sábado, 29 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão. - (Lc 5,27-32)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 28 DE FEVEREIRO de 2020 (sexta-feira) 058º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
SÓ UMA COISA TORNA O SONHO IMPOSSÍVEL: O MEDO DE FRACASSAR.
(Paulo Coelho)


 DATAS COMEMORATIVAS 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para essa data.  
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FERNANDA SOLER TEIXEIRA (prima-São Paulo /SP) JOSÉ CARLOS DE LUCAS (Garça /SP)JOsé MARCIO CORRÊA DE AMORIM (Albatroz Seg - Garça /SP).

 SANTO DO DIA 
SANTa eudôxia
SANTO ALBINo

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Atendei-nos, Senhor, na vossa grande misericórdia; olhai-nos, ó Deus, com toda a vossa bondade (Sl 68,17).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Em sua infinita misericórdia, Deus enviou seu Filho ao mundo para salvar os pecadores, curar os doentes e ser luz em nossas trevas. Hoje ele também nos chama a ser luz para os irmãos e irmãs.
– Oração 
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus eterno e todo-poderoso, olhai com bondade a nossa fraqueza e estendei, para proteger-nos, a vossa mão poderosa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
29 de Fevereiro de 2020 Sábado depois das Cinzas da Quaresma

1ª Leitura (Is 58,9b-14) Se acolheres de coração aberto o indigente, nascerá das trevas a tua luz.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 9“Se destruíres teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 85(86)
Ensinai-me os vossos caminhos / e na vossa verdade andarei.

Evangelho do dia
29 de Fevereiro de 2020 Sábado depois das Cinzas da Quaresma
Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.  - (Lc 5,27-32)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Jesus veio chamar os pecadores à conversão”
 Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão””  
(Lc 5,31-32)
Quem escuta Jesus, quem é a alma que se abre, verdadeiramente, para Ele? Não são os justos, os justificados nem os piedosos que se colocam santos acima de todos. Estes, que já se sentem santos, justificados, convertidos, estão aí criando confusões, semeando discórdias, colocando-se acima dos outros, criando sistemas de piedades para chamar à atenção. Esses são comportamentos próprios dos fariseus, dos hipócritas da época de Jesus, que usavam roupas maiores, vestes para chamar a atenção sobre si.

Não! Jesus não veio para esses, porque esses já se justificam, já se elevam, já se colocam acima dos outros. Jesus veio para as almas humilhadas, pelo odor do pecado, pela luta da conversão diária. Jesus veio para aquelas almas desprezadas até pelos sentimentos religiosos dos tempos e de hoje também, para dizer: “Eu sou a luz da sua vida”. Ele veio para se sentar com os pecadores, como, hoje, Ele veio no banquete com Levi; assim como Ele se sentou com inúmeros cobradores de impostos desprezados. Aí, talvez, você queira dizer assim: “Não, mas eles se converteram!” Nem todos se converteram nem se tornaram menos amados por isso, porque Jesus ama o pecador e quer que ele se converta.

Jesus é quem está chamando os pecadores à conversão, foi para estes que Ele veio”

Você já viu a quanto tempo seguimos Jesus, mas ainda não nos convertemos de verdade? Você já viu que nos achamos melhores do que os outros, porque temos esse comportamento moral, mas os outros pecados nós colocamos debaixo do tapete como a poeira escondida, e não trabalhamos a nossa conversão interior, não trabalhamos esse nosso temperamento difícil, nosso jeito grosso, egoísta, soberbo de ser?

Nós achamos que a nossa condição moral nos faz mais santos que os outros. Não! “Eu vim para os doentes”, disse Jesus. Por isso, quando assumimos as nossas doenças, nossas enfermidades, nossas fraquezas, inclusive emocionais, espirituais e morais, é para nós que o Senhor veio. Deixemos que Ele cuide de nós; e, quando, realmente, Ele cuida de nós, quando realmente deixamos Ele cuidar das nossas fraquezas, doenças e enfermidades, nós podemos cuidar dos outros, sem julgar, sem condenar, sem levantar a bandeira do moralismo, mas levantarmos a bandeira da misericórdia, do amor, da bondade, do cuidado que devemos ter de uns para com os outros.

Jesus é quem está chamando os pecadores à conversão, foi para eles que Ele veio, foi para nós que somos pecadores que o Senhor veio. Assumamos a nossa condição, não deixemos que o orgulho, sobretudo o orgulho e a soberba espiritual encubram aquilo que, de fato, somos, para que possamos alcançar o bálsamo da misericórdia, o remédio da cura divina, a ação salvadora de Jesus em nós, para sermos também bálsamo e misericórdia de Deus para tantos corações feridos e machucados. Não sei se mais ou menos feridos que nós, mas o fato é que fazemos parte de uma humanidade doente, ferida, que precisa do Mestre Jesus para ser curada.

 Deus abençoe imensamente você!


 Reflexão - O anúncio do Evangelho consiste no oferecimento da graça de Deus ao pecador
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus acolhe no grupo dos seus íntimos um homem que era considerado como um pecador público. Mateus não só manejava dinheiro considerado impuro por provir de pessoas de fora do povo de Deus, mas que alem do mais colaborava com uma autoridade estrangeira, odiosamente ávida, cujos tributos podiam ser determinados arbitrariamente. Em mais que uma ocasião, os Evangelhos mencionam conjuntamente aos “publicanos e pecadores”, aos “publicanos e prostitutas”.

Um dado que salta à vista: Jesus não exclui ninguém da sua amizade. E mais, precisamente enquanto se encontra sentado na mesa da casa de Mateus-Levi, respondendo a quem estava escandalizado pelo facto de frequentar companhias pouco recomendáveis, Cristo pronuncia a importante declaração: “Não vim a chamar os justos, mas os pecadores”.

— A boa nova do Evangelho consiste precisamente nisto: no oferecimento da graça de Desu ao pecador! Quem se encontra aparentemente mais afastado da santidade, pode converter-se inclusive em modelo de acolhimento da misericórdia de Deus.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na época de Jesus, cobradores de impostos eram malvistos por estarem a serviço da autoridade romana: aproveitavam-se do ofício para enriquecer à custa do povo. “Os fariseus e seus doutores da Lei” os tachavam de “pecadores”. Por isso, Jesus toma uma atitude ousada ao convidar um desses fiscais a fazer parte do seu grupo de seguidores. Ademais, aceita o convite para comer em sua casa, ocasião em que Levi se despede do passado e presta homenagem ao novo Senhor (Jesus). Os fariseus, que classificam as pessoas como puras ou impuras, sentem-se provocados. Questionam o Mestre, o qual esclarece sua missão: “Eu não vim chamar justos, e sim pecadores, para a conversão”. Levi é modelo do pecador arrependido e perdoado que se converte em apóstolo (Mateus).

ORAÇÃO
Ó misericordioso Jesus, nos teus dias terrenos, os cobradores de impostos eram desprezados pelos fariseus e seus doutores da Lei. Tu, porém, os acolhias cordialmente e os tratavas com toda atenção, porque vieste não para os que se consideravam justos, mas para chamar os pecadores à conversão. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: I. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,27-32 - O convite de Jesus: Venha comigo!

Saudação
Passo a passo, a caminho com Jesus,
iniciamos este momento tão especial do nosso dia,
seguindo a sugestão do místico Peregrino Russo:
Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:

“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim"

E rezemos o que ele, o Senhor nos responde:
Colocamos nosso coração no coração de Jesus e coração dele no nosso. Como diz o papa Francisco na sua mensagem para esta Quaresma: “Um diálogo coração a coração, de amigo a amigo. Por isso mesmo, é tão importante a oração no tempo quaresmal. Antes de ser um dever, a oração expressa a necessidade de corresponder ao amor de Deus, que sempre nos precede e sustenta.”
Passo a passo, a caminho com Jesus, continuamos esta caminhada para a Páscoa da Ressurreição, nesta quinta-feira de cinzas, rezando com todos que formam conosco esta comunidade eclesial missionária:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Preparamo-nos, agora, para ouvir e acolher o que Deus tem a nos dizer neste momento. Diante da Palavra iluminada, abrimos o coração para acolher o que Deus tem a nos revelar.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Vamos  ler com calma e muita atenção, o Evangelho de hoje: Mt 9,14-15.
Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do Senhor não jejuam?
Jesus respondeu:
- Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
Revendo o texto: quem procura  Jesus aqui são os discípulos de João Batista. Vem esclarecer  a questão do jejum que é  feito pelos fariseus e por eles mesmos.Mas não pelos discípulos de Jesus.  Por que não?  Jesus responde com uma comparação: podem estar tristes  os convidados de um casamento. enquanto o  noivo está com eles?
O que  o texto quer dizer?
Jesus vem trazer clima de festa, de alegria. O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus. O jejum que ele quer é um coração arrependido, é a atitude de perdão e de partilha do que se tem com os mais necessitados. Estar com Jesus é uma festa! Uma grande festa! O ato de jejuar nos permite  fazer  a mesma experiência de Jesus, que jejuou no deserto. Vamos passo a passo  com o Senhor. Para o pacifista indiano, Mahatma Gandhi jejuar era uma forma de protesto contra a violência praticada contra o seu povo. Um belo sentido.
O profeta Isaías  fala qual jejum agrada a Deus e qual não agrada. Não agrada a Deus só cuidar dos próprios interesses, explorar a outra pessoa, brigar, ter ódio no coração. Agrada a Deus o jejum que acaba com a injustiça, reparte o pão com quem tem fome, não se esconde do  pobre seu irmão.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que a Palavra, a Beleza Eterna nos diz?
Vamos ler com atenção: Lc 5,27-32. Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram:
- Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas  os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados.

Revendo este texto
Jesus chama um cobrador de impostos para segui-lo: Levi.
O Império Romano dispunha pessoas nativas de cada lugar encarregadas de recolher as taxas de impostos que o povo devia pagar ao Imperador. Essas pessoas, eram odiadas pela população por este serviço prestado aos romanos, não eram bem-vistos. Muitas vezes eram exploradores, desviavam o dinheiro e cometiam injustiças aos próprios conterrâneos. Para agravar a situação ligada ao primeiro mandamento os Judeus eram proibidos por lei divina de tocarem as moedas do Império Romano, pois traziam a esfinge do imperador. Por consequência, os cobradores de impostos, que as manuseavam com frequência, eram considerados pecadores públicos, impuros e mal vistos.
E Jesus vai tomar refeição na casa de Levi. Isto não foi bem visto pelos fariseus que se escandalizavam de Jesus comer com os pecadores, muito mais com um explorador do povo. Esta foi a oportunidade para Jesus dizer-lhes para que veio, ou seja, para salvar os pecadores.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto)  - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja a ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo
como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir
a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver
as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão
expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo
o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos
construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos
em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas,
vejam, se aproximem e cuidem
daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado,
no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Acolho o convite de Jesus, passarei a viver diante de Deus, na alegria de ser seu filho, sua filha, acolhendo-o na minha casa, vivendo na sua presença,  no meu coração e no coração das outras pessoas.
5 - Ação  O aceitar o convite de Jesus, levantar-se e segui-lo  é uma questão de amor.  Como nos diz São Paulo no seu Hino. MAS SE NÃO TIVER AMOR....
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Encerra
Carregar a cruz passo a passo com Jesus é uma questão de amor. E São Paulo entende disto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário