(Lord Edward Fitzgerald)


 Datas Comemorativas 
DIA DO LEONISMO GAÚCHO
DIA DO JUIZ DE MENORES
DIA Estadual (SP) do Fusca
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananindeua (Pará) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ODILON VIEIRA JUNIOR (Lions Clube de Valparaíso/SP)MÁRCIO PROPHETA SORMANI BORTOLUCCI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)RAFAEL DE OLIVEIRA DEMORI (Lions Clube de Heculândia /SP) OSCAR EDUARDO RAMPAZZO (Garça /SP)ELVIRA CAZUKO IRYN (empresária–Julio Mesquita/SP)DIVA APARECIDA GIMENEZ VALÉRIO (Garça /SP)ANDRÉA CRISTINA ALVES RINALDI (Garça /SP)HIDEO WAKI (Marilia /SP) ROSA TEREZA DE SOUZA REIS (empresária–Garça/SP) SEBASTIÃO ANTONIO BUENO BRANDÃO (Garça/SP) ROBERTO SAAB (Médico-Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE LUCIANO PONTESó2004ó16 ANOSó(Pároco das Paróquias São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

 Santo do Dia 
SANTA GENOVEVA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Para os retos de coração, surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso (Sl 111,4).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O grande presente que recebemos de Deus é sermos adotados por ele como filhos e filhas amados. Batizados em nome de Jesus, procuremos conhecê-lo cada vez mais e testemunhar sua salvação. 
– Oração 
PAI, TU ENVIASTE JESUS COM A MISSÃO DE NOS INTRODUZIR NO REINO DA FRATERNIDADE. DÁ-ME A GRAÇA DE RECONHECÊ-LO E FAZER-ME SEGUIDOR DELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, quisestes que a humanidade do vosso Filho, nascendo da virgem Maria, não fosse submetida à humilhação do homem decaído. Concedei que, participando desta nova criação, sejamos libertados da antiga culpa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Sexta-feira do Tempo do Natal antes da Epifania. 1ª Sexta-feira do mês. Primeiros dias do ano - 03 de janeiro do Natal
■ A ação do pecado na nossa vida é obstáculo para fazermos experiência com o Senhor. Cabe-nos, pois, sempre esperar nele o Cordeiro que liberta e salva a humanidade.

1ª Leitura (1Jo 2,29 – 3,6) – Aquele que permanece nêle não peca.  Leitura da Primeira Carta de São João:

29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 98(97)
Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.


Evangelho do dia
Sexta-feira do Tempo do Natal antes da Epifania. 1ª Sexta-feira do mês. Primeiros dias do ano - 03 de janeiro do Natal
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. - (Jo 1,29-34)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; / e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram (Jo 1,14.12). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Reconheçamos a nossa iniquidade”
 Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade
(1Jo 2,4).
Quem permanece em Jesus purifica a si mesmo, e Ele mesmo veio nos purificar, por isso não dá para permanecer em Jesus e permanecer também no pecado. Não dá para ser de Jesus e ser também do pecado, não dá para querer servir a Deus e servir ao pecado, porque isso é iniquidade, é do mal.

Eu sei que todos nós temos uma natureza frágil, todos temos nossas fragilidades humanas, mas é por isso que Deus veio, é por isso que Jesus está no meio de nós. Não é para dizer: “Coitadinhos”, mas é para nos purificar e nos redimir daquilo que tira a nossa vida.

Precisamos reconhecer a nossa iniquidade, aquela força do mal que está em nós e que nos leva a ter maus pensamentos.”

Não há nada mais destruidor para a vida humana do que o pecado. O pecado destrói e corrói a nossa natureza. O pecado é a iniquidade e a perversidade em nós, o pecado corroí e corrompe os pensamentos, os sentimentos, as relações humanas. O pecado nos leva a mentir, a enganar; o pecado nos seduz e nos leva a seduzir os outros.

Precisamos começar o novo ano nos purificando com a graça de Deus, porque se precisamos tomar banho para nos lavar e purificar o corpo, para que não cresça a sujeira que se abate sobre nós, imagina a sujeira que está na alma, no coração, nos pensamentos, nos sentimentos, o quão é necessária a purificação interior.

Como podemos nos purificar? A primeira coisa é nos voltarmos para Jesus, invocá-Lo como nosso Senhor, Salvador e Libertador. Diante de Jesus, reconhecer que somos pecadores, mas não O reconheçamos de forma genérica: “Todo mundo é pecador”.

Precisamos reconhecer o nosso pecado, a nossa iniquidade, aquela força do mal que está em nós, que nos leva a ter maus pensamentos, maus sentimentos, maus comportamentos. Precisamos reconhecer o pecado, e uma vez reconhecido, invocar Jesus sobre esse pecado e pedir a purificação e a libertação. Confessar os nossos pecados para Deus de forma sacramental.

Hoje, a primeira sexta-feira do mês, que graça começarmos o ano nos purificando, lavando-nos e renovando-nos, e é óbvio que não podemos nos esquecer de lutar, de combater, em nome de Jesus, o pecado da nossa vida. Não desistir, não desanimar, porque Ele está do nosso lado para combater conosco.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus Cristo, “mistério de recapitulação”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— seguindo aos Pais da Igreja, podemos usar a imagem do estábulo ao cosmos, ferido e desfigurado por causa do pecado. Jesus, cujo ser é “mistério da recapitulação”, não reabilita um palácio qualquer. Ele veio para restituir beleza e dignidade à criação: por isso os anjos “brincam” de gozo.

A Terra fica restabelecida porque se abre a Deus, e recebe novamente a sua verdadeira luz. E, na sintonia, entre a vontade humana e a vontade divina, recupera sua genuína dignidade. O Natal é a festa da criação renovada (“recapitulada”, reordenada a Deus). O canto dos anjos na Noite santa compreende-se desde este contexto: trata-se da expressão da alegria porque o alto e o baixo, céu e terra, encontram-se novamente unidos; porque o homem uniu-se novamente a Deus.

—Jesus, graças a Ti, agora anjos e homens cantamos juntos e, deste jeito, a beleza do cosmos se expressa na beleza do canto de louvor.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
João Batista passa a conhecer Jesus quando este se apresenta para ser batizado. A partir desse encontro, João tem certeza de que vem cumprindo bem sua missão: preparar o terreno para a manifestação do Messias. Para isso, João batizava com água, sinal de purificação. O Messias, entretanto, batizará com o Espírito Santo, a força do alto que infunde vida nova e dá sentido aos novos tempos. Realizada a experiência do encontro com Jesus, o Batista pode com segurança apresentá-lo ao povo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Ele, por sua morte, libertará o povo do sistema injusto, sistema de morte. É a ele que se deve seguir doravante, pois ele é “o Filho de Deus”. É o Messias que ultrapassa as expectativas messiânicas da época.

Oração
Ó Jesus, “Cordeiro de Deus”, João Batista afirma que viu o Espírito descer do céu, como uma pomba, e permanecer sobre ti; informa também que batizas com o Espírito Santo e que és o Filho de Deus. Abre Senhor, nosso coração para acatar o testemunho do teu precursor. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 1,29-34 - João testemunha que Jesus é o Salvador

Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre,

ficai conosco,

aqui reunidos (pela grande rede da internet),

 para melhor meditar

e comungar com a vossa Palavra.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Lemos atentamente, na Bíblia, o Evangelho do Dia - Jo 1,29-34

 No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:

- Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: "Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia." Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é.

João continuou:

- Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: "Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo." E eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que ele é o Filho de Deus.
Refletindo
Vendo Jesus que vem em sua direção, João testemunha, reconhecendo Jesus com três títulos: Cordeiro de Deus, "Quem batiza com o Espírito Santo" e  Filho de Deus. É o Cordeiro de Deus que tem a missão do sacrifício para a expiação dos pecados.  É o que batiza com o Espírito Santo, despertando uma vida nova.  É o Filho de Deus de quem procede toda graça e salvação.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O nosso batismo deriva do  batismo de Cristo. Ser batizado é ser enxertado em Cristo, é receber o Espírito Santo, é aceitar os desafios provenientes do anúncio do Evangelho. Ser testemunha de Cristo como João Batista é reconhecer que ele é o Filho de Deus. Ser imerso na água do batismo é aceitar morrer ao pecado. Aquele que recebe a água do batismo nasce para a ressurreição e para a vida eterna (Rm 6, 4-5).

Meditando
Em Aparecida, disseram os bispos: "Jesus é o Filho de Deus, a Palavra feito carne (cf. Jo 1,14), verdadeiro Deus e verdadeiro homem, prova do amor de Deus aos homens. Sua vida é uma entrega radical de si mesmo a favor de todas as pessoas, consumada definitivamente em sua morte e ressurreição. Por ser o Cordeiro de Deus, Ele é o Salvador. Sua paixão, morte e ressurreição possibilita a superação do pecado e a vida nova para toda a humanidade. N’Ele, o Pai se faz presente, porque quem conhece o Filho conhece o Pai (cf. Jo 14,7).
Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 102 e 103).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto nos leva a dizer a Deus? Vamos renovar a nossa fé com a oração
Credo

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor;
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu na Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos céus, está sentado à direita
de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;
creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna. Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver a nossa vida cristã coerente com nossos compromissos de contínua conversão e de testemunho de nossa  fé.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

1º de janeiro - Dia Mundial da Paz
“A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica
 é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2020, 
celebrado em 1º de janeiro.

Leia a Mensagem, na íntegra em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário