quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior. - (Mc 7,14-23)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 12 DE FEVEREIRO de 2020 (quarta-feira) 043º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA! 
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo.
(Adlai Stevenson)


 Datas Comemorativas 
Comemoração estabelecida pela ONU contra uso de Soldados Crianças, para marcar a data de 12/fev/2002, em que a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU proibiu oficialmente a utilização de crianças menores de 18 anos de idade como soldados, nas guerras e conflitos armados feitos por adultos.
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Canindé - Itainópolis (Piauí)Taió (Santa Catarina) Urupá (Tocantins) Alto Alegre - Boa Vista do Buricá - Nova Hartz (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO VICTOR DO AMARAL DE SOUZA (Leo Clube de Garça /SP)Tarcisio Mateus Abel (Macatuba /SP)Augusto Brasil (Marilia /SP)CARMEM DE FÁTIMA SOARES PIM (Garça/SP)EDUARDO FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP)WALMIR ROSSI DE OLIVEIRA JUNIOR (Rossi Classi - Garça /SP)MARIA LUIZA SANTOS DA SILVA (Gás do Zú - Garça /SP)ERNESTO TRAMONTINI JUNIOR (Poá /SP)DIEGO DE CARVALHO GODINO (Garça /SP)JOSIAS MORAIS CABRAL CHIGUSA (Garça /SP) Silzer Mara CAMARGO (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 06 - NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO EQUIPE 07 - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EQUIPE 08 - NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA EQUIPE 09 - NOSSA SENHORA AUXILIADORAó1995ó25 ANOS ó–■(ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
SANTA EULÁLIA
SÃO JULIÃO HOSPITALEIRO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A sabedoria vem de Deus e é encontrada no cotidiano da vida. Esta liturgia nos anime a exercitar a sabedoria que o Senhor nos concedeu e aprender de Jesus a zelar pelas motivações do nosso coração.
– Oração 
PAI, CRIA, NO MEU CORAÇÃO, A PUREZA VERDADEIRA QUE ME PERMITE ESTAR NA TUA PRESENÇA, SEGURO DE QUE MINHA VIDA TE AGRADA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
12 de Fevereiro de 2020 4ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum
■ Sendo fiéis à Palavra do Senhor, obtemos a sabedoria para bem viver. Ela penetre nosso coração, torne-o puro e nos ajude a compreender que tudo quanto Deus faz é bom e justo.

1ª Leitura (1Rs 10,1-10) – A rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão.  Leitura do primeiro livro dos Reis:

1Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento.
3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei:
6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre, e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”.
10Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 37(36)
O justo tem nos lábios o que é sábio.

Evangelho do dia
12 de Fevereiro de 2020 4ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum
O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior. - (Mc 7,14-23)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vossa palavra é a verdade, santificai-nos na verdade! (Jô 17,17). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
A cada dia precisamos purificar a alma e o coração”
 “O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça
(Mc 7,15-16).
Nós estamos, tantas vezes, ligados nas coisas que estão vindo de fora! É verdade que tem muita coisa de fora que entra em nós, mas o problema não é o que está lá fora, o problema é o que entrou em nós.

Eu sei que a preocupação para os fariseus, segundo a Palavra, é com a questão de comer carne ou não comer, comer as coisas com as mãos puras ou com as mãos impuras. Não, não é a impureza ligada às questões higiênicas – estas têm de ser cuidadas como questões de higiene, de saúde pública –, que Jesus está falando nem é a isso que Ele está se referindo, mas ao fato de nós nos preocuparmos com todos os preceitos externos, e não cuidarmos do essencial, que é o coração, aquilo que nós precisamos fazer a cada dia, purificar a alma e o coração.

Que bom que nós tomamos banho! Há pessoas que tomam mais de um banho por dia, dois, três… Lavam-se muito! E que beleza, lavem-se mesmo, tomem banho mesmo, vivam uma higiene física tão necessária! Mas quem dera que tivéssemos o mesmo cuidado com o nosso espírito, com a nossa alma e o nosso coração, porque o que está estragando as relações humanas, o que está estragando o convívio humano são as impurezas que saem de dentro de nós.

É dentro de nós que saem as agressões, é dentro do nosso coração que saem as amarguras, os azedumes, as palavras torpes, pesadas e duras. É dentro de nós que saem mentiras, acusações, impurezas, todas elas. Sim, então, é do nosso interior que nós precisamos cuidar em primeiro lugar. Nós não podemos descuidar do nosso coração, porque quando a gente não cuida do nosso coração, as coisas vão tomando direções erradas.

Toda e qualquer renovação começa no nosso próprio coração.”

Permita-me dizer a você: qualquer pessoa que quer discutir uma relação, seja a relação conjugal, a relação na amizade, a pessoa parte para discussão externa. Primeiro, para escutar o outro, para acusá-lo, para dizer que o outro é o problema. Não, está errado. Toda e qualquer renovação começa no coração, porque, às vezes, vamos conversar com o outro com o coração já armado, que vem das mentes, das fantasias, das coisas que estão machucadas, das situações que não estão resolvidas dentro de nós; e aí, realmente, não se constrói paz, nada se renova, nada, realmente, chega à concórdia, porque estamos todos nós armados, bem munidos de acusações, de chateações, de mágoas, de reclamações para fazer a respeito dos outros.

O que nós precisamos é purificar o que está dentro de nós. Só consegue promover a paz e a reconciliação aquele que tem o coração puro. E não caiamos no puritanismo da visão mundana, caiamos no coração puro, renovado das falsas intenções, das hipocrisias. Tiremos do nosso coração todo espírito de deboche que nos faz sentir melhores que os outros. Purifiquemos o nosso coração da soberba, do orgulho, do egoismo, do individualismo.

Quando purificamos o coração, nós conseguimos, de verdade, construir novas relações ou renovar o que está ao nosso lado.

Não é que vem de fora que nos estraga, mas é o que sai de dentro que nós não renovamos.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O coração e a pureza do coração
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— aparece — de forma controversa — a questão fundamental do "coração": é aí — e não fora — onde se "tece" a trama da história humana. Em Marcos vemos a mudança radical que Jesus deu ao conceito de pureza perante Deus: não são as práticas rituais que purificam. A pureza e a impureza encontram-se no coração do homem e dependem das condições do coração. E mais do que de um "rearmamento" (esforço) ético, o ponto decisivo é o encontro com Deus em Jesus Cristo: É Ele que nos purifica.

A palavra "coração" refere-se à inter-relação interna das capacidades perceptivas do homem, em que também entra em jogo a correta união de corpo e alma, como corresponde à "totalidade" do homem. Sem afastar a razão nem a vontade, o homem tem de aceitar de Deus o seu próprio "ser corpo" e "ser espírito", vivendo a corporeidade da sua existência como riqueza para o espírito.

— O coração há-de ser puro; profundamente aberto e livre para ver Deus.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O discurso de Jesus diante da multidão é uma clara resposta aos fariseus e doutores da Lei, fixados na tradição do puro e impuro: “O que sai da pessoa, isso é que a torna impura”. Na sua catequese particular aos discípulos, Jesus “declarava puros todos os alimentos”. A impureza não vem de fora; é elaborada no coração. É aí que nasce todo tipo de malícia. Como se pusesse um espelho diante das pessoas, Jesus apresenta uma lista de pecados. Cada um veja em que precisa se corrigir, convertendo-se para Deus. Os pecados fazem referência principalmente ao relacionamento com o próximo; indicam atitudes que prejudicam o amor fraterno. Ser puro diante de Deus é agir honestamente, favorecer a boa convivência social, auxiliar os necessitados, usar de misericórdia para com todos…

Oração
Ó Jesus, divino Mestre, ensinas a respeito do que realmente torna a pessoa impura. O que a torna impura é o que ela elabora no seu interior. Pensamentos e sentimentos maus, gerados em seu coração, se transformam em atitudes más. Cria em nós, Senhor, condições para só produzir o que é bom. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,14-23 - O que faz impura ou pura uma pessoa?

Oração Inicial
Que esse evangelho ilumine minha mente porque é ela quem produz os pensamentos e toma as decisões.
Peço a Jesus que me dê uma mente sã e um coração puro. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito firme. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão (Salmo 51:10-13)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) Leio outra vez o Evangelho e me pergunto: o que esse Evangelho quer nos ensinar? Como Jesus instruía seus discípulos e discípulas? Como ele ensina ainda hoje?
“O coração humano é fonte geradora do mal e do bem. Ele é feito para amar, mas muitas vezes se enche de ódio e de todo tipo de maldades. “Chamando a multidão” é uma expressão usada por Jesus quando quer proferir um ensinamento importante. Ele desloca o eixo da moralidade. Existiam, naquele tempo, muitas prescrições sobre pureza e impureza. Jesus não quer abolir tudo isso, mas vem dar-lhe um novo significado. Em vez da pureza legal, apresenta a pureza profética. Em vez de se fixar em cima de atos, Jesus chama a atenção da origem da moralidade: o coração. Antes de se realizarem as coisas más, elas contaminam o coração. Trata-se de verdadeira sementeira: nossos pensamentos, bons e maus, se transformam em atos.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Antes de se realizarem as coisas más, elas já contaminam a mente e o coração. Como estão minha mente e meu coração? Sou capaz de eliminar todo pensamento negativo e substitui-lo por pensamentos positivos? O que é que me torna uma pessoa impura? Tanto o bem quanto o mal são contagiosos. O que escolho?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Jesus tu és a vida, tu és o amor. Ensina-me a ter mente e coração puros. Que eu possa sempre te louvar com pureza de coração fazendo todas as minhas ações com a pureza de intenções. “Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções, porque elas afetam toda sua vida”.(Prv 4,23). Se o meu coração for cheio de amargura, rispidez, mentiras, poluído de todo tipo maldade, todas as minhas ações transmitirão e refletirão atitudes ruins. Nosso coração precisa estar bem com Deus, conosco mesmo e com os outros, porque tudo se origina dele e manifesta-se na vida externa do ser humano das mais diferentes maneiras.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Contemplo as pessoas e procuro ver nelas a pureza da mente e do coração. Se eu me cercar de pessoas boas será mais fácil ser bom e transmitir o bem.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário