terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos! - (Mc 9,30-37)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 25 DE FEVEREIRO de 2020 (terça-feira) 055º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.
(Mahatma Gandhi)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
DIA DO ANIVERSÁRIO DO MINISTÉRIO BRASILEIRO DOS TRANSPORTES
DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): América Dourada Canudos - Dias D'Ávila - Guajeru - Mansidão - São Gabriel - Tanque Novo - Wanderley - Várzea da Roça - Várzea Nova (Bahia

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCO AURELIO CONESSA CHICARELLI (m/sobrinho–Garça/SP)THEREZINHA CROS (prima-São Paulo/SP)MARIA JULIA BOMFIM (LEO Clube de GARÇA /SP)ALESSANDRA RISSETE NAPOLITANO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)FRANCISCO ADÃO BLANCO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) MARIA MARGARETH GARCIA LOPES (Lions Clube de Adamantina /SP)CLAUDIO CONTE (Garça /SP)MAURO LACERDA (Garça /SP)LEANDRO AQUINO (Garça /SP)MARIA HELENA MANCHINI (Campinas/SP)BETÃO SOARES (Garça /SP)DANI BARRETTO (Bauru /SP)VINICIUS GUIMARAES (Bastos /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSEMEIRE SCRIPTORE MONTEIRO e ALTAIR MORAES MONTEIROó(Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA Carta Constitutiva DO: LIONS CLUBE DE BAURU ESTORIL ó1991ó29 ANOS(Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE VALDEMAR CARDOSOó1989ó31 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral III e Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

 SANTO DO DIA 
SANTA VALBURGA
SÃO Tarásio
Domenico Lentine

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deixemos que Jesus fortaleça nosso testemunho, ensinando-nos sua entrega de amor pelo bem dos irmãos. A humildade nos educa na obediência a Deus e nos previne contra a dubiedade na relação com ele.
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO A ME PREDISPOR A SER BENEFICIADO POR TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL TUA MISERICÓRDIA CHEGA ATÉ A MIM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
25 de Fevereiro de 2020 3ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum
■ Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes servidores dos pequenos, dos simples e de toda a humanidade.

1ª Leitura (Tg 4,1-10) Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal.  Leitura da Carta de São Tiago:

Caríssimos, 1de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis.
3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. 4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo toma-se inimigo de Deus.
5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: “Com ciúme anela o espírito que nos habita”? 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios.
9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. 10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 55(54)
Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

Evangelho do dia
25 de Fevereiro de 2020 3ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum
O Filho do Homem vai ser entregue...
Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!  - (Mc 9,30-37)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus,
pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6,14).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
A sabedoria que vem do coração de Deus é a ­do servir”
 Jesus sentou-Se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9,35)
Os discípulos de Jesus estavam discutindo pelo caminho quem era o maior, quem era o mais importante, quem sabia mais, quem tinha razão. A discussão dos discípulos de ontem é também a dos discípulos de hoje, e essa também está na sociedade, pois, todo mundo quer ser maior, quer ser mais importante, quer saber mais.

O ímpeto do orgulho humano, da nossa soberba nos leva a querer contrapor, nos leva a querer discutir e, acima de tudo, se impor sobre os outros. Então, nascem as tensões, as brigas, os conflitos: dentro de casa, o marido quer saber mais do que a mulher; a mulher quer ter mais razão do que o marido e, depois, os filhos também querem discutir porque acham que a mãe e o pai não sabem de nada, então, começam aquelas discussões. Nas relações fraternas têm irmãos que começam a discutir desde pequenos: um irmão quer calar o outro, quer saber mais do outro.

Nos nossos grupos de convivência escolar, familiar, de trabalho, onde nós estamos e, agora, com o advento das redes sociais é que as discussões estão cada vez mais acaloradas. O sossego do coração de alguém é quando consegue calar a outra pessoa, dizendo: “Eu tenho a razão, eu é que sei”.

Eu fico olhando para Jesus, Ele simplesmente silencia-Se diante das discussões tolas que nós promovemos nos nossos ambientes, nas nossas redes e nas nossas convivências, porque, essa mentalidade é mundana, ela não é mentalidade do Reino dos Céus.

A sabedoria que vem de Deus não gera a destruição, e sim a comunhão”

A mentalidade do Reino dos Céus é outra: quem quiser ser o primeiro, saber mais, ter a razão; quem se acha o mais sábio, o mais conhecedor, coloque-se em último lugar como servidor de todos, e não coloque-se acima dos outros, não prevaleça sobre os outros, não coloque-se para humilhar. Não coloque-se para, de fato, estar melhor ou saber mais do que os outros. Você até pode saber mais e até ter a razão, mas você a perde quando a usa para sobrepor-se, sobressair-se; quando você coloca a razão ao serviço do seu orgulho, do seu ego ou dos ditos conhecimentos que você acha  que tem.

Nós precisamos nos voltar para o coração de Jesus: coração manso, coração humilde, coração que busca o último lugar e que busca servir a todos. Nós precisamos nos colocar ao lado coração de Jesus para jamais humilhar, brigar; jamais “achar-se” mais do que os outros. Por mais razão que possamos ter, nós a perdemos quando a usamos na discussão para nos colocarmos acima dos outros.

A sabedoria que vem de Deus é mansa, é humilde; ela promove a cordialidade e vem de um coração afável, amável; ela constrói e não destrói as relações humanas. A sabedoria que vem de Deus não gera a destruição, e sim a comunhão.  A sabedoria que vem do coração de Deus é a de servir, e não a de abaixar a cabeça para parecer uma “falsa humildade”. A sabedoria que vem de Deus é aquela de abaixar a cabeça para deixar o outro ser aquilo que sabemos que não ele não é.

Olhemos para Jesus e aprendamos com Ele (…) para podermos temperar as nossas relações.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - Jesus, o “Servo de Deus”, anuncia sua paixão
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— chegamos ao segundo dos três pré-anúncios da paixão que distinguem a subida de Jesus até Jerusalém. A este ensino do Senhor, sempre!, segue a resistência dos discípulos. Jesus os (nos) corrige: a ascensão a Deus se produz precisamente no descenso do serviço humilde, no descenso do amor.

Deus mesmo, em Jesus Cristo, manifesta-se nesse descenso: não fez alarde de sua condição divina, senão que, despojando-se de seu rango, tomou a condição de escravo, até se submeter à “morte de cruz” (cf. Flp 2,6-9). Os anúncios da paixão acham sua culminação na explicação que segue ao último deles: "Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).

—Jesus é o “servo" de Deus que padece e morre, tal como o profeta Isaías tinha previsto nos seus cantos. “Servir” é a verdadeira forma de reinar e, nos deixa pressentir algo de como Deus é “Senhor”.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos de Jesus discutem sobre um tema corriqueiro na sociedade de todos os tempos. Conversam sobre negócios: compras, vendas, lucros, sucesso… Sabe-se que, em vista de se tornarem ricas e poderosas, algumas pessoas não hesitam em explorar as outras, lançando mão de propinas e roubos camuflados. Por vezes, usando a posição social, a influência e muito dinheiro. Formam uma sociedade opressora, desprovida de valores éticos e morais. Jesus caminha na direção contrária. Para todos ele quer vida digna, relações fraternas, espírito de partilha e igualdade. Esse é o projeto do Pai. Essa é a bandeira erguida e sustentada pelo Filho do Homem que, por defender essa causa, morre na cruz. Confirmando que Jesus lutou por uma causa justa, o Pai o ressuscita dos mortos. Sua luta não foi em vão.

ORAÇÃO
Ó Jesus, “Filho do Homem”, ensinas a teus discípulos que os homens te matarão, porém, depois de três dias, ressuscitarás. Falas de doação da vida, ao passo que teus discípulos discutem quem deles é o maior. Pensam em superioridade. Esclareces que, no teu Reino, maior é quem serve a todos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: I. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 9,30-37 – Quem é o mais importante?

 

Saudação

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Senhor Jesus,
sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão
.(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?)- O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Mc 9, 30-37, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus e os discípulos saíram daquele lugar e continuaram atravessando a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava porque estava ensinando os discípulos. Ele lhes dizia:
- O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Eles não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar.
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos doze discípulos:
- O que é que vocês estavam discutindo no caminho?
Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante.
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse:
- Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.
Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E quem me receber não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou.

Refletindo
Os discípulos e seguidores de Jesus Cristo encontram alguns desafios nas relações.
O primeiro é a competição. Está na afirmação de Jesus: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos”. E a resposta é dada por Jesus através de uma parábola viva: segura uma criança e a põe no meio de todos. Abraça-a e diz aos discípulos que ao acolher uma criança estarão acolhendo a Ele. Parece coisa sem muita importância, sem expressão, mas quem receber a criança receberá o Cristo e, por conseqüência, recebe o Pai. Não é um gesto sem importância! Duas atitudes de suma importância para o discípulo de Jesus: colocar-se no último lugar e fazer-se servidor.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? O que o texto diz para nós, hoje? O que mais nos toca o coração?
Entramos em diálogo com o texto.
Meditando
Atualizamos a Palavra na nossa vida, recordando os bispos da América Latina e Caribe que disseram: Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos 
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Por isso, vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus,
toda pretensão de ser o maior e o melhor, de ser servido, mas procurando servir e ajudar.
Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar e repeti-la durante o dia.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário