quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura. - (Lc 4,14-22a)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 09 DE JANEIRO de 2020 (  quinta-feira) 009º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A COMPREENSÃO DE OUTREM SOMENTE PROGREDIRÁ COM A PARTILHA DE ALEGRIAS E SOFRIMENTOS.
(Albert Einstein)


 Datas Comemorativas 
DIA DO FICO 
 DIA DO ASTRONAUTA 
 DIA DE ATENÇÃO AOS BALÕES 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Borebi - Embaúba - Guatapará - Iaras (São PauloJundiá - Maxaranguape (Rio Grande do NorteLaranjal (ParanáItaporanga (ParaíbaItiruçu (BahiaArvoredo - Balneário Barra do Sul - Belmonte - Calmon - Formosa do Sul - Irati - Novo Horizonte - Ouro Verde - Paraíso - Santa Helena - São Miguel da Boa Vista (Santa CatarinaSão Miguel do Passa Quatro (Goiás)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTÔNIO GERALDO MONTANHEZ “55-TONINHO” (PDG-LC8 Lions Clube de Valparaíso / SP) ■DI MAURO LUCIO GUEDES WERNECK (Lions Clube de Rio de Janeiro Carioca / RJ) ■PCC-ARMÊNIO SANTIAGO CARDOSO (LC Rio de Janeiro Rio Cumprido /RJ) ROSANGELA MAZARIN FERNANDES (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) ■BARCILICIA LOPES NASCIMENTO (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)  SILVIO ROBERTO DA SILVA MEDEIROS (Lions Clube de Andradina Sul / SP) ■SERGIO LUIZ SCARTON (Lions Clube Capinzal/Ouro /SC) LORENA ZAPATA OLIVEIRA (Garça /SP) LEANDRO GOMES DE SÁ (Garça/SP) ALANE UETANABARAPIAI (Médica Pediatra–Garça /SP) LISIANI GOMES (São Paulo /SP) RAFAEL MORAIS (Engenheiro Agronomo Garça /SP) GERALDO BARBOSA (Tatúi /SPFREI FERNANDO APARECIDO DOS SANTOS OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP 
 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LEDA LIMAMONTANHEZ ANTÔNIO GERALDO MONTANHEZ ó1993ó27ANOSó ( Lions Clube de Valparaíso/SP)

 Santo do Dia 
SANTO ANDRÉ CORSINI 
■ SANTO ADRIANO 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- No princípio e antes dos séculos, o Verbo era Deus, e dignou-se nascer para salvar o mundo (Jo 1,1).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A prova de que amamos a Deus está no amor que dedicamos aos outros. Somos convidados a consagrar cada dia de nossa vida ao compromisso com o projeto de Jesus. 
– Oração 
PAI, QUE O PROGRAMA DE AÇÃO MISSIONÁRIA DE JESUS INSPIRE O MEU DESEJO DE ESTAR A SERVIÇO DOS MAIS POBRES, SENDO PARA ELES PORTADOR DE ALEGRIA E ESPERANÇA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
9 de Janeiro de 2020 Quinta-feira depois da Epifania do Natal
■ Ao dizer que amamos a Deus, comprometemo-nos também com os irmãos e irmãs. Jesus possui a plenitude do Espírito de Deus e por ele é ungido para a missão.

1ª Leitura (1Jo 4,19 – 5,4) – Aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.  Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.
5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 72(71)
As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!


Evangelho do dia
9 de Janeiro de 2020 Quinta-feira depois da Epifania do Natal
Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura. - (Lc 4,14-22a)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho (Lc 4,18).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 
22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Amemos os nossos irmãos”
 Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas, entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê
(1Jo 4,20).
Eu sei que não é muito difícil amar a Deus, porque esse ser que nos criou à Sua imagem e semelhança é silencioso.  Encontramos Deus na contemplação, e, por não buscarmos uma contemplação e uma meditação tão profunda, até nos esquivamos de Deus em muitas coisas, então, não vivemos uma experiência de Deus mística e profunda.

Deus é procurado para atender as nossas necessidades, o que queremos e precisamos quando, na verdade, precisamos procurá-Lo para sermos transformados n’Ele e na imagem d’Ele.

A primeira coisa que Deus faz é infundir o Seu amor em nós. O Seu amor em nós nos plenifica e nos torna semelhantes a Ele. Não é quando falamos d’Ele, quando nos dirigimos a Ele, mas é quando o amor d’Ele está em nós; é quando as pessoas veem saindo de nós um amor puro, verdadeiro e concreto, porque o que tem saído de nós até em demasia são os nossos rancores, ressentimentos, mágoas transformadas, muitas vezes, em ódio.

Que Deus nos ensine a amar, porque, amando os irmãos estaremos amando a Deus de verdade.”

Infelizmente o ódio está presente nas fileiras do cristianismo, nas fileiras dos seguidores de Jesus. Há muitas pessoas semeando ódio, discórdia, colando-se umas contra as outras em nome de Jesus.

Não sei a qual Jesus elas seguem, qual Deus elas pregam, nem perco tempo para julgar esse ou aquele, mas quando vejo alguém vir falar de Deus bonito e, em seguida, já falar mal de outra pessoa; quando vejo as nossas redes sociais onde proliferam tantos pensamentos e sentimentos, pessoas que estão lá para semear a discórdia, eu já ignoro.

Ninguém pode semear a Deus e semear a discórdia, ninguém pode semear a Deus e semear ódio. Ninguém pode semear a Palavra de Deus e se colocar contra os seus irmãos.

Podemos ter divergências, pensamentos diferentes, podemos até nos decepcionar e nos magoar. Paulo se desentendeu com Pedro, tantos durante o seguimento de Cristo se desentendem, mas nada justifica odiar.

Como vamos dizer que amamos um Deus a quem nem vemos? Porque não vemos a Deus, e quem diz que O vê está se enganando e querendo enganar os outros. Como vamos amar a Deus que não vemos, se não conseguimos amar o irmão que está à nossa frente? Às vezes, não amamos a pessoa dentro da nossa própria casa, na nossa própria convivência. Não conseguimos amar o nosso irmão de Igreja, irmão de fé.

Não vamos para a Igreja impor o que nós pensamos ou achamos. Só vamos para a Igreja para nos amarmos, mas quando não conseguimos amar porque achamos que os outros são um problema, resolvemos nos afastar. Isso acontece também com a família, quando não conseguimos amar dentro da família e resolvemos nos afastar. Vivemos sendo aquela pessoa que só se afasta, que vai criando dentro de si todos aqueles sentimentos que precisam ser purificados pelo amor de Deus, mas nos deixamos ser contaminados pelos sentimentos negativos mundanos e, sobretudo, sentimentos de ódio.

Que Deus nos ensine a amar, porque, amando os irmãos estaremos amando a Deus de verdade.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus não evita o contacto com aquele homem, mas, ao contrário, impelido pela participação íntima na sua condição, estendeu a mão e tocou-o e disse-lhe: "Sim, quero. Sê purificado!".

Naquele gesto e nessas palavras de Cristo está toda a história da salvação, está encarnada a vontade de Deus de nos curar, de nos purificar do mal que nos desfigura e arruína os nossos relacionamentos. Naquele contacto entre a mão de Jesus e o leproso é abatida toda a barreira entre Deus e a impureza humana, entre o Sacro e o seu oposto, certamente não para negar o mal e a sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte do que todo o mal, até do mais contagioso e horrível. Jesus assumiu sobre Si as nossas enfermidades, fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados.

—Através da sua Mãe, é sempre Jesus que vem ao nosso encontro, para nos libertar de toda à enfermidade do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A narrativa apresenta Jesus em situação favorável: “sua fama se espalhou por toda a região… era elogiado por todos”. Embora respeitado, Jesus não era ainda reconhecido por todos. Como parte da liturgia na sinagoga de Nazaré, Jesus assume para si as palavras do profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim…”. Declara-se ungido diretamente pelo Espírito Santo e faz publicamente sua opção pelos pobres. É o Messias. Traz esperança às pessoas exploradas e oprimidas, socorrendo-as com ações libertadoras. O “ano da graça do Senhor” faz referência ao ano jubilar que se celebrava a cada cinquenta anos. Nessa ocasião, os que tinham perdido sua propriedade e estavam mergulhados em dívidas podiam recuperar os direitos perdidos e recomeçar vida nova.

Oração
Ó Jesus Messias, com a força do Espírito, voltas a Nazaré e, na sinagoga, a partir do Livro Sagrado, te manifestas como aquele que vem realizar o que fora predito pelo profeta Isaías. És o libertador enviado por Deus para evangelizar e acudir toda classe de oprimidos e marginalizados. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,14-22a - O Projeto de Jesus

Saudação
Para que meu ser se conecte com Deus e ore à luz de sua Palavra, quero acalmar meus pensamentos e abrir meu coração dando lugar à ação do Espírito Santo.
Rezo ou canto:
Acalma meus pensamentos e aquieta o meu coração, Senhor! (repito esse mantra quantas vezes for necessário).
Depois leio novamente o evangelho de hoje.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que o texto diz? Quais são os verbos de ação de Jesus? Quais os verbos de ação do povo? Como reagiu o povo?
“Lucas faz uma síntese das primeiras pregações de Jesus na Galileia. Ele destaca: a ação do Espírito Santo, a atividade de Jesus curando os doentes de corpo e alma e a acolhida positiva da parte do povo. Jesus anuncia coisas novas e velhas. Sua pregação acontece nas sinagogas, lugar da observância judaica, mas anunciava um projeto novo. Em vez da ira de Deus, Jesus anuncia a Boa-Nova especialmente voltada para os últimos da sociedade: pobres, cegos e cativos. É um tempo favorável, em que a ternura de Deus se manifesta. O Ano da Graça era uma verdadeira revolução, marcada pela justiça social e partilha dos bens. E Jesus não aponta para as bênçãos que viriam num dia distante. O tempo de Deus é hoje.” (Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Eu me espelho na atividade de Jesus? Quero falar, ensinar, acolher, amar como Ele? O que essa pregação de Jesus fala para mim? Como é meu testemunho a respeito de sua Palavra?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Deixo meu coração reagir, como reagiu o povo, diante desta pregação de Jesus. Expresso minha admiração com o coração cheio de louvor e fé. Se meu espírito não consegue encontrar as palavras rezo com Maria o ‘Magnificat’ ou me inspiro em sua oração para fazer o meu magnificat:
“A minha alma glorifica ao Senhor
E meu espírito exulta de alegria
em Deus, meu Salvador,
Porque olhou para a sua pobre serva.
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas,
aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua Misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
Manifestou o poder do seu braço:
Desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos
e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes
e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado de sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,
em favor de Abraão e de sua posteridade, para sempre.”
Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre,
por todos os séculos dos séculos Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemplo as palavras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor”. Proponho-me à novas atitudes para este dia.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário